P.A. de voz também tem Hand Made?

    Autor Mensagem
    Igor Fediczko
    Veterano
    # nov/05


    E ae galera!

    To pesquisando preço de equipa de voz para minha banda, e percebi que são coisas caras...

    Também é usual fazer caixas para voz, tipo aquelas de 300W, sem ser valvulada e tal?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Igor Fediczko
    Cara, desculpe mas suas perguntas evidenciam que vc sabe muito pouco sobre isto. Aparelhagem de voz compõe-se de mesa, equalizador gráfico, periféricos (delay ou reverb - pode ser um pedal), power (mínimo de 100/150 Wrms por canal em 8 ohms) e 4 caixas de 2 ou 3 vias (2 para "front" e 2 p/ retorno, que podem ser menores, mas nunca de potência inferior ao canal do amp). As caixas, se vc tiver experiência pode até fazer, o restante pode comprar usado ou novo financiado.
    A voz tem que ser muito bem amplificada e equalizada, se não, não dá.
    Qualquer coisa inferior a isto é "gambiarra".
    Abç

    carlos adolphs
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Igor Fediczko
    Mauricio Luiz Bertola
    Amén.Abcs.

    Igor Fediczko
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Mauricio. Talvez eu estava com pressa e escrevi sem olhar, mas sei do que se compoe a aparelhagem de voz. Tenho mesa, preciso comprar potencia, tenho delay e reverb (um rack e um pedal), tenho dois retornos, é que realmente falta as caixas.
    A voz tem que ser muito bem amplificada e equalizada, por isso que precisa de, no minimo, 3 vezes a potencia do amplificador de guitarra, que é 120W. Pois além da voz, vou ligar o violão. Só que o violão com effects zero, para não ter delay e reverb.

    Tenho ido bastante na Teodoro Sampaio, sempre tentam te empurrar aquelas mesas da Behringer com efeitos e equalizador 7 bandas. Só que não me interessa aquele monte de reverb diferente e nem um equalizador de 7 bandas.

    O problema é realmente as caixas de front. Que vi por preços que não imaginava! Quando fui procurar a uns 2 anos atrás, estava 500 reais mais barato.

    Por isso, lembrei de hand mades, já que tenho pedais hand made e quase comprei um amplificador modelo Fender Twin hand made, mas acabou não rolando.

    Fiquei na dúvida das caixas de som, pois amplificador é diferente, tem um pré, tem outro sistema de ligação e nunca vi amplificador transistor hand made. E, obviamente, não quero comprar caixas de front valvuladas. Talvez faça exigencia por falantes celestion.

    Por isso, recorri ao forum, porém fui meio com pressa e percebi que perguntei errado.

    Entendo pouca coisa de eletronica (tipo, onde liga e desliga, essas coisas), mas não tenho vontade de fazer.

    Quero saber se alguem faz.

    Ou seja, depois de tudo isso, reformulando a pergunta:

    Alguém constroe caixas para formar conjunto de voz?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Igor Fediczko
    Cara, de fato a sua pergunta estava mal formulada, mas isso é normal e vc corrigiu com perfeição.
    Bem, já faz tempo que não vou a SP(apesar de ter morado e trabalhado aí durante toda a 1ª metade dos anos 90), mas aqui no RJ existem lojas que vendem só as carcaças das caixas já prontas, é só montar, ou seja, colocar os falantes e/ou corneta, os capacitores (das cornetas e/ou tweeter), fazer a ligação e pronto. Creio que talvez na Sta Efigênia vc vá encontrar tal material, e qualquer pessoa, um amigo, um camarada de banda, que saque um mínimo de eletrônica e tenha paciência e habilidade pode montá-las para vc em poucas horas.
    Creio que para o uso a que se destinam, não há a necessidade de falantes Celestion, uns bons Sellenium (12PW3) já serviriam muito bem.
    Abç

    Igor Fediczko
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    certo. ouvi falar que tem um tal de drive... isso é pra caixas ativas?
    e qual é a função desses capactores? isso eu realmente não sei!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    Igor Fediczko

    primeiramente em q lugar/cidade vc esta?
    as caixas para os retornos podem ser compradas por partes e você mesmo montar, cabe ter muita paciencia pois as carcaças tem preços absurdamentes grandes de uma loja para outra, um exemplo, uma pequena caixa para um falante e um tweeter uma loja me cobrou R$500!!! e exatamente a mesma caixa em outra loja era R$230! isso para a carcaça! quanto aos divisores de frequencia, MID, WOOFER, TWEETERS ou DRIVES eh um pouco mais fácil pois jah encontrei drive da mesma marca em tres lojas difererntes com o mesmo preço, resumindo, pesquise muito q vc conseguirá montar as caixas para um bom resultado pagando o q vc gastaria comprando as caixasprontas para um péssimo resultado.
    Outra coisa, na RUA santa efigênia acho q existe muita valorização, o quanto na rua AURORA (paralela a santa efigenia) a competitividade garante uma boa qualidade a um preço justo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Igor Fediczko
    Taí o que vc queria, o _BLACKMORE_ respondeu!

