Minha experiencia com voz de cabeça e falsete

Autor Mensagem
marcos_alexandre_cba
Veterano
# dez/04


Pessoal,

eu resolvi escrever um pouco sobre a minha experiência com voz de cabeça e falsete. Não sou professor por isso aqueles que são e que vejam algo errado, me corrijam.

Primeiramente, vamos esclarecer algo: Eles são diferentes sim :)

Voce as vezes se confunde por que:

1- Geralmente as pessoas explicam q voz de cabeça é onde o som ressoa no corpo, ou seja, o som gerado toma forma no crânio (ou é essa a impressão gerada pelas vibrações do ato). E esta definição esta correta sim, porém não é tão simples.

2- Falsete, que tem por definição voz esganiçada, imitar voz de mulher, fazer tons muito agudos modificando a voz, acontece quando você modifica a posição das pregas vocais, relaxando-as, para emitir notas mais agudas sem causar esforço (tensão ou vibração excessiva) das pregas. O timbre muda bastante (geralmente) da sua voz falada.

3- Muitos dizem que não, outros dizem que sim, o fato é que EU acredito que se considerarmos somente a parte da definição de voz de cabeça que diz sobre onde ressoa o som no corpo (cranio), o falsette é uma voz de cabeça.

Porém, como disse acima, a definição nao é tão simples. A voz de cabeça, principalmente para quem começou a cantar sem ter instrução profissional antes provavelmente tem dificuldades de utiliza-la.
Ela é uma extensão perfeita da voz de peito, ou seja, quando passamos a utiliza-la nao ouvimos nenhuma falha na mudança de uma para outra, nem mudanças drásticas no timbre.
Isso porque a voz de cabeça é aplicada com as pregas vocais tensionadas, praticamente idêntica à posição usada na voz de peito. Se não há mudanças drásticas no posicionamento das pregas, não há falhas na afinação e na mudança ok?
Eu utilizei o principio do estreitamento de fonemas de um material que peguei aki no forum, por sinal muito bom, para aprender a utilizar a voz de cabeça. Neste material o autor (que eu não sei qual é) diz que utilizar fonemas estreitados (transformar o fonema aberto á em ã ou â) facilita a descoberta da voz de cabeça por que força a prega vocal a se manter ajustada corretamente. Não sei explicar o porque (talvez um fonoaudiologo saiba) mas o fato é que funciona.

No vocalize ná ná ná ná ná escalonado, por exemplo, a tendência é de se chapar a voz (ficar preso na voz de peito, era o que acontecia comigo pelo menos). Modifique o fonema para nã nã nã nã e isso facilitará a entrar na voz de cabeça. (mais detalhes sobre este princípio procure no forum o material Sobre voz de cabeça, falsete e vibrato.zip)

Eu quando auto didata consegui explorar ao maximo minha voz de peito, conseguindo alcançar um Si3 (bom para um barítono). Porém, ficava preso a voz de peito, e quando precisava de uma nota acima disso quebrava em falsete (a voz mudava bruscamente, ou falhava, ou desafinava feio). É a tal ponte 2 que depois vou falar. (veja bem, ponte2 é o nome que eu dei para caracterizar esta situação)
Depois de um tempo praticando os fonemas citados anteriormente, descobri que para acessar minha voz de cabeça eu teria que mudar de registro bem antes do si3, lá no fá3 *ponte 1* (a nota deve variar de acordo com cada individuo). Comecei acertando 1 em cada trocentas tentativas, por aprender errado eu modificava a posição das pregas e caia no falsete.
Depois de um certo tempo treinando consegui acessar a voz de cabeça (de inicio ela é bem mais fraca q a de peito, porém mantem as caracteristicas de peso e timbre), as vezes um pouco rouca e indomável (heeheh eu apanho até hoje para afinar as notas).
Com as pregas vocais tensionadas eu consigo atingir quase todas as notas que faço com falsete, uns 2 tons a menos talvez, porém ela fica mais "homogênea", mais parecida com minha voz falada.

