Onde diabos conecto o terra?

Autor Mensagem
cibonato
Veterano
# ago/05


Senhores, mais um tópico da série "tópicos com títulos auto-explicativos". Na verdade o que eu queria era dizer a idéia que tive, nao é nenhuma novidade e acho que todo mundo deve ter feito algo parecido.

Como usarei um cabo de energía com terra (parecido àqueles que usamos para computadores), ligarei todas as conexoes que vao para o terra neste cabo (claro, no pino que seja correspondente ao terra).

Alguma outra sugestao?

Até mais,

Miguel D.

marcelogatinho
Veterano
# ago/05
· votar


num entendi nada de nada hehehe

ChocolateGuitar
Veterano
# ago/05
· votar


cuidado com a pergunta ;P

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/05
· votar


Xiiiiii... Que pergunta estranha.

cibonato
Veterano
# ago/05
· votar


marcelogatinho ChocolateGuitar e Fritz_mkvl, explico novamente a pergunta: já viram que esses cabos de computadores tem 2 fios? Um deles é para o terra, entao o que eu pensava era ligar o terra do circuito do amplificador neste fio destinado para o terra, entenderam agora?

Um erro que cometi na mensagem anterior foi dizer "todos os terras", o que quis dizer com isso foi que todos os componentes que devem ser conectados ao terra seriam conectados à esse fio para terra.

É isso,

Miguel D.

hc_cwb19
Veterano
# ago/05
· votar


Onde diabos conecto o terra?

Nossa, tá pedindo... to me esforçando para não falar. hehe

cibonato
Veterano
# ago/05
· votar


hc_cwb19
Nossa, tá pedindo... to me esforçando para não falar. hehe

Fique a vontade...

Soulface
Veterano
# ago/05
· votar


cibonato
Tudo bem... Mas ql é a sua dúvida nisso?

cibonato
Veterano
# ago/05
· votar


Soulface, já resolvi o problema.

Há um texto na página www.aikenamps.com chamado Star Grounding e encontrei nele o que eu procurava.

Obrigado de qualquer maneira,

Miguel D.

kelson
Veterano
# ago/05
· votar


cibonato
soh ki tipo qual a diferença de se ligar tudo num ponto só? pra fazer o tao kerido star ground? na geofex tbm tem um texto sobre isso olha lá.. pra mim eh soh frescura de gringo.. sou mais fazer com ki tudo fike certinho no chassis enao akela fiarada passando encima um do outro soh pra cair num ponto só.. sei lah..

cibonato
Veterano
# ago/05 · Editado por: cibonato
· votar


kelson
soh ki tipo qual a diferença de se ligar tudo num ponto só? pra fazer o tao kerido star ground? na geofex tbm tem um texto sobre isso olha lá.. pra mim eh soh frescura de gringo.. sou mais fazer com ki tudo fike certinho no chassis enao akela fiarada passando encima um do outro soh pra cair num ponto só.. sei lah..

Parabéns Kelson, você respondeu a velha pergunta "mas para que m**** ele colocou esse tópico?".

O que eu queria era exatamente saber alguns métodos de como fazer a ligaçao do terra. Para mim seria muito mais fácil ligar tudo num ponto só, mas achei interessante conhecer alguma(s) outra(s) alternativa(s) e ver os prós e contras de cada uma delas.

Miguel D.

baruch_kata
Veterano
# ago/05
· votar


cibonato
alguma(s) outra(s) alternativa(s) e ver os prós e contras de cada uma delas.

A minha: Terra sempre em volta! Isso barra a maior parte das interferências...
Outra: Trafos sempre isolados por Terra, isso também ajuda.

cibonato
Veterano
# ago/05
· votar


baruch_kata
A minha: Terra sempre em volta! Isso barra a maior parte das interferências...

Em volta do chassí, pelo interior? Ou seja, contornando o chassí pela parte interior?

