BELTING/BEL CANTO

Autor Mensagem
PuNk Bass
Veterano
# ago/04
· votar


RONNIE
São denominações diferentes para as oitavas.
por exemplo
U.S.A C4 = Helmholtz c1

Nao consegui entender.. qual eh a classificação mais utilizada?? Isso muda na partitura??
Por ex, o sol que fica na segunda linha da pauta na clave de sol eh o sol 3, que denominaçao seria essa?

Gippe
Veterano
# ago/04
· votar


PuNk Bass
Punk, num tem muita complicaçaum, na notaçaum americana eles chamam o dó central de dó2, mas a nota eh a mesma, o dó3. Tudo q eh em notaçaum ameicana fica descrito como se fosse uma oitava acima da nossa, mas eh na verdade a mesma nota. A explicaçaum pra isso, ateh onde eu sei, eh que a primeira oitava nós chamamos de 0 (dó0, ré0, etc...) e eles começam chamando-a de 1 (dó1, ré1, etc...), por isso a descrepancia

FáBiO LiOnE
Veterano
# ago/04
· votar


Gippe
isso mesmo gippe

PuNk Bass
Veterano
# ago/04
· votar


Chely
Meio que atrasado.. Seja bem vinda!! \o/
Poste mais sobre vc no topico "Dados dos usuarios do forum de Canto"

Gippe
Tah ok. Valeu

Barbara Jolie
Veterano
# dez/04
· votar


Só para fim de esclarecimento:

O termo "Rock Star" não é uma expressão de técnica vocal,
mas uma expressão em inglês que quer dizer "estrela do rock". Nada a ver,portanto, com técnica vocal.

A expressão correta é "Rock Style", isto é, no estilo rock, utilizada p/ definir o estilo vocal dos cantores de rock. Na Broadway, o "rock style" é assinalado para caracterizar cantores homens que não utilizam o "legit
style", ou estilo legítimo, ou seja, o canto de formação tradicional lírica.
Abs,
Felipe Abreu

Fonte: grupo Yahoo: Preparação Vocal

Gippe
Veterano
# dez/04
· votar


Barbara Jolie
Ah, eh rock style... eu tinha ouvido o felipe falar sobre isso no workshop e me confundi, num li o termo escrito e pensei ter ouvido Rock Star, hauhauahauhauh... dah nada, a intensaum eh a mesma.

Ps.: tem um errinho meu alih em cima, eu disse que os americanos chamam de do2 o do central, errata, eh o do4, eles denominam tudo uma oitava acima. Eles começam a contar a primeira oitava de 1 e nos começamos chamando-a de 0, por isso tudo pra eles eh descrito uma oitava acima da nossa.

Leandro Oliveira
Veterano
# dez/04
· votar


tem algumas coisas que nao estao claras pra mim, pobre mortal, entre tantos grandes deuses
homem faz ou nao faz belting?
mas qual seria a diferença do belting pra voz plena?
e quando vcs falam em voz de cabeça depois da mixta é voz plena ou voz de cabeça tipo no lirico falssete?
se belting nao é so voz de peito
o q tem a mais?

floor jansen
Veterano
# dez/04
· votar


Leandro Oliveira
homem não faz o " belting" e sim rock style, né Gippe??
A diferença é q no belting vc cantará as notas que geralmente usaria a voz mista e voz d cabeça no peito, ou seja irá gritar....pq belting quer dizer " grito" - claro q não é sair gritando por aí, tem uma técnica, mas os professores não aconselham o belting, pq a médio longo prazo os danos para a voz são irreversíveis...exemplo são os cantores da Broadway....
e sim belting é só voz plena....

voz mista é uma mistura de voz d cabeça com voz plena, ela entra antes da voz de cabeça total....mas só qdo aprende a identificar o passágio vc consegue perceber aonde está sua voz mista, e aí pode explorar....

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/04
· votar


floor jansen
desde quando usar voz plena danifica o aparelho???pavarotti tem 80 anos e canta ainda???alias...todos cantores líricos né...
acho que teve um equivoco...ou eu não soube entender

floor jansen
Veterano
# dez/04
· votar


FáBiO LiOnE
vc não soube entender mesmo...não disse isso...o BELTING danifica....Bárbra Streisend por exemplo.....

