Potência do amplificador X Potência do alto-falante

Autor Mensagem
DouglasUFV
Veterano
# abr/06


Tô querendo contruir um HandMades e provavelmente será o Hi-octane. As especificações o o projeto completo dele tá no site http://www.silvatone.bravepages.com/. Lá diz que ele manda 5-7WRMS e pede para usar um falante de G12H30 que é de 30W.

Então, seria certo usar um falante de 30W ou um de menor potência? Existe alguma diferença entre a potência do amp e do falante?

Valeu !!!!!

marcelogatinho
Veterano
# abr/06
· votar


e pede para usar um falante de G12H30 que é de 30W.


este falante ai vai ta uma nota!
usando o dobro de potencia no falante em relaçao o ampli esta bom!
se vc gosta de som limpo pega um de imã de alnico, tem uns eminence, assim, com uns 25 a 30w tbm!

Led_Zeppelin
Veterano
# abr/06
· votar


Isso, pode usar de menor potência mas com pelo menos o dobro da potência do amp.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


DouglasUFV
O ideal seria um falante de 15WRMS e 12 pol., ou esse aí mesmo, se tiver uma sensibilidade alta (100dB).
Abç

DouglasUFV
Veterano
# abr/06
· votar


Led_Zeppelin
marcelogatinho
Mauricio Luiz Bertola
Valeu galera!!! Então o esquema é o seguinte: O dobro da potência do amp no falante! Mas porque o dobro?
To a fim de montar o HO mas pra ensaio. Porém, mas pra frente to a fim de fazer um outro cabeçote com maior potência (+-40W). Então pensei em comprar um falante de 80W mas tb utiliza-lo no de 5-7W que pretendo construir primeiramente.

Preciso a opinião de vcs se posso colocar um falante de 80 em um cabeçote de 5-7WRMW e gual seria a potência dele.

Valeu!!!!!!!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


DouglasUFV
Cara, amps diferentes, falantes diferentes. Compre um falante adequado para seu 40W.
Abç

fbcobain
Veterano
# out/10
· votar


Pessoal , pra não ter que fazer outro tópico preferi reviver um.

Eu sei que os falantes tem que ter no minimo o dobro da potencia do valvulado...

Mas é que quero fazer uma caixa 2x12 pro meu head de 50W , e to pensando em fazer um handmade clone dos Celestion g12t75, mas o cara está me indicando 2 de 80 W ao invéz de 2 de 60W....porque isso? Será que fica melhor mesmo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


fbcobain
Tanto faz... Os dois de 80WRMS vão funcionar bem.
Abç

Bog
Veterano
# out/10
· votar


Também vou aproveitar o tópico...

Eu tenho aqui uma caixa com falante de 30w. Posso usar tranquilamente com ela um power amp de 22w EM VOLUME MODERADO? Não tenho a intenção de socar volume no falante, até porque ele vai ficar a 1 metro da minha orelha... Alguém sabe me dizer?

DotCom
Veterano
# out/10
· votar


Bog
Tranquilo. O "problema" dos amplis de guitarra é que quando eles distorcem, mandam mais potência do que a informada. Ou seja, um ampli de 30w pode mandar 40, 45w pro falante quando usado no talo... Daí bye bye falante.
Mas se a intenção é usar ele clean ou com volumes moderados não tem problema não.

lemingue
Veterano
# out/10
· votar


fbcobain

Eu sei que os falantes tem que ter no minimo o dobro da potencia do valvulado...
Quem te disse isso??? Falante bom, celestion, jensen, eminence e cia, pode ser igual ou maior. Não tem essa de "o dobro"...

Pro teu head de 50W, até dois de 25W aguentam... dois greenbacks por exemplo já dá. Esse gt tem 75W. Dá e sobra. Pode colocar numa boa.

Bog

Pode.

Abs.

