Equipamento pra ensaio em casa

    Autor Mensagem
    Malooz
    Veterano
    # mar/06


    Jah dei uma olhada na busca e ateh jah esclareci algumas coisas. Mas eh o seguinte. Ensaiamos em casa. Temos um ampli pra baixo, um pra guitarra. O problema tah sendo microfone. Q q a gente faz? Temos tbm uma mesa de som. A idéia inicial era comprar akelas caixas amplificadas multi da Wattsom soh pro mic, mas dei uma lida aki no fórum e mudei de idéia.
    E se comprarmos umas caixas? Tem q comprar potencia e as caixas acústicas? Ou existe caixa amplificada q já pode ligar direto na mesa? Qtas caixas comprar? Uma? Duas? Caixas de qtos Watts? Q marca? Qto vai custar + ou -? Eh interessante ligar a saída do ampli da guitarra na mesa tbm?
    Bom, eu sei q eh mta pergunta, mas kem manjar alguma coisa... Valeew.

    edbene
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Seguinte, fuja de caixas amplificadas da Wattsom...
    Pra ensaio vc nao precisa de muito, mas o problema é q se vc for tocar em publico e for usar o equipamento do ensaio podera ter problemas se nao tiver um equipo bom (nem sempre as casas noturnas tem som e vc tem q se virar com o seu, sei bem disso).

    Pra comecar tudo gira em torno de quanto tem pra gastar (isso é essencial).
    mas o importante e saber o seguinte: a sala da ensaio é grande ou pequena?

    affcl
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Malooz
    kra eu acredito q tres retornos são o suficiente para q todo mundo consiga se ouvir no estúdio e principalmente no palco.
    quanto a pontencia vc me pegou
    vou dar um pensada aqui

    Malooz
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Eh uma sala pekena. Um chute bem chute... deve ter entre 15 e 18 m2 .
    Eh o espaço certo pra 1 bateria, a aparelhagem de som e 4 pessoas. Naum eh apertado, mas se entrar mais alguém lah começa a ficar dificil pra se mexer. E o foda eh q naum tem tratamento acústico.
    E grana pra gastar a gente tem zero... huahuauha.. mas sei lah, cual a solução q vc indicaria? Isso eh um plano pra um futuro naum tão distante.

    Malooz
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Eu tava pensando em alguma coisa desse tipo:
    http://tudo.americanas.com.br/cgi-bin/WebObjects/eacom.woa/wa/prod?pit Id=243729&source=NAVIGATION_LINE

    Soh q essa eh acústica. Necessariamente iria precisar da potencia, certo?

    edbene
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Malooz
    seguinte: soluão basica e barato pra acustica é caixa de ovo mesmo. não tampa tudo, mas vc nao vai gastar nada e incomoda menos a vizinhança.

    bom, se for somente para ensaio, compra uma potencia DBK720 da ciclotron q tem 180 W em 4 ohms e pelo menos duas caixas acusticas de 100 W a 200 W cada (montada, nao compre de marca q é muito caro) em 3 vias em 8 ohms.
    por estar trabalhando em 8 ohms vc perdera rendimento da potencia (esse modelo cai pra 108 W em 8 ohms). O ideal é 4 caixas de 8 ohms ou 2 de 4 ohms (dois falantes de 8 ohms) para vc usar a potencia total.

    compra mic da Le Son mesmo. o SM-58 é legal e da pra usar por muito tempo e cabos para fazer a ligacao.

    chutando vc vai gastar uns R$1200, com um mic só

    edbene
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Essa caixa da pra usar

    edbene
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Se vc mora em Sampa, vai la na Sta Ifigenia q vc acha tudo q precisa

    Malooz
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    edbene
    Valew kra...
    Intaum eh isso aih. Eu naum tow tão perdido assim.. hehehe
    Um amigo meu tinha um set com mesa, potencia e duas caixas.
    Ele pagou 600 em tudo na época, mas naum pelas vias legais huhuhu.
    Não era uma puta sonzão mas jah nos apresentamos em um showzinho com esse set e o som ficou bem legal.

    Valew memo...
    Bom, achu q minha dúvida tah esclarecida mas naum vou fechar o tópico naum. Se alguem tiver alguma otra idéia pra postar aki...

    Beatlemaniac
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    uma daquelas caixa multi-uso serve soh pra ensaiar com a banda numa sala de uns 20 mts quadrados ? minha banda tava querendo algo baratinho soh pra ligar 1 ou 2 mics soh pra ensaiar, pq ao vivo nos usamos os equipamentos do local, q eh sempre garantido pela casa q nos tocamos ...
    q q vcs axam ??

    edbene
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Beatlemaniac
    cara depende da caixa. se vc comprar uma caixa amplificada de qualidade, pode usar q nao tem grilo. Na verdade, akilo nada mais é do q uma caixa acustica com um cabecote integrado.
    mas se for pegar essas meia boca q tem por ai é melhor comprar duas caixas acusticas, potencia e mesa q vc tera um resultado melhor

    edbene
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Da ultima vez q fui em Sampa vi um par de caixas de subwoofer amplificada. Nao lembro a marca, mas o par saia por R$2400 e tinha 800 W cada caixa, num falante de 18", mas era de encher os olhos.
    assim q der vou comprar um par desses. mas nem sempre essas caixas amplificadas sao boas... tem q tomar muito cuidado

    Malooz
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Beatlemaniac
    Kra, nos jah usamos uma multi da Wattsom por um tempo. A caixa ateh kebra um galho. Mas pra ensaiar naum eh legal. O controle do som eh muito limitado e com a barulheira q eh o ensaio, o mic pegava muito mais q a voz. Resultado: uma microfonia dos infernos. Com uma mesa de som já fica mais legal.

