Qual o melhor amplificador para violão?

Autor Mensagem
Marcelo Brancato
Veterano
# ago/05
· votar


Ah, faltou dizer que pego muitíssimo leve nos agudos (cerca de 10% na pedaleira, amp. e preamp da viola), odeio médios (quase "0" nos três) e abuso um pouco dos graves (80% no amp., 80% no eq. da Boss, 80% no preamp do Roxy). A simulação de captadores acústicos da ME-33 dá uma resposta legal, inserindo brilho e definição. Quebra um bom galho, confesso. Hoje, fiz uns testes: tirei o compressor e subi o volume do equalizer e volume master. Temperei, temperei e cheguei num resultado legal p/ tocar sem palheta. Com, não agradou. Gosto de bastante compressão no violão, embora saiba que descaracterize um pouco seu som natural. Finalizando, forjei uns patchezinhos legais pra tocar. Aqui, no intimismo e paz do meu modesto quarto, soa legal. Mas é aquela história: cada lugar é um lugar... haja saco pra ficar regulando trocentos parâmetros cada vez que se muda de ambiente. Por isso que eu prefiro tocar para um publico seleto: minhas duas amadas vira-latas, a Maria Cristina (vulga Tininha) e a Sharapova (minha cã albina, e cega de um olho... porém, não SURDA!)!!!

Abs

Marcelo

Michael Vlcek
Veterano
# ago/05
· votar


Fala Marcelo!
q guru q nada, rapá! quem dera, eheh

bom, vamos lá.
Crate é uma marca legal cara, nao tem pq achar q teu amp é pobre nao, eheh
se fosse um staner ou warm, até dava pra dizer, mas crate é ok.

sobre o mic condensador de resposta plana (faixa de 20hz a 20khz): ele te daria uma resposta completa em todas as frequencias exigidas pelo violao, por isso a melhor opção seria ele. Mas acontece q os mics condensadores nao são lá muito baratos. Os mais em conta são os modelos da Behringer, vc pode encontrá-los no site da behringer. Tipo, pra mim aqueles tipo "canudinho" (q se usa pra microfonar pratos e ambiencia) são mais do q bons pra finalidade.

Vc tem apenas q atentar para o fato de q se for usá-lo APENAS para o violao, seria bom q fosse unidirecional. Os que o Agusto (q mora no Rio, assim como eu) me construiu, são omnidirecionais, q são os ideais pra finalidade q darei a eles (ambiencia de bateria, piano, violao em estudio etc).

Prefiro nao te dizer qto paguei neles, mas vc pode entrar em contato com o Augusto Pedrone, q vem sempre no fórum, e falar diretamente com ele sobre isso.

Qto à mesinha com phantom, confesso q estou por fora dos preços, mas vc pode conseguir uma fonte de alimentação para o mic barato, e bypassar a mesa ligando-o da fonte à caixa de voz.

Sobre a caixa de voz, pensei nela pq é o q mais se aproximaria de uma caixa de alta fidelidade, q são as ideais para violao, correto?
eu nao conheço bem sobre esse assunto, mas acredito q vc testando logo achará uma q reproduza o som de forma fiel.

e qto ao seu caso, q é mais tocar em casa mesmo, po, fica com o crate mesmo, cara.

esse investimento todo só vale a pena se vc pensa em fazer shows com ele, né?! aí pode ser uma boa.

sobre comprimir o violao - eu tb adoro isso. comprimo direto violoes nas minhas gravações. a diferença pra ti é q eu adoro tb o som da palhetada bem alto, a la oasis, saca?

é isso.
continue atualizando sobre as novidades!

ps: po, sharapova é sacanagem, ehhe! só pq é branquinha?!

Marcelo Brancato
Veterano
# ago/05
· votar


Fala, Michael!!!

K7, que aula!!! E o melhor da aula: por tudo que vc disse, e anda dizendo, tenho percebido que meus "ouvidos", na maioria das vezes, trafegam por caminhos legais no que tange à timbragem da viola... Não manjo nada de técnicas de gravação, baseio-me apenas nas referências que me são agradáveis (Page, Ben Harper, Duofel e alguns outros). Lógico, não chego nem perto do som que extraem dos instrumentos, até pq. tem o lance da pegada, tão importante e visceral na personalidade sonora de um músico quanto o timbre que ele escolhe e define como seu, né? Mas, como disse, são REFERÊNCIA, que me ajudam a ter paciência e tesão para fuçar nos vários e pentelhos parâmetros de cada efeito da pedaleira (ainda bem que a ME-33 possui os knobzinhos!), do ampli e do violão. De 2 em 2 dias, atenuo ou diminuo alguns níveis, mas a espinha dorsal, creio, permanecerá por muito tempo ainda. Acho que vc tá coberto de razão; o lance é preservar o Crate, que me dá uma resposta bem satisfatória pra tocar em casa. Depois, com o tempo, e quando eu enfiar na cabeça da minha filha que música é tão fundamental na vida quanto o ar que respiramos, posso inventar um pretexto para fazer um investimento deste porte (mic. condensador, mesa, caixa de voz etc). E, claro, neste meio-tempo preciso operar alguns milagres e torcer para que minha profissão, a de publicitário, surta algum efeito!!! Muito obrigado por tudo, meu camarada. E mantenhamos contato. Sempre!

