contra tenor...isso realmente existe?

Autor Mensagem
Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# mai/05


contra tenor...isso realmente existe?eu acho q nao....escutei alguns homens q sao classificados como contra tenores....e pra mim....soh sao homens q sabem usar bem o falsete...nao tem como aquilo ser voz natural...ateh pq se vc notar essas pessoas q sao classificadas como contra tenores....eles nao falam como mulheres(pelo menos os q eu jah vi)...falam de forma normal...eu realmente acho q isso nao existe...

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# mai/05
· votar


eh soh o homem treinar cantar como umas galinhas(as contoras liricas) e pronto...jah vai ser classificado contra tenor???heheheh...mas pelo menos eh imprecionente o passagio da voz pro falsete...se a pessoa nao tiver atenta nao percebe a pequeniníssima quebra(pq as vezes tem trechos q eles fazer com as vozes reais dele....sem falsete)do falset pra voz...mas...digo novamente e nao canso de falar....pra mim essa classificação nao existe)

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# mai/05
· votar


soh sao pessoas q sabem usar muito bem o falsete

Rachel Souza
Veterano
# mai/05
· votar


Eiiiiiiiiiiii...sou cantora lirica viu?????Não me chama de galinha não...............

little_wolf
Veterano
# mai/05 · Editado por: little_wolf
· votar


Alexandre Bruno do Prado Silva
contra tenor...isso realmente existe?

Claro que existe. No coral onde eu cantava tinha um rapaz de uns 16 anos que cantava como contra tenor, já que a voz dele ainda estava em formação, mas no fim das contas com o passar dos anos ele acabou como tenor mesmo.

Em crianças existe até sopranino. Homens que cantam como soprano...

Alexandre Rodrigues do Nascimento
Veterano
# mai/05
· votar


Rachel Souza

E bota cantora nisso hein? Fiquei fã! hehehe

Eu tenho algumas dúvidas sobre os contra-tenores, num primeiro momento parece ser os homens q usam o falsete com maestria, mas já ouvi pessoas dizerem q barítonos podem ser contra-tenores. Como isso?

[]'s - Alexandre

Douglas_ems
Veterano
# mai/05
· votar


Realmente alguns contra-tenores apenas são bons no falsete (ex: Edson Cordeiro). Há, porém, outros que têm a voz aguda mesmo, seja por natureza de problemas hormonais ou não (ex: Ney Mato-Grosso).

Morgana Turunen
Veterano
# mai/05
· votar


little_wolf
Em crianças existe até sopranino. Homens que cantam como soprano...


É que na infância a voz de meninos e meninas são praticamente iguais, muitos chamam de voz branca.... e na adolescência, antes do menino ter as alterações hormonais estabilizadas a voz ainda é meio aguda...

Ouçam Pie Jesu com a Sarah Brightman e um menino que não lembro o nome agora... quem ouve pensa que é mulher cantando. Parece voz de soprano lírico só que mais fraca...

paulao_jazz
Veterano
# mai/05
· votar


Alexandre Bruno do Prado Silva

procure por DAVID DANIELS no google. depois a gente conversa.

MusiRio
Veterano
# mai/05
· votar


...eles nao falam como mulheres
eh soh o homem treinar cantar como umas galinhas(as contoras liricas) e pronto..
....pra mim essa classificação nao existe...

CARAMBA!!!!

...contratenor Dereck Lee Ragin...
.. Jordi Domènech contratenor Naceu en Manlleu (Barcelona). ...
...contratenor James Curry...
...contratenor Jan Caals...
...contratenor Beat Mattmüller...
...contratenor Andreas Schmidt...
...contratenor Markus Schikora...

emais


Andreas Scholl
Dominique Visse
David Daniels
Klaus Nomi
James Bowman
Romeu Cornelius
Michael Chance
Pascal Bertin
Brian Asawa
Daniel Taylor
Jochen Kowalski
Alfred Deller
Mark Padmore
Mark Crayton
Paul Esswood
Randal Wong
René Jacobs
Simon Baker
Aris Christofellis
Carlos Mena
Charles Brett
Charles Humphries
Chris Field
Drew Minter
Ralf Popken
Christopher Robson
Ashley Stafford
Claudio Cavina
Clint Van Der Linde
David Cordier
David Hurley
David James
David Walker
Erik Karol
Gerard Lesne
John York Skinne
Kai Wessel
Kevin Smith
Luis Calero
Richard Wyn Roberts
Robert Harre Jones
Robin Blaze
Santiago Cumplido
Steven Rickards
Timothy Penrose
William Purefoy
Yoshikazu Mera
Ivo Posti

e alguns outros que nao estao qeui.

