¿¿¿Dúvidas???

    Autor Mensagem
    LeandroDoria
    Veterano
    # jun/04


    Bem, eu sou do fórum de tecladistas, mas vou voltar a cantar esses dias numa banda de rock brasileiro (principalmente Legião e músicas próprias tb.)

    Gostaria de saber 3 coisas:

    1- Qual o lugar mais certo, indicado e seguro p/ se registrar músicas?

    2- Existem exercícios diários p/ se evitar rouquidão, aumentar a capacidade vocal, não ficar com a voz igual à do Leonardo, etc, ...? Levando em consideração de q operei as amígdalas quando tinha 4 anos. Ou seja, não as tenho.

    3- Eu sempre quis aprender a fazer vibrato, e quando aprendi, acabei fazendo muito (nada que se compare a Xororó, tipo ovelha, mas faço muito). Quando não faço, acho estranho o prolongamento da nota e tal. Vcs usam algum macete em relação à isso?

    Falou!!

    Soulface
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    LeandroDoria
    1- Qual o lugar mais certo, indicado e seguro p/ se registrar músicas?
    Acho q em cartórios hein?! Dê uma procurada na Busca q tem um tópico explicando onde e como se faz pra registrar.

    2- Existem exercícios diários p/ se evitar rouquidão, aumentar a capacidade vocal, não ficar com a voz igual à do Leonardo, etc, ...?
    Com certeza deve existir. Um acompanhamento profissional é sempre bem vindo nesses casos.

    3- Eu sempre quis aprender a fazer vibrato, e quando aprendi, acabei fazendo muito (nada que se compare a Xororó, tipo ovelha, mas faço muito). Quando não faço, acho estranho o prolongamento da nota e tal. Vcs usam algum macete em relação à isso?
    Dê uma olhada neste tópico q tem alguns links relacionado ao vibrato.
    Pelo q eu andei lendo, oq os cantores sertanejos fazem é tremolo, e não vibrato. E o vibrato nada mais é doq a vibração das cordas vocais q acontece naturalmente qndo determinada nota está bem encaixada.

    Me desculpem se falei besteira! hehehehe (acho q isso já é normal=P)

    Christofer Johnsson
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Soulface
    so podia uhauhauhhauhua


    pra roquidao recomendo anapion

    vinm
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: vinm
    · votar


    LeandroDoria
    Qual o lugar mais certo, indicado e seguro p/ se registrar músicas?
    Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. É lá que se registra a melodia principal (partitura) e se não me engano, a letra também. Maaaas, segundo a legislação atual sobre a matéria, não é necessário o registro para defender autoria, já que o direito de autor é garantido independente de registro. Por ser propriedade intelectual, basta que você tenha publicado ela primeiro (no caso, gravado em algum meio). Nessa categoria se enquadram também obras literárias, artísticas em geral e até mesmo programas de computador.

    vinm
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: vinm
    · votar


    LeandroDoria
    Maaaaas (de novo) é sempre bom registrar, pois se um famoso lhe processa por plágio, vai ser difícil ganhar... você sabe, quem pode, pode... :/

    LeandroDoria
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    E basta "partiturar" a melodia da música c/ a letra abaixo de cada respectiva nota ou os acordes tb? Ou posso pôr os acordes em cifras?

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    LeandroDoria
    Seja bem vindo por aqui!

    1- Qual o lugar mais certo, indicado e seguro p/ se registrar músicas?
    Biblioteca Nacional
    www.bn.br

    2- Existem exercícios diários p/ se evitar rouquidão, aumentar a capacidade vocal, não ficar com a voz igual à do Leonardo, etc, ...? Levando em consideração de q operei as amígdalas quando tinha 4 anos. Ou seja, não as tenho.
    Existe e é o que mais tem. Não tem problema vc ter operado as amígdalas, vc perde 50% ou mais não sei ao certo, da voz.