abs

Marcelo

PS: os vira-latas vizinhos, pelo menos, concordam que minha cã parece a Sharapova: todos querem dar uma raquetada nela... huuummm, terrível!

Michael Vlcek
Veterano
# ago/05
· votar


fala Marcelo,

cara, meu irmão tb é publicitário. se vc for de SP, posso colocar vcs em contato, pq ele trabalha lá (sou do Rio).

sobre o teu amp, é o melhor a fazer mesmo. Vc viu q nao há motivos para mudar agora. Vc saberá qdo chegar o momento certo.
;-)

só lembrando q esse investimento aí q eu citei (mic + fonte + mesa (opcional) e caixa de voz) vai te sair próximo ao fender q vc ia comprar, no máximo, se vc comprar certo.

sobre a Sharapova, ahuahuahuahua
q beleeeeeeeeeeeeeeeeeeza!

Marcelo Brancato
Veterano
# ago/05
· votar


Grande Michael!!!

Então, trampo há 18 anos na área. Já fiz de tudo, sempre na praia de criação (redação). Passei por rádios, jornais, tv e, há 13 anos, comecei a trabalhar em agências de propaganda. Só não ganho dinheiro, mas amo o que faço, apesar de achar o lado "mercadológico" da propaganda bastante nojento. Porém, por mexer com criação, graças aos céus não tenho contato com este lado... Já rodei pacas, até em Cuiabá fui parar, por 5 anos... Mas não cheguei a trabalhar em SP... Atualmente, consigo, miraculosamente, me manter vivo trabalhando com publicidade no Sul de Minas, precisamente em Poços de Caldas... rsss... e, como ninguém é tão milagroso assim, à tarde faço meus freela's pra garantir o leitinho da minha filha e as cordinhas pro meu filho!!!

A propósito, troquei a bateria da viola, já bastante véia, e o bichão voltou a falar em alto e bom som. Aproveitei, também, para novamente trocar o encordoamento. Coloquei um D'Addario 0.11, bronze. Meu Deus, que som!!! O encordoamento é pesado, mas a maciez do Roxy é impressionante, parece que o braço é de borracha!!! Depois do pequeno ajuste no tensor, tá muito fácil tocar este violão. Corda nova é instrumento novo, né? E te juro, meu camarada, o som que consigo tirar do RG 01 com meu set-up é bom, muito bom. Tenho comparado os timbres que moldei com os de muitos caras "veiacos", que tocam na noite, e percebi que a "massa sonora" que arranco dos falantes tá muito convincente. Lógico, este violão ajuda muito, mas mesmo assim há de se ter sensibilidade e referências para se timbrar o instrumento o mais próximo possível daquilo que imaginamos. Minhas ferramentas são limitadas, mas tô feliz com o resultado.

Pô, me animei com o valor do investimento q vc citou... rsss... darei uma pesquisada. Quem sabe, rola, né? Mas, por hora, sossegarei um pouco...

Ah, estava esquecendo: apesar de trampar com propaganda, sou espartano pra quase tudo na vida. Do cão, uma tremenda vira-latas russinha, ao carro, um Laika-LADA vintage, o negócio é a simplicidade. O cão (a cã) é uma tremenda companheira. O carro nunca nos deixou na mão, e é ultra-adequado à realidade deste país (péssimas estradas... buracos... etc...)!!!

Abaixo a frescurite-agudite and...

...LONG LIVE ROCK N'ROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLL!!!

