Estoura os falantes?

    Autor Mensagem
    thecreamofclapton
    Veterano
    # ago/05


    Caros amigos,
    sempre tive um receio meio que idiota de tocar com o volume de amplificadores no máximo com medo de estourar o falante. Isso procede?
    Posso tocar com o volume no máximo e mandar brasa com gás mesmo, sem risco para o falante?
    Meu ampli é um Laney LC30II com um Celestion Seventy de 12".

    thecreamofclapton
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    E ainda...
    O que determina esse risco de estourar o(s) falante(s)?

    gauchito
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    thecreamofclapton
    cara, depende...tem um amp da warm music que a galera acusa os falantes de serem sub-dimensionados(potencia do amp eh maior do que a do falante)e por isso, ele ferra rapidinho...

    qual a potencia do seu amp?????qual o modelo do seu falante?????

    vc deve procurar no site da celestion as informações sobre o seu falante...se, por exemplo, o amp tiver 50w, e o falante for para 100w, pode tocar o volume no 11 que não da nada!!!!mas cuidado, pq de repente o amp tem 50 e o falante tb tem 50...todos sabemos que falante saguentam mais do q dizem, mas ira ferrar rapidinho!!!!ateh

    Beatlemaniac
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    thecreamofclapton
    cara axo q esse seu Laney aguenta firme som no talo
    se naum me engano esse falante do LC30 suporta ate 50w, e o amp tem 30w, entaum dvee aguentar sim

    Michael Vlcek
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    se nao... BUUUUUUUUUM!
    ;-)

    bulldog
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Já disseram aqui e eu já li: Se você tiver um amp de 50 watts, por exemplo, é recomendável que seu falante (ou a soma dos falantes) seja de pelo menos 100 watts.

    Em alguns lugares eu li até que a potência dos falantes deve ser de 3 vezes mais. Mas alguém disse aqui, se não me engano o Augusto Pedrone, que 2 vezes está de bom tamanho.

    O que determina esse risco de estourar o(s) falante(s)?
    Acredito que seja essa relação de potência. Em todo caso seria legal alguém que entende melhor do assunto, como o Augosto, confirmar isso aqui nesse tópico.

    se nao... BUUUUUUUUUM!
    Caraca! É falante ou é granada? :D

    baruch_kata
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Quem aqui liga lâmpada pra 127V no 220V?
    Então, é a mesma coisa, só que quando o falante dá o valor em RMS, significa que está esperando aquela potência em forma de onda senoidal. Como o amp gera todo tipo de ondas (principalmente distorcido, ou seja, quase quadrado), ele pode sacrificar o falante, principalmente a baixas freqüências, quando a impedância do falante fica quase nula. Portanto, mesmo que tenha o dobro de potência nominal RMS do amp, se o falante for submetido a sons distorcidos de alta potência e baixa freqüência, ele estará sendo sacrificado.

    thecreamofclapton
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Ok...
    Meu amp tem 30 watss valvulado.
    O falante é de 50 watts. E aí?
    Aguenta ou não?
    Cacildo, po!!!
    Pedrone, cara!!!!!!!
    Ajuda, kct!
    HEHE

    bebm
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Olha nunca se deve usar um amp no talo... o som perde qualidade... e mesmo o falante sendo projetado para tal corre o risco dele dar problema... e a explicação do baruch ai...

    O amp deve sempre trabalhar com folga pra vc tirar o melhor timbre possível dele...

    AugustoPedrone
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Os timbres de guitarra distorcidos são bem próximos de uma onda quadrada e bem comprimida.

    Isso faz com que os falantes trabalhem em regime severo, e vale a regra mínima do dobro de potência dos falantes em relação à potência do amp para uso seguro.

    Em um amp transistorizado, tudo que queremos é que ele não distorça seu power.

    Já em um amp valvulado, tudo que queremos é tocá-lo no 11, saturando o power e tirando um timbre inigualável.

    Abraços.

    Espiridião
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    thecreamofclapton
    Cacildo, po!!!
    Ih, bixo, esse nego já não aparece aqui no fórum faz tempo.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    thecreamofclapton
    se estourar os falantes refoma o cone deles, naum muda o timbre pq vc naumvai trocar a bobina dele, falante de 12 naum estouram fácil assim se fosse de 8 daí sim, depende também do tamho do imã do falante se for pequeno o bobina queimará, se for robusto aguenta firme, normalmente aplificadores valvulados sempre faricam imã robustos e com refrigeração nos falantes para queo mesmo naum estoureo cone ou queime a bobina

    AugustoPedrone
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    thecreamofclapton
    Meu amp tem 30 watss valvulado.
    O falante é de 50 watts. E aí?


    O falante é de boa qualidade ? Se for, mete bronca que aguenta.

    Abração.

    Fender Deville
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Aproveitando o tópico.
    Num show que fiz em lugar aberto, sem microfonar o Deville, abri o volume lá pra metade. Na oitava música senti que os falantes não estavam agüentando os graves e ficavam peidando. Cortei os graves do 5 pro 2, aí parou a peidação e os graves ficaram novamente definidos.
    Esses falantes Eminence pra Fender são uma desgraça ou é característica do ampli essa gravidade?
    Será que esse tempo que ficou funcionando em "stress" já ferrou o falante?

    thecreamofclapton
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    AugustoPedrone

    Celestion Seventy 12"

    Beatlemaniac
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    thecreamofclapton
    cara eu disse q se naum me engano aguenta 50w, capaz de aguetnar a te mais da uma olhada no site da celestion
    mas soh de ser um celestion eh um ponto a favor da durabilidade dele em altos volumes

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estoura os falantes?