Dicas para iniciantes em canto

Autor Mensagem
Morgana Turunen
Veterano
# ago/04


Aê gente, iniciei este tópico por sugestão da Bárbara, vou estar colocando aki tudo q eu tiver sobre canto, respiração, postura, etc, mais voltado para quem que está iniciando em canto lírico, como eu. Seria legal trocar os aprendizados... quem tiver alguma pergunta mais complexa, naum manda pra mim pq eu não vou saber responder, mas para isso temos a Bárbara, o Fábio....

Abraços

;-)


CUIDADOS E MANUTENÇÃO DA VOZ
==============================


Decorrente da prática do cantor (ou professor), é comum problemas como rouquidão, laringite, falta de ar para pronunciar as palavras, respiração inadequada, rapidez ao falar, palavras mal pronunciadas, uso de som forte com esforço físico, ambientes empoeirados, giz entre outros.

Os cuidados apresentados a seguir foram pensados de forma que o cantor ou o professor possa preservar a sua voz e conscientizar-se da importância de sua manutenção, assim como da disciplina que deve ter ao praticar tais exercícios.

--Evitar o fumo, droga ou álcool;
-Alimentação balanceada;
-Evitar o cansaço físico e mental, compensar com a prática regular de exercícios de relaxamento;
-Evitar contato com substâncias alérgicas ou ambientes empoeirados e poluídos; o giz em particular;
-Evitar falar em ambientes ruidosos ou ao ar livre;
-Umedecer a mucosa da faringe preferencialmente com água, ou com a própria saliva, caso não seja possível ingerir água, durante urna aula, por exemplo;
-Dias de clima seco, ingerir maior quantidade de água, durante o dia todo.
-Evitar mudanças bruscas de temperatura interna (ingestão sucessiva de alimentos quentes e muito gelados), ou mesmo externa, principalmente quando ao ar livre ou em ambientes aquecidos ou resfriados artificialmente;
-Em vigência de qualquer infeção nas vias aéreas superiores, não mudar a voz para torná-la mais eufônica;
-Falar sempre na região tonal ótima;
-Evitar pigarrear ou tossir. Engolir sempre;
-A respiração deve ser de pouca entrada de ar, pois compromete a postura como em 14;
-Cultivar o repouso vocal, após, e mesmo antes de uma aula, ou um dia de várias aulas;
-Manter uma postura relaxada ao falar ou cantar;
-Manter a higiene bocal;
-Cuidado com os "conselhos milagrosos" de terapia caseira, tais corno: goles de conhaque para esquentar a voz, mascar gengibre, o que é pouco recomendável, chá, café, cigarro, pastilhas entre outros. Uma eventual cura ou melhora com estes métodos está ligado á cura psicológica de auto-sugestão;
-Alterações hormonais. Durante o período pré-menstrual; costuma aparecer uma disfonia (alteração da voz), o mesmo se dando durante a gravidez e a puberdade;
-A rouquidão, talvez o problema mais freqüente, é sempre um motivo de alerta, pois indo de uma simples irritação momentânea da mucosa laríngea, passando por calos nas pregas vocais. ulcerações ou ainda coisas mais graves, como um câncer laríngeo. Por isso, a mesma deve ser investida o mais rápido possível, para evitar qualquer tipo de prejuízo vocal.

Todos esses cuidados são tidos como básicos para o profissional que trabalha excessivamente com a voz que deve estar sempre bem cuidada, mas não deixar que isso se torne motivo de preocupação exagerada.


