técnicas vocais para o estilo soul/blackmusic

Autor Mensagem
Ricardo Mascaro
Veterano
# ago/05
· votar


Muitas técnicas e exercícios serão semanalmente postadas no tópico linkado abaixo:

Para maiores informações sobre Canto, visite este tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/103720/

Lá vocês encontrarão informações relacionadas a este tópico e poderão postar suas dúvidas sobre este e outros tópicos...

jazzlipe
Veterano
# set/05
· votar


olagalera

eu sou etudante de blackmusic gospel apesar de ser guitarrista sei algumas técnicas de canto black pois minha noiva faz aula de canto estilo black com ISABHÊ o cara é muito bom nesta área ele é referência para aulas de canto estilo black, Soul ,R&B, Work&songs, Spirtuas
e mais.... e-mail jazzlipe@yahoo.com.br

alexsandro fernandes
Veterano
# set/05
· votar


jazzlipe eu gosto do estilo black e canto
mas eu queria exercicio se tiver me manda!



linkwssp@hotmail.com

fábio reis
Veterano
# set/05
· votar


oi!! estou tcl pela primeira vez, sou de vitoria no espirito santo, canto, mas quero levar a sério o canto, quais são os passos? preciso de dicas do que fazer e ate mesmo de profissionais que possam me ajudar aqui em vitória nesta busca pelo aprimoramento da voz...........priciso de ajuda!!!!

Mec Júnior
Veterano
# out/05
· votar


Olá amigos, me chamo Mequias, moro em Belém-PA, faço parte de um grupo evangélico q canta há 5 anos, nós estamos gravando CD e eu estou caçando informação sobre este estilo de técnica pra aprimorar e dar mais um sabor musical neste cd, se alguém puder me ajudar desde já agradeço.

Um abraço.

blk_will
Veterano
# out/05
· votar


demoroooooooo

www.soulmaisblack.zip.net

abraço

WiLL

:^)-

Preparador Vocal
Veterano
# out/05
· votar


RICARDINHO

aí galera sou novo aqui...gostaria de trocar algumas informaçoes sobre sooul music e a tecnica de belting

Preparador Vocal
Veterano
# out/05
· votar


alguém poderia me orientar sobre bibaps com convenção e sem convençoes?

Preparador Vocal
Veterano
# out/05
· votar


gostaria de receber alguns estudos que falam sobre apogiatura e melismas quem puder me ajudar agradeço...a paz

meu email e msn: gerdsonsantaclara@hotmail.com

JOEL JR
Veterano
# nov/05
· votar


quem quiser alguma informação, compra de cd do serginho ,raiz coral, black so dream, em breve tom carf, familia soul e muito mais . este fim de semana tivemos em um acampamento em pilões evento que acontece anualmente e o serginho saas passou quatro dias conosco fez um seminário de musica e cantou todos os dias lá. Deus esteve presente naquele lugar. quem quiser alguma informação estou disposto a responder ( no que tiver ao meu alcance) toco contrabaixo na banda musitom e cantamos black music!!!
quem quiser alguma informação, compra de cd do serginho ,raiz coral, black so dream, em breve tom carf, familia soul e muito mais . este fim de semana tivemos em um acampamento em pilões evento que acontece anualmente e o serginho saas passou quatro dias conosco fez um seminário de musica e cantou todos os dias lá. Deus esteve presente naquele lugar. quem quiser alguma informação estou disposto a responder ( no que tiver ao meu alcance) toco contrabaixo na banda musitom e cantamos black music!!!
MC33
MC33

JOEL JR
Veterano
# nov/05
· votar


QUERO INFORMÇÕES CONTATO: joel_jjr@adivr.com


]quem quiser alguma informação, compra de cd do serginho ,raiz coral, black so dream, em breve tom carf, familia soul e muito mais . este fim de semana tivemos em um acampamento em pilões evento que acontece anualmente e o serginho saas passou quatro dias conosco fez um seminário de musica e cantou todos os dias lá. Deus esteve presente naquele lugar. quem quiser alguma informação estou disposto a responder ( no que tiver ao meu alcance) toco contrabaixo na banda musitom e cantamos black music!!!

JOEL JR
Veterano
# nov/05
· votar


JAZZLIPE SOU INTERESSADO MORO NA BAHIA MANDA PRA MIM O QUE VC TIVER SOBRE TECNICAS BLACK, SOUL MEU CONTATO É joel_jjr@advir.com

olagalera

eu sou etudante de blackmusic gospel apesar de ser guitarrista sei algumas técnicas de canto black pois minha noiva faz aula de canto estilo black com ISABHÊ o cara é muito bom nesta área ele é referência para aulas de canto estilo black, Soul ,R&B, Work&songs, Spirtuas
e mais.... e-mail jazzlipe@yahoo.com.br

blk_will
Veterano
# jan/06
· votar


Hey yooo lookooos

www.soulmaisblack.zip.net

msn: blk_will@hotmail.com

abraço

WiLL

:^)-

brunosou
Veterano
# set/07
· votar


Paz amigos...Sou evangélico, canto a varios anos, mais nunca havia me interessado tanto no black principalmente nas tecnicas como agora...Gostaria de manter o contato com o pessoal que curte o estilo...e tb pedir opiniões de cantores de black...tirando o Serginho, Raiz e Leonardo G.