Só para esclarecer: existem definições diferentes de ponte1, 2, até materiais sobre 3 pontes, porém essas foram as que eu localizei e classifiquei.

Espero que tenha ajudado à algumas pessoas que tem essa duvida assim como eu tive por muito tempo. Um abraço a todos...

Gippe
Veterano
# dez/04
· votar


marcos_alexandre_cba
Opa, mais uma ótima explicaçaum sobre voz de cabeça.
Pensando cá com meus botões, passagem pra falsete eu acho q há sim, mas num sei se eh uma das passagens q vc sitou (1, 2, e 3).
Comigo há tres passagens naturais, sem falsete. A primeira eh dos graves pro médio, onde a voz tah quase toda dentro do peito e esse registro eh mais natural quando vc acorda, seria uma espécie de subgrave, algo q prefiro naum praticar muito jah q sou novo demais pra tal. Muitos pensam q os agudos saum os q mais estragam a voz, mas na verdade os subgraves (naum eh fry ainda) saum muito mais destrutíveis que muitos registros. Depois tem o médio, q eh minha regiaum da fala normal, comum a todos, entaum a primeira passagem vai do subgrave pro médio, e aqui a voz mista seria o grave, a primeira passagem. Depois tem os medios agudos, quando vc entra em voz mista(segunda passagem), e ela q vc tem q trabalhar mais pra fazer um passagio perfeito, pq ela eh o passagio propriamente dito. A voz mista eh a verdadeira vilã dos cantores, eh nela q tudo funciona, eh nela q tudo desaba. A voz mista eh a voz de peito mais aguda - mas sem tensaum, lembren-se, tensaum nunk - ergue-se o palato pro peito começar a soar mais na cabeça, entaum a voz fica com um pé na cabeça e outro no peito, mas isso naum eh o mais complicado, o q complica eh q a voz mista eh diferente pra subir e pra descer, isso eh o q mais confunde.
Metaforicamente falando, vamos imaginar q a sua voz eh um personagem q anda de cima pra baixo, de baixo pra cima. Quando vc sobe do peito pra cabeça, a voz mista fica virada de frente pra cabeça, por assim dizer, ela eh mais peito q cabeça nessa hora, ela eh 60% peito, 40% cabeça. Quando vc desce da cabeça pro peito, a situaçaum seu inverte, como se o carinha (voz) desse meia volta e caminhasse da cabeça pro peito, dessa vez ficando de frente pro peito, esticando um pouco mais a voz de cabeça pra alcançar o peito (no tension), daih a voz mista pode ser compreendida estatíticamente como 60% cabeça, 40% peito. Eh obvio q ao cantar vc num vai ficar pensando nisso, se bem q minha professora jurava de pé junto q se vc imaginasse essas situações metaforicas ao cantar, isso te ajudaria, pois te desprenderia do fator fisico que executa sua voz (laringe, pregas, palato, etc) e te faria imaginar - viajar na batata -, o q indiretamente relaxariam toda a maquinária do canto, parecia maluquice, mas funcionava comigo, e funciona ainda.
Daih tem a terceira passagem, q eh a entrada pra oitava das sopranos com a voz de contra tenor (a partir do Do4)... foooooooooda, as mulheres jah tem muita dificuldade nessa passagem, quanto mais nós homens q temos q tensionar muito as pregas pra executar notas q elas fazem naturalmente pois jah possuem as pregas mais unidas e finas por natureza. Nem todos os homens tem um bom registro de contra, aqui o som eh hiper agudo e eh dificilimo de trabalhar, mas ainda naum estou falando d falsete, se vc entrar nesse registro, eu num sei como se faria pra entrar em falsete - como eu ainda naum estou certo se ha passagem pro falsetto, eu deixo essa discuçaum de lado -. Essa terceira passagem cantores como andré matos fazem direto, por isso jah se disseram um dia q saum contra tenores (se bem q as afirmações sobre o q o proprio andre jah falou sobre sua voz saum tantas q eu fico meio desnorteado. Pra floor aqui do forum ele disse que era tenor lirico. Pro Lione ele disse q era contra - ateh aqui blz, tudo bem, ateh um baritono pode ser contra -. Num sei quem por aqui disse q ele afirmou ser um barítono pra maria gabriela numa entrevista. E prum camarada meu ele pessoalmente afirmou num workshop ser um tenorino... aih eu num compreendo mais esse cara), mas blz, o q sei eh q ele entra na oitava das sopranos com uma impostaçaum de voz tipica dos melodicos, com uma vozinha agudissima, um registro super foda de um homem trabalhar ainda mais prum cantor de metal q canta com a voz no talo... bem, pra isso deve-se estudar, neh? Por isso que tanto estudamos.
Bem, eh isso q eu sei pra ajudar... escrevi um livro agora, hauahauhauah