TÉCNICAS GERAIS DO CANTO
=========================

postura
---------------------------------------------------------------------- ----------

Cabeça ereta sem rigidez. Coluna vertebral na posição vertical, peito ligeiramente elevado e os pés firmes e separados de modo que o peso do corpo fique distribuído e confortavelmente apoiado sobre eles.

respiração
---------------------------------------------------------------------- ----------

Com o peito ligeiramente elevado, respirar utilizando o músculo diafrágma, sem elevar o peito ou ombros. A expansão das costelas circunda todo o peito, especialmente na direção das costelas de baixo, enquanto e diafrágma e paredes abdominais permanecem flexíveis pois são essenciais para o controle da emissão de ar.


relaxamento
---------------------------------------------------------------------- ----------

O relaxamento é a liberdade de ação, estado de balanço e equilíbrio ou prontidão para a execução. Não apenas afrouxamento ou inércia. Deve ser entendido como a habilidade necessária para um bom cantar exigindo uma maior delicadeza, balanço e interação dos ajustes musculares ao redor da laringe, pescoço, língua e boca. Ajustes que devem sempre estarem prontos a mudar com grande rapidez durante o canto.


ressonância
---------------------------------------------------------------------- ----------

A atividade vibratória da voz engloba várias estruturas: músculos, ossos, ligamentos e cavidades de todo o corpo. O corpo deve ser considerado como um ressonador complexo da voz. A ausência de contração de esforços musculares com o sentimento resultante da completa liberdade assegura uma correta coordenação de todas as partes da região vocal com a máxima ressonância e qualidade vocal.


registro
---------------------------------------------------------------------- ----------

O registro no canto refere-se as mudanças ou paradas na qualidade vocal que ocorrem quando as cordas vocais se reajustam para produzir freqüências altas ou baixas (notas altas ou baixas). A maioria dos cantores que não possuem os benefícios de uma técnica vocal apropriada, sentirão uma notável mudança na qualidade quando eles alcançam determinado ponto na tessitura (alcance vocal) da voz enquanto cantam determinada passagem na escala musical. Esse “elevador” na voz marca o ponto de transição onde a voz de peito termina e a voz de cabeça começa. A sensação de mudança de registro, o qual pode flutuar de acordo com a intensidade do som da vogal usada nos exercícios ou frases musicais, normalmente ocorre em algum lugar na área logo abaixo do tom da voz falada.


dicção
---------------------------------------------------------------------- ----------

Em seu completo sentido, dicção significa não somente a clareza, beleza, sensibilidade e inteligibilidade de comunicação da língua, mas a total técnica e arte da distribuição do texto cantado, por exemplo: ênfase ou fusão numa palavra, cor emotiva, nuança, continuidade da linha melódica, etc. As vogais são os veículos da voz e assim, são ressonadas através de todas as áreas de ressonância. A posição da língua e forma da boca, são fatores que contribuem para a formação da vogal. As consoantes são formadas na região da boca pelo movimento dos lábios, língua, dentes e palato. Cada movimento não deve perturbar a liberdade da garganta de produzir os sons.
-----------------------------------------------------------------
Matéria extraida do site do "Coral Canto da Paz" - ver
www.luteranos.com.br




FONTE: Coral da Paz


Alguns exercícios:


Técnicas com emissão de sons fricativos sonoros - auxiliar na coordenação fono-respiratória e na sonorização, propiciando a harmonia da fonação em nível da produção do som laríngeo
Ex: Repetir consequentemente, de preferencia com ajuda de algum instrumeto, sons do tipo: Fra, vre, cru , dra, tra, tri, etc

Técnicas de ressonância: auxiliar na modulação vocal, modificando os formantes da voz de acordo com as cavidades de ressonância utilizadas. São fundamentais para a voz cantada. Ex: com a a boca fechada, arcada dentária aberta e a língua entre os dentes, fazer (de preferencia com um instrumento para acompanhar as notas)MMMMMMMMMMMMMMMMMMMM ou NNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNN, procurando ligar esse som com o som de alguma vogal.... Durante a execução dessa ressonância, abra a boca, deixe cair o maxilar, como se vc fosse um bobo mesmo, e continue vocalizando. O som tem que ser exatamente o mesmo de qnd sua boca estava fechada. Sinta o som ressoar na sua cabeça.

Técnica de vibração de lábios ou língua, agravando e agudizando os sons. Útil para a mucosa das pregas vocais, fendas glóticas e nódulos vocais.