    Malooz
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Agora otra coisa q eu keria perguntar. Vi em um tópico o Bertola falando q a guitarra deve-se microfonar o ampli e naum ligar em linha da saída do ampli. Pq isso?
    E otra. Akela mesa ciclotron de 16 canais, alguém conhece? Sabe dizer se eh amplificada? O q eu to fugindo eh de ter q comprar uma potencia.

    francisco2004
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: francisco2004
    · votar


    Olha... acho que o Malooz quer uma solução que custe próximo de zero reais. Então uma solução elegante como um retorno para o vocal (vocal precisa se ouvir, senão grita demais, canta mal e detona a voz), uma caixa para retorno para a banda, potência, mesa de som e um bom microfone não é o que ele quer.

    Essa solução é a óbvia e dá pra se conseguir tudo isso usado por algo entre 1000 e 1500 reais. A vantagem é que dá pra levar para o palco e ainda aproveitar os retornos pra ligar um teclado.

    Eu já ensaiei na casa da minha avó numa sala muito pequena, com estante de livros (isso é ótimo para evitar feedbacks) e o som ficava animal. Na guita eu usava o meu TF320, um BS150 para o baixo e sabe o que usávamos para a voz? Um aparelho de som Sharp dos anos 70. Era o suficiente para termos um retorno de voz aceitável e confortável para o vocal.

    É claro que numa banda onde os membros já estão com a audição comprometida e precisam tocar em volume muito alto (como algumas bandas de metal formadas por adolescentes sem noção), essa solução já não daria muito certo.

    Normalmente quem dita o volume dos instrumentos é o batera. Quanto mais estúpido for o baterista, mais os volumes dos instrumentos vão à estratosfera, então, se esse for o caso da sua banda, aconselhe o cara a tomar umas aulas de bateria.

    Quanto a qual microfone comprar, tem uma galera no fórum de canto recomendando um modelo da Behringer, dizem ser melhor que o Le Son SM58. Vale dar uma pesquisada lá.

    Então é isso, Malooz. Se você está sem grana, não invente moda, parta logo para a chinelagem, com convicção. Não vale a pena gastar 500 reais numa solução meia boca. Pague 300 num ampli multiuso usado ou mesmo vá num brique e procure um aparelho de som antigo por uns 150 mangos, mas teste antes para ver se o volume está a contento. Boa sorte.

    francisco2004
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: francisco2004
    · votar


    Malooz
    Quanto a microfonar o ampli da guitarra, isso é na gravação. Para ensaiar, nem liga o ampli na mesa...

    Se bem que é legal microfonar o ampli da guita para sair nos retornos e toda a banda ouvir a guita legal... aí nunca mais vai rolar o problema do batera dizer que não ouve a guita ou algo do tipo. Mas é uma solução cara, pois requer mais caixas de retorno, um microfone como um Shure SM57, enfim... banda chinelona tipo a minha não pode se dar ao luxo de ter uma estrutura dessas.

    Beatlemaniac
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    esse treco de ligar o mic num som véio eh o q eu to fazendo por enquanto aehuhahuaehuaehea e o pior eh q funciona pra ensaiar haeuhuahae

    Malooz
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    francisco2004
    Beatlemaniac
    Valew ae pela ajuda.
    Huahuauhahua.. kras, v6 naum acreditam... O q a gente faz eh isso tbm. Ligamos o mic num som véiaco. Ateh dah pro gasto, mas a voz naum fica legal. O volume q a gente toca naum eh tão alto assim. Os amplis de guitarra e baixo são pekenos e dão conta.
    E microfone a gente tem 1 q eh bom e uns otros de camelô. Mas tendo 1 mic firmeza jah tah bom. Os otros são usados esporadicamente pra backing.
    Mas ainda naum sakei. Pq q pra gravação tem q microfonar o ampli de guitarra? Pq naum pode ligar em linha?

    edbene
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Malooz
    da uma olhada nesse topico.
    se vc ainda tiver alguma duvida e so perguntar.

    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=16& topic=125910&page=0#20

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Malooz
    Porque fica ruim, e fica ruim pois parte do som da guitarra vem do deslocamento de ar dos falantes e da acústica da caixa, isso produz certos harmônicos secundários que definem parte do timbre do instrumento, se vc ligar a guitarra em linha não haverá isto, o resultado será um som sem "côr", e se colocar distorção o resultado será um som "abelhudo", horrível.
    Quanto ao seu problema de som, cuidado, pois a pior coisa para se amplificar, depois de instrumentos acústicos, é a voz; portanto, a amplificação da voz tem que ser a melhor possível.
    Abç

    Malooz
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Ooow.. perfeito..
    Agora eu sakei.. brigadão...
    Achei q fosse por alguma kestão d elétrica q poderia danificar algum componente.

    edbene
    Valew.. vo dar uma olhada no tópico.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equipamento pra ensaio em casa