Vou Montar um Valvulado! Mas preciso de ajuda!

Autor Mensagem
Gabriel Anjos
Veterano
# mar/06 · Editado por: Moderador


Fala pessoal!

Depois de refletir muito sobre o assunto, acho que vou construir um amp valvulado.

Mas veio já as 1ªs duvidas:
Eu tava pensando no High Octane do Handmades, mas acho pouca potencia, então olhei lá no forum e vi o Pitbull do b0th.
http://paginas.terra.com.br/servicos/tabaamps/Pitbull/index.html

Mas o pitbull tem só o esquema... logo precisaria de alguem pra me fazer o layout.

Então pensei num JCM800 da dreamtone, mas acho que eu tenho que fazer um mais simples pra poder ir pra esse.
http://www.dreamtone.org/NEW2204LayoutSchemBomDreamTone.pdf

Então me veio na mente fazer um Marshall 18W tambem do Dreamtone. Mas o 18W só tem controle de Volume e Tone... logo acho que seria algo limitado.
http://www.dreamtone.org/18watt.htm

Aí, me apareceu o November da AX84. Esse me pareceu o ideial. Mas não sei se será bom para a minha situação.
http://www.ax84.com/index.php?pg=projects&project=november

Resumindo e concluindo: Quero montar um amp, mas to indeciso em qual. Alguem poderia me dar uma luz sobre isso? Postem aí opiniões, ideias, sugestões. Outras ideias de amps tambem são bem vindas.

Desde já, valeu!

squee
Veterano
# mar/06
· votar


Mas não sei se será bom.
É um Marshall Plexi

squee
Veterano
# mar/06
· votar


Eu também queria montar um, mas não tenho experiência nenhuma, nem dinheiro, então deixa quieto.

Gabriel Anjos
Veterano
# mar/06
· votar


squee
Eu sei, não seria "bom" no sentido de qualidade sonora, mas bom para a minha situação...

Gabriel Anjos
Veterano
# mar/06
· votar


squee
pode crer... a parte do dinheiro que é foda....

squee
Veterano
# mar/06
· votar


Gabriel Anjos
Ah sim

Gabriel Anjos
Veterano
# mar/06
· votar


squee
editei lá pra evitar confusão.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# mar/06 · Editado por: ZakkWyldeEMG
· votar


Bom, vamos começar do começo :P......

1º) Quanto vc pode investir nesse projeto?
2º) Quanto de potência vc quer?
3º) Qual timbre vc prefere?
4º) É seu 1º amp né? Então acrescenta mais uns 5 ou 10% no valor total do investimento.

Eu construí um HO com uma 6V6, esquema do handmades, tá dando 5W de potência....... se vc quiser algo com mais potência, faça um HO com uma 6550, vai te render uns 15W mais ou menos, e com chaves de capacitores nos cátodos de cada 12ax7, pra conseguir um som clean..... te garanto que vai ser um amp que, se vc construir com carinho e cuidado, vai ser um amp pra vida toda! Não aconselho um PP pra marinheiro de 1ª viagem, visto que é preciso pegar algumas manhas de construção de valvulados em amps mais simples, que é o caso, em parte, do HO.

Boa sorte nessa jornada, qualquer coisa pergunta!

Gabriel Anjos
Veterano
# mar/06
· votar


ZakkWyldeEMG
1º) Quanto vc pode investir nesse projeto?
Não sei bem... mas não queria ter que vender os rins...

2º) Quanto de potência vc quer?
5W acho muito pouco... 50W seria muito trabalhoso... uns 15 ou 20W deve dar. (li aqui que 15W valvulado dá pra um show...)

3º) Qual timbre vc prefere?
Ainda não tenho gosto formado pelo timbre... sendo bom eu gosto.

4º) É seu 1º amp né? Então acrescenta mais uns 5 ou 10% no valor total do investimento.
1º amp sim! Já tava esperando isso...

Explica direito isso do HO com 6550, me parece uma boa opção.

marcelogatinho
Veterano
# mar/06
· votar


Gabriel Anjos
Explica direito isso do HO com 6550, me parece uma boa opção.


vai ter de usar outro transformador de saida, mais forte.

Gabriel Anjos
Veterano
# mar/06
· votar


marcelogatinho
é só isso? Se for assim, acho mais viavel pra mim... Quais são as especificações do transformador de saida?

marcelogatinho
Veterano
# mar/06
· votar


Gabriel Anjos

onde tu vai pegar os transformadores ?
fala pro helcio q tu ker montar o tal amplificador com a tal valvula de saida q ele construira o trafo adequado.
http://valvestate.fateback.com/

kelson
Veterano
# mar/06
· votar


vai ter de usar outro transformador de saida, mais forte.
vai precisar um trafo com a impendancia certa.. uns 3k eu axo.. e um b+ de 400v nela pra sair 20w com 13.5% de THD.. distorce facinho..

Gabriel Anjos
Veterano
# mar/06
· votar


essa opção parece que é muito trabalhosa....
Não têm outra mais simples?

Gabriel Anjos
Veterano
# mar/06
· votar


kelson
Tem algum Hammond ja feito com essa especificação?
(só por curiosidade.)

ZakkWyldeEMG
Veterano
# mar/06 · Editado por: ZakkWyldeEMG
· votar


kelson

dá pra reduzir o B+ pra uns 325V e ter uns 17W de saída, fora que a resposta da 6550 ficaria mais linear, e o trafo de potência mais barato.....

Gabriel Anjos

o trafo de saída seria de 2k5 ohms (primário), a corrente eu não sei, e saída a gosto do freguês (secundário)

se tu quiser tb eu desmonto o meu e mando as peças e how-to prontinho pra vc heheheheeh :P, só que é com a 6V6 :)

ZakkWyldeEMG
Veterano
# mar/06
· votar


Gabriel Anjos

Tem algum Hammond ja feito com essa especificação?

