Tensão Muscular no pescoço.

    Autor Mensagem
    Luc
    Veterano
    # nov/04


    Olá. Meus problemas são dois:

    1 - Quando canto, com o apoio feito corretamente, buscando utilizar as caixas de ressonânica, mesmo após ter feito relaxamento da área do pescoço, sinto uma tensão forte nos músculos laterais do pescoço, que parecem se contrair quando faço vocalize. Essa tensão pode ser decorrência do que ? De um apoio mal-feito; do uso errado das caixas de ressonância; etc. ? Posso afirmar que não é questão de falta de relaxamento, porque faço 10 minutos, 3 x vezes por dia, de alongamento para esses músculos do pescoço.

    2 - Estou com um pouco de dificuldade na hora de direcionar o ar para as caixas de ressonância: sinto o ar passar pela garganta de uma maneira quase áspera, principalmente quando estou segurando uma nota. Porém, sinto que as caixas de ressonância estão sendo usadas. É possível que somente uma quantidade de ar esteja sendo mandada para as caixas de ressonância, enquanto o resto do ar está sendo usado para "cantar pela garganta" ? Tem como isso acontecer ? Se tiver, como corrigir, por favor ?

    Tenho, também uma dúvida: Ouvi falar de um negócio chamado "esforço mínimo", ou algo assim, que permite que uma pessoa cante usando a quantidade quase exata de ar pra determinada nota, de acordo com a projeção que se deseja. Alguém já ouviu falar dessa técnica ?

    Valeu

    Barbara Jolie
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Luc
    1. Resposta: De um apoio mal-feito e tensão realmente na hora de cantar.

    2. Não sei responder, pois acho que tem coisa errada ae. Mas quem poderá te ajudar era o nosso amigo RONNIE, que ele entende tudo do aparelho fonador, mas como ele nao está mais por aqui, esperamos q outro entendido, venha te ajudar. =]

    negócio chamado "esforço mínimoAlguém já ouviu falar dessa técnica ?
    Não. Aposto q vc viu na lista da preparacao vocal neh? lá aparece mtossss termos e técnicas, q acabam quase tudo sendo a mesma coisa, na minha opinião.

    Gippe
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Luc
    1°- Essa tensaum eh foda, minha fessora sofria disso, ela começou desde pequena a cantar desse jeito, ela minimizou esse problema ao máximo, mas o cérebro dela jah estava condicionado a cantar desse jeito. Se num me engano esses musculos se chamam pilares (me corrijam se falei merda), saum bastante úteis para se afastarem ao maximo, dando maior espaço pra laringe trabalhar no canto. Tensioná-lo eh ateh comum - eu num tenho esse problema, ainda bem - mas vc com certeza num eh o único. O jeito de curar isso soh vc encontra, cante muito diante do espelho, se analise, tente se corrigir... num vejo outra solução.

    2°- tensao + presão causa isso na certa, possívelmente está relacionado com seu probleminha anterior ;)

    3°- Isso é técnica de bel canto q priorisa o esforço minimo, ganho máximo, como eh q se acha q aqueles tenores lazarentos conseguem atingir aquela nota fdp soh com uma leve abertura do maxilar??? Q inveja deles

    Barbara Jolie
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Gippe
    como eh q se acha q aqueles tenores lazarentos conseguem atingir aquela nota fdp soh com uma leve abertura do maxilar??? Q inveja deles
    aff...eh isso? Então eu faço, mas minha fessora diz q tah errado q tem q abrir mais a boca e tals...

    Isso?

    Gippe
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Barbara Jolie
    Sei lah, geralmente a mulherada escancara a boca, num sei pq elas podem e nós naum. Acho q tem a v com a voz de cabeça. Em tons muito agudos na voz de cabeça eu tbm escancaro a boca, o agudo sai mais brilhante (fico com voz de criança, hauhauahauhauha), mas os eruditos mais radicais recriminam voz de cabeça, neh? NM

    Luc
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Gippe

    minha fessora sofria disso (...) ela minimizou esse problema ao máximo (...) cante muito diante do espelho, se analise
    Vc tem mais ou menos idéia do que sua professora fez pra corrigir esse problema ? Porque quando canto olhando para o espelho, mesmo nas notas mais agudas e com mais volume, as veias do pescoço não aparecem, e os músculos (os pilares a que você se referiu) não demonstram a pressão que sinto com essas notas. Então não sei o que tentar perceber no pescoço pra tentar corrigir. Você tem alguma idéia ?


