Guitarristas se contentam com 5w?

Autor Mensagem
modevil
Veterano
# mar/06 · Editado por: modevil


Vocês prefeririam um valvular com EL84 na saida e 12au7 no pré e retificação valvular por EZ81 ou um Transistorizado de 15rms?

O que vocês acham?

Abraços,
Felipe Navarro ( Projetista DIY ) mod_evilmods@hotmail.com

marcelogatinho
Veterano
# mar/06
· votar


pega o valvulado de 5w naum vai se arepender
sem duvida alguma!!!

Rowashburn
Veterano
# mar/06
· votar


pega o valvulado de 5w naum vai se arepender (2)

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


Só questiono o uso de válvula retificadora em amplificador Classe A - é um desperdício de potência e dinheiro.

No mais, um ampzinho desses faz a festa.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


modevil
Faz com uma válvula maior e obtenha mais potência (uma EL34 ou uma 6550), e bota um falante de 12pol.
Sonzeira!

modevil
Veterano
# mar/06
· votar


marcelo e rowash, EU PROJETO, não compro ;-)

Augusto, durante minhas andanças no mundo da Audiofilia, já testei tudo quanto é valvula retificadora e diodo retificador. E não consigo tirar da minha cabeça a diferença sonica entre a EZ81 ou alguma 5UR e um simples diodo!

Maurício,
Sinceramente, se fosse usar uma EL34 eu usaria duas 6v6 ou duas 6L6, os timbres delas são LINDOS!

Abraços,
Felipe

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


modevil
Concordo, mas pensei que vc fosse fazer apenas um single-ended, daí minha sugestão.
Abç

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


modevil

Claro que uma retificadora imprime sua característica sônica.

Mas especificamente em amplificadores em Classe A SE eu acho besteira usá-la.

affcl
Veterano
# mar/06
· votar


nunca
a não ser q o resto da banda toque mais baixo q ele

marcelogatinho
Veterano
# mar/06
· votar


modevil

beleza,
entaum apareça mais aki no forum ajudar o pessoal q tem sempre muitas duvidas.
se montar este valvulado coloke um passo a passo aki no site ou la no site handmade, como projeto!

modevil
Veterano
# mar/06
· votar


Augusto e Maurício, É em single-end sim!

Sinceramente, Já testei a diferença, e se não for impressão minha melhora sim.

Ah, são apenas R$50... para por a retificação valvular! E faz uma puta diferença no som!

Abraços,
Felipe

Beatlemaniac
Veterano
# mar/06
· votar


valvula retificadora eh aquela q toda hora queima e q quando queima costuma levar umas com ela junto ? haeuaehuaehuaeae

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


modevil
Cara, a sugestão do marcelogatinho é boa, construa-o e faça um tutorial, comente aqui e poste no handmades, assim todos nós poderemos aprender com a sua experiência.
Use a válvula 6550, tem um som incrível e muita potência, não é à toa que é usada nos Ampegs SVT e no Marshall do Zakk Wilde.
Abç

carlos adolphs
Veterano
# mar/06
· votar


modevil
Bom dia.Muito interessante!Só a dúvida da EZ na fonte de SE, como o Pedrone falou.Com certeza a maciez da EL84 proporciona um som agradável em SE, assim como as¨6V6¨.O que não vejo é alguém postar alguma experiência com as 6F6, que para quem já ouviu, é o suprasumo de válvula na faixa dos 10WPP.Mesmo em SE é excelente, embora dê menos potência que as EL84/6V6.Outro projeto interessante seria utilizando as EL90/6AQ5, esquecidas pela maioria, e que estão relativamente baratas no mercado, uma boa opção para reduzir custos.Um abraço!

b0fh
Veterano
# mar/06
· votar


hmmm retificação a válvula/diodo faz diferença em amp SE class A?

que tal postar uns samples, ou alguma teoria de por que faria diferença? Como o bertola disse lá pra cima, não faz...

50 contos em média custa uma válvula dessas, e tem vida útil bem curta. Enquanto um par de diodos custa centavos e dura para sempre...

sds

Toki
Veterano
# mar/06
· votar


É, eu testei a retificação valvulada e não percebi diferença não. Se há, meus ouvidos ainda não estão apurados suficientemente...

Metal Fuzz
Veterano
# mar/06
· votar


b0fh
é verdade... mas há sim algumas diferenças... mas geralmente apenas em "altos volumes"! (não sei explicar, mas ja ouvi falar)
mas é qualquer diodo que pode ser usado??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


b0fh
Pois é cara, a alguns anos atrás me meti numa discussão com um sujeito que disse que as retificadoras deixavam o amp mais "dinâmico". Eu achei interessante (para guitarra, não para baixo), mas ele disse que, para ele não seria, pois queria o som mais "linear" mesmo (afim do controlá-lo vía pedais, volumes, etc).
Mas pouco posso afirmar, pois TODOS os valvulados em que toquei a retificação era em diodos e não válvulas (Gianninis e Fender).
Abç

carlos adolphs
Veterano
# mar/06
· votar


modevil
Boa noite.Só pra lembrar, se for usar A EZ81, que ela tem catodo metálico sobre o filamento, e que quando ultrapassada a corrente nominal, costuma entrar em curto catodo/placa, arrastando os capacitores da fonte consigo.A 5Y3 , com aquecimento direto, é menos suscetível a esse efeito.Tenho amargas lembranças disso, com alguns trafos torrados e eletrolíticos explodidos.Um abraço!

modevil
Veterano
# mar/06
· votar


Amigos,

O problema em fazer sample, é que eu não tenho guitarra nem sei tocar.

