oque caracteriza principalmente a distorção valvulada??

    Autor Mensagem
    flavio
    Veterano
    # dez/05


    Ae galera!!!Gostaria de saber oque é que caracteriza principalmente uma distorção valvulada,se é as valvulas do pré ou as valvulas do Power.Falowsss

    f200160
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Eu acho q é o conjunto )valv. do pré e do power). A mistura dos dois (transistor e valvula - amplificadores híbridos) para algums não agrada tanto, para outros sim.
    A verdade é que o valvulado tem uma distorção mais suave, ela tende a saturar ao poucos o sinal a medida que ele chega ao seu limiar. E sem falar q os amps transistorizados geram harmônicos de diversas ordems, e os valvulados somente pares. Isso musicalmente é bem mais gostoso. E é a distorção caracteristica de todos o os melhores músicos.
    Acho q existe outro tópico com o mesmo assunto. Vc deve procurar por mais destes no forum....

    Guilherme Ghelfi
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    oque caracteriza principalmente a distorção valvulada??

    A sua perfeição!!! Parece que o Bichão ta roncando e rosnando.
    E não que voce deu um porrada numa coméia e tem milhoes de abelhas atraz de voce!

    superdrive
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Guilherme Ghelfi

    hehehehehe.......

    antoniocgb
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    flavio

    o conceito de distorção que a maioria conhece é a distorção de pré, gerando um crunch com saturamento ou poderosos drives tipo marshal jogando a saida de uma válvula na entrada da outra (efeito cascata)...

    a distorção de power é algo mais sutil nem saberia te explicar... dá aquela "aveludada" no som....

    mas se estiver operando com um power transistorizado, uma dist de pré ou pedal valvulado não vai dar o mesmo resultado... os timbres ~de distorção poderosos de alguns guitarristas do passado, e algums do presente, vem da combinação das distorções do power e do pré...

    snd
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    A distorção do power faz diferença e muita... Se você pega o os amps valvulados pequenos, tipo 5W vai reparar muito bem quão melhor a distorção se torna quando o volume se aproxima do máximo.

    Michael Vlcek
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    o conceito de distorção que a maioria conhece é a distorção de pré, gerando um crunch com saturamento ou poderosos drives

    eca.
    mesa-boogies, tsc tsc

    a distorção de power é algo mais sutil nem saberia te explicar... dá aquela "aveludada" no som....

    eba, JCM 800 no talo
    ;-)

    Rodrigo Vieira Mendes
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Quem quizer conhecer o sputinik....que é um pré valvulado em cascata com um ampop. é o menor "pedal" que já construi, e funciona com apenas 12 volts...Possui sons dos anos 70 que é um distorção ardido, possui sons para blues e até trash.
    está no meu fotolo no:
    http://fotolog.terra.com.br/guingo_br:67
    http://fotolog.terra.com.br/guingo_br:68
    http://fotolog.terra.com.br/guingo_br:69

    janick
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Harmonicos pares.

    Zeraus
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    flavio
    oque caracteriza principalmente a distorção valvulada

    Harmônicos pares

    wiskeria
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    tanto pré quanto power atuam na distorção, em amps hi-gain a distorção é quase toda de pré, em amps vintage a distorção é algo natural por volume sendo pré e power atuando juntos.

    Slave of hell
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Slave of hell
    · votar


    edit

    Alex guitar man
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Pessoal, estava lendo por ai em foruns que amplificador como o do video abaixo não possui distorção valvulada mesmo sendo valvulados, dizem que para o metal a clipagem do transistor é a melhor, Confere?



    Hitman
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Alex guitar man
    que amplificador como o do video abaixo
    o que voce quis dizer com o "como o abaixo"
    o amp DESSA marca, esse modelo, etc? ou simplesmente amp hi gain?

    alguns amps possuem transistores sim, mas eu nao vou aprofundar nessa quiestao...

    high gain tem distorcao do pre sim, e MUITO, dai que vem o high gain (pioneiro disso foi o Randall Smith do Mesa Boogie)

    O que nao eh comum encontrar em amps de high gain eh bastante distorcao do power, pois os amps sao usados pra estilos diferentes e de modos diferentes. eh raro vc ver um guitarrista de metal com o volume no talo pra ter saturacao do power no timbre por da uma embolada e o amp fica xoxo.
    ...geralmente o ideal eh deixar o volume mais ou menos na metade.

    Abracos

    Iago_guitar2
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    oque caracteriza principalmente a distorção valvulada??

    pra mim a dinamica, vc tocar um acorde aberto escutando nota por nota e nao embolar tudo, vc abaixa o som da guitarra com o som qse limpo e se toca umpouco mais forte sai aquele crunch leve, isso leve ao sentimento na musica, qndo vc sente que o guitarrista esta tocando com "feeling".

    andersantos94
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Sou novato no assunto mass pelo que eu saiba...
    A saturação das válvulas na realidade são consideradas Overdrive...
    e são obtidas principalmente no estágio do pré.
    E não "distorção" que por sua vez é obtida através de efeitos analógicos.

    andersantos94
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: andersantos94
    · votar


    Sou novato no assunto mass pelo que eu saiba...
    A saturação das válvulas na realidade são consideradas Overdrive...
    E são obtidas principalmente no estágio do pré.
    E não "distorção" que por sua vez é obtida através de efeitos analógicos ou até mesmo digitais.