guitar10
Veterano
# jun/08
· votar


Ai galera to afim de entrar nessa tambem.
Sou fissurado no estilo black, mas sempre me dediquei mais á guitarra.
Agora resolvi estudar um pouco este estilo e soltar a voz.
To achando mto bom, e graças a Deus (que me deu esses dons), tenho a facilidade de aprender rapido.
Quando se faz pra Deus então, é muito mais gratificante.
To ouvindo muito o Leonardo Gonçalves, Ton Carfi, Brian McNight, Sergio Saas, Cece Winams, resumindo: a nata...rsrs
Um grande abraço a todos.

184486
Veterano
# jun/08
· votar


Gosto muito dos recursos utilizados no estilo black, soul, R&B.... Tb gostaria saber mais sobre esse assunto

Drico McKnight
Veterano
# fev/09
· votar


Olaa Sou novo akii, mais com base em meus conhecimentos eu acho que posso ajuda-los...

1° Dicas para uma boa respiração:
a) Feche seus olhos e respire como se estivesse aliado por algo que tava esperando acontecer... Encha a parte baixa da barriga, movimentando o diafragma para baixo! Emita um som em "SSSS" levando o diafragma pra cima (muchando a barriga!) até o ar acabar!

b) Encha novamente a parte baixa da barriga e emita o som: chi cha fu, e faça uma sequencia rotativa Chi-Cha-FU-Chi-Cha-Fu... continuo! tudo em uma respiração só!

Esse são dois dos exercicios mais utilizados por Fonoaudiologos, e professores de tecnica vocal!

Agora vou ensinar a base para melismas!

Sabe o que é escala cromatica?? A escala cromatica são notas sequenciais tocadas semiton em semiton...

a) Exemplo de Escala Cromatica:
--- Do - Do# - Re - Re# - Mi - Fa - Fa# - Sol - Sol# - La - La# - Si - Do.

b) Agora que ja sabe o q é escala cromatica, pesquise sobre outras escalas no google, como por exemplo , escala maior , menor, menor melodica, menor harmonica, pentatonicas, pentablues, balinesas ... E pratique esse exercicio:

Cante cada nota pronunciando uma vogal. Vou dar um exemplo utilizando a escala Cromatica mesmo!

Nota: DO DO# RE RE# MI FA FA# SOL SOL# LA LA# SI DO DO# RE RE# MI FA FA# SOL SOL#
Vogal: A - Á - Â - Ã - E - É - Ê - I - Í - Î - O - Ó - Ô - Õ - U - Ú - Û

e por aii vai!

é só ir aumentando a tonalidade... quer uma dica??

baixe o programa GuitarPro, só pra fazer as notas afinadas se voce nao souber tocar nenhum instrumento!
Baixe tambem o programa freeware Audacity(pra gravar oq está cantando) +Lame (pra converter o audio pra MP3)...

São os exercicios mais basicos que eu passo para os meus alunos que eu tenho!

se tiver duvidas me add no msn
drico_jazz@hotmail.com

ou no orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=4389072217372693522

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/09 · Editado por: Christhian
· votar


Drico McKnight
Isso é sério? Então me diga:

a) Feche seus olhos e respire como se estivesse aliado por algo que tava esperando acontecer... Encha a parte baixa da barriga, movimentando o diafragma para baixo! Emita um som em "SSSS" levando o diafragma pra cima (muchando a barriga!) até o ar acabar!
Pra que serve?

b) Encha novamente a parte baixa da barriga e emita o som: chi cha fu, e faça uma sequencia rotativa Chi-Cha-FU-Chi-Cha-Fu... continuo! tudo em uma respiração só!
E essa? Pra que serve?

É igual CHI de Xícara? Cha de Chá? Fu de Fubá?

Velho, não existe orientação para canto/voz por texto. Tem que estar pessoalmente, pra não dar besteira literalmente.

Bobagem e perda tempo escrever isso, desculpe a franqueza.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# fev/09
· votar


Esse são dois dos exercicios mais utilizados por Fonoaudiologos, e professores de tecnica vocal

Nossa, como estou desatualizado.

MauricioBahia
Moderador
# fev/09
· votar


Cantante
uhahuauhuahauh. Cara, suas respostas são as melhores do FCC! Morro de rir...
Abs

MauricioBahia
Moderador
# fev/09
· votar


chi cha fu
Não seria cha chi fu? uhauhahua

Gansinho
Veterano
# fev/09
· votar


MauricioBahia
É cara.. é uma outra forma de falar que quem faz esses exercícios após ler em algum lugar, "já se fu.." =S

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# fev/09
· votar


MauricioBahia

é si fu si fu, eheheh, dureza!

