Pra vocês que manjam! Dicas de backs!

    Autor Mensagem
    Rei do Pogo
    Veterano
    # jun/04


    É o seguinte, eu preciso fazer uns backs na minha banda e gostaria de umas dicas para afinar com a música e outras coisas! Pois sou desafinado por natureza e queria enfocar mais minha voz! Valeu!!

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Para backs vc pode usar as terças e quintas.
    Mas vai da criatividade, pois será outra voz, então tu poderá "caminhar" com ela fazendo seu arranjo, mas nada que ultrapasse a voz principal.

    Já tinha um tópico sobre isso, penso que lá tenha mais algumas dicas. ;)

    metaLiz
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Você já ouviu falar em contraponto? É tipo uma técnica pra compor pra várias vozes, que é usada na música clássica. Tem toda uma lógica pra fazer o caminho melódico que cada voz segue, eu já estudei esse negócio (mas já esqueci quase que completamente). Mas, é tipo assim, você tenta pensar na melodia como se cada nota das respectivas vozes (uma por cima da outra) formasse um acorde. Por isso, esse lance de colocar terças e quintas dá certo, pois a fundamental (a tônica) mais a terça e a quinta formam um acorde. Mas não é só isso, o ideal é que cada voz faça o seu caminho próprio, em harmonia com a melodia principal, mas sem segui-la, porque senão fica parecendo música sertaneja! Você deve evitar oitavas a todo custo, a não ser que seja absolutamente necessário, e, de preferencia, só faça com as vozes mais distantes (soprano e baixo).
    Procura fazer um caminho melódico sem grandes saltos nas vozes que acompanham a melodia principal, e quando fizer saltos (por exemplo, do dó 3 pula pro si3), tenta compensar caminhando de volta e explorando a região entre os saltos (por exemplo, dó si... lá sol si sol lá dó ré dó mi sol fa mi...) Grandes saltos sem resolução enfeiam a música e criam expectativa. É bom que você caminhe pra um clímax, explorando bem as notas antes e depois do clímax da música, que é sentida normalmente quando rolam as notas mais agudas da melodia. Uma música com um monte de clímax não funciona, portanto, economiza suas notas mais agudas, não fica usando elas o tempo todo.
    Por enquanto é só o que eu me lembro, espero que ajude alguma coisa. Se eu lembrar outras coisas, eu volta a postar, beleza?

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    metaLiz
    puxa.,..q dica maravilhosa...ainda nao aprendi contraponto.
    Vc tem alguma apostila q possa me passar?

    Rei do Pogo
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Barbara Jolie
    metaLiz
    valeu mesmo, mas eu queria umas dicas para a voz mesmo, entende! Eu tenho problema de empostamento de voz, manter ela no mesmo tom...

    Demolisher
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Rei do Pogo
    Treina, papito, muito estudo e prática...

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Rei do Pogo
    manter ela no mesmo tom...
    afinacao, e respiracao.

    Se tem dificuldade, vai atrás e tenta resolver. =]

    metaLiz
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Barabara Jolie
    Olha só, eu não sei aqui de cabeça uma apostila ou algum livro pra indicar, mas eu vou dar uma procurada, pode deixar que eu vou atrás disso e quando eu souber, volto a postar, beleza?

    Rei do Pogo
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Barbara Jolie
    Se tem dificuldade, vai atrás e tenta resolver. =]
    por isso eu criei o tópico! =P
    Vc conhece alguns exercícios?

    metaLiz
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Rei do Pogo
    A primeira coisa é ter a melodia certa dos backings, escrita na partitura, se possível. Treina bastante, separadamente, a melodia que você vai cantar (essa melodia, como eu disse antes, tem que fazer algum sentido pra você, ela tem que, digamos assim, justificar-se por si só e não parecer alguma coisa "jogada de qualquer jeito"). Pede pra alguém te ajudar na hora de afinar, quando você estiver estudando as suas notas. Estudar com a ajuda de um piano ou teclado é o ideal. Senão tiver rolando de jeito nenhum, talvez seja necessário vc modificar algumas notas (pois talvez elas estejam fora do seu registro vocal) pra facilitar.
    No mais, estudo e perseverança.`É isso.

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Rei do Pogo
    sim, mas mostramos exercicios e tem mtos q mesmo assim nao dão bola,nao exercitam e querem milagre.

    Aqui no fórum canto em sticky lá em cima, tem umas mp3 de aulas, ali pode te ajudar em alguma coisa. ;)

    Fora os tópicos sobre esses assuntos já discutidos aqui. =]

    metaLiz
    Ok! Vou ficar esperando...eeheh ;)

    Rei do Pogo
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    metaLiz
    Barbara Jolie
    valeu pelas dicas, mas vejam só q ironia, quando fazia belas artes nunca ia nas aulas de canto, pois odiava, e elas hoje me fazem muita falta!

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Rei do Pogo
    tu fez belas artes? onde?

    metaLiz
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: metaLiz
    · votar


    Barbara Jolie
    Olha só, eu não consegui achar nenhum livro sobre contraponto que não exigisse muitíssimo conhecimento musical. Eles são meio enrolados, infelizmente... De qualquer forma, olha em biblioteca de faculdade de música, pode ser que você tenha mais sorte do que eu. Mas eu achei um caderno meu com umas dicas a mais. Talvez eu crie um tópico sobre isso...[/b][b]

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    metaLiz
    se puder fazer isso eu agradeceria.
    Estudo teoria musical, qqer informacao q tu me passar, penso q será útil, tenho alguma base...ehehe..=]

    Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pra vocês que manjam! Dicas de backs!