    tensao + presão causa isso na certa
    Quando você diz pressão, você está se referindo a controlar melhor a força com que o ar está sendo usado ? Se for isso, seria o caso de treinar mais apoio ? Li num site (coloquei a tradução na Central de Dowloads do Fórum de Canto, se quiser dar uma olhada) que quanto mais força uma nota demandar, menos ar deve ser usado, quanto menos força (como em notas cantadas em um volume mais baixo), mais ar será necessário. Você concorda com isso ? Treinar esse princípio aliado com o treinamento do apoio ajuda a resolver o problema da pressão mal-colocada, ou não tem nada a ver ?

    Qualquer sugestão séria e de quem puder e quiser responder é bem-vinda.

    Barbara Jolie

    Aposto q vc viu na lista da preparacao vocal neh?

    Na verdade minha irmã fez teatro, e o professor de voz dela comentou isso, e ela falou pra mim.

    Aproveitando o espaço:

    A A.P.B.J.C.C.P., também conhecida como "Associação em Prol de que a srta. Barbara Jolie Cante Caipira Pora" vem através desta solicitar à srta. Barbara Jolie que tenha em mente que a referida música, intitulada Romaria, acredita, ela mesma, que terá na voz de V. Sa. o upgrade necessário para voltar às rádios mundiais de todo o mundo inteiro no Planeta Terra da Via Láctea. Nós da A.P.B.J.C.C.P. concordamos com a opinião da Romaria, bem como a apoiamos.

    Presidente, chefe, tutti di tutti capo, administrador, Don Corleone, tesoureiro-chefe, responsável-chefe do setor de grampos para grampeador e único membro,

    Luc

    JaBuRu
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    eu tbm sofro disso.. eh uma *****

    Barbara Jolie
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Luc
    aiii q bunitinhu....=]
    Ae...quero me associar a esta APBJCCP...hahaha..
    Romaria? Legal...vc toca a base pra eu gravar? eheheh =]]]

    Gippe
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Luc
    Minha fessora naum corrigiu totalmente, fez fono e tudo, mas ela diz q ateh hoje sofre um pouco com isso.
    Quanto ao controle do ar, poots... vamos ver a lógica disso: O princípio do canto eh q qnt mais aguda a nota mais relaxada a garganta, apesas as pregas se tensionam, maior relaxamento laríngeo e talz, essa seria a forma correta. A pressaum naum ajuda em nada, apenas esganiça o som. Mas a pressaum naum é necessariamente a maior qntidade de ar sendo utilizada, e sim uma maior tensaum e bloqueio da passagem de ar em sí, que exige uma força de presaum maior que empurre o ar para passar pelas pregas e fazê-las vibrar, essa seria a pressaum. A pressaum soh eh utilizada pra esticar um registro por mais uns tons do que ele está qualificado a fazer (tipo o q fazem os belters, eles vaum fechando as pregas mantendo a mesma vazaum de ar, sempre controlada, porem uma imensa força abdominal e diafragática forçam as pregas a vibrarem sem cortar o registro de peito, por isso temos a impressaum q o pescoço dos belters vai estourar, os pilares se afastam tanto q parece que uma bomba detonará dentro da garganta da mulher, tem ateh uma tiragem sobre isso no filme Sherek 1). Entaum talvez sua resposta esteja no fato de que a pressaum seja inversamente proporcional a vazaum de ar, quanto mais volume, mais tensionadas estaum as pregas, consequentemente mais difícil a passagem de ar. Poderiamos comparar com uma bexiga cheia de ar. Se vc soltar a boca da bexiga, o ar sai e o som que se produz eh mais grave. Qnt mas vc vai esticando a boca da bexiga, mais agudo e estridente vai ficando o som, em consequencia o ar que vaza bem menos, enquanto a pressaum dentro da bexiga eh vizivelmente maior, acho q isso explica.

    Luc
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Gippe

    a pressaum seja inversamente proporcional a vazaum de ar, quanto mais volume, mais tensionadas estaum as pregas, consequentemente mais difícil a passagem de ar.