Bog
Veterano
# out/10
· votar


DotCom
lemingue

Tanques! :)

fbcobain
Veterano
# out/10
· votar


lemingue

Cara ninguém me disse isso diretamente não, mas como li trocentos posts e topicos, quase todo mundo fala isso...claro que não é regra, mas é pra não ter erro...

A questão dos falantes dos 2 falantes de 80W (total 160W), é que to com medo de ficar ruim porque tem muita " folga" de potencia......será que não tem problema mesmo não? O que isso poderia acarretar?

DotCom
Veterano
# out/10
· votar


fbcobain
O problema é que falante mais potente TENDE a ter uma sensibilidade menor. Mas não tem problema não.

lemingue
Veterano
# out/10
· votar


fbcobain

A questão não é folga de potência, mas timbre.

Cada falante desses ae vai dar um som diferente.

A quantidade deles e o tipo de gabinete também infui no som.

Quanto mais próximo a potência dos falantes da do amp, mais cedo ele vai timbrar (com menos volume).

Não vai ficar ruim 160W de falante para 50W de power. Vai dar mais graves e a distorção virá um pouco depois. O clean ficará melhor. Problema, defeito e etc... não vai dar.

Tenho uma 4x12 e uma 2x12 com construção igual e os mesmos falantes. Isso foi o que constatei, não o que me disseram. No início, eu também tinha essa preocupação, hoje, rodo um amp de 100 com picos e etc numa 2x12 de 120W. Meu combo de 50 já coloquei falante de 60W e ficou ótimo, muito melhor... o original é um seventy 80, coloquei um V30 e mudou da água pro vinho, isso com as potências quase iguais. Escolha o falante que vai dar o timbre que tu queres e coloque o mínimo para suportar a potência do teu amp.

Um amp de 50W, se quiseres, faz só uma 1x12 closed back, com o falante que quiseres... desde que tenha 50W ou mais.

to_vine
Veterano
# jan/12
· votar


Olá pessoal. Sou novo aqui. Não quis criar um novo tópico, mas ando com uma dúvida sobre o titulo do post.

Já entendi que head valvulado de por exemplo 50w empurra caixa de 250, 300w, pois a potencia da caixa tem q sobrar pra aguentar, correto?

Porém, tenho um Marshall Valvestate 8080, não sei bem se é transistorizado, ou pré-valvulado, sei que não é um "valvulado mesmo". Ele diz 80w, mas o falante é de 75. O que acontece então? Ele tem algo que diminui a potencia por ser um ampli pequeno?

E a principal dúvida: Ele aguentaria empurrar uns 250w? Ele não tem saída pra caixa, só os dois fios pro falante, e estou ESTUDANDO a possibilidade de fazer uma loucura e meter o serrote rs.

Gosto do som dele, e gostaria de ter uma caixa maior, mas não tenho dinheiro.

Muito obrigado!

to_vine
Veterano
# jan/12
· votar


Up

carlos adolphs
Veterano
# jan/12 · Editado por: carlos adolphs
· votar


to_vine
Não há mistério, o 8080 entrega no máximo 70W com a voltagem da fonte que tem e a versão dos transistores de saída usados(BDV64/65).Esses transistores tem 4 versões e a menor é essa aí.A valvula usada é só para temperar o pré.Vc pode usar o alto falante que quiser, a partir de 75W, mas tenha em mente que quanto maior for a potencia que ele aguenta, mais duro será, ou seja perderá sensibilidade em baixas potencias, pois o sistema de suspenção da bobina móvel é mais rígido, para aguentar a carga.Com isso parte da potencia do ampli é usada para vencer a inércia do conjunto bobina/suspenção, depois que isso é vencido, o alto-falante rende normal.Com isso seu alto falante de 75 W dará muito mais rendimento ao seu ampli que um de mesmo diâmetro e 250W.

to_vine
Veterano
# jan/12
· votar


Certo, e no caso de uma ligação externa, desligar do falante, e ligar numa caixa 4x12 por exemplo, da no mesmo?

