Gostaria de compartilhar isto com vocês

Autor Mensagem
Valmick
Veterano
# jun/04


BÍBLIA DO VOCALISTA PARA CANTAR AO VIVO

- Não grite, cante

- Volume não quer dizer nada. Se não consegue se escutar, aumente o volume do microfone, mas não se machuque, PRINCIPALMENTE no palco. Aumentar o volume na voz só vai prejudicar a emissão e até mesmo afetar na afinação, além de fazer sua voz cansar. Lembre-se de que você tem muitos minutos pela frente e não pode estar com a voz esgotada na metade do show.

- Não force o drive. Ele vem se quiser e se ao vivo ele não quiser vir, deixe quieto. Sua voz funciona muito bem limpa.

- Cante do seu jeito. Deixe as imitações e experimentações para quando estiver treinando em casa.

- Cansou? Pare, converse com o público, peça ajuda aos backin' vocals. Na pior das hipóteses, cante uma terça ou uma quinta abaixo ou “recite” o trecho que deveria estar cantando, mas não demonstre cansaço. Evite cantar oitava abaixo.

- Imagine um quarto vazio e cheio de eco às 2 da manhã. Você quer tirar o máximo de timbre possível, mas não precisa gritar. No palco funciona da mesma forma. Se você não se ouve, os outros sim. Na pior das hipóteses, ponha o dedo no ouvido.

- Caso o drive venha, não queira você dar mais punch a eles no grito. Drive por si só tem punch. Embora ele seja puramente técnico no seu caso, ele já tem a fúria de quem grita, mesmo sem você gritar.

- Notas agudaças são falsete. Pense falsete ao executá-las.

- O microfone deve estar alto, muito alto. Você tem a manha da aproximação e afastamento dele, apenas confie em si mesmo.

maggie
Veterana
# jun/04
· votar


Bacana
:)

FáBiO LiOnE
Veterano
# jun/04
· votar


Valmick
hummmmmmmmmmm....realmente...tem coisas que eu sempre fiz...como o microfone no talo!

maggie
Veterana
# jun/04
· votar


- Deixe uma garrafinha de água atrás, e aproveite os intervalos pra molhar a goela. :)

Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


maggie
e o wisky cowboy tbm, hehehehehehe...

maggie
Veterana
# jun/04
· votar


Demolisher
Já vi fazerem... mas no final arrisca o cantor esquecer a letra. :)

Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


maggie
huahuahuahua, só se tomar a garrafa inteira, hehehehe, é só pra "manter o peito aquecido"... hehehehehe

maggie
Veterana
# jun/04
· votar


Demolisher
Toma conhaque então... tem fama de aquecer a garganta!

Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


maggie
Conhaque é mais forte... vc corre o risco de ter uma "tosse" enquanto canta, hehehehehe

maggie
Veterana
# jun/04
· votar


Demolisher
É só um pouquinho! Se não a perna fica bamba! :)

Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


maggie
huahuahuahuahua...

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


q q é punch?

Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
soco em inglês...

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Caso o drive venha, não queira você dar mais punch a eles no grito.

não queira dar mais "soco" a eles no grito.

é isso?

Alguém me explica?! ;)

Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie

tbm pode significar pegada...

Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
Acredito que o que ele quis dizer é, que se o drive não sair com naturalidade, não tente dar "potência a ele no grito...

Gippe
Veterano
# jun/04
· votar


Punch tem o significado de ataque, num faça o drive como um soco de ar, senaum fode tudo.

maggie
Veterana
# jun/04
· votar


É a pegada.

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04 · Editado por: Barbara Jolie
· votar


Gippe
soco de ar....isso aí....
creio q seja isso....

Mas qualquer forma q utilizar pra cantar não deve "soquear" o som, não fazercom q ele pule direto na garganta.

Uma vez me explicaram esse "soco na voz". ;)

Valmick
Veterano
# jun/04
· votar


Quando você está no palco com todos os instrumentos altíssimos, há uma tendência cantar com mais força. É algo como uma impressão inconsiente de que a voz não está com volume suficiente... Quando uma pessoa faz um drive com técnica, a sensação na laringe não é de força, muitas vezes é até de relaxamento e isso pode fazer com que o cantor pense que não está com punch o suficiente, mas está.

maggie
Veterana
# jun/04
· votar


Outra dica:
- deixe um roadie a postos de for cantar algumas músicas com pedestal e outras sem. Já vi gente tropeçando neles, é hilário.