    Ficou bem clara essa questão da pressão não estar, necessariamente, relacionada com a quantidade de ar, mas sim, mais próxima da questão do controle da tensão.

    O que não ficou claro, porém, é a questão do pescoço. Você disse que sua professora ainda não corrigiu totalmente isso. Mas isso não a impede de cantar, às vezes, não é ? Pergunto isso porque quero saber até onde isso prejudica o canto. Outra coisa seria o que olhar no espelho; que alterações no pescoço, além de veias mais expostas e músculos pilares contarindo-se deve-se procurar como sinal de tensão ? Aproveitando a pergunta, a que deve-se prestar atenção na fisiologia do pescoço, quando canta-se diante do espelho, a fim de prestar atenção nos erros que podem estar sendo cometidos ?


    Barbara Jolie

    Posso tocar, sim. Vou precisar de um tempo para gravar o arranjo, e assim que estiver pronto, te aviso.

    Srta. Barbara Jolie,
    Vimos através desta informar-lhe do seguinte fato

    Você não pode se associar à A.P.B.J.C.C.P., porque é uma Associação criada PARA você. Em outras palavras, a Associação tem como objetivo transformar sua voz em referência nacional-mundial-intergaláctica-e-da-cidade-de-Vila Lângaro, RS, Brasil-quando-as-ondas-de-rádio-chegarem-lá.
    Tendo V.Sa. a posição de musa inspiradora, sua Associação não pode ser efetuada, visto que V.Sa. já é parte principal e indispensável para a existência da A.P.B.J.C.C.P.; portanto sua associação seria redundante. Entretanto você pode contar conosco para qualquer coisa, inclusive um patrocínio mensal no valor simbólico de R$ ALGUNS TROCADOS, bem como proteção contra otorrinos incompetentes, e marcas de microfones mal-intencionadas.

    Desde já agradecemos,

    Presidente, Xamã, Donald Trump, Bill Gates, Editor-Sênior, Editor-Júnior, Editor-Estagiário, fornecedor oficial de folhas de sulfite e único membro,

    Luc


    Barbara Jolie
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Luc
    hehehe...q criativo q vc eh...=]

    mas...vc qer q eu vire caipira eh isso? ahuahauhau
    deixar de ser metalera?

    hum.,..terei um esforço pra cantar Romaria, jah q foge totalmente de meu estilo...ahauahuahauha...=PPP

    E essa Associação tem q crescer neh, ve se tu consegue mais membros, ae eu posso ateh gravar todas do Renato Teixeira, Zeca Balero, Arnaldo Antunes, Emilio Santiago, Elba Ramalho...ahauhauaha :PPPPP

    Gippe
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Luc
    Mas isso não a impede de cantar, às vezes, não é ?
    Naum, isso naum a impede, porém a prejudica, qualquer tensão desnecessária acaba prejudicando a curto, médio ou longo prazo.
    Quanto ao espelho, veias saltando do pescoço jamais, isso eh um mega erro de canto. O pescoço jamais deve ficar vermelho, com veias saltando ou algo que indique uma pressaum excessiva nele, isso eh sinal de mau uso da voz. O espelho serve pra vc corrigir certos erros, alguns tiques, manias, postura, trabalhar presença, corrigir eventuais falhas de tensaum e tudo isso. Meu primeiro professor sempre dizia pra gente treinar em frente ao espelho sem camiseta, pra ver direito os musculos abdominais, o trabalho do diafragma, o volume toráxico (caso a respiraçaum estiver errada), a garganta, o queixo (que jamais deve ser erguido, ele sempre tem q estar a pouco menos de noventa graus q o pescoço), em fim, se policiar, se conhecer, isso eh muito imortante.

    Luc
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Gippe

    Naum, isso naum a impede, porém a prejudica

    Bom, se não impede mas predugica, o jeito é tentar amenizar a tensão. Valeu pelas respostas detalhadas e cuidadosas; elas são sempre bem-vindas.

    Barbara Jolie

    mas...vc qer q eu vire caipira eh isso? ahuahauhau
    deixar de ser metalera?