-----------------------------------
- Beba muita água, de 2 a 3 litros por dia;
- Evite gritar em lugares muito barulhentos;
- Faça aquecimento vocal antes de cantar e desaquecimento depois. Não esqueçam que voz cantada e falada são diferentes.
- Ficar pigarreando provoca irritação e contribui para o aparecimento de alterações nas pregas vocais. Se a coisa tiver muito feia, pare, respire, tome água.


Bom por hj é isso, mas v6 aí me ajudem!!!!!

-------


[/b][b]

PuNk Bass
Veterano
# ago/04
· votar


Morgana Turunen
Legal, vai evitar todos aqueles topicos que todo iniciante faz...


www.luteranos.com.br
Eh nois na fita... ahahaha

Morgana Turunen
Veterano
# ago/04
· votar


PuNk Bass
Consegui uns textos bem legais com meu professor, mas antes tenho q resumir pq a apostila é gigante! Vou tentar colocar ainda hoje aki!

Barbara Jolie
Veterano
# ago/04
· votar


PuNk Bass
Legal, vai evitar todos aqueles topicos que todo iniciante faz...
Esse é o intuito né?! eheheheh


Morgana Turunen
Vamos salvar este tópico no tópico de Sugestões, ae quando precisarmos é só da uma olhada lá.

E eu não sou expert em lírico não...eheheh...preciso de muitos anos de estudo ainda...

Bjokas e valeu pelo tópico. =]

FáBiO LiOnE
Veterano
# ago/04
· votar


é vai ajudar os iniciantes...mas tem bastante errinho...

Barbara Jolie
Veterano
# ago/04
· votar


FáBiO LiOnE
corrige-os, então!

PuNk Bass
Veterano
# ago/04
· votar


Barbara Jolie
óbvio....

FáBiO LiOnE
mas tem bastante errinho...
Uia, aonde???



eu não vou saber responder, mas para isso temos a Bárbara, o Fábio....
É isso ae, acabou a vida mansa pra vcs, comecem a digitarem uns textinhos de canto ai..hehehehhe. =PPPPPPP

Morgana Turunen
Veterano
# ago/04
· votar


FáBiO LiOnE
Seria bom se vc os corrigisse, antes que começe a confundir a cabeça do povo!

Morgana Turunen
Veterano
# ago/04
· votar


Hoje vou colocar uma nota sobre Timbre:

Timbre
Cada voz tem, seu aspecto, aparência, fisionomia, com característica própria e tudo isso pode somente ser identificado pelo sentido da audição. Portanto toda voz tem seu traço, timbre, cor que marcam sua personalidade, que as fazem diferente de outras vozes e reconhecíveis entre as d+.
As formas diferentes e variadas do aparelho vocal são responsáveis pela diversidade e disparidade de timbre entre as pessoas.
A cor da voz falada difere muitas vezes da voz cantada no mesmo individuo.O timbre pode ser alterado por varios motivos, entre os quais e origem patologica. a má tecnica, a fadiga continuada, associada a procesos inflamatorios sao favoraveis a aparicao de nódulos.

Morgana Turunen
Veterano
# ago/04
· votar


Barbara Jolie
Como eu faço isso? hehee

Barbara Jolie
Veterano
# ago/04
· votar


Morgana Turunen
já está lá. ;)

Lucas Pagodeiro
Veterano
# mai/05
· votar


O timbre pode ser alterado por varios motivos, entre os quais e origem patologica. a má tecnica, a fadiga continuada, associada a procesos inflamatorios sao favoraveis a aparicao de nódulos.


Galera vou ressucitar esse topico.
É o seguinte, surgiu uma duvida agora. É que o timbre de um cantor as vezes de uma música pra outra está diferente. Isso não seria uma coisa proposital, ou seria uma má tecnica. agora me complicou esse trecho acima viu. E drive seria o quê? Sempre vejo alguns falando em drive, mas não sei direito o que é. Só sei que tem a ver com cordas vocais né![b][/b]

amanda vianna
Veterano
# jul/05
· votar


Gostaria que alguém pudesse me esclarecer uma dúvida :
é verdade que tomar leite pela manhã pode deixar o cantor rouco pelo dia todo ?Ouvi dizer que quem é cantor de música lírica não deve tomar leite é verdade????

