E OS CANTORES BRASILEIROS?

    Autor Mensagem
    Carlos Gomes
    Veterano
    # out/04


    Olá gente! li alguns fóruns e percebi que tem muitos cantores aqui que gostam de imitar outros cantores famosos. Uma dica que dou é a seguinte: nao imite ninguem, seja você mesmo. Nao adianta vc querer fazer agudo se a sua constituição corporal nao facilita os agudos. Conheça seu corpo primeiramnte, tenha estilo próprio mas sem deixar de lado a técnica vocal. Lembre-se: Os pordutores nao irao investir em pessoas que nao tem identidade propria.
    Outra coisa tb gente! O Brasil é exemplo de qualidade musical. Nossas musicas sao muito ricas em acordes e melodias, só que infelizmente nos mesmos nao damos valor ao que é nosso.
    Um grande abraco a todos.

    Luc
    Veterano
    # out/04
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    Como o pedagogo Jean Piaget mostrou em seus estudos, o ser humano aprende imitando e através da fórmula "tentativa e erro". Como Sócrates , em Física I mostrou, o conhecimento é aperfeiçoado indo-se do "mais universal para o mais particular"; como alguém espera entender fissão nuclear se nunca aprendeu a somar ou dividir números ? Como alguém espera aperfeiçoar seu modo de cantar ou tocar, sem antes ter referências ? Mesmo a criação e a individualização, como mostra Carl Jung, são frutos de um processo que passa, antes de adquirir sua forma última, pelo estágio de conhecimento, imitação e, somando-se à personalidade do indivíduo unida à sua criatividade, ocorre o processo que Jung chama de individuação (que, aliás, é para ele uma das "funções" mais importantes que o ser humano tem que cumprir para usufruir de uma vida mental saudável). Até você, para escrever da maneira que escreveu, para ser quem você é, imitou, copiou, tentou, errou, e conseguiu o que conseguiu (que é ser você o tanto que consegue). O Brasil é referência mundial para a música, com a Bossa Nova, concordo plenamente. Antes de João Gilberto e Tom Jobim apresentarem a Bossa Nova para os gringos, a referência que se tinha da arte brasileira era usar um monte de banana na cabeça e dançar como a Carmem Miranda. Agora, se você realmente conseguir criar algo a partir do nada, me manda seu e-mail, porque eu vou ser o primeiro cara a falar com Deus pelo computador.

    Abraço.

    Barbara Jolie
    Veterano
    # out/04
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    E OS CANTORES BRASILEIROS?
    ótimos como muitos outros.

    Alexandre Souza
    Veterano
    # out/04 · Editado por: Alexandre Souza
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    Ed Mota é bem legal...
    Mas, tem vários cantores "desconhecidos" q saum muito bons tbm...

    PuNk Bass
    Veterano
    # out/04
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    Carlos Gomes
    A gente já ouviu esse papo milhares de vezes. A gente sabe que a música brasileira é rica, mas isso aqui é uma seção de Canto e não de violão e infelizmente aqui no Brasil, a maioria dos cantores não passam de intérpretes, colocam bastante sentimento na música, o que é muito bom, mas técnicamente falando são fracos, poucos procuram estudar, se aperfeiçoar no Canto. Por isso não liga p/ os poucos topicos de musica nacional aqui. Quanto a identidade vocal, isso vai de cada um..

    Abraços

    Alexandre Souza
    O Ed Motta é muito bom ;)

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # out/04
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    Alexandre Souza
    ED MOTTA!! PONTINHOS PARA ELE!!PLIM PLIM!!!