to_vine
Veterano
# jan/12
· votar


UP

carlos adolphs
Veterano
# jan/12
· votar


to_vine
Óbviamente que não!Uma caixa com 4X12 vai aumentar o ganho sonoro, pois existe a soma das áreas de cone e a caixa em sí, que proporciona ganho sonoro.Porém a lei vale para ela também, se usar alto-falantes muito potentes,vai perder rendimento, pelos fatos que expliquei antes.Há um aumento de volume geral, porém perde peso.Lembre-se que alto-falantes transformam em som cerca de 1 a 2% apenas, da potencia que lhes é aplicada.Imagine que se vc aplicar 80 W na caixa, ela vai transformar em som apenas 0,8W a 1,6W, o resto é para vencer a inercia do sistema de cone/bobina/suspenção e geração de calor por perdas elétricas.A Marshall usa alto-falantes de 30 e 75W nas suas 4X12 dependendo do modelo, para que tenham uma eficiencia maior.

to_vine
Veterano
# jan/12
· votar


Entendi, muito obrigado pelo esclarecimento Carlos!

Um abraço!

Deco_ufrj
Veterano
# jan/12
· votar


carlos adolphs
mas tenha em mente que quanto maior for a potencia que ele aguenta, mais duro será, ou seja perderá sensibilidade em baixas potencias, pois o sistema de suspenção da bobina móvel é mais rígido, para aguentar a carga.

isso não está exatamente correto... ele precisa analisar a sensibilidade do AF, que consta nas especificações técnicas... a sensibilidade não depende da potencia... pode ter AF mais sensivel e mais potente, ou menos sensivel e mais potente ou menos sensivel e menos potente ou menos sensivel e mais potente...

mas uma coisa é fato, quanto maior a sensibilidade, mais alto ele fala pra uma determinada potencia aplicada... o que também não quer dizer que seja melhor ou pior, um AF pode ter maior sensibilidade mas ter uma curva de resposta mais puxada pros medios... e um outro AF ter uma curva mais grave... se vc vai tocar metal, o grave vai dar mais peso...


na real são muitas informações que precisam ser estudadas, e a potencia é só uma delas...

cadojapan
Veterano
# mar/12
· votar


Aproveitando a onda do topico para não abrir outro. Comprei dois eminence legend v128 de 120w que vou utilizar em um meteoro GS 160w, pelo que eu entende, ele eh 80w por canal. Então acho que vai ficar bom né? Ainda nao instalei eles, qndo instalar eu posto pra dizer se ficou bom...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar


cadojapan
Sim, vai funcionar à contento...
Abç

Chucro
Veterano
# mar/12 · Editado por: Chucro
· votar


Fala pessoal!!
Tudo certo?

Vou aproveitar esse tópico pra falar de um problema que está me perturbando desde que comprei um cabeçote da Laney.

Meu cabeçote da Laney é o CUB Head, de 15W, valvulado.
Uso uma caixa hand-made, com um falante Eminence Legend V128, de 120W (o mesmo do colega cadojapan).

- O que ocorre: o amplificador desliga sozinho depois de alguns minutos (cerca de 30 min.) tocando e ligado diretamente na tomada de 127V. Problemas semelhantes já foram apontados nestes modelos. Trata-se de um Termistor resetável (poly-switch), que desliga o circuito em caso de superaquecimento. Alguns termistores vieram com defeito de fábrica.

- Minha solução por um tempo: usar um estabilizador com saída 115V e manter o amp mais frio. Resultado: volume bem mais baixo.

- O que ocorreu depois de algumas semanas: o amp ligava, mas não emitia mais som algum. Testei tomadas, troquei os plugues da minha caixa, testei o falante, os cabos, estava tudo ok.

- Solução da assistência autorizada: trocar todas as placas, trafos e válvulas. Ou seja, praticamente um amp novo. Só sobrou a madeira.