Abs

Marcelo

Michael Vlcek
Veterano
# ago/05
· votar


ehhee
fala grande marcelo!!

rapaz, esse teu Lada é praticamente um valvulado! orgulhe-se do q tens!
;-)

sobre as cordas, putz, 0.11 é dureza!! mas nao duvido q fique macio nao.
em 98, qdo voltei do canadá de um intercâmbio, eu trouxe um violao Simon & Luthier hand-made, q, sem sacanagem, tinha as cordas a meio milimetro dos trastes e nunca trastejou.

infelizmente, esse violao me foi roubado em 2001, e nao consegui recuperá-lo. choro essa perda até hj, pq o violao era realmente impressionante em termos de som e maciez.

tenho tb um takamine 82 de 12 cordas, e este já nao é tão macio, pelo contrário, acho até meio duro. tb trouxe do canadá, e tem um puta timbre.
mas eu nao me atreveria jamais a tocar 0.11 com ele!!!
eheh

sobre a publicidade, meu brother se formou tem uns dois anos, mas já tá galgando legal. Trabalha na Age, uma agencia grandinha lá de SP, ele manda benzao.
qq coisa, me dá o toque q apresento vcs, camarada!

abração e muita saúde pra tua família e a cadelinha sharapova
;-)

Mike.

Marcelo Brancato
Veterano
# ago/05
· votar


Fala, Michael!

Dá uma olhadela no site da agência que trampo atualmente. Considere, claro, que Poços de Caldas é uma cidade do interior. Pior, de Minas... rsss... Ou seja, lidamos com todo tipo de limitações. Por outro lado, tais limitações nos ajudam a encontrar algumas soluções interessantes, eu acho. Observe, sobretudo, os VT's p/ ALCOA. E, lembre-se: eu crio e redijo as paradas, não mexo com arte. Tá meio defasado o site, mas dá pra ter uma base. Pô, Age é foda, hein?! rsss... Sucesso pro brother, procê e pro's nossos rocks! PS: o comercial do "Ville De France" não é meu!!! Tem, tb, uma anúncio pr'um jornal daqui, que tenho um carinho especial. Bem como o comercial do "cachorro". Tudo muito modesto, não repare. Abs!

www.incentivopropaganda.com.br

Marcelo

brun0kdx
Veterano
# ago/05
· votar


Não entendo quase nada do assunto, mas curti muito o tópico, essa saga daria um bom livro...

Tenho um Folk Condor (captação passiva) e tambem plugo ele no meu amp de guitarra (LC15R) passando pela ME-50... Não curto muito o resultado mas ainda não tive coragem de investir nisso por priorizar a guita...

Mas de qualquer forma pretendo trocar o violão por um mais macio e com captação ativa... Se tiverem alguma sugestão na faixa de uns 800 reais... E talvez mandar embora uma zoom 505II que eu tenho encostada e pegar essa tal zoom acustic...

Abraços

Marcelo Brancato
Veterano
# ago/05
· votar


Opa, ó o medo... rsss... tem uns vt's que poderiam ficar melhores... mas, como vc deve saber, clientes "canetam" aqui, canetam acolá, na maioria das vezes roubando o nexo das peças, e aí já viu... Depois, se quiser, a gente comenta algumas coisas... rsss... Pô, 0.11 detona força demais as estruturas da viola, Michael? Acho o 0.10 meio frouxo, mas não ousaria colocar o 0.12... O 0.11, portanto, é o que mais me agrada, principalmnete pelos "gravões" densos e certeiros que dá... Agora, encanei... rsss

Valeu!

Michael Vlcek
Veterano
# ago/05
· votar


fala Marcelo,
rapaz, vou ver teu site, mas po, eu nao sou do ramo nao! meu irmão é q mexe com isso, eu sou jornalista formado (e q nao pratico mais a profissao, pois hj me dedico à carreira de produtor musical).
essas coisas técnicas eu bóio literalmente!!

sobre as cordas 0.11, nao acredito q detonem o violao nao, teoricamente ele é feito pra aguentar numa boa. eu nao uso mesmo pq acho muito duras... mas sem dúvida elas têm um peso maior.

vale lembrar tb q se teu violao tem uma caixa acustica grande, vc consegue graves do mesmo jeito com 0.10...
alias, eu nao gosto de violoes de caixa pequena/fina, pq embora possam ser microfonados, dificilmente eles tem o mesmo timbre encorpado e macio dos violoes de caixa grande...

falow, depois digo o q achei do site, ok?

abraçao
Mike

Michael Vlcek
Veterano
# ago/05
· votar


brun0kdx

ehhe
mas pensa pelo lado positivo
se vc tá ligando seu violao num amp de guitarra, pelo menos q seja num valvulado, como é o caso to teu laney