    Carlos Gomes
    Veterano
    # out/04
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    Luc Tudo bem Luc, concordo plenamente que se deve ter referencial, mas imitar!!?? O que eu ganharia imitando alguem? Certamente perderia meu proprio referencial e deixaria de ser eu e passaria a ser o outro.
    Conforme vc mesmo citou: "Como o pedagogo Jean Piaget mostrou em seus estudos, o ser humano aprende imitando." Nao estaríamos sendo um pouquinho drástico? Será que nao estaria adestrando seres humanos? Aprendemos com a experiencia, dizer que se aprende imitando... acredito eu que nao. Eu poderia muito bem imitar alguem sem saber o que estou fazendo, afinal de contas é só uma imitaçao e para tanto nao se tem conhecimento tecnico. É o que acontece quando se tenta imitar algum cantor de heavy metal por exemplo, nao se tem o conhecimento tecnico para aquela façanha e a pessoa acaba se frustrando porque quer ser igual àquela outra.
    Abraços.

    Luc
    Veterano
    # out/04 · Editado por: Luc
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    Carlos Gomes

    Tanto a experiência quanto a imitação são fundamentais não só na criação, mas também na interorização de um comportamento. E o que é o aprendizado empírico (i.e. pela experiência) senão um aprendizado fundado (com suas bases em) no que se entende e conhece-se a priori ? Imitação é uma coisa; caracterização é outra. O termo imitar aqui aplica-se ao ato de, a partir de um referencial externo, espelhar-se com a finalidade, frequentemente inconsciente, de se desenvolver uma auto-identidade. É o caso dos bebês e seus pais; dos adolescentes e seus referenciais; das pessoas assimilando ideais através de livros, palestras, psicoterapia, religião, televisão, música (e arte em geral), etc; é tão parte da natureza humana que é provado que pessoas com internalizações de imagens mal-ajustadas apresentam, em algum ponto de suas vidas, dificuldades de comportamento. Em ordem para desenvolver uma auto-identidade, o ser humano incorpora referenciais à sua volta; deixe um bebê trancado num quarto, quase sem contato social, recebendo alimentação necessária: você acha que ele, ao entrar em contato repentino com o mundo, vai sair já falando normalmente como se tivesse sido criado em situação adequada ? Se a superproteção já causa problemas à experiência social do ser humano... A imitação da qual você fala é a caracterização, aquela em que incorpora-se um comportamento, mas não o assimila. É o caso, por exemplo, de atores, músicos de banda cover que seguem exatamente as técnicas de uma banda a fim de ser esta sua arte, etc. É saudável e comum; a criança, quando brinca, imita. Quanto a adestrar seres humanos, quem disse que isso não acontece ? Adestramento é um conceito relativo: quem disse que o termo "adestramento" não cabe a alunos e mestres ? Se você olhar pejorativamente, você vai chamar de "lavagem cerebral", ou "imposição de opinião". Mas adestrar vem de ensinar; mais precisamente, educar. Quando um guitarrista está treinando escalas, ou um vocalista está treinando passagens, ele está auto-adestrando uma característica dele (agilidade ou voz, nos exemplos). É uma questão de ação/reação. Quando você escreve: afinal de contas é só uma imitaçao e para tanto nao se tem conhecimento tecnico., você não leva em consideração o fato de que, a partir da imitação (caracterização), no momento em que esta mobiliza o indivíduo a buscar bases pra aprimorar-se, deixa de ser uma caracterização e começa a integrar o processo comportamental de assimilação. Leonardo Da Vinci, Miguel Ângelo, James Joyce, todos tiveram que estudar e, portanto, passar por este processo. Mesmo auto-didatas têm de possuir referências, ou o auto-didatismo partiria de onde ? De onde eles tirariam seus conhecimentos primeiros ? Quanto à frustração por não alcançar um objetivo, é uma questão pessoal do indivíduo, que tem que saber ser flexível a respeito de suas limitações, e usar o que tem. Aulas, treino, dedicação, tudo pode ajudar no caso. Resumindo: o ato de experimentar só é consolidado da forma que o é a partir das experiências anteriores de quem experimenta, sendo estas últimas resultantes de imitações - internalizações - identidade - que se deram a princípio. "Não é o quanto você sabe, mas o que você faz com o que você sabe". - Mark Twain.


    Abraço,


    Luc

    Arthur Barlow
    Veterano
    # out/04
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    Mas, tem vários cantores "desconhecidos" q saum muito bons tbm...
    como eu
    hauahuahuahauha

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