Barbara Jolie
Veterano
# dez/04
· votar


Tenho um video do Stryper, com o vocalista Michael Sweet dando um desses famosos gritinhos no final.
Q creio seria um exemplo para isso que o Gippe colocou, abaixo:

mas blz, o q sei eh q ele entra na oitava das sopranos com uma impostaçaum de voz tipica dos melodicos, com uma vozinha agudissima, um registro super foda de um homem trabalhar ainda mais prum cantor de metal q canta com a voz no talo...


Aqui o vídeo, para quem quiser baixar.
http://www.pagina1.com.br/gospelkerr/stryper_soldiers_under_command.zi p

floor jansen
Veterano
# dez/04
· votar


Gippe
eu afirmo mesmo q ele disse com todas as letras naquela boquinha: sou tenor lírico.....

floor jansen
Veterano
# dez/04
· votar


Barbara Jolie
to baixando....

Gippe
Veterano
# dez/04
· votar


ahhh... eu quero v, mas num tem som aqui no trampo... :(

Barbara Jolie
Veterano
# dez/04
· votar


Gippe
floor jansen
Eu ainda penso q o melhor exemplo pra voz de cabeca, falsete e sobreagudo na voz masculina eh o Michael Sweet, esse cara é fera, jah ouvi altas coisas dele de impressionar, deixar qqer andré matos no chão....ahuahauh zuando....os dois são impressionantes, sem falar do Kiske, outro q manda uns agudos power.

Gippe
Veterano
# dez/04
· votar


Barbara Jolie
o sweet apavora mesmo, como pode, neh? Jah ouviu in good we trust??? e "num sei o q devil", eh bem massa, puxa, o cara eh muito exagerado.

floor jansen
Veterano
# dez/04
· votar


Gippe
Barbara Jolie
ainda to baixando....mas meu Dedé apavora, tá?? Já escutaram Painkillercom ele?

Gippe
Veterano
# dez/04
· votar


floor jansen
claro, eh a unica versaum q eu escuto, odeio a versaum do judas

Barbara Jolie
Veterano
# dez/04
· votar


Gippe
o cara eh muito exagerado.
hauhau exatamente. ele eh exagerado...ahauhauah


floor jansen
mas meu Dedé apavora, tá??
td bem, td bem, nao vou discutir com uma fã incondicional como vc, ahjuahauha :P

Já escutaram Painkillercom ele?
com ele nao. onde q tem?

floor jansen
Veterano
# dez/04
· votar


Barbara Jolie
no EP Freedom Call...é tão fofo.....

Barbara Jolie
Veterano
# dez/04
· votar


floor jansen
EP Freedom Call
nao abriu aqui por causa da palavra "free" tah blokeado, se tiver essa, manda pro meu email tb, pode ser? =]
Valeu!

Barbara Jolie
Veterano
# dez/04
· votar


floor jansen
EP Freedom Call
nao abriu aqui por causa da palavra "free" tah blokeado, se tiver essa, manda pro meu email tb, pode ser? =]
Valeu!

floor jansen
Veterano
# dez/04
· votar


Barbara Jolieessa eu não tenho aqui agora, mas t mando sim....