    Igor Fediczko
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    estou em SP mesmo, e posso ir na Santa Efigenia, tranquilamente...

    na banda, o unico que entnede de eletronica sou eu... digo... sei soldar um fio no outro e seguir as cores, sou eu quem liga retorno no send in e mesa na potencia e microfone sei la aonde... rs...

    só que saber soldar e montar uma caixa tem diferença, né!

    vou dar mais uma pesquisada, mas pelo que entendi, não compensa pagar 3000 reais em um par de caixas amplificadas de 300w, né? rsrsrs

    ou 800 reais em uma caixa de 200w da oneall...

    abraços!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    não compensa pagar 3000 reais em um par de caixas amplificadas de 300w

    caraca bixo!! acho q com toda essa grana dah pra montar um Side muito bom, retorno pro batera e umas angulares pro vocal!!

    eu fiz duas angulares pequenas para uso num home e gastei em material 60 reais, usei apenas metade da chapa de madeira, a mão de obra foi minha...e o tempo foram umas 4 horas bem trabalhadas!! poxa...será q eh tao facil assim ganhar dinheiro? vou deixar de ser empregado!! haha

    Igor Fediczko
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    rs. Blackmore, tem como arranjar email, msn, para conversar melhor sobre isso? To vendo que não é tão dificil fazer mesmo!

    Espiridião
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: Espiridião
    · votar


    Igor Fediczko
    Dá uma olhada nesse site
    www.studior.com.br
    Já ouvi falarem bem dessas caixas.
    Quanto a outros modelos nacionais já presenciei um teste lá na Teodoro.
    Puseram uma Oneal, uma Antera, uma Leacs, uma Attack e uma Peavey Impulse, lado a lado.
    Todas com falante de 12''.
    As potências das caixas variavam, mas, se não me engano, estavam na faixa de 100 a 200watts.
    Bom, as quatro primeiras estavam pau a pau. Davam conta do recado.
    Tava achando essas caixas muito boas até que colocaram a Peavey Impulse.
    Putz, aí deu pra notar que faltava definição no som das outras caixas.
    Elas até falavam bem alto, mas era um som que ao lado da Peavey parecia mais estourado do que definido.
    Pra quem estiver montando um P.A., recomendo bastante um teste como esse.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Espiridião

    realmente a Studio R na minha opiniao tem bons equipos, mas os preços estão subindo muito...

    Igor Fediczko

    tem sim carinha, no perfil tem ummail/msn ... acredito q hoje até uma da manha estarei por aqui...e amanha acho q a noite toda...!!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Igor Fediczko

    e ae véi...montou o retorno?

    diegocipriani
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Igor Fediczko

    Opnião pessoal, com R$3000,00 da pra montar um P.A. de três vias
    com falantes selenium muito bom e profissional...
    Isso que muita gente me diz que um gabinete
    pra retorno tá R$400,00 em SP.

    Eu tinha raiva era que, como nós usavamos o falante
    do amplificador de cada instrumento, cada som vinha de um lado,
    o da guita de um lado, o do baixo de outro, da guitarra base de outro,
    e eu sinseramente nunca gostei disso. No caso de um P.A. você vai ter
    direita e esquerda, e se quiser ainda pode colocar uns efeitos
    na guitarra stereo... Alem do mais a vóz quase nem saía, pq usavamos
    a mesma caixa para vóz e baixo O_o

    Se você tiver interesse, nós gastamos em média R$1500,00 pra
    esse projeto de caixa da selenium, que tem para cada lado do P.A.
    a seguinte configuração:

    - 2 x Woofer de 15" 250W cada (caixa de graves)

    - 2 x Mid Bass de 12" 200W cada
    - 1 x Driver e Corneta de 100W ( caixa de médio agudos )

    é claro que por esse preço nem todos os falantes são selenium,
    usei selenium para os woofers e para o driver, os mid bass
    usei da keybass mesmo, são tão baratos que se ficar
    ruim posso esperar pra comprar da selenium depois...

    Se quiser detalhes do projeto passa o msn que eu lhe informo
    como fizemos ;]

    A, antes que eu esqueça, no preço só não esta incluso o
    valor das duas potências que você vai ter que comprar
    (uma para graves, outra para agudos-médios)

    Abraços,
    Diego

    rafaelsushi
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    diegocipriani
    Cara, serve email, não? Pq eu não uso msn, mas fiquei interessadão nesse projeto teu aí. qualquer coisa, rafaelsushi@gmail.com

    Valeu, cara!

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    rafaelsushi
    olha a data... =p

    mas se quiser eu posso te ajudar, to montando equipamento de PA para shows pequenos e médios (saraus) aqui no RJ...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a P.A. de voz também tem Hand Made?