Exercícios Respiratórios

Autor Mensagem
Barbara Jolie
Veterano
# jul/04
· votar


INVOLUNTÁRIO, UMA VEZ QUE NÃO CONTROLAMOS DIRETAMENTE.
( QUANDO UM PROFESSOR DIZ PARA O ALUNO " ABAIXE O DIAFRAGMA " OU É MERAMENTE MODO DE DIZER OU ELE NÃO SABE QUE ISSO É IMPOSSÍVEL, PROVAVELMENTE CONFUNDINDO ALGUMAS SENSAÇÕES PERTENCENTES A MUSCULATURA ABDOMINAL.



o diafragma é voluntário... apesar de ter um controle automatizado...


Puts...agora me confundi toda! =/

Britnéiaa
Veterano
# jul/04 · Editado por: Britnéiaa
· votar


Barbara Jolie
bom... várias vezes ja entrei nessa questão em varias ocasiões... mas a verdade é que a gente pode controlá-lo, tornando voluntário... tipo.. o abaixar o diafragma voluntariamente é que eu nao sei como é, nunca fiz aulas de canto nem nada do tipo, pode ser verdade essa de confundir com sensações abdominais... mas nos movimentos respiratórios normais é possível controlar o uso do diafragma..

acabei de rever no meu livro de fisiologia sobre o controle voluntário da respiração... ele até dá o exemplo da pessoa ansiosa que hiperventila (respira muito rápido). Nesse caso, mesmo a pessoa nao tendo consciência de um "desejo" de hiperventilar, este é um ato voluntário, pois foge da regulação homeostática normal da respiração que ocorre no bulbo (area do Sistema Nervoso Central) - (homeostasia = equilíbrio)

FáBiO LiOnE
Veterano
# jul/04
· votar


Britnéiaa
obrigadão!!!nosso amigo estava certo então??ele é parcialmente voluntário?

RONNIE
Veterano
# jul/04 · Editado por: RONNIE
· votar


Fala galera,

estou percebendo que o assunto diafragma deu pano pra manga... assim que é bom.

Britnéiaa, o fato de trancar a respiração não controla o diafragma em nada... uma vez que voce "tranca" a respiração ele mesmo assim tenta fazer o seu "serviço", só não consegue porque existe uma obstrução na entrada de ar.
Por exemplo a pessoa que sofre de um disturbio do sono chamado Apnéia. (parar de respirar enquanto dorme)
existe um tipo de apnéia q é de fundo neurológico e outro de fundo obstrutivo.
em um exame chamado polisonografia vc mede a atividade diafragmatica enquanto a pessoa dorme, embora a pessoa pare de respirar, o diafragma continua tentando auxiliar a entrada de ar, só não conseguindo por uma obstrução na região da orofaringe.
Vamos entender por controle, algo que possamos manipular de uma maneira pelo menos, satisfatória, para não dizer precisa... o que não é o caso nem do coração nem do diafragma, uma vez que vc não "abaixa" ou "levanta" o diafragma pelo mero desejo que isso aconteça.
Concorda?
valeu

RONNIE
Veterano
# jul/04
· votar


Gritador Oficial
Seu raciocínio está correto, porém o diafragma é o músculo responsável pela respiração ou principal musculo "auxiliar" da respiração?
Se ele parar de funcionar morreremos?
A mulher quanto está grávida consegue usar o diafragma na sua totalidade de movimento, principalmente no final da gravidez? como ela respira então?
A questão do fato de respirarmos a hora que quizermos faz do movimento diafragmático algo voluntário?
Podemos ao inves do diafragma, privilegiar um tipo de respiração mais toráxica ou clavicular do que propriamente diafragmática?
São várias as interrogações, mas a questâo que quiz colocar não é tão polemica, embora ache que aprendemos muito com a polêmica...
O diafragma na tecnica respiratória chamada Apoio recebe um controle indireto que explicarei em outra oportunidade...
não controlamos o diafragma diretamente....de modo algum...
Só pra jogar um pouco mais de lenha nessa fogueira,
enquanto cantamos já foi medido a atividade muscular do diafragma atraves de EMG (eletromiograma) e por incrível q pareça ele praticamente estava inativo.... o que não tira a importancia dele no canto, depois explico melhor ok?
valeu!

