Minha experiencia com voz de cabeça e falsete

Autor Mensagem
marcos_alexandre_cba
Veterano
# dez/04


Pessoal,

eu resolvi escrever um pouco sobre a minha experiência com voz de cabeça e falsete. Não sou professor por isso aqueles que são e que vejam algo errado, me corrijam.

Primeiramente, vamos esclarecer algo: Eles são diferentes sim :)

Voce as vezes se confunde por que:

1- Geralmente as pessoas explicam q voz de cabeça é onde o som ressoa no corpo, ou seja, o som gerado toma forma no crânio (ou é essa a impressão gerada pelas vibrações do ato). E esta definição esta correta sim, porém não é tão simples.

2- Falsete, que tem por definição voz esganiçada, imitar voz de mulher, fazer tons muito agudos modificando a voz, acontece quando você modifica a posição das pregas vocais, relaxando-as, para emitir notas mais agudas sem causar esforço (tensão ou vibração excessiva) das pregas. O timbre muda bastante (geralmente) da sua voz falada.

3- Muitos dizem que não, outros dizem que sim, o fato é que EU acredito que se considerarmos somente a parte da definição de voz de cabeça que diz sobre onde ressoa o som no corpo (cranio), o falsette é uma voz de cabeça.

Porém, como disse acima, a definição nao é tão simples. A voz de cabeça, principalmente para quem começou a cantar sem ter instrução profissional antes provavelmente tem dificuldades de utiliza-la.
Ela é uma extensão perfeita da voz de peito, ou seja, quando passamos a utiliza-la nao ouvimos nenhuma falha na mudança de uma para outra, nem mudanças drásticas no timbre.
Isso porque a voz de cabeça é aplicada com as pregas vocais tensionadas, praticamente idêntica à posição usada na voz de peito. Se não há mudanças drásticas no posicionamento das pregas, não há falhas na afinação e na mudança ok?