;-)

sobre marcas de violoes, eu tou por fora de preço, mas sei q os takamine, gibsons e yamahas, por exemplo, estão bem acima desse teu patamar - mas são boas opçoes sempre.
outra coisa legal é violao handmade, feito por luthiers. vc pode realmente encomendar um com todas as características q VC deseja em um violao, mas acredito q nao seja barato tb - nao tenho infos sobre preços..
dá uma pesquisada

abraço

Marcelo Brancato
Veterano
# ago/05
· votar


brun0kdx

Opa, Bruno, leia os pareceres do Michael acerca dos violões plugados. Com certeza, te darão um norte legal. Eu, como deu pra perceber, me decepcionei um pouco com amplis específicos p/ violão. Tanto que voltei atrás, e hoje consigo arrancar de meus equipamentos (Crate GX 30M p/ guitarra + BOSS ME-33) um timbre bastante interessante pra tocar meu folk. Qto. às marcas de violão, não hesitaria nem um segundo: VÁ DE ROXY GUITAR! Tem o folk dreadnought (RG 1), e o formato 000 (Erric Clapton). Construção totalmente baseada nos Martins, puta visual vintage e som equilibradíssimo. Tá na faixa dos 1200,00. Abraço!

Marcelo Brancato
Veterano
# ago/05
· votar


Meu véio, que técnica nada... Tens feeling, e isso basta! Aliás, essa briga TÉCNICA X FEELING me norteia em música. Exemplo: execro Steve Vai, adoro B.B. King!!!

Técnica, por si só, é fria e morta!!! hehehe...

Depois, debatemos o assunto.

Abs



Marcelo

brun0kdx
Veterano
# ago/05
· votar


Pois é eu li o tópico inteiro... hehe...

Como eu disse não quero investir num amp só pro violão (ainda mais depois do seu parecer...), então gostei da dica de pegar uma zoom com simulador acústico (a minha 505II tá aqui encostada mesmo, de repente eu faço essa troca...)

Assim eu continuo usando o LC e consigo uma equalização que case melhor com as frequencias da viola...

Valeu pela dica do violão...

Abraços

Michael Vlcek
Veterano
# ago/05
· votar


Marcelo Brancato

execro Steve Vai, adoro B.B. King!!! (2)

opa!!!
bela frase!!
;-)

o feeling realmente tb conta mais pra mim, como acho q deva contar pra qq pessoa q entende alguma coisa de musica.


brun0kdx
então gostei da dica de pegar uma zoom com simulador acústico

eu tenho um pedal acustic simulator da boss parado aqui em casa.
eu o tinha comprado pq queria simular o som do violao na guitarra, mas depois de uns meses acabei desistindo, pq nao é a mesma coisa.
pra violao, no entanto, ele fica bem legal.

se vc mora no rio, podia te vender barato.

abraço
Mike

Marcelo Brancato
Veterano
# ago/05
· votar


Êta, papo saudável!!!

Pra começar, acho que música se toca com o coração e não com a cabeça. As vezes, na maioria das vezs na minha opinião, "pouco é muito". E, como numa conversa, "certas coisas não precisam ser ditas". Ou seja, o "respirar", o "silêncio" e a "sutileza dos erros", pra mim são coisas que determinam a boa música. Assim como, óbvio, o bom gosto e a personalidade do músico. Resumindo: gosto de coisas orgânicas, e não frias e "punhetáveis" (vide esta leva de aborrecentes que, movido a hormônios, deixam-se encantar e levar pelos exageros sem nexo dos "Fórmulas 1" - Kiko Loureiros e Steve Vai Se Fuder da vida)... Abaixo, se eu não me esquecer de alguns, seguem os guitarristas que mais admiro:

1-JIMMI PAGE: a "malandragem" em pessoa... lida com suas limitações técnicas de maneira incrivelmente criativa e contundente. Nos violões é um bruxo, nas guitarras consegue estremecer tudo e ainda soar doce e econômico. E ainda tem a coisa do timbre (s), muito bem definida (s). Demoraria horas discursando sobre o Mestre, e ainda sim seria incompleto... Minha maior REFERÊNCIA!

2-JIMI HENDRIX: dispensa comentários... lugar comum... mas que puta lugar, né? O oposto da coisa rouca e carregada da Les Paul bêbada de Page. Hendrix e sua Strato conseguem ser lisérgicos e coerentes ao mesmo tempo (...). Gênio, na acepção da palavra. Em estúdio, nada se compara. Ao vivo, às vezes, excede. Mas ele pode, e sempre poderá! Que a Deusa Música o tenha!!!