Fala Arfg

"Mas o que posso lhe dizer é o seguinte: eu sabia que o diafragma era um músculo e também sabia que ele é involuntário. Agora baseado nisso, já que o diafragma é um músculo involuntário e que não devemos nos preocupar com ele na hora de cantar, cheguei a conclusão que estou fazendo tudo errado... "

Não tire conclusões precipitadas Arfg.... em nenhum momento eu disse que não devemos nos preocupar com ele na hora de cantar.... só disse q ele não é controlado da maneira q a maioria das pessoas acham q controlam....
Fique tranquilo q depois vou te explicar direito como pensar para respirar Ok? e não pense que essas "crises" que você colocou é algo que só acontece com vc, acontece com todos meus alunos, comigo, com todo mundo.... mas não se desespere por que a voz é algo q dá pra lapidar, trabalhar e melhorar sem limites... basta vc gostar muito de cantar e isso me parece que vc já tem.
Quando puder escrevo sobre o controle na respiração, o que é algo muito simples mesmo.... continue estudando e pense que tudo q vc aprende hoje soma para sua voz amanha.
valeu!

FáBiO LiOnE
Veterano
# jul/04
· votar


RONNIE
aguardamos maiores informações!!
abraçãO!

Barbara Jolie
Veterano
# jul/04
· votar


RONNIE
Britnéiaa
eu posso ou não controlar o diafragma?
E por quais razões?

Thanks!

RONNIE
A questão do fato de respirarmos a hora que quizermos faz do movimento diafragmático algo voluntário?

Ah!!! perae, acho que agora to entendendo.
Podemos controlar a respiração, mas o músculo diafragma não.
Ele continua fazendo o processo, mesmo não entrando ar e nem saindo, é isso?????


diafragma na tecnica respiratória chamada Apoio recebe um controle indireto que explicarei em outra oportunidade...
não controlamos o diafragma diretamente....de modo algum...
Só pra jogar um pouco mais de lenha nessa fogueira,
enquanto cantamos já foi medido a atividade muscular do diafragma atraves de EMG (eletromiograma) e por incrível q pareça ele praticamente estava inativo.... o que não tira a importancia dele no canto, depois explico melhor ok?



Caraca!!!! agora complicou mto mais..... =/
Como assim inativo????

Fique tranquilo q depois vou te explicar direito como pensar para respirar Ok?
Aguardamosss!!!!

E a propósito, vc poderia avaliar algumas das minhas canções postadas aqui no fórum?
O endereço para uma delas é este: Novidade By Barbara Jolie

Se puder, agradeceria de montão....ehehehe

Abraços!!!

Britnéiaa
Veterano
# jul/04
· votar


RONNIE
Britnéiaa, o fato de trancar a respiração não controla o diafragma em nada... uma vez que voce "tranca" a respiração ele mesmo assim tenta fazer o seu "serviço", só não consegue porque existe uma obstrução na entrada de ar.
Bom.... fechando a glote, o diafragma pode tentar trabalhar por estímulos neurológicos.. mas a pessoa tem sensações decorrentes da pressao negativa toracica.. Agora.. com a glote aberta..é possivel nao respirar controlando o diafragma..
O diafragma é um músculo auxiliar.. depende.. em mulheres, que têm o tipo respiratório torácico, os musculos intercostais realmente têm mais importância que o diafragma fazendo com que ele seja auxiliar. Porém nos homens, crianças, que têm o tipo respiratório tóraco-abdominal, o diafragma tem muita importância... nao sei se seria conveniente chamá-lo de auxiliar..
Quanto á apnéia do sono.. vc tem razão, é realmente um fundo obstrutivo e um neurológico.. nao tenho absoluta certeza, mas parece que a obstrução na passagem de ar vai causando aumento da concentração sanguinea de CO2 (hipercapnia), que vai deprimindo a respiração no Sistema Nervoso Central.. Mas eu acho que nao se pode confundir o controle central da respiração com o controle nervoso do músculo diafragma... uma vez que a respiração é controlada no bulbo, ainda assim os músculos da respiração podem receber estímulos diretamente do tórax...
no caso da gravida, o aumento da pressão abdominal impede o abaixamento do diafragma na inspiração, fazendo com que a respiração fique com os intercostais e os musculos cervicais..
Quanto a EMG.. nao tenho conhecimento deste quanto ao diafragma..
Ai.. cansei de escrever,.. outra hora eu continuo... :P

