【FIXO】 Como Gravar Bem A Voz

Autor Mensagem
Danckor Vallence Buriok
Veterano
# abr/06
· votar


Estou com um probleminha para gravar a voz, talvez alguém aqui possa me ajudar, é o seguinte: eu uso o Windows XP, placa de som on-board (não me lembro agora a marca e o modelo), Sound Forge e/ou Acid Pro, microfone Carol MUD-515 me (dinâmico). Quando tento gravar a voz, acontece algo parecido com um noise reduction, quando canto mais grave e com pouco volume, o som quase some, páro de cantar e some até os chiados, aí quando volto a cantar, a voz gravada não entra de vez, mas vai subindo lentamente o volume... resultado: a gravação da voz fica parecendo uma montanha russa, cheia de sobes e desces!!! Usei então um cubo para amplificar o mic (que antes estava ligado direto no micro) e não obtive resultado nenhum.

Esse problema estava acontecendo também quando meu irmão tentava gravar o som da guitarra, mas ontem conseguimos gravar com relativa perfeição (sem mexer em nada), tanto os sons mais lights e baixinhos quanto os solos ou as bases bem pesadas. Mas ao tentar gravar a voz, aconteceu esse efeito chato no volume. Troquei o mic e usei o mic da webcam... funcionou, mas o danado capta qualquer ruido ambiente, é ultra-sensível e não tem boa resposta em freqüência.

Não sei como faço para eliminar esse efeito do microfone, acho que o problema é ou de hardware (alguma configuração da placa de som) ou de software (alguma configuração do Windows), mas não consigo resolver esse pepino!

Alguém aí poderia me dar uma ajudinha!!!

Thanx...

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# abr/06
· votar


Já resolvi!!!

:)

Minizephyr
Veterano
# mai/06
· votar


Perguntinha de quem não percebe nada de informática... esses programas têm efeitos de voz?!

Demolisher
Veterano
# mai/06
· votar


Normalmente, esses programas vem com plugin de efeitos.

Minizephyr
Veterano
# mai/06
· votar


Obrigada! ;o)

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/06
· votar


Demolisher
Man, fugindo só um pouco do tópico, mas resumindo em apenas uma pergunta pra não disvirtuar: Vc conhece o sistem IEM da Nady?? Ele funciona tão bem qto os Shure? é bom de volume tb?
Abra'x!

Demolisher
Veterano
# mai/06
· votar


Christhian
Salve Papito.
Eu só utilizei o microfone sem fio da Nady, e ainda assim uma vez... Era de um amigo que estava tocando em uma casa noturna e me pediu pra dar uma palhinha... achei a resposta boa, mas não seria capaz de fazer uma avaliaçao justa...

Demolisher
Veterano
# mai/06
· votar


Minizephyr
Às órdens, Princesa.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/06
· votar


Demolisher
Cara, cê pode responder minhas considerações que há tempos eu deixei logo ali em cima? Depois que vc respondeu algumas coisas... eu tinha ficado em dúvida ainda... se puder, tudo bem, se não puder, tbm. XD
Abraço!

Demolisher
Veterano
# jun/06
· votar


Jattto
Salve, Papito, mas eu realmente não ví suas outras dúvidas e acabei passando por cima, e, devido a problemas de trabalho estive ausente do fórum por algum tempo... Mas então vamos lá...

Sobre os mics que tem 20Hz de resposta de freqüências baixas e os que tem 110Hz, isso muda muita coisa? Na minha opinião, o que muda seria a resposta de freqüências altas, tipo 12.000Hz para 20.000Hz.

Sim, vai mudar muita coisa, porque, para áudio, uma resposta perfeita será de 20 Hz a 20 kHZ com variações de 0 dB, assim, você verá que o espaço entre 20 a 110 Hz de resposta de freqüência será um grande espaço vazio, hehehehe... asim o brilho e a resposta de um microfone com 20Hz de resposta de freqüência será muito superior a outro de 110 Hz na hora de reproduzir sua gravação...

"pra ambientes não isolados acusticamente então seria ideal uma sensibilidade próxima de -50dB em vez de -70dB."

Para este tipo de ambiente não existe uma convenção do que seria ou não ideal. O ideal seria o melhor que você consiga obter usando de engenho e arte, hehehe...

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/06
· votar


Demolisher
Valewzão!!!

Demolisher
Veterano
# jun/06
· votar


Às ordens...
Bração...