3-BEN HARPER: o cara mudou minha vida... sentimento puro, carisma e talento facilmente detectados... passei a tocar meu folk como ele: simplesmente arranhando, sutilmente, as unhas sobre as cordas. Lógico, a marca registrada do cara é a levada no lap-steel (é isso?), mas a gama de influências, a personalidade e senso estético com que Harper concatena todas as suas referências e, sobretudo, a musicalidade plena que sai de sua alma é algo muito, muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito acima da média do que é feito hoje na música pop...

4-MICHAEL SCHENKER: o único virtuose que tolero... longe de ser careta e certinho, este alemão maluco soa setentista e "canalha", tal qual o Rock n'Roll tem que soar! Come as notas, mas é equilibrado e tem bom-senso. Longe, muito longe de lembrar as coisas insuportáveis que começaram a proliferar na década de 80...

5-ULRICH ROTH: o Hendrix Germânico... gosto demais de seus discos com o Scorpions, e os 2 primeiros na Electric Sun... Técnico porém soberbo! Meio frio, mas tem a veia bluesy muito acentuada tb, apesar de hoje estar muito eruditozinho pra minha cabeça...

6-TOMMY BOLIN: que "Blackmala" me perdoe, mas mesmo com um Purple disfigurado, acho o "Come Taste The Band" o disco mais musical e orgânico da banda. Bolin, solo, tb arrebenta. Que timbres, que elegância, que sooooooooooooooooooooom!!!

7-RORY GALLAGHER: a mais perfeita tradução de Rock Canalha. Seu som é como ele próprio: simples, direto e franco. Strato + ampli, nada mais. Meio estridente, mas um "guitarreiro" de mão cheia...

8-DAVID GILMOUR: sobrenatural... a maior prova de que virtuosismo é imbecil, imbecil e imbeciiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiil... Pouco com Gilmour é Muitíssimo!

9-SANTANA: mesmo se vc tiver com apenas 10% de sua capacidade de audição saberá, à primeira nota, que trata-se de Santana na guitarra. E isso não tem preço! Não gosto tanto assim, mas seu jeito de tocar, seu timbre e sua espiritualidade refletida nos sons são coisas fantásticas!

Daí, vem um monte de gente... Gosto de Steve Howe (é muito diferente ouvir este cara, altamente técnico, do que, por exemplo, o imbecil do guitarrista do Dream Theater, altamente pirotécnico mas pouco convincente... putz, vão querer me matar agora!!! hehehe...), de Clapton, de The Edge (palmas p/ ele... ele merece!), Cat Stevens e, principalmente, o gênio da melodia e da sutileza, o beatle Paul! Mas este, convenhamos, é quase do outro mundo, tamanha a sensibilidade que possui. Ah, claro, André Geraissati e Duofel fazem coisas absurdas também. Mas não suporto Eduardo Agni... ô carinha chato... E, sempre ressalvo, as blueseiras, com seus Steve Ray Vaughan, Robert Cray e B.B. King sempre nos farão bem. Dos brazukas, Frejat, Scandurra e, com certa ressalva, Herbert Viana, assim como Luis Carlini e alguns outros da velha guarda, salvam nossa pátria!

K7, me empolguei...

Mas é mais ou menos isso.

Abs, camaradas!!!



Marcelo

Marcelo Brancato
Veterano
# ago/05
· votar


"desfigurado", e não "disfigurado"... rsss

Vinicius PF
Veterano
# ago/05
· votar


mashall e fender...... (?)


nao sei muito bem a diferenca entre os 2

brun0kdx
Veterano
# ago/05
· votar


Michael Vlcek
eu tenho um pedal acustic simulator da boss parado aqui em casa

Eu queria até procurar esse pedal pra testar numa loja, mas vi que é um pouco caro pra mim... valeu...

Michael Vlcek
Veterano
# ago/05
· votar


Marcelo Brancato

tua lista é fera, cara.
só q tem um porém inusitado pra mim - eu nao gosto de Led! eheh
eu reconheço os caras como fodas e tal, mas a musica deles simplesmente nunca me agradou, desde pequeno.
vai entender...

agora, eu sou viciado tb no timbre e jeito de tocar do Harrison, q vc nao pôs na tua lista mas entra fácil no top 3 da minha, ao lado de Gilmour e Clapton (com Hendrix muito perto).

tem aquela frase do Gilmour q sempre digo: "toque rápido e vc conquista homens, toque devagar e vc ganha mulheres", ou algo parecido.
perfeito.

gosto tb do jeito de tocar do steve miller, tem umas tiradas de blues bem inteligentes.

sobre o lado do sentimento, é justamente isso q falta nas bandas de hj. tudo muito robótico, com metrônomos e efeitos artificiais em vocais etc etc.
eu gravo bandas em meu homestudio e frequentemente me vejo naquela situação de "agradar e fazer o q me pedem x aquilo q eu acho q devia ser feito".
é foda.
mas um dia eu chego lá, viro conceituado e nego vai me pagar pra eu fazer seu som soar do MEU jeito.
eheh

abraçao!

brun0kdx

blz!
mas qq coisa, me dá um toque q a gente conversa.

brun0kdx
Veterano
# ago/05
· votar


Michael Vlcek
tem aquela frase do Gilmour q sempre digo: "toque rápido e vc conquista homens, toque devagar e vc ganha mulheres", ou algo parecido.