- Resolveu? Na assistência desligou logo após uns minutos. Depois de religado não desligou. Ao chegar em casa, desligou de novo e agora até com estabilizador o cabeçote está desligando.

- Pergunta:
Alguem poderia me responder, por favor e definitivamente, se um alto-falante com potência muito maior que o amp pode danificar o amplificador?

Já li que o falante precisa atingir uma certa temperatura para que sua impedância varie próximo da nominal, e se o Amp não tiver potência suficiente, ele não conseguirá cumprir esse papel de excitar o falante o suficiente. O problema é que ninguem confirma essa informação. Cada um diz uma coisa. Inclusive o técnico da assistência não comentou nada sobre este assunto.

Vou testar meu cabeçote com um falante de menor potência. Vamos ver o que acontece.

Galera. Aguardo respotas e agradeço desde já!
Abraços!

carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


Chucro
Já li que o falante precisa atingir uma certa temperatura para que sua impedância varie próximo da nominal
Eihn?????
A variação da impedância de um alto-falante em torno da nominal, se dá em função da frequência aplicada e não da temperatura...A resistência ohmica pura(não a impedância) varia com temperatura, mas no caso de um alto falante, isso é desprezível.Esqueça essa conversa...
A potência do Legend nada tem a haver com a pane em questão.Esquece isso também.
Usar o ampli em 115V não deve dar nenhum problema de volume, isso é quase o nominal dele , para o lado conservador, até, e qualquer diferença seria imperceptível.
Os Cub estão realmente dando problema devido ao Polyswitch, pois esse é um componente bem preciso, que não admite muitas variações de rede.
Creio que vc está procurando o problema no lado errado.Tente medir a voltagem do seu estabilizador, em uma das outras saídas, enquanto alimenta o ampli em funcionamento real, para ver se o valor realmente está mantido.Veja também se o estabilizador tem potencia compatível.Não use o tipo no-break, que não é exatamente um estabilizador e cuja forma de onda gerada causa problemas aos amplis valvulados.tente postar aqui o link do fabricante do seu estabilizador, para o seu modelo, especificamente.Abcs.

Deco_ufrj
Veterano
# mar/12
· votar


carlos adolphs
assino embaixo....

Chucro
Veterano
# mar/12
· votar


carlos adolphs
Obrigado pelos esclarecimentos.
Sempre bom ver alguem com conhecimento explicando as dúvidas.

Bom. Como solicitado, o estabilizador é este aqui: linklink
Agora, o amp desliga com e sem o estabilizador. Pelo menos antes de trocarem as placas, ele funcionou com o estabilizador por um tempo.

Um colega meu utilizava este mesmo falante (o mesmo! ele me deu o falante), Eminence Legend V128, com um cabeçote valvulado de 10W que ele mesmo montou. E nunca teve problemas.
Porém, o amp dele não tinha termistor (assim como todos os amps que conheço e li a respeito).
Por sinal, porque diabos a Laney colocou essa coisa no circuito de um amp valvulado no lugar de um fusível de entrada???
Talvez para proteger os componentes xing-lings que devem ter usado nesse modelo, porque pelo preço, só pode ser isso. Aí quem compra se ferra porque o circuito é muito sensível. As vezes o barato sai caro, de tanta dor de cabeça que já tive com esse cabeçote.

Enfim. A Equipo, representante de venda da Laney, está tratando do assunto com a loja que comprei o aparelho. Vejamos o que será resolvido.

Muito obrigado.
Abraços!

carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


Chucro
Ok, então só falta fazer a medição de uma outra saida do estabilizador, enquanto vc usa uma delas para o ampli.Acontece que o teu estabilizador também tem proteção que desliga a saida.O que pode estar acontecendo é que se vc liga o ampli direto na rede, ele para pelo polyswitch, se vc liga no estabilizador, ele pode estar parando pela proteção dele.Por isso tem que medir outra saida do estabilizador, para confirmar.Abcs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Potência do amplificador X Potência do alto-falante