Soprano ou Mezzo? Help me!!!!

Autor Mensagem
Morgana Turunen
Veterano
# jun/05


Gente, eu estou com uma puta dúvida: meu professor diz que sou soprano lírico-ligeiro, minha professora do coral, diz que sou mezzo, e eu estou realmente confusa: minha extensão começa no Sib2 e até o momento fui até o Mi5, pq meu professor disse que eu ainda vou pegar mais agudos e até acredito pq não sinto o minímo desconforto nessa altura do campeonato (em staccatos eu vou até o Fá5 ou Sol5). Só que a minha voz soa encorpada, não tão ligeira.

Já no coral, eu não consigo soltar a voz de jeito nenhum, e não sei pq raios meus graves ficam mais aparentes, aí minha professora disse que sou mezzo.

Não sei mais o que faço da vida...

Barbara Jolie
Veterano
# jun/05
· votar


hehehe...esse eh o dilema de todo cantor....

q pena nao posso te ajudar....pois estou no mesmo dilema q vc,...hehehe.

Sabe q vc faz, esquece esse negocio de classificacao e solte a voz, eh o melhor q possa fazer. Pelo menos a mim tah ajudando mto...ehehe

bjokas!

HdP2
Veterano
# jun/05
· votar


Morgana Turunen
Eu sou castratti (fui aluno do André Mattos), tb tenho o mesmo problema que vc.

Spectrum
Veterano
# jun/05
· votar


HdP2
Eu sou castratti (fui aluno do André Mattos)
AUHYUAHEAIUHAUHAIAUEAHIUSEISAeouAHUESASHOIUeAHOUEhOESA

paulao_jazz
Veterano
# jun/05
· votar


Morgana Turunen

Pois tenho uma solução e explicação:

Todas as sopranos ligeiros que conheço, inclusive minha propria namorada, já foram contraltos em coral. Pq?

Pq é uma caracteristica da voz de soprano ligeiro. Ela tem graves (de peito) muito encorpados. Mas tb sobe pro agudo que é uma beleza, sem desconforto nenhum (com voz de cabeça).

Ou seja, teu professor tá com a razão. Minha dica é: vire soprano no seu coral o mais rápido possível.

:)

paulao_jazz
Veterano
# jun/05
· votar


HdP2
Eu sou castratti

rapaz, que dó. precisava não...

HdP2
Veterano
# jun/05
· votar


paulao_jazz
Hahahaha :D

rodrigogarcia
Veterano
# jun/05
· votar


talvez vc seja mezzo por causa do seu timbre, e nao pela sua extensão!

Por exemplo sou baritono e vou até si3 como demonstrei aqui no forum, o certo seria ir no maximo até la3. Depende de cada pessoa, pois a vozes e vozes.....

Morgana Turunen
Veterano
# jun/05
· votar


Barbara Jolie
Sabe q vc faz, esquece esse negocio de classificacao e solte a voz, eh o melhor q possa fazer. Pelo menos a mim tah ajudando mto...ehehe
O esquema é fazer isso mesmo!!!!

paulao_jazz
Pois tenho uma solução e explicação:

Todas as sopranos ligeiros que conheço, inclusive minha propria namorada, já foram contraltos em coral. Pq?

Pq é uma caracteristica da voz de soprano ligeiro. Ela tem graves (de peito) muito encorpados. Mas tb sobe pro agudo que é uma beleza, sem desconforto nenhum (com voz de cabeça).

Ou seja, teu professor tá com a razão. Minha dica é: vire soprano no seu coral o mais rápido possível.