...rsrsrsrs... Não tinha ouvido ainda... Meu novo lema...


Marcelo Brancato

Eu não tenho tanto pra comentar de cada um... Mas a minha lista (salvo os que fogem agora da minha memória...):

David Gilmour
Mark Knopfler
Jimmy Page
Eric Clapton
Angus Young
Steve Ray Vaughan
Richie Sambora
...

Aliás, falando no Gilmour e aproveitando que vocês entendem de violão...

No Acústico David Gilmour in Concert, ele dá bends de 1 tom e meio na corda sol quase sem fazer força... Tem um tipo de violão ou de corda que facilita os bends ??

Marcelo Brancato
Veterano
# ago/05
· votar


Bela lista, Bruno. Knopfler é pura elegância!

Putz, Michael, não gostas de Zeppelin??? Vai entender... rsss... vindo de vc, que tem uma baita feeling, é uma opinião de peso... Agora, isso é genial e absolutamente certeiro e preciso: "toque rápido e vc conquista homens, toque devagar e vc ganha mulheres"... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... puta frase perfeita!!!

Gde. abraço, vou traçar uma pizza agora... eu e a Sharapova!!!

abs

Michael Vlcek
Veterano
# set/05
· votar


po, nao fala em pizza q é covardia. aqui em casa hj teve sopa, vê se pode...

pois é, as voz do robert plant me irrita, e as musicas nunca me agradaram. eu sou mais da praia melódica, por isso meu fanatismo por Beatles e carreiras solo de John e Paul.
;-)

brun0kdx

sobre esses bends sinistros, eu nao sei, mas nao acredito q dependa de um tipo específico de violao nao.
mas q é impressionante 1 tom e meio no violao sem fazer força, é.

imagino cordas bem baixas e nao muito grossas, tipo 0.09...

se descobrir algo a respeito, posta aqui.

abraço galera

Marcelo Brancato
Veterano
# set/05
· votar


E Ben Harper, Michael, gostas? PELAMORDEDEUS, não confundir com o sonzinho babaca e pobre do chatésimo Jack Johnson... os dois são amigos, mas tem algumas pessoas que acham os "sons" são parecidos... ambos são surfistinhas, e tal... Só que, STOP!, as semelhanças param por aí. Harper é um caldeirão de BOAS INFLUÊNCIAS, já J.J. é fraquinho, fraquiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinho... Bem, o que achas do som de Ben? Bom?

Beatles é foda mesmo. E, apesar de ter paixão por Hard Rock, gosto mais da onda de Paul do que da de John. É muita melodia, né? Jonh é mais visceral. Harrison, bem lembrado, é sensacional tb!!! Não sou um profundo conhecedor e apreciador da banda, mas "Norwegian Wood", "Blackbird", "Here, There And Everywhere", "Something" e tantas outras coisas maravilhosas (exceção à fase "yê-yê-yê", que não vejo muita graça... gosto da fase pós-LSD... rsss) jamais se apagarão de nossos corações, almas e espíritos!!!

No aguardo de vossas RELEVANTES ponderações!

Ah, outra coisa: ouço muito Tori Amos. Se puder, voe p/ assistir o dvd "Welcome To Sunny Florida". Piano, baixo e batera, nada mais. A mulher hipnotiza! Virtuosa e doidaça ao mesmo tempo, enigmática, melancólica, densa... Putz, veja este show, Michael. É uma das coisas mais rock n'roll que já assisti. E sem guitarras! No timbre de voz (veja bem, eu disse NO TIMBRE), Tori mescla Steve Nicks+Joni Mitchel+Kate Bush... No som, é incomparável! O cd "Beekeeper", recém-lançado, é lindo. Melodia pura, diferente dos primeiros e complicados álbuns dela. Tem gente q acha Tori pretensiosa demais. Pode até ser, mas essa mulher me pegou de jeito!!!