Drico McKnight
Veterano
# fev/09
· votar


Christhian
Moderador
# Enviado: 13/fev/09 16:47 · Editado por: Christhian
Citar Votar

Drico McKnight
Isso é sério? Então me diga:

a) Feche seus olhos e respire como se estivesse aliado por algo que tava esperando acontecer... Encha a parte baixa da barriga, movimentando o diafragma para baixo! Emita um som em "SSSS" levando o diafragma pra cima (muchando a barriga!) até o ar acabar!
Pra que serve?

b) Encha novamente a parte baixa da barriga e emita o som: chi cha fu, e faça uma sequencia rotativa Chi-Cha-FU-Chi-Cha-Fu... continuo! tudo em uma respiração só!
E essa? Pra que serve?

É igual CHI de Xícara? Cha de Chá? Fu de Fubá?

Velho, não existe orientação para canto/voz por texto. Tem que estar pessoalmente, pra não dar besteira literalmente.

Bobagem e perda tempo escrever isso, desculpe a franqueza.


...................................................................... ...............................
Então galera...
o som de "S" continuo e o "Chi - Cha - Fu" seria na realidade para exercitar o Diafragma... Isso pra um cara que diz manjar de voz, seria o exercicio basico nao é? Ou sera que voce tem um nivel tão avançado que tem outros exercicos mais basicos!?!?
Cara, voce é autodidata ou estudou com alguem???
Porque se tivesse estudado com certeza estaria sabendo para que serve cada exercicio!
Bom se nao estudou é melhor estudar pq esse tipo de exercicio pra um cara como voce, seria passado na primeira aula! (E como voce mesmo mencionou, tecnica vocal nao se aprende em foruns, e sim com um bom professor)... Claro que isso nao te convem neh???
Uma estava eu na Facul. (FAAM) conversando com alguns amigos, me disseram que nesses foruns só existem iniciantes!
Com sede de aprender! Porem com moderadores como esses... fica meio complicado, porque "como eu vou passar algo que eu mesmo nao sei pra que serve!?!?!?!"


Meditem nisso Galera!

Abraços!

Gansinho
Veterano
# fev/09
· votar


Drico McKnight
Não viaja. É óbvio que o Christhian sabe pra que os exercícios servem. O porém está em como quem não sabe do que se trata vai ler.

O que adianta tu passar esses exercícios se quem não sabe como executá-los muito provavelmente vai executá-los de maneira incorreta? É aí que tá a história.

Aqui no fórum é abominado esse tipo de coisa. Não se passa exercícios pra quem não sabe executá-los, senão é quase certeza de que a pessoa vai fazer errado, e vai dar merda.

Se alguem quer realmente aprender a cantar, vai fazer aulas, e um professor vai lhe ensinar pessoalmente a fazer os exercícios.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/09
· votar


Drico McKnight
Não, é sério! Eu sou burro.

Esclareça minha ignorância e me diga pra que serve exatamente cada exercício desses. Ou vc acha que eu vou sair fazendo o que um 'sujeito' qualquer escreveu na internet, sem saber do que se trata?

Acho que sua resposta vai ser muito interessante.

Dressaaa
Veterano
# fev/09
· votar


Drico McKnight

1 - Humildade
2 - Tire as suas próprias conclusões sobre os grupos de pessoas
3 - Conheça muito bem eles antes de fazer isso.

E como você mesmo mencionou, tecnica vocal nao se aprende em foruns, e sim com um bom professor

Exatamente por isso que não se passam exercícios em fóruns, pois somente um professor pode lhe ensinar como executá-los da forma correta.

Então o que a gente faz aqui? A gente troca experiências e dicas, interage e compartilha trabalhos, mas ninguém está aqui como professor on-line, até porque, cantar errado pode prejudicar a saúde de alguém, ninguém aqui está afim de causar problemas. Tenho certeza que os médicos não receitam medicamentos em fóruns, nem fisioterapeutas passam exercícios por e-mail.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# fev/09 · Editado por: membro
· votar


Para começar esses exercícios são uma asneira sem tamanho, ensinando errado com essa história besta de empurrar a barriga para frente e depois empurrar para dentro para o ar sair, anulando o apoio correto.
Caso venha a me questionar a respeito já digo de antemão que o meu apoio é corretamente aplicado e bem aplicado.

Uma estava eu na Facul. (FAAM) conversando com alguns amigos, me disseram que nesses foruns só existem iniciantes!

Estava eu no fórum conversando com alguns amigos que me disseram que na faculdade tem caras que não aprendem nada direito e nem se dão conta disso.

Medite "nisso".

JohnQuint
Veterano
# mar/09
· votar


Escutem DAVID RYAN HARRIS, de preferência baixem algum CD dele. Fora o novo CD do Seal, "Soul", que tá muito bom. Galera, estudem técnica vocal! Com um estudo completo de técnica, vocês podem ir do soul ao Led Zeppelin. Eu JURO!

BlineBlack
Veterano
# jul/09
· votar


bem esse e o meu estilo musical, mais ainda não encontrei um bom professor de BlackMusic aqui no DF.
meu sonho e estudar muito, e ser profissional nessa aréa.
abraçossss p/ todos!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a técnicas vocais para o estilo soul/blackmusic