:)

Interessante, eu não sabia disso!!!!! Quanto ao coral, eu já estou no naipe de sopranos, mas é bem capaz que ela me coloque como contralto, já que estamos em falta desse naipe!!!!

rodrigogarcia
talvez vc seja mezzo por causa do seu timbre, e nao pela sua extensão!
Ve se não é pra ficar confusa! rsrs
Para ser Mezzo mesmo, original, eu teria que pegar um Sol2, não é?
Eu até pego uns graves, mas eu não consigo cantar em uma tonalidade relativamente média / grave (para cantar Walking in the Air, que a Tarja canta em Ré menor, eu tive que subir um tom e meio e ainda assim não ficou lá essas coisas...).
Essas coisas são tão complicadas....

rodrigogarcia
Veterano
# jun/05
· votar


Morgana Turunen:



Tenho mais uma teoria! he he
Quanto tempo vc canta? tem certeza q conhece bem a sua voz?
Eu canto em coral um tempo já mas ainda nao discobri a minha (classificacao), isso leva tempo! mas tem muita contralto q é mezzo e nao sabe, com o tempo a extensao vai aumentando.

paulao_jazz
Veterano
# jun/05
· votar


Morgana Turunen
Para ser Mezzo mesmo, original, eu teria que pegar um Sol2, não é?

sim, mas com voz de cabeça (ou misturada)!!! e com bastante ressonancia.

Mas tem uma coisa: mezzo que é mezzo mesmo não passa de um lá 4. Veja Jessie Norman, por exemplo. Vc tem super agudos fáceis, pra mim é soprano mesmo.

Morgana Turunen
Veterano
# jun/05
· votar


rodrigogarcia
Tenho mais uma teoria! he he
Quanto tempo vc canta? tem certeza q conhece bem a sua voz?

Canto há um ano, assim, não vou dizer q tenho certeza que conheço bem a minha voz, mas eu particularmente acho que sou soprano, pq eu faço os agudos com muita facilidade e sem desconforto, já para cantar numa região mais média/grave eu sofro bastante. Só que eu tenho treinado tanto a região média / grave que a minha voz nessa região já não soa tão ruim quanto no começo...

paulao_jazz
sim, mas com voz de cabeça (ou misturada)!!! e com bastante ressonancia.
É mais fácil chover canivete do que eu pegar um Sol2 com voz de cabeça e bem ressonado!!!! Com a voz assim, colocada no lugar certo, usando as caixas de ressonância eu pego um Mi3 e olhe lá... Só que no coral eu pego uns graves, acho que é pq eu tenho tanta vergonha de cantar na frente de todo mundo, eu acabo cantando com uma voz mais baixa, quase na garganta, mesmo sem perceber.

Bom, eu estou trocando de professor, vou começar a ter aula com uma professora, eu tive que mudar de horário, e aí vamos ver néh... a príncipio é a professora do coral que vai me dar aula...

Morgana Turunen
Veterano
# jun/05
· votar


paulao_jazz
Mas tem uma coisa: mezzo que é mezzo mesmo não passa de um lá 4. Veja Jessie Norman, por exemplo. Vc tem super agudos fáceis, pra mim é soprano mesmo.

É, então não sou mezzo mesmo, pq eu passo do Lá4 facim, facim...

Mas quem sabe mesmo não sendo mezzo eu consiga um dia cantar Sleeping Sun no tom original, que eu acho simplesmente lindo!(independente da Tarja ser mezzo ou soprano, ela canta essa musica em um tom grave e eu não, que inveja!!! rsrsrs)

Luminor
Veterano
# jun/05
· votar


Eu tb to nesse dilema, apesar de ser um homem, chego ateh o si3, mais desço ateh mib1, meu professor disse q por enquanto eh melhor o naipe de baixo, mas quando minha voz acabar de se formar (costuma acontcer depois dos 21 a 23) eu vo ve um naipe definitivo, acho q eh legal vc trabalhar sua voz nos agudos, ter um som encorpado faz coisas leves, suaves soarem muito bem no agudo, e bem no grave tb, mais uma dica, existem jeitos de se trabalhar o timbre, mudar um pouco, mais naum muito, depende do tipo de apoio q vc usa, se eh de música erudita ou de música popular, faz muita diferença......

rodrigogarcia
Veterano
# jun/05
· votar


Morgana Turunen

grava alguma coisa pra gente dai podemos opinar melhor!

gravando a passagem dos graves e agudos ou uma musica (q fica melhor d analizar).