Mento077
Veterano
# jul/06
· votar


alguem ai indica um Mic Bom pra usar no PC plugando direto sem passar por algum sistema de amp?

ou entao algum mic e uma maneira de amplificar barato?

[´]

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# jul/06
· votar


Mento077
Eu uso Carol MUD-515me direto no PC... é até legal, me custou menos de 50 pila!

Barbara Jolie
Veterano
# jul/06
· votar


Demolisher
Passando aqui soh para agradecer mais uma vez a sua imensa ajuda a todos nós. =]
Beijinhus!


P.S.: logo voltarei com mais dúvidas, ahuahauhaua....mas acho q estas soh serao resolvidas com um gasto de grana a mais...ehhehe

Renan Gonçalves Flores
Veterano
# jul/06
· votar


Olá. Eu não entendo nada de microfones, canto ou gravação, mas eu gostaria de fazer umas perguntas que muitos aqui podem achar um tanto estúpidas:

1) Eu tinha um daqueles microfones de karaokê de R$15. Quando eu gravava a voz no computador ela saía diferente. Isso é normal pra um microfone desse tipo ou a voz realmente fica diferente no microfone?

2) Se o caso for o microfone, qual o preço médio de um bom microfone, que realmente capte o som da voz? E quais os modelos?

Obrigado.

Demolisher
Veterano
# jul/06
· votar


Renan Gonçalves Flores
Salve, Papito.
1. A voz gravada irá soar aos seus ouvidos diferente da que vc acha que é a sua, é natural.
2. Esses microfones de brinquedo deixam de captar freqüências que farão falta em uma gravação que pretenda um mínimo de qualidade, por ter uma captação muito "dura".
3. vc acha microfones com um custo x benefício bom, na faixa de 150,00 a 200,00. (os Behringer ou Le Son, por exemplo).
Abs.

Demolisher
Veterano
# jul/06
· votar


Mento077
Um LeSon da linha SM58, ou um Behringer e um adaptador p/10xp/2

Demolisher
Veterano
# jul/06
· votar


Barbara Jolie
Que é isso, Barbie, é sempre um prazer.
Beijão.

Karaokeall
Veterano
# jul/06
· votar


Demolisher
Aeee...cara, veja se vc. consegue me dar um help. Vc. conhece a mesa da som Alesis USB com 8 canais? Estou montando um mini estúdio, bem modesto de gravação aproveitando o montaum de playbacks que eu tenho e olha só o que estou adquirindo...queria uma opinião sua:
Equalizador de 31 bandas FBQ3102 da Beringher, Compressor Quádruplo MDX2600, Monitor Ativo de 40W rms da Samsontech, Microfone Shure Beta SM58a, Fone de ouvido AKG K55, Anti Puff Samson. Não quero nada muito profissional para cobrar os tubos por hora. Apenas uma coisa de razoável qualidade para oferecer aos meus já clientes de playback.
Já vi o que vc. postou a respeito de Home Estúdio. Apenas gostaria da sua opinião quanto a esses equipamentos, uma vez que quem vai operá-los não sou e eu conheço muito pouco.

Abraço

Renan Gonçalves Flores
Veterano
# jul/06
· votar


Demolisher
Então isso significa que a voz que eu ouço (ou penso) ouvir no meu dia-a-dia não é a mesma que as outras pessoas ouvem?

busterchair
Veterano
# jul/06
· votar


exato renan
a gravação que você fez é a sua voz como as pessoa ouvem

Renan Gonçalves Flores
Veterano
# jul/06
· votar


Credo! Acho que vou ficar mudo! Pareço até um maloqueiro!!!
Que pena...
Meu maior sonho era ter uma banda onde todo mundo fosse vocalista, inclusive eu (snif). Eu adoro (adorava) cantar...

Será que não tem conserto?
Isso é uma pena, já que somente que nasce pra isso pode fazê-lo, e não os que se esforçam para tal.

Demolisher
Veterano
# jul/06
· votar


Renan Gonçalves Flores
Que é isso, papito, até a Xuxa e a Angélica gravaram, porque vc não poderia??
Entre em uma aula de canto, estude, aprimore técnicas que, mesmo vc não sendo um Pavarotti da vida, vai cantar sem problemas.