As diferenças sonicas que eu falei, são com amplificadores de alta fidelidade. Não sei vocês, mais com o atraso no chaveamento do B+ aqui, e com um sistema que regula a voltagem dele antes de mandar a paulada, eu já tenho valvula retificadora aqui funcionando a mais ou menos 3 anos.

É simples amigos! Amplificadores valvulados para guitarra, não tem chaveamento manual do B+ e nem potênciometro para regular o mesmo. Nos amplificadores que monto, isso é assim! Antes de implementar essa idea, eu vivia trocando valvula... ma agora, não perdi mais nenhuma!

boft... Não tem problema... Se você um dia vier a comprar um ampli comigo, e pedir retificação a diodo, eu coloco diodo. Nunca testei as diferenças em ampli para guitarra, então acho que se você está falando que tem diferença tem...

Quanto será que devo cobrar por um amplificador de 5w, só com canal limpo, transformadores toroidais com fios de cobre importados, capacitores EPCOS, 820uf de capacitancia na fonte, EL84 NOS e 12ax7 NOS e Filtro de choque de 10H?

Estou pensando em pedir R$1000, porque só tem o canal limpo...

O que acham?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


modevil
Cara, creio que vc deve fazer uma pesquisa de mercado nos outros fabricantes de amps valvulados para guitarra antes, pois, por este preço/potência vc vai ter muita dificuldade em vender.
Abç

b0fh
Veterano
# mar/06
· votar


é, vai mesmo... esse tipo de amp tem um uso muito específico, não vende fácil não.

agora me fala um negócio... 820uF de capacitância e retificação a válvula? como tu faz pra limitar a corrente de carga dos capacitores pra não destruir a retificadora?

sds

modevil
Veterano
# mar/06
· votar


boft...

330uf - 10ohm - 100uf - 10ohm - 100uf - 10hm - 330uf - 100ohm - 10uf + 10uf...

Tudo isso com um snubber por capacitor! 0.47ohm + 0.1uf em série.

Usei sempre assim e nunca deu defeito...

Mauricio,
Meu amplificador não tem o mesmo timbre dos outros valvulados. São utilizados componentes com qualidade superior aos outros. Ou você acha que é qualquer hand-made que tem tudo isso que estou oferecendo? Capacitores de ótima qualidade e estabilizadores resistivos!

Abraços,
Felipe

Michael Vlcek
Veterano
# mar/06
· votar


modevil

Mauricio,
Meu amplificador não tem o mesmo timbre dos outros valvulados.


cara, cuidado com afirmações desse tipo...
primeiro pq não soa bem, e segundo pq tem muita gente competente por aí no mercado, cara.

Sossego, Augusto Pedrone, Leandro Cacildo, Luciano da Lifesound, Manolo da Tubeamps.... tudo fera, cara. o trabalho de todos estes é reconhecido como, no minimo, de excelente qualidade.
se vc partir do principio q o seu amp nao se compara aos demais e por isso pode cobrar 1000 reais por 5w, só nao esqueça de um detalhe:
isso quem tem q concluir não é vc, e sim seus clientes.
vc precisa de "reputação" pra chegar a esse nível.
e só dizer q merece essa reputação não o fará conquistá-la.
;-)

desculpe qq coisa.
boa sorte aí.

b0fh
Veterano
# mar/06
· votar


330uF direto na retificadora? não dá problema? preciso rever meus conceitos rs rs rs

qual o B+ desse bicho? imagino que seja baixo.

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


Grande b0fh !!!

Será que a resistência do enrolamento do transformador é tão alta que a tensão acabe caindo na carga desse capacitor ?

É uma possibilidade...

Abraços.

b0fh
Veterano
# mar/06
· votar


AugustoPedrone

hmm sei lá... transformador com muita resistência no secundário não é lá muito eficiente... a tensão cai pra burro quando começa a puxar corrente, etc... sem falar que toroidal não costuma ter enrolamento muito grande não.

de qualquer maneira, o que os 'mestres' pregam por ai é que com retificação a válvula o primeiro capacitor tem que ser bem pequeno, 16uF, 32uF pra não puxar muita corrente e judiar da retificadora enquanto o capacitor carrega.
Já nos outros estágios RC, pode usar mais capacitância, porque os resistores naturalmente limitam a corrente de carga dos capacitores.

[]s

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


b0fh

Pois é, qq esquema de Fender antigo vc vê os primeiros capacitores bem pequenos, e o uso do indutor de filtro é obrigatório.

No Radiotron tem um capítulo falando só disso. Mas confesso que nem o leio muito, não sou fã de válvulas retificadoras...

Abraços.

carlos adolphs
Veterano
# mar/06
· votar


AugustoPedrone
b0fh
Sei não, o databook diz que a capacitância máxima de entrada da EZ81 é de 80 uF, só se colocar fonte com choque de entrada, senão babauss...
Forte abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


modevil
Cara, creio que vc está pensando como audiófilo, e não como músico.
Para esse uso específico, instrumentos musicais, quase ninguém precisa ou usa amplificadores high-end ultralineares, com transformadores toroidais ou coisa do gênero.
Amplificadores de instrumentos são quase sempre simples (as "complicações" estão nos recursos: canais, níveis de ganho variáveis, equalização, loop de efeitos, bias variáveis, etc), o circuito tem que ser robusto e confiável, nada mais, até porque não se reproduzirá nele o som de uma orquestra, mas o de um instrumento só, cuja resposta de frequência é limitada.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarristas se contentam com 5w?