Valmick
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie esse soco que você está falando eu aprendi como "ataque de glote" ou "ataque de epiglote"... É um recurso, não muito recomendável para você atingir a nota nos dias em que a voz não está muito elástica....
O Punch é a potência na voz mesmo.... é a fúria, a amplitude, que muitas vezes as pessoas confundem com volume e terminam o show roucas

Psylocke
Veterano
# jun/04
· votar


essa coisa da letra sobre declamar é ótimo..ehehe
eu já fiz isso

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Valmick
esse soco que você está falando eu aprendi como "ataque de glote"
isso, isso.
confundi entao...eheheh

mas se punch eh potencia, isso é genetico entao, tipow, alguma soprano com voz ligeiro bem fina e com pouco volume, ela nao tem como "fabricar" a potencia, ou não? ou alguma voz q não tenha potência no timbre já específico, poderá vir a ter?

Valmick
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie, me ensinaram que sim, tem como... mas utilizando outras vias, que não a voz de cabeça. Minha professora de canto, Soprano (A Rainha da Noite, lembra que soprano é?) parece outra pessoa cantando com voz de peito... A voz dela é naturalmente sem volume e sem amplitude...
O fator genético existe. Conheço pessoas cujo falsete puro parece voz misturada...
No meu caso é inverso... eu gostaria ter a opção de cantar com menos punch... acho meu timbre muito agressivo.

"alguma voz q não tenha potência no timbre já específico, poderá vir a ter?"
na minha opinião, a resposta é SIM

Gippe
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
Potência eh algo muito associado a sua conformidade física... basicamente ou vc tem ou naum tem. Tipo, a takai do pato fú jamais vai deixar alguem surto (por isso eu costumo chama-la de mosquitinho). MAs minha mana eh soprano ligeiro, canta pra caralho... meu, a voz dela eh potente demais... bem, vai de pessoa pra pessoa
BEm, pelo q eu entendi o punch seria o vulume, entaum? Estou certo?

Valmick
Veterano
# jun/04
· votar


"BEm, pelo q eu entendi o punch seria o vulume, entaum? Estou certo?" Não, cara
Gippe muitas pessoas confundem isso e acabam passando tudo menos a intenção que têm pro público ao cantar.
O PUNCH seria a "agressividade" da voz, sem necessariamente aumentar o volume... é a intenção colocada na amplitude, está mais associada à "potência" do que ao volume... É como André Matos cantando Stand Away e Painkiller... São dois extremos... Em stand away ele põe muito menos punch, até porque a música pede isso.... espero ter sido claro

Gippe
Veterano
# jun/04
· votar


Valmick
mmmmmm... num conheço satand away, mas conheço bem pain killer... Entaum punch eh a agressividade... interessante, valeu, aprendi um novo termo

Gippe
Veterano
# jun/04
· votar


satand, naum, stand... tranformei o andre matos em adorador do demo, heheheheheeh

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04 · Editado por: Barbara Jolie
· votar


Valmick
A Rainha da Noite, lembra que soprano é?)
Tá no tópico de classificao em sticky, esqueci. Soprano dramático acho.

parece outra pessoa cantando com voz de peito... A voz dela é naturalmente sem volume e sem amplitude...
Pois eh, minha voz falada eh baixa. E qndo canto, no coral por exemplo, tenho q me policiar para q a minha voz não apareça mais q as outras.

Conheço pessoas cujo falsete puro parece voz misturada...
Não entendi. =/

Gippe
basicamente ou vc tem ou naum tem
vc discorda do Valmick. Eu nao tenho opinião concreta ainda. Penso q se a voz nao tem potencia, mas se executado o canto com brilho, ressonancia, boca aberta, na voz de cabeça, aprender a fazer o metal na voz, ae eu encaro como "Voz com potência".


punch seria o vulume, entaum? Estou certo?
Creio q não apenas o volume, mas sim uma voz encorpada, com brilho e volume.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gostaria de compartilhar isto com vocês