Leandro Oliveira
Veterano
# dez/04
· votar


floor jansen

e sim belting é só voz plena....
acho que foi aqui que o lione nao entendeu,
e eu tambem nao, cmo belting é so voz plena?
nao to entendendo
(noa me chamem de burro por isso).rs

outra a tecnica do rock style, star, sei la
é a mesma do belting diferenciando o nome..........
ou cada uma tem suas particularidades

Gippe
Veterano
# dez/04
· votar


Leandro Oliveira
Rock style eh homem tentando fazer belting. Digamos q homem num sabe gritar, mulher sim. Um Homem (normal, eh claro) num tem como mandar sol4 em voz de peito, eh impossivel, mas uma mulher manda um sol2 no peito na buena, e um sol 4 com muito treino no berro, elas tem uma maior capacidade de extensaum nesse registro, os homens tem uns graves a mais, mas saum dispensaveis nessa modalidade, pq aqui a idéia eh q tua voz tem q soar potente, explosiva, e graves abaixo do do2 tem frequencias muito baixas pra tal efeito.
Quando se entra em voz de cabeça as pregas relaxam totalmente, a voz mista eh o máximo de tensaum q jogamos as pregas num bel canto, mas no estilo belting/rockstyle as pregas naum se reajustam pros agudos, elas seguem sempre sendo cada vez mais tensionadas, esse eh o principio do berro, eh como funciona o belting. A maioria de nós somos belter/rockstyle quando iniciamos no canto... tentamos fazer agudos do bruce no grito, sem noçaum de passagio e talz. Entaum pra este estilo se fez uma escola americana conhecida como brodway, lah ninguem canta, todo mundo grita, mas grita bonitinho, com técnica, e conseguem o mesmo efeito de um bruce da vida, mas com uma voz muito mais explosiva, potente, um berro mesmo. Note q esses cantores vivem tento prblema de fadiga e talz, e geramente naum passam dos 50 anos cantando.
De exemplos pops de belters, tipo celine, whitney, mariah, aretha (essa jah elvis), etc...

Leandro Oliveira
Veterano
# dez/04
· votar


Gippe
um ms uma coisa que ningem disse nada
se é voz de peito
mas um monte de tecnicas
que outras tecnicas sao essas
porque na verdade
eu no C3 ja vo de voz plena em direçao a cabeça
nada de peito
mas nao que eu queira aprender a fazer isso
ma so por curiosidade
como faz pra ter um belting bom com "tecnica"
tipo apoio, claro
mas e o resto?

Gippe
Veterano
# dez/04
· votar


Leandro Oliveira
Cara, eu nunk estudei belting, e essa técnica exige professor específico pra isso, e aqui no brasil num eh taum facil de encontrar um naum, pelo menos naum um barato, haiahiahaiha... belting eh soh voz de peito, a voz ressona (nem sei se tem essa conjugaçaum) na cabeça, mas eh muita força no abdomen, no peito (sim, força no peito, eh erradissimo, mas necessario numa tecnica taum avassaladora) nos musculos intercostais, apoio, em fim, força em tudo menos na garganta, onde apenas se tencionam as pregas, que ficam esticadas ao máximo, e a voz estoura... tem uma gravaçaum minha q eu faço belting, antes eu soh cantava daquele jeito, no berro, como eu jah disse, eh natural do cantor iniciante e sem estudo cantar como belter (por isso se chama rock style, pq geralmente os roqueiros clássicos berram apenas), eu pegava tons altos dessa maneira, mas eh foda, eu sentia o quanto isso detonava com a minha voz, exige uma preparaçaum muito foda, com o tempo vc acostuma, mas eh tanto esforço que sua voz num aguenta a metade q um cantor erudito (que chega aos setenta mandando um monte). Um belter mal passa dos cinquenta.