Luc
Veterano
# dez/04 · Editado por: Luc
· votar


marcos_alexandre_cba

Concordo com você que, do ponto de vista osteo-anatômico, o falsete seja uma voz de cabeça, devendo ser, entretanto, ao mesmo tempo, considerada como uma voz dentro de um registro diferente (ou será que "registro" não é a palavra certa ? Corrige aí, Gippe, por favor), a partir do momento em que há uma modificação significativa no posicionamento das cordas vocais, na passagem da voz de cabeça para o falsete. Modificação, esta, que você descreveu bem:

a voz de cabeça é aplicada com as pregas vocais tensionadas

Falsete (...) acontece quando você modifica a posição das pregas vocais, relaxando-as, para emitir notas mais agudas sem causar esforço

Acredito, portanto, que para diferenciar uma e outra, a pessoa deva experimentar o uso de ambas. Anatomicamente falando, há sensações "palpáveis" que fazem com que a pessoa possa diferenciá-las. Isso, porém, talvez só fique bem claro quando aplica-se uma passagem da voz de cabeça para falsete entre uma nota x e outra com um diferença de altura considerável. Pois, de outra forma, por ter sua ressonância no mesmo local, ressonância essa ideal para notas mais agudas, notas com uma distância pouco significativa pode (e, muitas vezes, vai) confundir as pessoas, como você pode ver pelos vários tópicos postados no fórum.

Por exemplo: escute essa passagem que o Thom Yorke faz em "Fake Plastic Trees" e depois escute o Paul McCartney cantando o refrão de “Let it be”.

http://www.arcointernet.com/public/Default.asp?acao=a

(O arquivo se chama “Voz de Cabeça para falsete”. Para salvar, use o “Salvar Destino Como...”, como o botão direito do mouse).

Usando do princípio do estreitamento de fonema, Thom Yorke passa do Mi3 para o Lá3. Perceba o princípio do estreitamento de fonema na palavra “always” (português: óuêis). O trecho diz: “But gravity always wins”. A passagem ocorre no começo da palavra “always”, e foneticamente, para facilitar a passagem, ele muda de “óuêis”, para “âueis”, estreitando, ou fechando, o fonema aberto “ó” para um mais fechado “â”. A mudança fica clara. Mas, quando as notas não são separadas com distância suficiente para o cantor perceber em si, a “sensação” pode confundir, mesmo, por serem notas altas e próximas, como no caso de Let it Be, em que, no segundo “let it be” do refrão, Paul McCartney passa de Sól3 (it) para Lá3 (be), sem sair do mesmo registro.

É lógico que isso depende MUITO da tessitura e extensão vocal de cada um, como você diz, em:

para acessar minha voz de cabeça eu teria que mudar de registro bem antes do si3, lá no fá3 *ponte 1* (a nota deve variar de acordo com cada individuo)

É lógico, também, que é possível fazer o “let it be” em falsete; mas meu ponto é que, para uma pessoa que está com dificuldades em diferenciar sua própria voz de cabeça do seu próprio falsete, o “experimentar” a passagem com notas mais distanciadas auxiliaria, porque a sensação provocada por um registro e por outro seria muito mais notada. É a minha opinião a respeito de uma maneira de diferenciar a voz de cabeça do falsete. Quem discordar, e puder corrigir, eu agradeço.

Barbara Jolie
Veterano
# dez/04
· votar


Luc
No exemplo do Paul McCartney, na música Let it be, ele permanece em voz de peito, não há mudança de registro ali.
O q acontece é que ele muda a nota, para mais agúdo, mas não há mudança de registro. =]

marcos_alexandre_cba
Veterano
# dez/04 · Editado por: marcos_alexandre_cba
· votar


Gippe
É isso aí, q beleza de definição, realmente existe a primeira ponte do grave pro médio!

Luc
Valeu pela contribuição, vou ouvir hoje a tarde, a definição ta mto legal!

