Termos Técnicos

    Autor Mensagem
    Leandro Rigon
    Veterano
    # fev/05


    Olá, abro esse tópico com um objetivo:
    Tentarmos colocarmos aqui a descrição técnica de diversas técnicas utilizadas na técnica volca, indiferente se clássica ou popular
    (faço canto erdudito, então certas terminologias que vcs utilizam qui eu fico "boiando")

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Aqui ó

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/35152/

    Jah temos um tópico assim.

    Leandro Rigon
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Ornamentos

    Notas "extras" acrescentadas na música principal com fins decorativos, muito utilizados principalmente na música barroca.

    Apogiatura: Uma nota (lenta ou rápida), superior ou inferior a nota principal, que procede a nota principal com intervalo pequeno, de uma segunda maior. Argh, deixa eu tentar melhorar isso: Antes de vc cantar a nota principal, vc sobe ou desce um tom e logo vai para a nota principal, de forma bem rápida ou mais lenta.

    Mordente: Vc já está cantando uma nota, e sobe um desce um tom e retorna a nota original, podendo fazer isso mais lento ou mais rápido, uma, duas ou mais vezes.

    Grupeto: Antes de Vc cantar a nota principal, vc sobe um tom, conta o tom original e desce um tom (razoavelmente rápido), depois volta para o tom original. Essa "escalinha" pode ser ascendente ou descendente.

    Trinado: sucessão de duas notas com diferença de um tom. Vc tem uma nota principal e uma secundária. Vc inicial cantando a nota secundária que fica um tom acima da principal, retorna a principal, e fica oscilando entre as duas até o término do tempo da nota.

    Vibrato: oscilação do ar produzida pelo diafragma.

    Perdão pelos erros de ortografia desta e de outras mensagens (como a acima, acabei não passando o verificar ortografia). Desculpem tb se não consegui ser muito claro, mas é mais fácil cantar isso do que explicar.

    Alguém pode me explicar o que é Whistle?

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Alguém pode me explicar o que é Whistle?
    Registro sobreagúdo de apito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Termos Técnicos