Morgana Turunen
Veterano
# jun/05
· votar


rodrigogarcia
eu ia gravar a aula de sábado mas não deu, vou ver se gravo a aula de hoje!

rodrigogarcia
Veterano
# jun/05
· votar


tamo esperando!

abracos

filho_do_rock
Veterano
# jun/05
· votar


Esse negócio de classificação é complicado...

Tive uma professora que era cantora lírica que ficou em duvida se eu era tenor ou baritono. Agora estou com outra professora q é cantora popular e disse q tem quase certeza de q eu sou tenor. Disse inclusive q eu deveria cantar em tons bem agudos e usar mais falsetes...

Acontece q pra mim cantar em tons agudos é o fim do mundo, nao sei se pq eu sou meio timido, ou sei la pq... o fato é q o meu timbre é muito agudo, mas as minhas notas sao de baritono, chego no G3 com muito esforço...

enfim, desisti :(

rodrigogarcia
Veterano
# jun/05 · Editado por: rodrigogarcia
· votar


vc pode ser uma mezzo aguda como eu baritono agudo com voz proxima do tenor! Na opera AIDA tem uma mezzo que atinge a nota La4# bem em voz plena!


Com o tempo e estudo a voz começa a aparecer! é esperar para ver!

Max Jota
Veterano
# set/05
· votar


Oi morgana,
estava lendo o que vc havia colocado e fiquei um pouco assustado... primeiro acho que confundiu quando disse que canta até sib2...confere?
Esse extensão seria de um tenor...pois vc canta oitavado...caso contrário vc não será nem soprano nem contralto...e sim tenor.
Vc precisa conversar com seus professores, essa iniciativa vai deixar vc mais livre para trabalhar seu repertório, pois s econtinuar a fazer os dois trabalhos com mezzo e soprano, vc terá problemas no aparelho fonador no tuturo.
Normalmente o professor de canto nos acompanha melhor para essa questão de classificação, pois para classificar uma voz não seria exclusivamente pela tessitura(extensão), mas também pelo timbre e principalmente pela passagem...converse com seus profesores eles poderâo te explicar melhor o quer dizer cada coisa que te falei.
Sucesso para vc...
E nos conte o resultado

christine_daeé
Veterano
# jul/06
· votar


paulao_jazz
Pois tenho uma solução e explicação:

Todas as sopranos ligeiros que conheço, inclusive minha propria namorada, já foram contraltos em coral. Pq?

Pq é uma caracteristica da voz de soprano ligeiro. Ela tem graves (de peito) muito encorpados. Mas tb sobe pro agudo que é uma beleza, sem desconforto nenhum (com voz de cabeça).
Me poupe, não dá pra confundir soprano ligeiro com contralto... Existem as Mezzos de coloratura que fazem papeis de opera e algum repertorio mesmo dos liricos ligeiros: zerlina, fiorigigli, semiramide, e outros. Mas o timbre é bem diferente. Se um regente pega um soprano agudissimo, de voz clara, no naipe do contralto, alguma coisa ta errada. Se vc canta o Sib 2 (nota de voz masculina) vc deve ter uma voz fora das classificaçoes. Mas se vc quis dizer Sib3, ai ja e outra história... Vá pelo seu timbre e agilidade... Se vc tem agilidade e voz escura e timbrada, capaz de ser mezzo de coloratura, ou soprano spinto, o ideal é vc procurar um professor serio, com formação academica, em uma universidade. tome cuidado, voz é coisa seria.