Galera, acho q este tópico vai esclarecer bastante dúvidas a respeito, tomara que acabem os eternos tópicos referentes ao assunto com as mesmas perguntas heheh :P Valeu pela colaboração de todos

Ah, eu esqueci de falar como que eu passo na ponte2 pra voz de cabeça... mais ou menos entre f3 e f#3 eu levanto um pouco o palato, diminuo a pressão do ar levemente, estreito o fonema que ficará bem na passagem de registro, tudo isso bem apoiado (base de tudo para o sucesso da passagem perfeita). E quando na música não há passagens com notas de tons próximos (exemplo d3 para g3) eu, no começo, atacava a nota de baixo para cima (começava o fonema com um tom mais baixo e ia subindo até chegar no tom original, bem rápido) só para fazer com que minhas pregas vocais mantivessem afinadas, pq se eu atacasse diretamente a nota eu provavelmente cairia em falsete, é uma dica...

AsTrOdYuM
Veterano
# dez/04
· votar


marcos_alexandre_cba

Dae cara, c eh de ctba tambem? posta seu msn ae. flw

Luc
Veterano
# dez/04 · Editado por: Luc
· votar


Barbara Jolie

Será ??? Eu tenho essa impressão de que ele dá uma "aliviada" na voz.
Tem como c me ajudar e explicar o uso dessa nota mais aguda na voz de peito dele ? É belting, isso ?

Porque eu fiquei confuso agora. Nesse tópico aqui

http://forum.cifraclub.com.br/?action=vthread&topic=64207&forum= 1&page=-1

eu e o Yacz perguntamos


gostaria de saber qual seria o próximo passo, depois de conseguir atingir notas mais altas cantando da maneira "correta", com diafragma e caixas de ressonância, para atingir estas notas mais altas com mais conforto e naturalidade

ao que o Gippe respondeu

Voz de cabeça eh a soluçaum, caso contrario vcs estaum tentando ser belters

No caso de Let it be ocorre belting, ou a tessitura e extensão vocal do Paul Mccartney permite que a nota mais aguda seja alcançada de maneira natural e confortável ?

Por outro lado, conforme o Gippe falou neste tópico aqui, mesmo:

Depois tem os medios agudos, quando vc entra em voz mista(segunda passagem), e ela q vc tem q trabalhar mais pra fazer um passagio perfeito, pq ela eh o passagio propriamente dito. A voz mista eh a verdadeira vilã dos cantores, eh nela q tudo funciona, eh nela q tudo desaba. A voz mista eh a voz de peito mais aguda - mas sem tensaum, lembren-se, tensaum nunk - ergue-se o palato pro peito começar a soar mais na cabeça, entaum a voz fica com um pé na cabeça e outro no peito, mas isso naum eh o mais complicado, o q complica eh q a voz mista eh diferente pra subir e pra descer, isso eh o q mais confunde.


Seria o caso de uma voz mista, então ?

De qualquer maneira, está editado e corrigido lá, e a dica continua valendo, blz ? :)

Gippe, Barbara Jolie, Floor Jansen, todos que puderem

Ajuda aí, por favor ?

Marcio Matos
Veterano
# dez/04
· votar


Até hoje , depois de 6 meses usando essa voz , tenho a certeza de que é voz de cabeça , muito obrigado a vcs

Barbara Jolie
Veterano
# dez/04
· votar


Luc
Paul McCartney passa de Sól3 (it) para Lá3 (be), sem sair do mesmo registro.

Bom, não tenho certeza da nota que ele alcança, preciso conferir com um teclado e aqui não possuo.

Mas a extensão de voz de peito dele, permite que o mesmo consiga alcançar tal nota em voz de peito, creio que não seja ainda belting, para ser belting as notas são ainda mais agúdas, passando pela oitava 4 em diante.

Dou uma dica para o pessoal aqui:

Quem tiver exemplos, como o Luc está fazendo dos registros vocais:
Subgrave
Voz de peito
Voz mista
Voz de cabeça [lirico ou popular entrando contratenor, etc]
Falsete
Sobreagúdo [ registro de flauta, apito, etc]

Disponibiliza na nossa Central de Downloads, para que possamos conferir e ver se realmente é isso, e depois colocarmos aqui ou em outro tópico para exemplificarmos as definições. Ok?