TODOS mundialmente conhecidos como brilhantes contratenores!

paulao_jazz
Veterano
# mai/05
· votar


MusiRio

hahahahah, humilhou!!!! a mim e a ele! mto bom!!!! :)

MusiRio
Veterano
# mai/05
· votar


http://s40.yousendit.com/d.aspx?id=1Y0Q9524FIXKF2HMRUUY482KIS

um pouquinho do Derek

João Ferr
Veterano
# mai/05 · Editado por: João Ferr
· votar


Alexandre Bruno do Prado Silva
Tem uns caras que tem a voz aguda mesmo, tipo de mulher. Parece falsete (tá, às vezes até é...) justamente por isso: porque é igual a voz de mulher... Num dá pra um maluco pegar um B4 ou C5 com a voz (encorpada) igual à do Pavarotti... (Nem sei se contratenor pega essas notas...)

MusiRio
Cara, esse Andreas Scholl é o cara mais sem noção que eu já ouvi...

rodrigogarcia
Veterano
# mai/05
· votar


tinha duvidas tambem se existim ou nao ate encontar 2 deles!

é como se falassem em falsete é diferente!
tinha um colega de aula que eles chamavam de Mikey que hoje eu sei era contratenor. Pior que lembrava o Mikey mesmo!

MusiRio
Veterano
# mai/05
· votar


Joao Ferr
Como assim, sem noçao?.. conheço pouco dele, mas o que eu ouvi era bacana...

João Ferr
Veterano
# mai/05
· votar


MusiRio

Sem noção no sentido de que pega notas muito absurdas... naum sei se todos os contratenores são assim porque não ouvi muitos...

MusiRio
Veterano
# mai/05 · Editado por: MusiRio
· votar


Joao Ferr
Ah saquei...todos sao assim bizarros hehe
Ouviu o link do Dereck?

João Ferr
Veterano
# mai/05
· votar


MusiRio

Ouvi. O cara tem uma técnica desgraçada, mas prefiro o timbre do Andreas

paulao_jazz
Veterano
# mai/05
· votar


Senhores, para vossa informação, um CONTRATENOR é o grande vencedor do concurso internacional de canto Bidu Sayão.

foi uma roubalheira do caraca, mas ele em especial mereceu.

confiram no site www.spimagem.com.br

edyneto2010
Veterano
# jun/10
· votar


Existe, sim. Sou um exemplo de um contratenor natural sem falsete. Sou contraltista (contralto) e tenho uma extensão que se iguala a notas de um mezzo soprano. Fiz aulas de canto por 4 anos e sou naturalmente um Contralto alto (homem)...

Rafenix
Veterano
# jul/10 · Editado por: Rafenix
· votar


O TERMO CONTRATENOR DEVE SER APLICADO ESPECIFICAMENTE AO CANTO LÍRICO COMO UMA CLASSIFICAÇÃO VOCAL[DEVIDO AO CONTEXTO HISTORICO DA MÚSICA], MAS É UTILIZADO O FALSETE PARA EXECUÇÃO. O CONTRATENOR NÃO DEVE SER IGUALADO A VOZES FEMININAS[SOPRANO, MEZZO, CONTRALTO ETC.] APESAR DA SEMELHANÇA E DAS VOZES CHEGAREM A TESSITURA DAS VOZES FEMININAS POR ISSO TAMBÉM SURGEM TAIS COMPARAÇÕES.

NA METADE DO SÉCULO XX É QUE HOUVE GRANDE SURGIMENTO E POPULARIDADE DO CONTRATENORES ISSO DEVE-SE A ÓPERA BARROCA. TEMPOS ANTES ELES INTERPRETAVAM ÁRIAS DA MÚSICA VOCAL SACRA[MÚSICAS SACRAS DA IGREJA JUDAICO-CRISTÃ] POIS NÃO ERA PERMITIDO QUE AS MULHERES CANTASSEM EM EM CULTOS RELIGIOSOS, MAS NÃO HOUVE UMA BOA ACEITAÇÃO POIS NESTA ÉPOCA A MAIOR POPULARIDADE DENTRO DESTE CONTEXTO VOCAL E FISIOLÓGICO ERAM DOS CASTRATOS/CASTRATIS.

