Como sei que uma válvula funciona?

    Autor Mensagem
    cibonato
    Veterano
    # jul/05


    Um tópico com título auto-explicativo... Suponhamos que tenho uma válvula e não sei se funciona ou não (por exemplo, me mandaram a válvula pelo correio), como eu poderia fazer para ver se ela está boa ou não? Sugestões?

    Obrigado e até mais,

    Miguel D.

    gauchito
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    tem um aparelho...desenvolvido pelos militares, com esse fim especifico...ele tem varios tipos de soquetes...o resultado eh expresso em forma de grafico, e ele indica funcionamento e o estado q ela esta(ta veia ou nova)...eh um aparelho extremamente dificil de encontrar...acredito q, c olhar bm os datasheets da valvula em questão, pode-se afirmar por onde a corrente entra e por onde ela sai...dae eh so fazer um teste de diodo e ver c a corrente passa....isso indicara se a valvula esta funcionando de certo modo, mas com relação ao estado, so com esse aparelho....

    bulldog
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    tem um aparelho...desenvolvido pelos militares
    o bom e velho (geralmente bem velho) testador de válvulas.

    bem, não sei se tem outro método "caseiro" pra testar alguma válvula.

    Fernando Bello
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    cibonato

    o primeiro paso é medir com um multímetro se os filamentos não estão rompidos. depois tem que aplicar uma tensão no filamento pra ver se acende (claro, respeitando a voltagem de fimento de cada válvula...). Se acender legal já é um bom sinal. Eu costuma ter um circuitinho simples com dois tipos de soquete pra testar válvulas de pré e de potência.

    Rolives
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Fernando Bello
    Vc q fez esse circuito se sim vc temo esquema dele

    Fernando Bello
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Rolives

    É um single-end bem simples, com um soquete de 9 pinos no pré pra testar as 12aX(T,U,Y)7 da vida e dois soquetes 9 e 8 pinos em paralelo. ai eu testeo EL84, 6V6, 6L6, EL34, etc.

    Rolives
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Fernando Bello gostaria de tirar uma duvida tenho um amp valvulado e tem duas eletro-harmonix no power só q dentro de uma delas quando o amp esat ligado fica vermelho dentro e a outra nao fica é normal ou uma das valvulas estao zuadas

    cibonato
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Fernando Bello, seria possível disponibilizar o esquema deste aparelho?

    Obrigado,

    Miguel D.

    Fernando Bello
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Rolives

    Pode ser, uma esquenta mais que a outra?

    cibonato

    http://geocities.yahoo.com.br/bandapaskim/champlouco.jpg

    AugustoPedrone
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Rolives
    quando o amp esat ligado fica vermelho dentro e a outra nao fica é normal ou uma das valvulas estao zuadas

    Provavelmente uma delas está bichada, ou tem problemas na sua polarização. Experimente trocar de posição (uma pela outra) e veja se a mesma continua ficando vermelha. Caso sim, é ela...

    Rolives
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    AugustoPedrone
    vou fazer sim valeu. Depois posto aqui o resultado

    Rolives
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    AugustoPedrone, troquei as valvulas e reparei q sempre a valvula do lado esquerdo fica mais vermelha independente se eu trocar elas de posições

    Antonio Rocha
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Estou procurando fazer um amp apartir de um chassis de radio antigo alguem pode ajudar. Como aumentar apotencia, quais os cuidados.etc.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Rolives
    AugustoPedrone, troquei as valvulas e reparei q sempre a valvula do lado esquerdo fica mais vermelha independente se eu trocar elas de posições

    Veja o resistor de bias que vai a esse soquete, veja as ligações do soquete, se está sujo ou engordurado e troque o capacitor que vai da inversora à este soquete. Abraços.

    Rolives
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    AugustoPedrone valeu.. Sera q é isso que pode estar ocasionando um som diferente em meu falante. Quando eu abro o volume master no 6 e o volume do pré no 5 o falante parece que fica rachando fica pouco mas fica... parece ser falante zuado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como sei que uma válvula funciona?