Abs

Marcelo

Michael Vlcek
Veterano
# set/05
· votar


fala marcelo
valeu a dica sobre o dvd, pegarei no emule.
;-)

eu tb adoro a temática piano/baixo/batera, acho q fica muito bonito e pode ser rock sim, concordo.

sobre o ben harper, eu ACHO q sei quem é... nao sou ligado, mas creio q conheço coisas dele sim. se for quem eu tou pensando, é legal, podes crer.

e sobre beatles, eu sou suspeito pra falar, mas gosto de tudo tudo, qq fase, qq disco, qq época
eheh

agora, vem cá - de onde vc tirou "hard rock" ao falar do john ou do paul? nenhum deles nunca fez isso, ehhe

abraçao

Marcelo Brancato
Veterano
# set/05
· votar


Belê, Michael?

Sim, claro, no literal Beatles nunca fez Hard Rock... Mas "I Want You" (acho que é isso, aquela faixa "zeppeliniana" do Abbey Road) tem quase os dois pés no hard, né?... rsss... Não sugeri, portanto, que Beatles soava Hard. Apenas e tão somente quis expressar que John, na minha opinião, era mais "agressivo", mais visceral e, portanto, mais rock que Paul. Digamos que ele se encaixasse num Cream ou Jimi Hendrix Experienced da vida... rsss... Já Paul, o mago da melodia, sempre me soou muito mais "soft" do que "hard". Ou seja, juntos, e não esquecendo, óbvio, de Harrison e Ringo, Paul e John responderam pela mais COMPLETA, CRIATIVA e SOBERBA banda de rock n'roll do planeta. Resumindo: usei o termo Hard Rock para descrever o perfil mais "bad" de John, e não para rotular o som que ele fazia... Embora, repito, o achasse bem mais "rocker" do que o genial Paul!

Me fiz entender, ou só me compliquei mais?... rsss...

Abs, meu camarada!



Marcelo

Michael Vlcek
Veterano
# set/05 · Editado por: Michael Vlcek
· votar


ehehe
entendi!
mas tb acho q é complicado dizer q paul nao é tão rock qto o john...
claro q ele fez 2330233 baladas e canções melódicas e pop, mas veja q no mesmo Abbey Road ele canta Oh! Darling....
e no Let It Be, da mesma época, ele canta I´ve Got a Feeling...

concordo com vc q o John era mais **visceral** e até mesmo mais tosco, mas sei lá, eu acho q o Paul sabia ser até mais rock q o John qdo queria...
eheh

po, vc conhece o Run Devil Run e o Choba CCCP? Paul em sua melhor forma rock n roll.
já o Rock n Roll (1975) do John eu acho uma decepção. Arranjos ruins, vocais péssimos... só se salva Stand By Me.
pra mim, John parou depois de Imagine (segundo album solo) e retomou com Double Fantasy (80). o q veio nesse meio é lixo, na minha opiniao...

falow!

Marcelo Brancato
Veterano
# set/05
· votar


Fala, Michael!!!

Cara, na real não sou um expert em Beatles (e carreiras solo dos caras). Agora, concordo contigo qdo. diz que "quando queria, Paul era ainda mais rock do que John". Mas, convenhamos, Paul é gênio, um cara de sensibilidade muito acima da média. Tb não me amarro muito nas coisas solos de Lennon e, apesar de não sacar quase nada desta fase dele, o pouco que ouvi não me agradou... sonzinho e timbrezinhos fraquinhos, né? Eu tenho o Run Devil Run (Gilmour nas guitars, né?), é bem rocker! Mas, Michael, acho Flaming Pie e Driving Rain (putz, é isso mesmo?) FANTÁSTICOS! Bem Paul, bem melodiosos, bem timbrados, bem sacados... Pra mim, são os dois melhores discos solo do cara, inclusive superando os que ouvi da fase "The Wings". Tenho, também, o acústico MTV (que, como foi bem lembrado por vc, deu origem à série... e, como vc tb disse, todo MICROFONADO!), e tb é belo. Cara, eu tenho uma profunda admiração por Paul, gosto muito de suas "canções" e, do ponto de vista da "criatividade", acho até que ele supera Hendrix (até pq., teve muito mais tempo pra amadurecer... hehehe). Mas, apesar de tudo isso, não sou tão viciado como o sou em Zeppelin e Hendrix. Alto nível o nosso papo, hein?!... Paul... Zep... Hendrix... Harper... Clapton... Tori Amos... Gilmour...

Mas diz aí, rock bom é DETONAUTAS, CPM 22, SISTER OF DOWN... écaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

Penso assim: a melhor fase da música pop se deu entre 1965 e 1975!!!