CASTRATOS/CASTRATIS[CANTORES MASCULINOS COM A EXTENSÃO VOCAL COMPARADA A DE VOZES FEMINAS:SOPRANOS, MEZZOS ETC. OS CASTRATOS DIFERENTES DOS CONTRATENORES NÃO USAVAM FALSETES A VOZ ERA EMITIDA NATURALMENTE APÓS OPERAÇÃO DE CORTES DOS CANAIS PROVENIENTES DOS TESTÍCULOS... MÉTODO COMUM EM TEMPOS REMOTOS DEVIDO A NECESSIDADE DE VOZES AGUDAS EM COROS DAS IGREJAS, EM 1902 O PAPA LEÃO XIII PROIBIU A APRESENTAÇÃO DE CASTRATIS NOS COROS DAS IGREJAS, POIS A MAIORIA DOS RAPAZES QUE PASSAVAM PELO PROCEDIMENTO DE CASTRAÇÃO ERAM INDEFESOS, MENORES ABANDONADOS ETC.]

APÓS ESTA PROIBIÇÃO OS CASTRATIS FORAM DESAPARECENDO E OS CONTRATENORES GANHANDO ESPAÇO, POIS DE FATO MUITAS ÁRIAS LÍRICAS FORAM COMPOSTAS PARA HOMENS COM TESSITURA DE CASTRATI E APESAR DE MUITAS MULHERES TEREM INTERPRETADO OS PAPEIS DELES APÓS PROIBIÇÃO, OS CONTRATENORES GANHARAM MAIOR POPULARIDADE E TENDO GRANDE DESTAQUE AO CONTRATENOR INGLÊS ALFRED DELLER, NÃO DESCARTANDO OUTROS GRANDES NOMES, SENDO ESTA ÉPOCA INTITULADA COMO O REDESCOBRIMENTO DOS CONTRATENORES.

ATUALMENTE EM GRANDES PALCOS OPERÍTICOS HÁ MUITA REQUISIÇÃO DOS CONTRATENORES E A PEÇAS PARA CASTRATIS SÃO GERALMENTE INTERPRETADAS POR ELES. COM ISSO AS VOZES DOS CONTRATENORES COMO INICIALMENTE FOI CITADO NÃO DEVEM SER COMPARADAS AS FEMININAS, POIS CADA CLASSIFICAÇÃO VOCAL TEM SUAS PARTICULARIDADES E CONTEXTOS HISTORICOS.

"EXISTEM MUITAS PESSOAS QUE USAM O FALSETE PARA CANTAR MÚSICAS POPULARES E PECAM AO ARRISCAR CANTAR PEÇAS LÍRICAS, POIS É NECESSÁRIO GRANDE TÉCNICA PARA A VOZ NÃO SOAR DISTORCIDA, GRITANTE E FORÇADA E TALVEZ POR ESSES CANTORES É QUE PESSOAS ACABAM FAZENDO A COMPARAÇÃO DE QUE CONTRATENORES QUEREM IMITAR SOPRANOS, MEZZOS ETC. MAS QUANDO HÁ TÉCNICA VOCAL A EXECUÇÃO É NOTAVELMENTE ADMIRADA."

VALE FRISAR QUE EXISTEM INÚMERAS CLASSIFICAÇÕES PARA A VOZ PORÉM, AS MAIS CONHECIDAS E DEFINIDAS EM CORAIS SÃO: VOZES MASCULINAS[TENOR, BAIXO, BARÍTONO] FEMININAS[SOPRANO, MEZZO SOPRANO E CONTRALTO] MAS EM ÓPERAS AS CLASSIFICAÇÕES SÃO BEM DISTINTAS DE ACORDO AO PERSONAGEM À SER INTERPRETADO, E CONTRATENOR TAMBÉM É UMA DAS CLASSIFICAÇÕES PARA VOZES MASCULINAS."

