.:Escolha de 1x12 ou 2x12:.

    Autor Mensagem
    Yonas
    Veterano
    # mar/06


    Boa tarde pessoal,

    vou mandar fazer um amp all tube que vai ser uma mistura do Blues Deville com Hot Rod Deville no formato combo com 50w. Agora não sei se fico com 1x12 ou 2x12. Queria saber qual seria a diferença sonoramente destes dois modelos para poder me ajudar nessa escolha.
    Existe diferença em altura de som ou definição? Vou usar falantes eminence.
    Valeu

    KELTONFLOYD
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    2x12 deve forçar menos os falantes, não? Além do mais, deve fornecer um som com mais graves... Eu pegaria 2x12.

    []'s

    Yonas
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    sobe...

    francisco2004
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Não dá pra dizer que é "melhor" 2x12... vai soar diferente, mas só pra dar uma idéia, tem gente que grava em estúdio com um valvulado fender com falante de 8" (esqueci o nome), que dá um clean bem brilhante, ótimo para bases suingadas.

    2x12 vai dar mais pressão sonora, em volumes altos vai cair a casa, tremer vidros e você vai se sentir num palco. Eu tenho um Laney 2x12" em apartamento e não consigo passar do volume 2 com ele, então se você não tem um estúdio ou não tem a real necessidade de 2x12", ficaria com 1x12" pela praticidade de transporte... além disso, havendo necessidade, você poderá acoplar uma 2x12" externa, provavelmente.

    Tentei erguer um Fender Twin e é pra detonar a coluna. Se esse seu amp tiver um peso parecido, ele só vai sair do seu quarto para ir para o palco. Será que vale a pena?

    marcelogatinho
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Queria saber qual seria a diferença sonoramente destes dois modelos para poder me ajudar nessa escolha.

    eu pegaria 2x12, enche mais o ambiente, fica mais grave, sai mais som
    o lance do peso nunca conciderei, pra min naum faz diferença, ma tem neguin q reclama .....

    André GuitarMan
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Yonas

    Tenho um Hand Mande All Tube com 2x12 e digo que é outra coisa em relação a 1x12, o peso é mto melhor, com mais graves! No palco, obviamente vai ser o diferencial da banda (hehehe), pois dá mto som!

    Eu se fosse vc pegaria com 2x12... esse papo de que ampli grande acaba com a coluna é coisa de quem não sabe cuidar da postura! Sabendo o jeito certo de carregar o ampli sem forçar a coluna, não vai ter problema nenhum. O meu ampli é gigante, mas não me queixo nenhum pouco em transportá-lo seja para ensaio (com frequência) ou para shows!

    Metal Fuzz
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    A Potencia continua a mesma, mas a expanssão do som vai sair maior, melhor seria se vc pegasse esse ampli com um falante depois ligasse em monitores e outras caixas (microfonando, ou do modo que vc quiser) a expanção vai ser melhor, mas melhor ainda é pegar a 2x12 e ainda fazer o mesmo, é questão de economia!
    Mas se não tem como usar PA e outros sistemas, compre 2x12!

    é isso!

    filipethadeu
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    o peso realmente é uma desvantagem, mas como é handmade, vc pode pedir pro handmaker fazer com rodinhas! vai fazer com qm?
    diz mais ai sobre o amp!

    Yonas
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    vou fazer com o renato da rgamps.
    Só to em dúvida entre um Soldano SLO e a mistura do blues deville com o hot rod deville dele.

    Será que o soldano fica legal pra tocar com uma semi acústica? quero tocar fusion, queens of the stone age e sonic youth e só! ehehe

    francisco2004
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    A idéia das rodinhas é uma boa. Pra mim ainda não serve porque moro no quarto andar sem elevador.

    O ideal seria rodinhas e aquelas reentrâncias de plástico nas laterais para facilitar o carregamento entre duas pessoas.

    lula_molusco
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    fala pra ele fazer cabeçote + duas caixas 1x12...aí vc escolhe quando vai usar os dois ou quando vai usar um só

    André GuitarMan
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Yonas
    francisco2004

    O meu ampli é grande e não tem rodinhas... na verdade, elas até atrapalham ao invés de ajudar. Senti isso qdo tinha o warm 212 gt, q era um pouco mais larga e mais baixa q esse q eu to agora... ela deixava o ampli mais desajeitado para carregar e colocar no porta-malas do carro.

    Para mim, o meu ampli do jeito q está, está excelente! Ele é pesado, mas tem o jeito certo de carregar ele de forma q isso não se torne um problema.

    Matikas
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar


    Pessoal. me ajudem por favor. meu LANEY LV300 TWIN está com o falante direito chiando nos graves. O outro aparentemente não chia. Eu queria saber se posso cortar o fio que liga o falante direito ao falante esquerdo (que recebe o fio do amplificador) Se eu fizer isso, posso continuar tocando normalmente com apenas um dos falantes ligado, sem danificar o amplificador? O chiado do segundo falante está me incomodando. Os falantes que estão nele são Fenders. Já peguei ele assim.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar


    Matikas

    Brother, eu não conheço o amp e nem entendo muito de eletrônica, mas se eu fosse você não cortava nada não. Manda numa assistência de confiança. Digo isso porque, embora seu amp não seja all tube, numa dessas vc pode queimar um trafo e aí o barato sai MUITO caro...

    Boa sorte.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar


    Se vc tem dois falantes, ou eles estão em série, ou estão em paralelo.
    Se estiverem em série, vc vai cortar o fio e não vai ter mais som. Depois, se vc ligar somente um falante, a impedância da carga (falante) será menor que a saída espera, daí vc queima a saída.
    Se estiver em paralelo, vc corta o fio do falante ruim e a impedância fica maior (o dobro), daí funciona normal, porém, vc perde potência.
    Em um cenário otimista, vc fica de boa, em um pessimista, vc estraga o ampli e tá fudido porque este tipo de reparo normalmente sai caro.
    Ou seja, se vc não sabe o que está fazendo, não faça nada, porque pode dar merda. Se vc soubesse o que está fazendo, vc não tinha vindo aqui neste fim de mundo pra perguntar.

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # mai/19 · Editado por: The Man Who Sold The World
    · votar


    Matikas
    se tava usando uma caixa 2x12 e vai usar uma 1x12, veja a impedancia do falante que vai usar e liga certinho no cabeçote, é só não ligar errado e ta filé
    EDIT, só tenha certeza do que está fazendo na hora de tirar o outro falante, e claro veja a potencia do falante que ficou, se nao vai zoar esse falante ai, em qualquer caso eu recomendava tu trocar o falante rachado

    Ismah
    Veterano
    # mai/19 · Editado por: Ismah
    · votar


    A melhor coisa é levar a um técnico, e talvez trocar o AF ou ambos. Na pior hipótese, um resistor com valor nominal do AF que saiu, ou um trafo que equilibra as coisas...

    acabaramosnicks
    Se estiverem em série

    Apesar de possível, eu nunca achei algo assim de fábrica, por motivos bastante óbvios...

    daí vc queima a saída

    Normalmente o fusível queima, assim que se liga o amp - ao menos essa é a esperança... Mesmo do ponto de vista técnico, é o tipo de coisa que eu não pagaria para ver...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a .:Escolha de 1x12 ou 2x12:.