Miguel D.

baruch_kata
Veterano
# ago/05
· votar


cibonato
Quando tem chassis ele é o Terra, isso é perfeito.
Quando um chassis não é disponível, ou é insuficiente ou isolante, cercar as placas com terra, (no ponto a ponto e na ponte de terminais sem chance).

cibonato
Veterano
# ago/05
· votar


baruch_kata

Uma das dúvias que eu tinha era essa, se usar o próprio chassí como terra ou cercar a placa com terra. Provalmente irei colocar o terra no chassí porque estou usando placa ponto-a-ponto, mas aí aparece outro problema... Ficaria ou nao isolado? No chassí seriam colocados os capacitores eletrolíticos, o indutor, os transformadores e as válvulas.

Os soquetes para as válvulas (de potência ou pre-amplificaçao) possuem uma parte isolante, os capacitores também nao parecem apresentar problemas com isso, mas e os transformadores? Estao isolados de alguma maneira? Acredito que sim.

Bom, é isso.

Miguel D:

baruch_kata
Veterano
# ago/05
· votar


cibonato
Se os trafos ficarem dentro do chassi sem isolação você pode ter sérios problemas de ruídos (diversos).
Numa revista de 1969 recomendavam fazer um compartimento separado num transmissor valvuldado, acho que fica bom apesar da estética.

ChocolateGuitar
Veterano
# ago/05
· votar


cibonato
não tem maldade na sua cabeça naum eh?

baruch_kata
Veterano
# ago/05
· votar


ChocolateGuitar
Tem que tomar muito cuidado com o fio terra...
Não é nada disso que vocês estão pensando...

cibonato
Veterano
# ago/05
· votar


baruch_kata
Se os trafos ficarem dentro do chassi sem isolação você pode ter sérios problemas de ruídos (diversos).

Você fala realmente dentro do chassí? Penso fazer o básico de sempre, colocar em cima do chassí (junto com as válvulas, indutor e capacitores).

Outra ideia que tive foi isolar os transformadores antes de fixá-los, pensei (por exemplo) num suporte de borracha ou outra material isolante entre o chassí e os tranformadores.

Alguma sugestao?

Miguel D.

baruch_kata
Veterano
# ago/05
· votar


cibonato
O isolamento elétrico não barra a interferência eletro-magnética... Para isso aterramos superfícies condutoras que as captam.

Vinicius PF
Veterano
# ago/05
· votar


entao sem nome eh Miguel D.
hmmmmm
huehuehehue

cibonato
Veterano
# ago/05
· votar


Vinicius PF
entao sem nome eh Miguel D.
hmmmmm
huehuehehue


Nao entendi.

Miguel D.

cibonato
Veterano
# ago/05 · Editado por: cibonato
· votar


baruch_kata
O isolamento elétrico não barra a interferência eletro-magnética... Para isso aterramos superfícies condutoras que as captam.

Me lembro disso de algum curso de física que tive. O que está me preocupando é o perigo de dar curto-circuito, por isso pensava em isolar os transformadores. Nao quero que, por exemplo, o transformador de força esteja dando descargas no chassí.

Miguel D.

baruch_kata
Veterano
# ago/05
· votar


cibonato
O transformador pode envernizar, mas não pode deixa-lo aquecer...

ChocolateGuitar
Veterano
# ago/05
· votar


baruch_kata
affz eu sei vcs saum mto sérios ;P

cibonato
Veterano
# ago/05
· votar


ChocolateGuitar
affz eu sei vcs saum mto sérios ;P

Nao, sou pobre e nao quero gastar uma fortuna mudando peças que estragaram porque conectei um fio de maneira errada.

Melhor prevenir que remediar.

Miguel D.

baruch_kata
Veterano
# set/05
· votar


ChocolateGuitar
affz eu sei vcs saum mto sérios ;P
Nossa, eu sei que nós somos muito sérios. :(
Ninguém dá risada. Ninguém erre o português.

ChocolateGuitar
Veterano
# set/05
· votar


baruch_kata
isso... vai se soltando aos poucos... ;P

Dave Grohl
Veterano
# set/05
· votar


Onde diabos conecto o terra?

www.terra.com.br

ai bota teu login e tua senha.

LeandroP
Moderador
# set/05
· votar


tópico dúbio

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Onde diabos conecto o terra?