McBonalds
Veterano
# jul/10 · Editado por: McBonalds
· votar


Rafenix

Precisa gritar?

Mas quanto ao texto, algumas considerações:

CASTRATOS/CASTRATIS.

Só pra constar, Castrato é singular e Castrati é plural, no máximo dá pra aportuguesar dizendo Castratos. "Castratis" não existe.

ATUALMENTE EM GRANDES PALCOS OPERÍTICOS HÁ MUITA REQUISIÇÃO DOS CONTRATENORES


Mas isso só em ópera barroca, não? Pelo menos nunca vi contratenor cantando em ópera romântica e moderna (nessa até que é possível, já que vale tudo pra chamar a atenção).

COM ISSO AS VOZES DOS CONTRATENORES COMO INICIALMENTE FOI CITADO NÃO DEVEM SER COMPARADAS AS FEMININAS, POIS CADA CLASSIFICAÇÃO VOCAL TEM SUAS PARTICULARIDADES E CONTEXTOS HISTORICOS.

Não concordo com isso.
Acho que a única coisa que tem que se levar em conta ao se classificar uma voz é a voz em si, não importando o contexto histórico.

Rafenix
Veterano
# jul/10
· votar


McBonalds


Precisa gritar?

TUDO BEM? NÃO ENTENDI ESTA CITAÇÃO POIS AQUI FORAM EXPOSTAS APENAS PALAVRAS[ESCRITAS DIGITADAS].

CASTRATOS/CASTRATIS.

Só pra constar, Castrato é singular e Castrati é plural, no máximo dá pra aportuguesar dizendo Castratos. "Castratis" não existe.


PESSO DESCULPAS AOS LEITORES POR DOIS ERROS QUE COMETI AO DIGITAR CASTRATOS/CASTRATIS, DE FATO CASTRATO ESTÁ NO SINGULAR E CASTRATI NO PLURAL, EM PORTUGUÊS O TERMO USADO É CASTRADO SINGULAR OU CASTRADOS PLURAL[CONFORME DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA LUFT E AURÉLIO] OU SEJA, NEM "CASTRATOS" NEM "CASTRATIS"

ATUALMENTE EM GRANDES PALCOS OPERÍTICOS HÁ MUITA REQUISIÇÃO DOS CONTRATENORES

MAIS UMA FALHA AQUI MINHA NESTA FRASE POR NÃO TER CITADO EM QUAIS PEÇAS DE ÓPERAS HÁ GRANDES REQUISIÇÕES PARA CONTRATENORES

Mas isso só em ópera barroca, não? Pelo menos nunca vi contratenor cantando em ópera romântica e moderna

"NO ÍNICIO DO SÉCULO XX OS CONTRATENORES GANHAM MAIOR POPULARIDADE INTERPRETANDO PEÇAS "RENASCENTISTAS E BARROCAS" ESCRITAS NA MAIORIA DAS VEZES PARA CASTRATI. E NÃO SÓ APENAS EM ÓPERAS BARROCAS.

COM ISSO AS VOZES DOS CONTRATENORES COMO INICIALMENTE FOI CITADO NÃO DEVEM SER COMPARADAS AS FEMININAS, POIS CADA CLASSIFICAÇÃO VOCAL TEM SUAS PARTICULARIDADES E CONTEXTOS HISTORICOS.

Não concordo com isso.
Acho que a única coisa que tem que se levar em conta ao se classificar uma voz é a voz em si, não importando o contexto histórico.


NESTA FRASE QUE CITEI NÃO ESCREVI "PARA A CLASSIFICAÇÃO VOCAL" [ESTUDO DO TIMBRE, A FLEXIBILIDADE, A EXTENSÃO ETC. À SER APLICADO NA CLASSIFICAÇÃO DA VOZ DE UMA PESSOA]
MAS USEI "CADA CLASSIFICAÇÃO VOCAL[SOPRANO, TENOR, CONTRALTO ETC]."
"TEM SUAS PARTICULARIDADES E CONTEXTOS HISTORICOS". PARTICULARIDADE[NO SENTIDO DE ESPECIALIDADES E CARACTERÍSTICAS] E CONTEXTOS HISTORICOS[NO SENTIDO DE SURGIMENTO, ORIGEM]

Não concordo com isso.
Acho que a única coisa que tem que se levar em conta ao se classificar uma voz é a voz em si, não importando o contexto histórico.