Ou seja, teu professor tá com a razão. Minha dica é: vire soprano no seu coral o mais rápido possível.


christine_daeé
Veterano
# jul/06 · Editado por: christine_daeé
· votar


Sopranos ligeiros com voz grave nao dá...
Me poupem, não dá pra confundir soprano ligeiro com contralto... Existem as Mezzos de coloratura que fazem papeis de opera e algum repertorio mesmo dos liricos ligeiros: zerlina, fiorigigli, semiramide, e outros. Mas o timbre é bem diferente. Se um regente pega um soprano agudissimo, de voz clara, no naipe do contralto, alguma coisa ta errada. Se vc canta o Sib 2 (nota de voz masculina) vc deve ter uma voz fora das classificaçoes. Mas se vc quis dizer Sib3, ai ja e outra história... Vá pelo seu timbre e agilidade... Se vc tem agilidade e voz escura e timbrada, capaz de ser mezzo de coloratura, ou soprano spinto, o ideal é vc procurar um professor serio, com formação academica, em uma universidade. tome cuidado, voz é coisa seria.

christine_daeé
Veterano
# jul/06
· votar


[i]Sopranos ligeiros com voz grave nao dá...
Me poupem, não dá pra confundir soprano ligeiro com contralto... Existem as Mezzos de coloratura que fazem papeis de opera e algum repertorio mesmo dos liricos ligeiros: zerlina, fiorigigli, semiramide, e outros. Mas o timbre é bem diferente. Se um regente pega um soprano agudissimo, de voz clara, no naipe do contralto, alguma coisa ta errada. Se vc canta o Sib 2 (nota de voz masculina) vc deve ter uma voz fora das classificaçoes. Mas se vc quis dizer Sib3, ai ja e outra história... Vá pelo seu timbre e agilidade... Se vc tem agilidade e voz escura e timbrada, capaz de ser mezzo de coloratura, o ideal é vc procurar um professor serio, com formação academica, em uma universidade. tome cuidado, voz é coisa seria.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/06
· votar


sib2 é nota de voz masculina...de onde tiraram isso??

Se "genericamente" mezzos vão de lá 2 a lá 4.

Dó 3 - dó central do piano (não me venham com americanismos).

Atentem para as tessituras (não extensão) mais comuns:

Soprano - dó 3 a dó 5
Mezzo-Soprano - lá 2 a lá 4
Contralto - fá 2 a fá 4

Tenor - dó 2 a dó 4
Barítono - lá 1 a lá 3
Baixo - fá 1 a fá 3

christine_daeé
Veterano
# jul/06
· votar


tem razao cantante... foi uma bruta confusao... Eu pensei em sib 1 quando vi o depoimento dela.

christine_daeé
Veterano
# jul/06
· votar


então... qualquer boa soprano canta sib2 num vocalize, mas so deve ser usado no repertorio de passagem... pra ser mezzo ela precisaria descer beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem mais.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/06
· votar


Eu confiaria no professor mesmo.

Crhistine, sib1 aí seria o bicho! Se bem que tem mulher com cada grave por aí que nossa.

Se aula de canto fosse uma coisa mais comum para as pessoas elas nao teriam essas duvidas. O problema é que é dificil achar alguem bom e quando é bom cobra uma fortuna. Sou totalmente contra isso pq elitiza demais e torna quase inacessivel.

Barbara Jolie
Veterano
# jul/06
· votar


Cantante
Sou totalmente contra isso pq elitiza demais e torna quase inacessivel.
aula de canto e música devia ser dado em escola de ensino fundamental ateh ensino médio. \o/

Uma pena mesmo ser poucos os capacitados para tal.

christine_daeé
Veterano
# jul/06
· votar


mas é assim mesmo... o professor tem que ser bom... não adianta ser qualquer um... os fonoaudiologos estão cheios de estudantes de canto... minha professora de canto é da federal da minha cidade. Estudo na Universidade. Ela não cobra... as instituicoes do governo oferecem vagas.

christine_daeé
Veterano
# jul/06
· votar


sou lascada e já fui muito mais, mas só estudei e estudo com excelentes professores.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Soprano ou Mezzo? Help me!!!!