125ESE, 125FSE, 125GSE.... dá uma pesquisada nesses

ZakkWyldeEMG
Veterano
# mar/06
· votar


Gabriel Anjos

trafo de potência tu manda fazer na www.toroid.com.br ....... acho q sai em conta, considerando que é toroidal e cheio das firulas

ZakkWyldeEMG
Veterano
# mar/06
· votar


pessoal, de tarde eu tô de volta, tô indo pra facul...... té mais!

Gabriel Anjos
Veterano
# mar/06
· votar


ZakkWyldeEMG
vi o Hammond 125ESE e diz que ele rende 15W.
e o trafo de força, qual me resolve isso?
(tambem da hammond... para eu ter uma ideia.)

Michael Vlcek
Veterano
# mar/06
· votar


alguém sabe pq o site da Audiolinx tá fora do ar há um tempão?
problemas técnicos ou será q o Peregrini saiu do ramo dos transformadores??

Gabriel Anjos
Veterano
# mar/06
· votar


Michael Vlcek
Eu não faço ideia... esses dias atras o site do handmades tambem tava fora do ar.

barci
Veterano
# mar/06
· votar


Eu não faço ideia... esses dias atras o site do handmades tambem tava fora do ar.

Handmades voltou, da uam olhada no tutorial do mclasta, e no projeto do antonio amorim que está no forum., parte amplifcadores.

Gabriel Anjos
Veterano
# mar/06
· votar


barci
Opa, beleza! Já vi lá... acho que o High Octane vai falar muito baixo para mim... Mas ja disseram aí em cima que o HO com uma 6550 dá uns 15W, daí a coisa muda de rumo....

ZakkWyldeEMG
Veterano
# mar/06
· votar


Gabriel Anjos

Trafos de saída:

125ESE, 15 Audio Watts, 80mADC, primary tapped at 10K/5K/2.5K, secondaries 4/8/16/32 ohms. Weighs 3.15 pounds (more than twice as much as the old 125E), measures approx. 3.5"X2"X3" tall, mounting tabs extend .5" from the bottom edge of the frame, mounts to chassis with two screws, upright mounting open frame constuction. I installed a pair of these on one of my 2A3 stereo amps and I think they sound pretty damn good; these will get you by until you afford some serious iron. Yes, this is the transformer I actually use in several amps (stereo 2A3, stereo SE EL34, etc.) I use at home, truth be told.

125FSE, 20 Audio Watts, 90mADC, primary tapped at 10K/5K/2.5K, secondaries 4/8/16/32 ohms. Weighs around 4.5 pounds. SUPER SALE!
125GSE, 25 Audio Watts, 100mADC, primary tapped at10K/5K/2.5K, secondaries at 4/8/16/32. Weighs around 6 pounds.

O trafo de potência pode ser um assim:

272DX 123VA, sec. 300-0-300, DC ma 125, Fil.#1(rct) 5.0v @ 3a, Fil.#2(htr) 6.3v @ 4.0a.

São todos da Hammond....... vc pode mandar enrolar o de potência com as seguintes especificações:

Primário: tensão da rede da sua casa ou local em que vai utilizar o amp(220V,240V,115V,110V,etc..)

Secundário: 300-0-300VAC/ 120 mA e 3,15-3,15VAC-3A

O trafo de saída:

Primário: 2500 ohms
Secundário: 4/8/16 ohms (como vc quiser)
Potência: no mínimo uns 15W, eu já recomendo uns 20W, pro cara que for fazer pra vc deixar uma margem de segurança

Gabriel Anjos
Veterano
# mar/06 · Editado por: Gabriel Anjos
· votar


ZakkWyldeEMG
Então para fazer a 6550 mandar 15W no ar, preciso dos trafos Hammond 125FSE de saída e quanto ao de força o mais proximo que achei foi o Hammond 372JX:300-0-300 5 V / 4 A e 6,3 V / 8 A

Esse Hammond 372JX serve pra isso?

(se não servir, diz outro hammond da série 300 que seja mais proximo... se não tiver, não há problema... parto pra outro projeto.)

ZakkWyldeEMG
Veterano
# mar/06
· votar


Gabriel Anjos

Esse é melhor:

Hammond 272DX

300-0-300VAC@125mA, 6,3VAC@4A

Link:
http://195.178.239.50/ax84/media/ax84_m216.gif - Esquema da potência do HO com a 6550 e as modificações necessárias (ali indica o Hammond 125ESE como trafo de saída, mas pra melhor resposta de graves eu recomendo o 125FSE ou 125GSE)

kelson
Veterano
# mar/06
· votar


ZakkWyldeEMG
soh uma coisa.. vai exportar os trafos? axo ki seria melhor mandar vazelos nacionalmente.. tem muita gente por ai q faz um serviço muito bom.. é só procurar.. outra vc pode especificar melhor seguindo o projeto.. abraços!

Gabriel Anjos
Veterano
# mar/06
· votar


kelson
A pergunta era pra mim?
Se for: não mando fazer nacionalmente, por que não moro no Brasil. E aqui em Portugal não conheço ninguem para me fazer eles. (tenho que pedir contatos pro Amorim...). Em principio eu ia comprar trafos e valvulas aqui: www.tube-town.de , mas ainda to fazendo levantamento de preços e custos... tenho que saber bem quanto dinheiro vou gastar e onde comprar por melhores preços.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# mar/06
· votar


kelson

tu diz importar? não, só tô fazendo sugestões, já que o Gabriel Anjos pediu trafos baseados no Hammond, enrolar os trafos com alguém de confiança por aqui mesmo seria a melhor opção certamente ;)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vou Montar um Valvulado! Mas preciso de ajuda!