Leandro Oliveira
Veterano
# dez/04
· votar


Gippe
eu num quero esse troço pra mim nao
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
nao na boa mas se vc souber mesclar
um pouco de belting numa musica
outra voz de cabeça
do jeito que disseram aqui como efeito
acho que é uma boa tecnica

Gippe
Veterano
# dez/04
· votar


Leandro Oliveira
Ah sim, dai vira bel canto, eles misturam bastante em bel canto o belting com o canto erudito, fica bem lindo

PuNk Bass
Veterano
# dez/04
· votar


Gippe
O Bruce Dickinson não usa belting as vezes? Tem musicas que o timbre dele soa a voz de peito mas um tanto alta

Gippe
Veterano
# dez/04
· votar


PuNk Bass
Aham, o bruce eh bel canto total (me corrija se estiver errado floor jansen, minha noivinha querida... tah de ferias pelo jeito :( )

PuNk Bass
Veterano
# dez/04
· votar


Gippe
É.. realmente Bruce Dickinson nao eh voz de cabeça, alias o falsete dele eh feio pra caramba..eheuehue, se bem com aquele timbre, quem precisa de falsete?

floor jansen, minha noivinha querida... tah de ferias pelo jeito :(
O Lione e a Morganinha tb... estamos tão sós... :(

Leandro Oliveira
Veterano
# dez/04
· votar


mais a flor ja estudou isso algem
aqui ja estudou alem dela ,tipo o bel canto

Gippe
Veterano
# dez/04
· votar


PuNk Bass
NAum, Bruce eh voz de cabeça certeza, canto com voz de cabeça e fica no estilo (mas ele num sobe tando q nem um labrie, por exemplo, pq ele num corta o peito, ele tah sempre na voz plena, e as vezes, digo, as vezes, faz belting)

floor jansen
Veterano
# dez/04
· votar


Gippe
ai lindo...acho q o Bruce não faz bel-canto não....acho q é voz d cabeça mesmo...pelo menos nas músicas q eu conheço.....exemplo de um cantor q faz bel-canto típico é o Andrea Bocelli....


Só uma coisa galera, não é pq cantamos com voz de peito q estamos fazendo belting, é errado dizer isso, o belting é a partir do momento em q vc se utiliza da voz de peito para atingir agudos- que normalmente já estaria usando voz de cabeça ou falsetto....e claro q sai berrado.....por isso a expressão belting....já no bel-canto vc canta altas notas no peito, mas até aonde for confortável, depois tranquilamente se utiliza da voz de ópera (voz de cabeça e high falsettos) para os agudos - e sem quebrar os passágios.....

Barbara Jolie
Veterano
# set/05
· votar


Vou dar um "UP" neste tópico, para se alguem mais tiver informações/exercicios a respeito, postar aqui.

Valeus! =]

Lorri
Veterano
# set/05
· votar


Monica Naranjo , Patti Labelle e Cyndi Lauper tbm usam muito esta tecnica ou n ?

Barbara Jolie
Veterano
# set/05
· votar


Lorri
Monica
óia!!! uahauhau...

essas duas nao conheco, mas a Cyndi eh com certeza uma belter [canta em belting]

Maria Fernanda
Veterano
# set/05
· votar


Barbara Jolie
Patti Labelle é simplesmente quem gravou pela primeira vez "Lady Marmelade", aquela que eu estou devendo...

Barbara Jolie
Veterano
# set/05
· votar


Maria Fernanda
ah eh? eh o video q a Lorri postou? to baixando aqui.

Me diz o ano dessa musica, pelo visto ela nao eh da epoca do Moulin Rouge neh? ahauhauahua

Maria Fernanda
Veterano
# set/05
· votar


Barbara Jolie, é da década de 70, e as All Saints (Quem?!) também regravaram, mas ficou caca.

Bakuryo
Veterano
# out/05
· votar


Oii barbara! eu canto tb! mais sou baritono e sofro pra cantar metal! o belting iria me ajudar? queria q me esplica-se isso perfeitamente se estiver ao seu dispor me add!! ^^ bakyuriester@hotmail.com

Fenix_Ikki
Veterano
# nov/05
· votar


Acho que essa técnica é a tal speech level singing..

vejam no site www.goodrichvocal.com e www.sethriggs.com
nesses sites mostra algo sobre isso. A técnica existe sim no brasil mas
quase ninguém conhece. Não significa que usando isso você vai
soar como uma celine dion. Tem tudo a ver com aquele esquema
de zipar as cordas vocais ou aduzir como dizem. Ao invés de forçar
a barriga você faz isso..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a BELTING/BEL CANTO