Abração, meu camarada!

Marcelo

Michael Vlcek
Veterano
# set/05
· votar


cara, agora vc mandou muito bem.

Flaming Pie é top 3 da carreira do Paul fácil. Só tem clássico ali. Gosto muito de Souveniers e Beautiful Night, só pra citar duas.

o Driving Rain já nao acho tãaaaao bom, mas é um puta disco.

da fase Wings, meu predileto é o Red Rose Speedway, outro grande disco.

agora, sobre essas bandas q vc citou aí, é foda mesmo... eu conheço os caras do detonautas, eles sao gente boa pacas, fizemos shows juntos há uns anos, trocamos equipamento no palco, po galera show, mas concordo q esse genero de rock dito ***atual*** tá foda...
tudo mastigado, pasteurizado, tudo muito igual e sem coração, sem emoção.

mas tb é preciso abrirmos nossas cabeças. exemplo: o disco novo do green day, American Idiot.
nao sei se vc teve oportunidade de escutar, mas é um grande disco, cara, me surpreendi muito.
escutei esperando pelo pior, mas o q escutei foram lindas melodias, arranjos coerentes e muita criatividade - dentro do estilo do green day - claro.
convém destacar q nunca fui fã da banda e gostava apenas de meia duzia de canções deles, mas "Wake Me Up When September Ends" me arrepiou. é matadora.

dá uma escutada.
;-)

e sim, o nível aqui tá muito, muito bom!

abração
Mike

Marcelo Brancato
Veterano
# set/05
· votar


Fala, Michael!!!

É, realmente o Flaming Pie é melhor que o Driving Rain, que também acho excelente. Mas o Flaming, acho, é mais artesanal, mais Paul!

Quanto ao Gree Day, vou dar uma escutada... ai, meu Deus... rsss... mas se vc tá dizendo, o "Wake Me Up..." deve ser legal mesmo... eu nunca passei nem perto desta banda... vamos ver...

Há algum tempo, pasme, me deixei levar pelos coisas em estúdio do White Stripes. Caramba, assim, de cara, os irmãos soam Zeppelin+Beatles (guardadas as devidíssimas proporções). O que me chamou atenção, além da pegada interessante do guitarrista, foi o bom gosto e equilíbrio com que os caras lidam com suas limitações... mas, agora, o entusiasmo passou... rsss...

Bem, para vc, que gosta de Beatles e, portanto de melodias e criatividade, aí vai um breve comentário sobre a discografia de Ben Harper. Insisto, Michael, aprofunde-se (no bom sentido... hehehe) na obra deste maluco!!!

WELCOME TO THE CRUEL WORLD - 1992 - artesanal, despojado, puro lap-steel e com muito violão folk... diferente, é um disco bem despretensioso... porém, ainda não tão substancioso quanto o álbum que viria a seguir...

FIGHT FOR YOUR MIND - 1995 - ainda artesanal, mas bem mais musculoso e blueseado... Violões e percussão a mil... ótimas canções, letras inteligentes e densidade bem maior...

THE WILL TO LIVE - 1997 - e as guitarras invadem o som de Harper... porém, os violões ainda prevalecem... jazz, soul e gospel, além do funk e do rock sessento-setentista de Hendrix/Zeppelin/Beatles comprovam o caldeirão de Ben Harper... e tudo, note, feito com originalidade e honestidade...

BURN TO SHINE - 1999 - meio que a síntese dos 3 primeiros álbuns... mais dosado que o anterior, menos introspectivo que os dois iniciais... mais rock, bem menos funk... bem inspirado, belo disco...

DIAMONDS ON THE INSIDE - 2003 - a perfeição... ouça, sobretudo, "Amem Omem", "Diamonds On The Inside", "She's Only Happy In The Sun" e "Touch For Your Lust" e tire suas conclusões... muito bem produzido e gravado, soa totalmente anos 70... um dos timbres mais contundentes e belos que já ouvi... Sem dúvidas, colocaria este cd dentre os 10 melhores discos que já ouvi na vida (e olha que eu já ouvi muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito som!)...

THERE WILL BE A LIGHT - 2004 - dele com os The Blind Boys Of Allabama, grupo de senhores cegos, negros e simpatissíssimos... simples, sutil e belíssimo... totalmente gospel, o que significa dizer totalmente blues-country-rock... é um disco à parte, mas muito legal tb...

Na próxima vez, falarei sobre os dvd's... rsss...

Abs, e siga meu conselho, irmão!!!



Marcelo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o melhor amplificador para violão?