    Não, a intenção é escutar "Romaria" na voz de Barbara Jolie.

    hum.,..terei um esforço pra cantar Romaria, jah q foge totalmente de meu estilo...ahauahuahauha...=PPP

    Ah, Barbarita, não exagera...

    E essa Associação tem q crescer neh, ve se tu consegue mais membros, ae eu posso ateh gravar todas do Renato Teixeira, Zeca Balero, Arnaldo Antunes, Emilio Santiago, Elba Ramalho...ahauhauaha

    Tem que crescer. E você esqueceu do Kiko Zambianchi. Lembra da versão de "Hey Jude" em português, que ele fez ? Se não se lembra, não fique assim, Barbara. Sabe, a vida ainda é bela. Se lembre de tudo o que aconteceu e amanhã será um novo dia.

    Romaria? Legal...vc toca a base pra eu gravar? eheheh

    Vc estava falando sério quando disse pra eu tocar a base pra você cantar, né ? Porque acabei de gastar todas as minhas economias, hipotecar minha coleção de pingüins de geladeira, além de penhorar as alianças de casamento de ouro dos meus bisavós e substituí-las por anéis de doce que apitam quando você assopra (ninguém percebeu ainda, mas é questão de tempo !!!!!!) pra comprar os direitos autorais de "Romaria", e se você não estava falando sério, você acaba de me deixar na miséria. Se você estiver falando sério, por favor passe seu e-mail pra luc_bernardt@hotmail.com, pra que você possa me dizer em que tom você prefere e eu possa mandar a versão quando ela estiver pronta, na semana que vem ? Ou, se você tiver outra sugestão pra que eu possa mandar o arranjo , é só dizer. Ou, se você estava brincando, eu aceito cheque.

    :PPPPP

    :PPPPP pra você também.

    Luc

    Barbara Jolie
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Luc
    oie...eheheh
    nao, nao estava brincando nao, apesar de nunca ter cantado essa musica, acho q soh o refrao dela...alguma vez debaixo do chuveiro...ahauuhua =PPP

    se teu email for msn, vou te adicionar aqui, e conversamos por lah, ou amanha no paltalk, mas soh entrarei mais tarde, e se entrar...blz???

    Abraços!
    Jolie =]

    Leandro Oliveira
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    quanta informaçao nesse topico
    que bom............
    eu sofria algo parecido, mas era so apoio ruim e falta de aquecimento...... quando eu ia dar uma nota aguda, como eu nao tinha aquecido direito meu esforço triplicava e ai meus musculos................
    que irresponsavel.........
    mas criei vergonha
    rsrsrs
    Luc
    cuidado para nao esta cantando fora da sua tessitura
    da isso tambem
    valeu

    hermanomatias
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Alguem saberia me responder que nome se dá à caixa onde é presa a pele nos instrumentos de percussão tipo batera, pandeiros etc?

    DaviDLisboA
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Estou revivendo o tópico .. já que o tópico que eu criei foi fechado
    obs: vou deixar o link do tópico que eu criei .. para entenderem a minha dúvida .. ok


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/230902/

    Gippe

    eu cantar na frente do espelho !!??
    a única coisa que vai acontecer é
    a) vou continuar vendo minhas veias saltarem

    pq quase tudo que canto .. acontece isso

    vc disse que sua professora só conseguiu amenizar o problema
    entaum pessoas com esse problema nunca vão pdoer cantar bem
    (bem .. no sentido .. de ..ter um otimo desempenho )
    pq a tessitura de vozes assim .. são extremamente pequenas
    e extensão nem têm ... pelo menos eu .. porque na minha tessitura as veias já saltam .. rs

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/10
    · votar


    DaviDLisboA

    Acho que você não está entendendo como funciona o fórum...

    Você está fazendo umas pergunta pra uma pessoa que postou nesse tópico em 2004. A possibilidade de resposta é mínima e qualquer pessoa de bom senso perceberia isso.

    Vou voltar a dizer: Suas perguntas JÁ FORAM RESPONDIDAS EM VÁRIOS OUTROS TÓPICOS. Leia, sem preguiça, e vai encontrar as suas respostas. Não precisa ficar perguntando para os outros sobre o 'seu problema' pois nesse caso, a origem é sempre a mesma: Tensão onde não deve.

    Pare de bagunçar o fórum.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tensão Muscular no pescoço.