SE EU UTILIZASSE O TERMO PARA CLASSIFICAÇÃO VOCAL, EU TAMBÉM CONCORDARIA COM SUA FRASE.
RATIFICANDO CADA CLASSIFICAÇÃO VOCAL TEM SUAS PARTICULARIDADES E CONTEXTOS HISTORICOS.

McBonalds
Veterano
# jul/10
· votar


Rafenix
Precisa gritar?

TUDO BEM? NÃO ENTENDI ESTA CITAÇÃO POIS AQUI FORAM EXPOSTAS APENAS PALAVRAS[ESCRITAS DIGITADAS].


É porque quando você digita em caixa alta na internet, significa que está gritando. A menos que você seja a Xuxa, aí sim hehehe

EM PORTUGUÊS O TERMO USADO É CASTRADO SINGULAR OU CASTRADOS PLURAL[CONFORME DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA LUFT E AURÉLIO]

Se for usado em um contexto específicamente musical, é possível dizer "Castratos" sim, mas, além de ficar medonho, é uma adaptação da palavra à língua portuguesa, você só vai encontrar em dicionários específicos.

NO ÍNICIO DO SÉCULO XX OS CONTRATENORES GANHAM MAIOR POPULARIDADE INTERPRETANDO PEÇAS "RENASCENTISTAS E BARROCAS" ESCRITAS NA MAIORIA DAS VEZES PARA CASTRATI. E NÃO SÓ APENAS EM ÓPERAS BARROCAS.

Sim, eu me referi às peças mais recentes, tipo clássica, romântica e modernas. Ainda se usa contratenores para essas?

NESTA FRASE QUE CITEI NÃO ESCREVI "PARA A CLASSIFICAÇÃO VOCAL" [ESTUDO DO TIMBRE, A FLEXIBILIDADE, A EXTENSÃO ETC. À SER APLICADO NA CLASSIFICAÇÃO DA VOZ DE UMA PESSOA]
MAS USEI "CADA CLASSIFICAÇÃO VOCAL[SOPRANO, TENOR, CONTRALTO ETC]."
"TEM SUAS PARTICULARIDADES E CONTEXTOS HISTORICOS". PARTICULARIDADE[NO SENTIDO DE ESPECIALIDADES E CARACTERÍSTICAS] E CONTEXTOS HISTORICOS[NO SENTIDO DE SURGIMENTO, ORIGEM]


É que você não especificou em seu texto o porque de uma voz de um contratenor que canta em uma extensão de soprano, por exemplo, não poder ser classificado como tal. Existe alguma diferença em termos de som?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/10
· votar


Rafenix

2.4. Não use LETRAS MAIÚSCULAS em toda sua resposta.

Por favor. Dê uma lida nas regras.
http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

Abraços.

Rafenix
Veterano
# jul/10 · Editado por: Rafenix
· votar


Se for usado em um contexto específicamente musical, é possível dizer "Castratos" sim, mas, além de ficar medonho, é uma adaptação da palavra à língua portuguesa, você só vai encontrar em dicionários específicos.

Por favor preciso de uma referência específica para música na língua portuguesa que pode-se usar o termo "Castratos".

Sim, eu me referi às peças mais recentes, tipo clássica, romântica e modernas. Ainda se usa contratenores para essas?

Atualmente quando assistimos espetáculos operísticos as peças apresentadas são cronologicamente de genêros lítero-musicais que correspondem ou na maioria das vezes não correspondem ao período que vivemos, podemos assistir uma peça do período Clássico, Barroco, Romantismo etc. Mas não corresponde a nossa era.

Os Contratenores tem destaque em apresentações Barrocas e Renascentistas pela construção de inúmeras peças que podem ser para esta classificação vocal. Podemos ainda ver muitos Contratenores contracenando basta irmos à peças com tais gêneros específicos. Com relação a interpretação deles em óperas modernas, clássicas etc. "somente se houvesse uma ária específica para tal interpretação". Os pápeis destinados aos cantores são distintos conforme o gênero lítero-musical.

É que você não especificou em seu texto o porque de uma voz de um contratenor que canta em uma extensão de soprano, por exemplo, não poder ser classificado como tal. Existe alguma diferença em termos de som?