E mais uma :No que pode afetar o desenvolvimento de um cantor em música lírica se ele tiver renite????

Escorpiao Venenoso
Veterano
# ago/05
· votar


Barbara Jolie
Prezada Barbara Jolie,

Em busca de um aperfeiçoamento tive o prazer de encontrar esta Página, porém, não consegui sanar a minha dúvida/problema sendo este o motivo deste e-mail.

Canto mais ou menos há 15 anos (Tenho 32 anos) participo de um Movimento da Igreja Católica chamado NEOCATECUMENATO e temos uma váriedade de cantos em Hebraico e de origem espanhola (Onde surgiu o movimento) e o canto é uma parte muito importante. De uns 6 meses para cá tenho notado um certo "vício" no meu cantar, eu sem querer acabo fazendo uma "tremida" na voz semelhante aos cantores de música serteja e isso esta desconfigurando os cantos ou seja não estou passando com fidelidade e isso é ruim porque os cantos desse movimento "exige" uma grande fidelidade pois são cantados assim em todo mundo trocando apenas a língua local.

Nunca frenquentei nenhum curso, mas sempre procurei lê e fazer exercícios para aquecimento adequado da voz. Solicitou a gentileza de me informar o que devo fazer para retirar esse "vicio da tremidinha", pois afeta a mim, porque sei que estou fazendo e não canto com segurança aí já viu bagunça tudo....imagine tudo isso numa missa com cerca de 700 pessoas presidida por um Bispo as vezes beira ao fiasco!!!

Aprecio receber o quanto antes de V.S.a. até mesmo uma resposta negativa!!! hudson_patricia@ibest.com.br ou escorpiao.venenoso@hotmail.com

Atenciosamente,

Hudson

bailarina14
Veterano
# abr/12
· votar


como faço para aquecer a voz e desaquecer ??

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/12
· votar


Parafraseando o Christhian:

Por favor, leia as regras do fórum. Sempre use a busca. Além disso, leia os tópicos fixos.

Abraços.

Leandro Rigon
Veterano
# abr/12
· votar


Esse tópico é de 2004. Fora eu e talvez mais 1 ou 2 acho que ninguém mais dessa época participa do fórum.
Leia os tópicos fixos.

trendset
Veterano
# abr/12
· votar


para que voce aqueça, usa-se um metodo de exercicio chamado Vocalize, esse metodo voce acha em muitos sites na internet, recomendo o metodo canone que é simples e gratuito.
voce pode tambem procurar pelos videos do Lyba serra e Vivi Kepler.

Leopold
Veterano
# abr/12
· votar


trendset

E voltamos novamente a bater na mesma tecla. Essas video aulas inúteis.
Não tem jeito mesmo...

trendset
Veterano
# abr/12
· votar


Leopold

Fazer o que né. moramos num país que pra aprender o que é errado é gratuito mas para aprender o certo custa uma fortuna, so sobra Essas vídeo aulas inúteis.
Música é um esporte caro.

gravity
Veterano
# abr/12
· votar


trendset

Não a música em geral. O canto é um ponto mais delicado porque fazer errado pode comprometer sua saúde, te deixar sem voz. Não é como tocar um instrumento com a técnica errada, que vc pode corrigir sem maiores problemas. Mas se vc quiser arriscar sua voz, video aula ensina. Só não te dá garantia nenhuma, e ninguém vai poder te corrigir se vc fizer errado.

Leopold
Veterano
# mai/12
· votar


trendset

Talvez seja caro pela absoluta falta de professores decentes.
Talvez seja caro pelo número de anos gastos para aprender uma boa técnica, mais o tempo que você leva para conseguir passar o conhecimento para os outros.