PuNk Bass
Veterano
# jul/04
· votar


Britnéiaa
Quanto á apnéia do sono.. vc tem razão, é realmente um fundo obstrutivo e um neurológico.. nao tenho absoluta certeza, mas parece que a obstrução na passagem de ar vai causando aumento da concentração sanguinea de CO2 (hipercapnia), que vai deprimindo a respiração no Sistema Nervoso Central.. Mas eu acho que nao se pode confundir o controle central da respiração com o controle nervoso do músculo diafragma... uma vez que a respiração é controlada no bulbo, ainda assim os músculos da respiração podem receber estímulos diretamente do tórax...
Ai, aqui eu não entendi... Como seria esse "fundo neurologico" da apnéia?? Nesse caso de apnéia o diafragma seria então involuntario, certo? Não dependeria do controle de respiração. Isso?

Britnéiaa
Veterano
# jul/04
· votar


PuNk Bass
é que assim.. tem o controle involuntário da respiraçao... que é no bulbo... que influencia vários músculos respiratórios inclusive o diafragma...
mas o controle do diafragma nao é exclusivo desse sistema..pode ter outro tipo de controle que seja voluntário

FáBiO LiOnE
Veterano
# jul/04
· votar


Britnéiaa
ahhh...obrigadão..entendi!

Barbara Jolie
Veterano
# jul/04
· votar


Britnéiaa
..pode ter outro tipo de controle que seja voluntário
q outro tipo?

PuNk Bass
Veterano
# jul/04
· votar


Britnéiaa
mas o controle do diafragma nao é exclusivo desse sistema..pode ter outro tipo de controle que seja voluntário
Como seria esse controle voluntário? Seriam os estímulos recebidos do tórax? Não, né ou sim?

RONNIE
diafragma na tecnica respiratória chamada Apoio recebe um controle indireto que explicarei em outra oportunidade...
não controlamos o diafragma diretamente....de modo algum...
Só pra jogar um pouco mais de lenha nessa fogueira,
enquanto cantamos já foi medido a atividade muscular do diafragma atraves de EMG (eletromiograma) e por incrível q pareça ele praticamente estava inativo.... o que não tira a importancia dele no canto, depois explico melhor ok?

Xiiiiii..... eu tambem quero saber da explicaçao, como inativo?

Britnéiaa
Veterano
# jul/04
· votar


PuNk Bass
estímulos do córtex cerebral, como os que vão para os músculos esqueléticos

RONNIE
Veterano
# jul/04
· votar


Fala pessoal

esqueci de falar da apnéia de fundo neurológico....
Algo no cerebro do indivíduo faz com que o diafragma pare de funcionar, como se fosse um "cessar máquinas". No exame mostra que o diafragma estava parado, no caso de ser de fundo neurológico...
no obstrutivo ele ainda tenta fazer o serviço...

Britnéiaa

"In a detailed study of the physiology of breathing, Bouhuys (1977, pp.271-272) discusses the results of electromyographic (EMG) studies the breath cycle with attention to the relationship between the diaphragm and other muscle groups both in speech and in singing:"

"The diaphragm remains electrically silent, while the external intercostal muscles show marked EMG activity...Fortunately, since the mechanical interaction between the intrapleural and intra-abdominal pressures regulates the position of the diaphragm, contraction of the diaphragm is not needed to regulate subglotic pressure...."

nos falamos depois....
valeu

Depois q tiver tempo falo mais sobre a respiração moçada, mas vou antecipando que o diafragma tem um papel importante sim, só que ele é levado para "lá" e para "cá" ( por assim dizer) por influência de outros músculos...(controle indireto)
valeu

FáBiO LiOnE
Veterano
# jul/04
· votar


RONNIE
pera ae..então é importante fazer abdomináis!