Karaokeall
Salve, amigo.
Eu não posso falar sobre todos esses equipamentos que vc citou, mesmo porque estou avaliando apenas as especificações técnicas apresentadas por sites que vendem estes equipamentos. As marcas são boas, os mic da shure pode pegar sem medo, os fones AKG, apesar de eu nunca ter usado, parecem excelentes. Como eu disse, avaliando apenas pelas especificações, vc terá um equipamento legal para o tipo de som/gravações que se propõe a fazer.
Abs.

jfguittar
Veterano
# jul/06
· votar


Vo aprender mais um pouco, é isso ae meu povo, voces sao 10 mesmo

Demolisher
VAleu veio e os demais que contribuiu com esse topico

zakk wylde
Veterano
# ago/06
· votar


Então, tava vendo uns processadores de efeitos pra voz e alguns tem pitch shifter... Só q eu queria saber se funciona... tem como colocar tipo 3ª 8ª, essas coisas com um bom resultado? O processador q eu tava vendo é esse: Alesis MidiVerb 4

Renan Gonçalves Flores
Veterano
# ago/06
· votar


Demolisher
Obrigado pelo incentivo, mas eu não quero fazer algo assim. Por acaso você já ouviu alguns dos primeiros discos do Genesis (Nursery Crime, Trespass, Foxtrot, Selling England by the Pound), ou Pink Floyd (Meddle, A Saucerful of Secrets, Ummagumma, Dark Side of the Moon, Wish You Were Here)? Eu gostaria de montar uma banda nesse estilo. Eu quero elevar a música brasileira a um novo nível, além dessa atual porcaria, algo que possa bater de frente com Secos & Molhados, O Terço ou Zé Ramalho.

Será que existe algum jeito de melhorar a voz (algum remédio caseiro, alguma técnica, sei lá)? E no estúdio será que fica melhor? Eu só não entro num curso pq tenho muita vergonha de minha voz, agora que soube como ela realmente é...
E por que a gente não consegue ouvir a nossa voz como ela realmente é?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/06
· votar


Demolisher
Dae Velho!
Cara, vc conhece o Shark DSP 110 da Behringer?? Eu comprei um e estou usando só como pré-amp e compressor, mas ele tem uma porrada de função. Vc me sugere alguma regulagem ou conhece algum site com umas dicas pra esse equipo? Vc conhece o MIC 200 tb?? Qual a diferença pro MIC 100?

Abs.

PS: Cara, com o pré-amp e com o compressor/limiter, minhas gravações melhoraram horrores!

Zapata
Veterano
# ago/06 · Editado por: Zapata
· votar


Opa,

Demolisher, antes de tudo, parabéns e obrigado por manter esse excelente tópico. Ajuda muito mesmo.

Estou querendo comprar uma mesinha de som simples, pra conseguir uma captação/amplificação melhor do som do meu microfone e, assim, gravar no PC com uma qualidade mais aceitável do que a de apenas plugar o microfone diretamente. Meu microfone é um Behringer XM8500.

Vi uma Behringer UB-502 num preço acessível e gostaria de saber se ela já satisfaz minhas necessidades. Segue o link:

http://www.behringer.com/UB502/index.cfm?lang=ENG

Características (em português):

* Projeto ULN com nível de ruídos Ultra baixo,
com headroom mais alto possível, e áudio ultra
transparente
* 1 Pré amp de Microfone "invisível" IMP de última
geração com qualidade de estúdio com:
* Gama dinâmica de 130 dB para taxa de
amostragem (sampling rate) de 24-bits, 192 kHz
* Gama de ganho ultra ampla de 60 dB
* Mínimo de distorção possível de 0.0007%
(20 Hz - 20 kHz)
* Equalizador de 2 bandas extremamente eficaz e
musical e LED de pico no canal mono
* 5 entradas de linha balanceadas com alto
headroom
* Amplificadores operacionais 4580 de última
geração fornecem o mínimo de ruído e distorção
melhor que os op amps 4560
* Saídas Main mix além de saídas separadas para
fones de ouvidos e stereo tape
* Entradas Tape designáveis ás saídas main mix
ou phones
* Controles giratórios selados de alta qualidade da
ALPS® para uma confiabilidade de longo prazo
* Fonte de energia externa para um áudio livre de
ruídos e uma resposta transiente superior
* Construção extremamente robusta em aço
garante longa vida até mesmo nas condições
mais exigentes
* Fabricado sob as normas do certificado IS09000

Vale a pena?

Obrigado desde já.

Zapata
Veterano
# ago/06
· votar


:/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Como Gravar Bem A Voz