Sei aqui na minha cidade alguns cantores de boteco que se metem a dar aula porque como eles conseguem cantar (do jeito deles) mas não sabem um fiapo de técnica e vão passando os outros prá trás.

Tem gente que compra prêmio e coloca na parede pra dizer que é bom professor.

Então, num mundo de enganadores, pilantras e etc, alguém que sabe o que faz não vai cobrar baratinho não. Mesmo porque, ninguém dá valor nenhum a quem cobra uma ninharia por aula. Sem contar ainda como é desgastante.

As coisas são assim. Num mundo perfeito existiriam cursos gratuitos com ótimos professores, mas aqui...por exemplo, música na escola, só agora em 2012. Nem demorou...

Quanto a video-aula nem perca tempo. Melhor não fazer nada do que isso.
A primeira coisa que esses caras ensinam é a respirar errado, aí já matou tudo.

trendset
Veterano
# mai/12
· votar


Certo gente. so uma coisa, eu já faço aulas de canto a muito tempo, e atualmente estudo num conservatorio, tanto teoria musical como tecnica vocal avançada, so quiz ajudar a bailarina14 que pediu ajuda. realmente essas video aulas nao ajudam em nada, alem de ensinar errado, muitas dessas aulas sao videos muito antigos digitalizados sem tecnica nenhuma, sem evolução. E o pior de tudo é se o aluno tem uma duvida ele nao vai ter a quem recorrer, e ai que começam as fendas, os calos, a afonia e outras coisas bem piores. Música é um esporte muito caro, o conservatorio so tem um preço acessivel pois é ligado a universidade estadual e so pagamos o semestre. porem é tudo elitizado, so tem filhos e parentes de politicos, empresarios e etc. e tal.

leviribeiro
Veterano
# mai/12
· votar


trendset Essa coisa de fenda, calo, é extremo. Não é por tocar numa roda de viola nos findis que vc vai ter isso.
No canto, tem aqueles mais "punks" que vão lá e cantam como podem.
E aqueles mais "progressivos" que se preucupam com toda a técnica e tal!

Se for pra sempre falar "aula", não vai ter assunto aqui pra debater. Porque não postar um vídeo, e comentar oq tá errado, oq pode melhorar?

Os professores de canto daqui do fórum que me desculpem, mas professor que se preze não fica se preucupando e debatendo com aspirantes a cantores de um forum de canto. Vende seu peixe e pronto.

Então que deixem rolar os videos, as suposições, discussões de tecnicas brutais e tal. Bem melhor doq essa mesmisse de " ah vc ta errado. faz aula".

Aposto que se eu postar aqui um vídeo ou audio fazendo mixed voice, ou voz mista, e pedir dicas, vai aparecer só "aulas" nos comentarios, mas nenhum " tenta jogar mais pra cima a ressonancia", "tenta ter intenção de baixar a laringe"...

Porque não discutir essas técnicas? Fica aí a pergunta no ar, e sei que to falando por vários membros daqui.

Gansinho
Veterano
# mai/12
· votar


leviribeiro
O negócio é: se você faz aulas, porque você viria pedir num fórum dicas do que fazer pra melhorar a sua técnica? Isso é papel pra um professor.

Do que adianta os professores daqui do fórum chegar pra um cara que nunca fez aulas e falar: "mantenha a laringe baixa" ou "coloque a voz na máscara", etc? O cara não vai ter ideia do que ele está falando ou de como fazer isso.

O fórum está aqui pra dicas e opiniões sobre a interpretação das músicas, repertório, avaliação..

Se você quer aprender TÉCNICA VOCAL, faça aulas.

gravity
Veterano
# mai/12
· votar


leviribeiro

Não é arrogância dos caras. É cautela. Voz é um negócio complexo e delicado. E é impossível dar explicações por texto. Video aulas, perigo tbm, pq por mais que a explicação do video esteja correta, não é possível garantir que o cara que está assistindo vai fazer corretamente. E provavelmente não vai. Discutimos técnicas, só que ensinar por aqui é falta de bom senso.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/12
· votar


Gansinho
O fórum está aqui pra dicas e opiniões sobre a interpretação das músicas, repertório, avaliação..