Apesar da tessitura vocal de um contratenor corresponder a tessitura de vozes femininas, a classificação vocal dele não é de uma voz feminina. Uma mulher não é classificada como tenor ligeiro, um homem não é classificado como uma mezzo soprano e um homem com tessitura de vozes femininas não recebem a mesma classificação vocal destinadas ao gênero feminino. Há subdivisões distintas para cada voz de acordo ao aspecto.
Se o termo contratenor é uma derivação da sub-classificação das vozes masculinas mesmo possuindo extensão de vozes femininas ele não pode ter a mesma classificação que as tais. Seria o mesmo que uma mulher de voz grave fosse classificada como tenor ou barítono. "Existe alguma diferença em termos de som?" - Não é pela semelhança da voz que destina-se a sua classificação mas por bases anatômicas, morfológicas e acústicas.
No entanto, o contratenor[homem] não é soprano[mulher], e nem uma soprano[mulher] é um contratenor[homem].


Christhian
2.4. Não use LETRAS MAIÚSCULAS em toda sua resposta.

Por favor. Dê uma lida nas regras.


Desculpas e obrigado.
Abraços

McBonalds
Veterano
# jul/10
· votar


Rafenix
Por favor preciso de uma referência específica para música na língua portuguesa que pode-se usar o termo "Castratos".

Não tenho nenhum comigo aqui agora, mas você encontra esse termo em vários livros de história da música ou mesmo de teoria musical.

Os Contratenores tem destaque em apresentações Barrocas e Renascentistas pela construção de inúmeras peças que podem ser para esta classificação vocal. Podemos ainda ver muitos Contratenores contracenando basta irmos à peças com tais gêneros específicos.

Sim, disso eu já sei. Eu só queria saber se existem peças mais recentes em que se use esse tipo de cantor.

Uma mulher não é classificada como tenor ligeiro

Não é porque, além da diferença na tessitura, a diferença de cor entre as vozes é grande. Mesmo os mais leves dos tenores e as mais pesadas das contraltos não atingem as mesmas notas com a mesma "qualidade" no som.

Agora, imaginemos um contratenor que cante (em falsete) no registro de uma soprano, com um timbre igual ao de uma soprano. Por que ele não poderia ser classificado como uma soprano? Só pelo fato de ser homem? Ou há alguma diferença no som que o identifique como sendo um homem cantando em falsete?

Seria o mesmo que uma mulher de voz grave fosse classificada como tenor ou barítono

Isso existe? Existe mulher com extensão de barítono?

Desculpe por tantas perguntas, é que esse assunto é muito complicado pra minha cabeça O.o

Rafenix
Veterano
# jul/10 · Editado por: Rafenix
· votar


McBonalds

Eu só queria saber se existem peças mais recentes em que se use esse tipo de cantor.


Peças mais recentes para contratenores é díficil de encontrar mas deve existir compostas por músicos modernos, porém tanto os compositores quanto as árias são pouco divulgadas. Em grandes ou pequenos concertos geralmente as óperas apresentadas são as tradicionais e conhecidas de grande compositores e de diversos gêneros lítero-musicais anteriores aos nossos. Mas alguns contratenores modernos exploram um repertório bem extenso em montagens operísticas podemos vê-los fazendo Cherubino (Bodas de Fígaro, Mozart); Príncipe Orlofsky (Die Fledermaus, Strauss); Oberon (Midsummer Night's Dream, Britten), entre outras
Quanto as árias especificas permanecem Barroco e Renascentista.

Agora, imaginemos um contratenor que cante (em falsete) no registro de uma soprano, com um timbre igual ao de uma soprano. Por que ele não poderia ser classificado como uma soprano? Só pelo fato de ser homem?

Um contratenor por livre espontânea vontade pode cantar uma ária de uma soprano se sua voz tiver tal tessitura, mas ele não será uma soprano. Entenda bem, o termo contratenor é usado apenas para homens, assim como mezzo soprano para mulheres. Ele pode ter uma tessitura correspondente à do contralto, mezzo-soprano ou até mesmo à do soprano mas o termo contratenor é específico para homens. Existem sim outras sub-classificações para vozes masculinas que não é o caso aqui do tópico, porém "Soprano/Contralto/Mezzo soprano" é desginado para mulher. É como você disse, "pelo fato de ser homem" é designado este termo[Contratenor] quando o tal possui a classifição vocal com tal tessitura.