Conto com a ajuda de todos.

floor jansen
Veterano
# dez/04
· votar


Luc
Vc colocou bem , a tessitura do Paul permite notas mais agudas, sem necessariamente estar fazendo o belting - expressão essa erradíssima aplicada aos homens - pois este termo é tipicamente feminino.
Vale lembrar que nem toda voz de peito é belting, ok?
Belting significa gritar, então é uma técnica perigosa se aplicada errada, ou seja os agudos em voz de peito são poderosíssmos, pois tem a potência de um grito. Para os homens o correto rock-star (a Broadway q inventou esse termo, para digamos o belting masculino).


A voz mista NÃO É A VOZ DE PEITO MAIS AGUDA, isto está errado, voz mista, blended, etc..como o nome diz é a mistura da voz de peito com a voz de cabeça, que qqer um pode ter e desenvolver, claro q d acordo com o seu timbre próprio e tessitura, por ser uma voz muito consistente, a maioria das vezes passa desapercebida, e se confunde com voz plena mais aguda.

A voz permite suavidade nos agudos, q a voz plena não oferece, digamos assim....

Gippe
Veterano
# dez/04
· votar


Luc
VElho, o q a floor falou eh corretíssimo, homem num eh belter, naum homens normais (um ney mato grosso da vida ateh poderia ser um, jah q a estrutura vocal dele eh fisiológicamente feminina). Os homens na brodway saum chamados de rock stars, mas a galera chama de belting soh pra facilitar.
MAs o "let it be" pode ser em voz de peito ou naum, quem te responderia com firmesa seria o proprio Poul, pq no canto, a passagem tem q ser perfeita, e se ele executou passagem ou naum, talvez nem ele mesmo tenha notado, entende? Eu faria passagem com certeza, creio q o cara tbm tenha feito, mas sei lah, cada um eh cada um!

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/04
· votar


marcos_alexandre_cba
se você tem a primeira ponte no fá3 então você não é baritono amigo..e sim tenor...é impossível o baritono ter o começo do registro de voz de cabeça nessa nota...pois então a voz dele iria brilhar muito nas notas de tenor G3 e A3 B3, você é tenor ou há algum erro...
eu sou tenor e tenho no meu registro um D2 até um Fa3 expremido, e sou tenor indiscutívelmente...nesse Fa3 que é a pior nota para tenor, a nota mais díficil e estreita...aonde marca o inicio de voz de cabeça....
Eu não vou além...ainda....por idade mesmo....

Gippe
Veterano
# dez/04
· votar


FáBiO LiOnE
Eu tbm notei isso, num falei nada pq sei lah, vai v q foi um fessor q disse isso pra ele, num ia desmentir um profissa neh?

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/04
· votar


Gippe
Oras eu desminto pow...tem coisa de errado ai cara...a própria Eiko Send afirma que a passagem de voz de cabeça de tenor é o fá3....e olha que ela é manatonista de ópera....e professora de canto...sabe o que falo...
Baritono não tem fá3 em voz de peito...muito trampo

Gippe
Veterano
# dez/04
· votar


FáBiO LiOnE
manatonista de ópera
Q ser isso?

Baritono não tem fá3 em voz de peito...
Foi ah q meu fessor chegou pra mim e disse, eiiii... vc eh tenor, hauahuahauhauahuha... e olha q eu tinha feito o si3 em peito, no berro, dava uma de rockstar saca, haauhauhauahuaauh... mo mongo

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/04
· votar


Gippe
fica feio...ahuahuahuahauhauhau tem que jogar pra cabeça...machuca as pvs...ir tão alto sem jogar na cabeça....tem que continuar na voz plena..mas ressonar lá em cima....voz de peito pura...só pra graves

Gippe
Veterano
# dez/04 · Editado por: Gippe
· votar


FáBiO LiOnE
fica feio...ahuahuahuahauhauhau tem que jogar pra cabeça...machuca as pvs...
E eu q sei, pootz, ficava com as pregas latejando, hauhauauaauh... mó mongo mesmo... elmbra da Amazing Grace q eu gravei... aquilo lah era tudo peito... cara, eu escuto aquilo e quase bato a cabeça na parede

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Minha experiencia com voz de cabeça e falsete