Britnéiaa
Veterano
# jul/04
· votar


FáBiO LiOnE
é verdade hehe...

RONNIE
Fortunately, since the mechanical interaction between the intrapleural and intra-abdominal pressures regulates the position of the diaphragm, contraction of the diaphragm is not needed to regulate subglotic pressure...."
é o que volta na questão da grávida que tem a pressão intra-abdominal muito alta, que dificulta a respiração..
nao tinha conhecimento do estudo eletromiografico do diafragma.. qual é a fonte desse estudo?
e.. só por curiosidade, vc estuda fono ou alguma coisa da área?

guitar_nan
Veterano
# jul/04
· votar


Britnéiaa
oi : )

guitar_nan
Veterano
# jul/04
· votar


foi so eu chegar q todo mundo saiu

Britnéiaa
Veterano
# jul/04
· votar


guitar_nan
hehe... olá...

FáBiO LiOnE
Veterano
# jul/04
· votar


guitar_nan
quem é você?

guitar_nan
Veterano
# jul/04
· votar


FáBiO LiOnE
::olha pra vc pensando a mesma coisa::

sou o renan : )

guitar_nan
Veterano
# jul/04
· votar


FáBiO LiOnE
agora a grande questao...quem e vc?

RONNIE
Veterano
# jul/04
· votar


Britnéiaa,
Não estudo fono não, sou professor de canto interessado nessas coisas...
O problema não é a pressão intra-abdominal, (nem muito menos fazer abdominal Fábio...) quando falamos pressão intra-abdominal isso pode refletir muitas interpretações( geralmente equivocadas ) sobre a palavra pressão...na verdade não volta no caso da grávida, porque a pressão do cantor não é da mesma natureza da pressão de uma gravidez... concorda?
o texto colocado pelo autor serve só para colocar que controlamos o diafragma, de uma maneira não direta, e como o texto não está inteiro ( esse é o problema de texto fora de contexto) talvez tenha dado a entender que o controle é feito pela pressão intra-abdominal... não é nada disso... lembre que o texto diz que a interação muscular controla a posição diafragmatica (somada a postura do tórax)
quando tiver mais tempo escrevo direito sobre essa respiração ok?
valeu

FáBiO LiOnE
Veterano
# jul/04
· votar


RONNIE
perdoe...mas não entendi nada amigão....ahuahuah tá bem confuso...parece que se tá querendo me deixar nervoso!ASSIM não dá!!hehehehe!
;) explica melhor plisi!


guitar_nan
sou vocalista do rhapsody prazer!

vinm
Veterano
# jul/04
· votar


FáBiO LiOnE
sou vocalista do rhapsody prazer!
de novo lione? hahahhha

Barbara Jolie
Veterano
# jul/04
· votar


eu soh volto aqui qndo tiver uma explicacao correta,

meus neuronios nao aguenta mta informacao, e outra odeio biologia hahahahaahah.

FáBiO LiOnE
Veterano
# jul/04
· votar


vinm
é normal eu fazer essa!!HuaHUAHuAHUAHUA virou rotina!

Agassi
Veterano
# ago/04
· votar


Meu sei sabem muitoooo
comecei a aula de canto faz uns dois meses e queria saber se vcs tem idéia de quanto tempo mas ou menos vou conseguir controlar meu diafragma... e por favor dessa vez não me iguinorem

Britnéiaa
Veterano
# ago/04
· votar


Agassi
olha... eu nao sei pq eu nunca fiz aula de canto...
mas o que eu sei é que essa história de diafragma realmente me cansou.. :D
sei lah.. pergunta pra barbara, ou pro lione..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Exercícios Respiratórios