Ou há alguma diferença no som que o identifique como sendo um homem cantando em falsete?

Se uma pessoa não for conhecedora ou boa conhecedora da música erudita e não possuir uma boa percepção audível, ao ouvir um contratenor que domine as técnicas vocais ela poderá sim pensar que é uma mulher cantando, sem fazer a distinção "no som"[voz], se é de homem ou de mulher. Mas caso a pessoa tenha um ouvido aguçado poderá distinguir a voz se é masculina ou feminina. Apenas ouvindo a voz "o som"[uma música no rádio, cd etc.] há como distinguir pela boa percepção audível. Mas pessoalmente não há como errar, não é? basta olhar os aspectos físicos da pessoa interpretando rsrsrs

Isso existe? Existe mulher com extensão de barítono?

Assim, eu fiz uma mera comparação entre chamar uma mulher de barítono ou homem de mezzo soprano[não existe].
Antes de responder gostaria de ressaltar o que é extensão vocal e tessitura vocal pois muitos confudem um termo com o outro.
Extensão Vocal abrange a totalidade dos sons que a voz pode realizar.
Tessitura Vocal é o conjunto de notas que o cantor pode emitir facilmente.
A extensão vocal em uma maneira mais simples de falar, é a identidade vocal que cada indivíduo possui e varia de acordo com: A forma e o volume das cavidades de ressonância[é variável à cada pessoa]
O timbre que é uma qualidade do som que permite diferenciar uma pessoa da outra, de reconhecê-la etc.
E também a espessura das cordas vocais e o comprimento delas.
Sendo assim, uma mulher poderá poderá cantar uma ária para barítono, na tessitura de um barítono. Mas nunca cantará fora da sua extensão. Ela não será um barítono por maior semelhança que haja em sua voz, pois o termo barítono é designado para homens.
Um exemplo pessoal, na época em que eu estudava o canto lírico, nós também estudávamos coral. Uma amiga minha que é contralto dramático, muitas vezes cantava na tessitura de barítonos... mas ela não tornou-se barítono[homem] pois sua extensão vocal é de contralto[mulher].

Não tem nada que pedir desculpas, afinal o fórum foi criado para este fim, em alguns momentos eu também vou encher o saco fazendo perguntas rsrsr. Espero que tenha ajudado.

McBonalds
Veterano
# jul/10
· votar


Rafenix
Um exemplo pessoal, na época em que eu estudava o canto lírico, nós também estudávamos coral. Uma amiga minha que é contralto dramático, muitas vezes cantava na tessitura de barítonos... mas ela não tornou-se barítono[homem] pois sua extensão vocal é de contralto[mulher].

Entendi, mas ela alcançava os mesmos graves que os barítonos?
Ou ainda, se ela tivesse a mesma tessitura (e extensão) de um barítono ou um tenor, ela não poderia ser classificada assim?

Rafenix
Veterano
# jul/10
· votar


McBonalds

mas ela alcançava os mesmos graves que os barítonos?
Ou ainda, se ela tivesse a mesma tessitura (e extensão) de um barítono ou um tenor, ela não poderia ser classificada assim?


A classificação da voz dela é contralto dramático, e ela muitas vezes pegava as partituras dos barítonos[em momentos de descontração] e cantava na mesma tessitura que eles. Por ela possuir uma voz forte e notável diferenciava-se de outras contraltos, mas obviamente qualquer pessoa que passasse pela sala de côro saberia que era uma mulher cantando.

Com relação a classificiação da voz como já citado ela não poderia ser classificada de barítono ou tenor pois essas classificações são para vozes masculinas. Entenda bem, não existe mulher tenor ou barítono... não existe. Você pode encontrar porventura uma mulher com voz gravíssima que qualquer pessoa poderia dizer que a voz é idêntica a de homem, mas se tratando de música canto, ela não será tenor, barítono ou baixo. Você pode fazer mil comparações, mas não existe mulher com classificações vocais de homens musicalmente falando... compreenda, não existe.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a contra tenor...isso realmente existe?