achei estranho, alguém pode ajudar (válvulas)

    Autor Mensagem
    GUGALOO
    Veterano
    # nov/05


    Fui num bar, e o guitarrista tava tocando com um peavey classic30. Quano olhei as válvulas da criança, tavam brilhando, parecia q estavo pegando fogo. Eu tenho um laney vc30 e as válvulas não ficam tão "acesas" assim, tbm vi uma vez um mesa boogie (não sei o modelo) q tbm não "brilhavam" tanto assim. O q é isso. Marca, tipo de válvula sei lá. Ajudem

    oldmonkey
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    nao precisam brilhar tanto, o filamento da valvula eh o maior responsavel pelo intensidade da iluminacao da valvula, este filamento eh usado para aquecimento da valvula apenas (nao interfere no som a menos que esteja quase apagado), existe o valor ideal da voltagem que alimenta este filamento (geralmente 6,3 volts) mas como numa lampada qualquer uma maior ou menor voltagem muda a luminosidade, em alguns amplis as vezes este valor pode nao estar muito preciso (talvez maior que 6,3) fazendo ela clarear bem mais (o que desgasta elas tambem mais depressa). pode ocorrer tambem luminosidade bem mais alaranjada mas ai eh acompanhado de forte distorcao rachada que significa ma regulagem de bias ou valvula velha (mas nao eh uma luminosidade clara).

    glaucius
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    oldmonkey

    Aproveitando o topico aconteceu eu coisa estranha quando troquei as valvulas do meu HI-FI, para testar eu botei um par de 5881 mas não são casadas e uma ficou mais "alaranjada" q a outra, da a impressão de ser o filamento, será q é por causa de não serem casadas q deu alguma diferença de bias ou é normal isso?

    oldmonkey
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    tem que trocar de soquete pra ver se sao as diferencas nas valvulas ou entre os soquetes internamente (se for quatro valvulas a cada dois pares), nao sendo bias independente, a unica possibilidade de ser no ampli seria diferenca entre os enrolamentos do trafo de saida ou diferentes valores nos resistores ali em volta. mas isso nao eh raro de acontecer com valvulas de marcas diferentes, mas da mesma marca com luminosidade muito diferente nao to lembrado de ter visto muito. um par de valvulas beleza e bem regulado nao da tanta luz nao, nao alaranja no meio e fica azulado (as vezes com pequenos relampagos azuis). filamento com voltagem demais nao melhora nada o rendimento (deve ficar no valor exato ou abaixo)

    GAMMOTH
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    oldmonkey: Nossa, apenas 6,3 volts para o filamento?! Sei que nas válvulas de potência, a voltagem é de 500V ou mais! Mas não sabia que o filamento ficava ligado apenas em 6 e poucos Volts, eheh!

    Será que esse valor é das válvulas de preamp, ou é isso mesmo?

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    GAMMOTH

    Será que esse valor é das válvulas de preamp, ou é isso mesmo?

    bixo, esses 6,3v são para o aquecimento da grande maioria das válvulas, indiferente se ela eh pré potencia ou outra função (menos retificadora q não usa esses 6,3v).

    oldmonkey
    a cada troca dos pares de válvulas não eh preciso re-ajustar o bias?

    carlos adolphs
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    GAMMOTH
    oldmonkey
    Bom dia! Acha pouco?6 volts?Cabe lembrar que é apenas para o aquecedor.O "Fusca" 1966 tinha bateria de 6 volts e era apenas um carro...O Oldmonkey práticamente já disse tudo à respeito dos "brilhos", com muita competência. Apenas um adendo; alguns fabricantes estão usando os novos filamentos de cerâmica, em lugar dos antigos de tungstênio, e estes realmente sobressaem ao catodo além de emitir uma luz quase branca.Nesta caso, as válvulas brilham mais.Mas também são mais caras.O guitarrista do barzinho deve investir bem nas suas válvulas...Um abraço!

    glaucius
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    oldmonkey

    vou mudar de soquete depois mas as voltagens eu tinha medido e estava tudo certo e a diferença de brilho é bem visivel, to achando q tem alguma coisa errada......depois analizo com calma para tentar achar o problema.

    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a achei estranho, alguém pode ajudar (válvulas)