    ALF is back
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    andersantos94
    na realidade cara, classicamente falando, a distorção de válvulas seria o drive, uma leve sujeira...o OVERdrive seria algo a mais...algo além do drive...um empurrão com um pedal, por exemplo...o TubeScreamer faz esse papel...literalmente, ele faz a "valvula gritar"...rs
    mas hj em dia esse conceito fica apenas para os saudosistas...
    nao é mais possivel vc ouvir uma distorção e dizer: "isso é valvula"
    primeiro pq a qualidade dos efeitos emuladores hj em dia é incrível! olha o timbre q os caras tem tirado por ai de emuladores, ligando a guitarra diretamente no pc com uma interface usb de 100 reais! imagina isso num estudio! vc pluga sua guitarra num pre valvulado e emula um mesa recto tranquilamente com VSTs...ou entao, pluga sua POD da vida num cabeçote valvulado no clean, numa caixa 4x12 e emula um soldano...apesar do som passar por valvulas, a distorção seria toda emulada...
    seu circuito dificilmente será 100% valvulado...
    fora quando vc ouve um som valvulado num formato mp3 com um foninho in-ear...
    entao atualmente a valvula é apenas uma das formas de vc conseguir um bom timbre...não creio q haja mais uma diferença exclusiva do som valvulado...tem aquela historia de harmonicos pares, clippagem senoide (valvula) vs clippagem quadrada (transistor)...mas creio q isso seja uam teoria muito aprofundada, pois nao ouço um diferencial na pratica!

    quanto a clippagem de transistor que o Alex guitar man colocou em dúvida, tbm nao sei! mas essa informação me pega de surpresa, uam vez q a maioria dos funcking metal usam mesa boogie que, embora sejam altamente tecnológicos, cheios de chavinhas e frescuras, creio q use valvulas pra obter seus timbres, sejam eles cleans ou hi gains! nao tenho ctza do q estou falando, apenas contra argumento com outra duvida! rs

    Bog
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    ALF is back
    na realidade cara, classicamente falando, a distorção de válvulas seria o drive, uma leve sujeira...o OVERdrive seria algo a mais...algo além do drive...um empurrão com um pedal, por exemplo...o TubeScreamer faz esse papel...literalmente, ele faz a "valvula gritar"...rs

    O termo overdrive vem da "sobrecarga", ou saturação das válvulas, que é o que se obtinha quando os sujeitos lá em 195x colocavam os amps no talo - inicialmente porque faltava volume mesmo, depois porque as válvulas "sobrecarregadas" (overdriven) soavam bem.

    clippagem senoide (valvula) vs clippagem quadrada (transistor)

    Existem transistores que saturam suavemente. E com algoritmos, em tese é possível obter qualquer tipo de saturação que se queira - a limitação está mais na modelagem (o que/com que grau de detalhes/com que tipo de algoritmo/com qual equações eu quero fazer?) do que em uma "quadradeza" intrínceca.

    ALF is back
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Bog
    Existem transistores que saturam suavemente. E com algoritmos, em tese é possível obter qualquer tipo de saturação que se queira - a limitação está mais na modelagem (o que/com que grau de detalhes/com que tipo de algoritmo/com qual equações eu quero fazer?) do que em uma "quadradeza" intrínceca.

    já ouvi falar destes transistores, inclusive os usados nos tais dos Pritchards, amps que nunca vi nem conheço, só ouço falar!
    dizem que esses são os tops dos SS, e os mais caros tbm!
    mas transistorizados dessa qualidade são incomuns, né? na realidade, a estabilidade e manutenção de um SS é muito mais interessante que um valvulado e isso faz com que os transistores sejam mais usados nos modelos de entrada...ai os caras comparam um modelo lendario de valvulado com um modelo SS de entrada e cria-se o mito...
    agora, é dificil ver um amp valvulado com timbre tosco...mesmo q sejam valvulas ruins, de televisão, ele soa bem! até mesmo os famigerados meteoro MGVs tem timbres legais! claro q se compararmos com um blues Jr, por exemplo, ele fica muito atrás, mas aí entra a questão de comparar um amp de R$ 1.500,00 com um amp de R$ 3.500,00...
    pra comparar 2 amps, é necessário coloca-los no mínimo na mesma categoria de preço e estilo!

    Bog
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    ALF is back

    Com certeza... Eu não tenho nada contra valvulados. Tenho alguns pequenininhos aqui, embora ultimamente não tenha tido mais tempo / condições de usá-los...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a oque caracteriza principalmente a distorção valvulada??