    3- Eu sempre quis aprender a fazer vibrato, e quando aprendi, acabei fazendo muito (nada que se compare a Xororó, tipo ovelha, mas faço muito). Quando não faço, acho estranho o prolongamento da nota e tal. Vcs usam algum macete em relação à isso?
    Como seria esse "fazer muito"?
    Qual vibrato vc faz?
    Vc canta popular ou lírico?
    Macete para não fazer vibrato? hum...o q recomenda-se é fazê-lo. Agora se vc nao quer, tente cantar as notas sem desafinar, ficando nela por algun tempo, cante com voz de cabeça.


    E basta "partiturar" a melodia da música c/ a letra abaixo de cada respectiva nota ou os acordes tb? Ou posso pôr os acordes em cifras?
    A partitura principal para registrar seria a melodia apenas, mas se quiser colocar os harmônicos[acordes] penso que pode tb. Agora registrar com cifra e tablatura, isso não pode.


    =]

    LeandroDoria
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Mas... fiquei preocupado com isso. Eu perdi 50% da voz, é isso? Ou perco isso quando fico rouco?
    Eu canto mais popular mesmo, principalmente Legião Urbana. Canto músicas minhas tb, mas o gênero é popular mesmo. Mas já fiz 2 anos de lírico no conservatório.

    Michael Kiske
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Não tem problema vc ter operado as amígdalas, vc perde 50% ou mais não sei ao certo, da voz.

    Barbara Jolie

    Tb n entendi!

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    LeandroDoria
    Michael Kiske
    Ter operado as amígdalas perde alguma porcentagem da voz, infelizmente eu não sei dizer ao certo.

    Garotinha PoP
    Up!
    Responde pra nós se vc souber.



    LeandroDoria
    mas o gênero é popular mesmo. Mas já fiz 2 anos de lírico no conservatório.
    uhum...mas vc nao respondeu este "fazer muito" vibrato.
    Seria todo final de frase, mto acentuado? como assim?

    O certo é vc se policiar, apenas em finais de frases, notas longas, e levemente, isso no popular, no lírico ele já mais acentuado.

    Al Majíd
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    LeandroDoria

    Já que você é tecladista, a partitura pra teclado, atualmente vem com a melodia na pauta e o nome do acorde em cima. Mas isto não impede a você de escrever a melodia na clave de Sol e a harmonia na clave de Fá, como é escrito para piano.

    LeandroDoria
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Al Majid: já pensei nisso. Vou fazer assim então

    Barbara Jolie: eu faço vibrato assim: acabo de terminar de cantar a palavra meio que já indo pro vibrato.

    Exemplo: Imagine, do John Lenon

    Imanige the-e-e-e-ere's no heave-e-e-en...

    Deu pra entender este exemplo meio confuso? hehehe

    E quanto ao lance da percentagem a menos de voz, eu operei as amígdalas c/ 4 anos! Perdi, mesmo assim, um pouco de voz?

    ERRATA: Fiz 2 meses de conservatório, e não 2 anos. Foi mal aí!

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    LeandroDoria
    acabo de terminar de cantar a palavra meio que já indo pro vibrato.
    qndo a nota eh mais ou menos longa, tem dois a tres tempos, td bem.
    Só não pode ser um exagero, cada nota colocar vibrato, ainda mais um vibrato acentuado.
    Se quiser q eu te ajude melhor, poste alguma musica aqui, para eu ver exatamente como vc diz fazer o vibrato. ;)

    eu operei as amígdalas c/ 4 anos! Perdi, mesmo assim, um pouco de voz?
    Infelizmente nao posso te afirmar.
    Eu sei que perde-se um pouco a voz, agora se a idade influencia ou nao, isso jah nao sei.
    Melhor vc procurar um otorrino ou alguém q te dê essa informação com exatidão. ;)

    LeandroDoria
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Valeu, brigadão!!
    Vou ver se amanhã compro um microfone pro computador e gravo algo no gravador de som do windows (ou será q tem algum programinha melhor e eu não conheço?? hehehe)
    Falou!

    Akan
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    LeandroDoria


    Sound Forge 7.0

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ¿¿¿Dúvidas???