Eu discordo dessa parte. Acho que uma pessoa que faz aulas pode vir aqui perfeitamente pedir alguma dica para limpar uma determinada execução de exercício ou pra entender melhor uma determinada técnica. Mas não adianta vir aqui dizendo que faz aula sem fazer; é muito fácil perceber quando a coisa é inverossímil.

Se você quer aprender TÉCNICA VOCAL, faça aulas.
Com isso eu concordo. APRENDER pela internet ou por vídeo aulas é impossível.

Abraços.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/12
· votar


leviribeiro
Se for pra sempre falar "aula", não vai ter assunto aqui pra debater. Porque não postar um vídeo, e comentar oq tá errado, oq pode melhorar?

Entenda uma coisa: Esse não é um lugar para APRENDER A CANTAR. Isso você faz com um professor. A mesma coisa serve pra arte marcial, por exemplo. Você não entra num fórum de MMA pra aprender a lutar, mas para se inteirar dos termos e discutir de coisas que estão dentro da sua alçada, como a performance de um lutador.

O que falta é compreender que esse é um fórum para que as pessoas discutam assuntos relacionados ao canto, de uma maneira geral, mas com SEPARAÇÕES LÓGICAS, que qualquer pessoa com um mínimo de senso percebe.

Por exemplo, poste uma música sua e pergunte como está sua performance. Provavelmente você receberá elogios e uma ou outra dica TÉCNICA, que lhe será útil, pois quem lhe recomendará o fará baseado no que está ouvindo.

Agora, não apareça aqui perguntando "como tirar o ar da voz, como se deve fazer pra atingir um A7, querendo saber como se faz drive, ou se a voz de fulano é mista". Ou sequer querendo aprender a aquecer - pode parecer bobagem, mas cada pessoa apresenta tensões diferentes na língua e nos músculos do trato vocal ao fazer vibrações para aquecimento que precisam, praticamente em 100% dos casos, ser corrigidas PRESENCIALMENTE.

Todos que aqui entendem minimamente de técnica vocal sabem o quão difícil é aprender coisas que na cabeça de quem vê fora parece ridiculamente simples, afinal todos nós temos cordas vocais e boca. Exatamente por isso, quem entende de verdade não vai sair falando de maneira irresponsável que você deve fazer malabarismos com a sua voz. É difícil entender que o principal prejudicado seriam vocês em receber uma orientação genérica e não quem manda "fazer aulas"?

Gansinho
Veterano
# mai/12 · Editado por: Gansinho
· votar


Christhian
Acho que uma pessoa que faz aulas pode vir aqui perfeitamente pedir alguma dica para limpar uma determinada execução de exercício ou pra entender melhor uma determinada técnica.

Eu não vejo motivo pra isso Chris. Se o cara faz aulas, é tão mais simples ele cantar para o professor e o cara explicar pessoalmente pra ele como executar da maneira correta.

A não ser que o professor seja ruim e ele esteja executando da maneira errada porque o cara não explica corretamente.

Eu tô falando de coisas técnicas, como você citou no seu último post. Não tô falando de dicas comuns, como "tente cantar menos anasalado", ou "está bastante forçado", etc. Não adianta o cara vir aqui no fórum se quiser aprender a apoiar ou a aplicar o drive.

E eu também não falei que a gente não pode debater as técnicas. Eu mesmo sou bastante curioso quanto às técnicas que você usa e gosto quando você fala delas. Mas daí pra querer que você me diga como executar as suas técnicas pela internet há uma longa distância.

Gansinho
Veterano
# mai/12 · Editado por: Gansinho
· votar


Postei e o post do cara sumiu. auhauhauh

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas para iniciantes em canto