Como controlar ressonancia?

    Autor Mensagem
    Fenix_Ikki
    Veterano
    # mai/04 · Editado por: Fenix_Ikki


    sei.. é meio cedo perguntar sobre isso.. por exemplo onde faço aula de canto isso vai mais pro final, mas agora assim mesmo sendo meio 'fora da hora' alguem ai tem dicas de como controlar a ressonancia?

    putz é um saco, quando canto nao sinto muito a ressonancia.. é meio confuso porque eu sinto mais nas costas e nao muito no peito.. nem na cabeça. putz.. HUahuHAUAHUa.

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Fenix_Ikki
    Meu...ressonancia tem que ser a primeira coisa que você aprende!!ressonar a voz na mascara é importante para não haver danos na voz!

    Fenix_Ikki
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    mascara?

    Barbara Jolie
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Minha professora,nao tem uma aula q ela não me chama a atenção umas dez vezes qnto a ressonância.

    É algo difícil, com o tempo e pratica, vc consegue "colocar" a voz no local certo.

    Primeiro vc abra a boca como um bocejo, em vez de bocejar, cante, sinta uma vibração mínima no rosto da face, testa, olhos e nariz. Qndo tiver acontecendo isso, é um primeiro passo para sair corretamente o som com a ressonância vocal.

    Fenix_Ikki
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    vou encher o saco da prof então.. ela quer deixar
    isso por ultimo =( so esta nos vocalizes agora..

    pior que não sinto isso, é muito estranho.. so sinto la em cima na cabeça sabe, onde nasce o cabelo (..)
    isso quando canto notas altas, baixas de maneira alguma
    consigo na cabeça.. até parece uma lei.

    RONNIE
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    RESSONANCIA É ALGO Q VC DEVE APRENDER, MAS NÃO TENTE RESSONAR NA MÁSCARA. SEI Q VÁRIAS TÉCNICAS AINDA INSISTEM NA TAL DA MASCARA, MAS PROCURE ESTUDAR SOBRE O ASSUNTO E VC VAI DESCOBRIR QUE O RESSONADOR PODE VIBRAR POR INDUÇÃO (MASCARA) OU POR VIBRAÇÃO SIMPÁTICA.
    EM TODO CASO SE QUISER POR A VOZ NA MÁSCARA, BOA SORTE...
    VALEU

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    RONNIE
    Pq nao na máscara?

    E o que é "indução" ou "simpática"???


    E seja bem vindo!

    Só uma dica, se possivel utilize de caixa baixa, dá a impressao que estás gritando, e penso nao ser este o objetivo, nao é.

    Abraço!

    RONNIE
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Barbara,

    Desculpe se pareceu q estou gritando, não é isso não, sou desligado mesmo...
    A máscara é uma produção frontal, e as notas, na medida em que vamos para o agudo não vibram (ressônancia) nos mesmo lugar. Toda sensação no canto reflete uma postura muscular da laringe. Me parece q pensar na mascara força sempre a musculatura e induz a laringe a permanecer "alta".
    o cantor pode induzir sensações em vários lugares, nariz,dentes,testa, "máscara", nuca etc... mas qual seria o caminho natural da vibração para o canto?
    valeu

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    RONNIE
    mas qual seria o caminho natural da vibração para o canto?
    ixi...num me faça mais perguntas, nunca sei responder...ahahah

    A resposta seria por vibração simpática, lendo seu post anterior, mas o que isto quer dizer, eu não sei. =/

    Akan
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Vibração simpatica??????

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    RONNIE
    explique melhor..por favor

    RONNIE
    Veterano
    # ago/04 · Editado por: RONNIE
    · votar


    Fala Fábio e Akan

    Em relação a "ressonância" simpática ou induzida na verdade é algo q estou pesquisando ainda, então quando tiver respostas precisas falo para vcs.
    Por enquanto o que posso dizer é que entende-se por ressonancia o fato que dois corpos poderem vibrar, sendo que o primeiro vibra (pregas vocais) e faz com que o segundo ( ossos do crânio) vibre pelas própias frequencias naturais. (entre os dois corpos)

    um exemplo simples de ressonância é quando afinamos o violão
    seguramos a corda Mi (sexta corda de baixo pra cima) na quinta casa e teremos a nota lá.
    repare que a 5 corda solta ( é a corda lá) se estiver bem afinada irá vibrar sem que vc precise encostar nela.
    tente fazer isso:
    prenda o dedo na quinta casa da corda mi e então toque a sexta corda tomando cuidado para não encostar na corda debaixo.
    abafe a sexta corda com a mão direita e verá que a quinta corda emite um som do lá e está vibrando não porque vc encostou o dedo nela e sim por ressônancia. (estimulada pela vibração da sexta corda a quinta começou a vibrar sozinha)

    Pense que as pregas vocais são a sexta corda e o cranio a 5 corda e vc irá começar a entender ressônancia... a questão é onde sentir tais sensações no canto conforme as notas caminham do grave para o agudo...as pregas vocais na verdade de nota para nota assumem tamanho, comprimento,calibre e tensão diferenciadas, então será q seria possível sentir a ressônancia sempre no mesmo lugar? (como por exemplo a tal da máscara)
    tenho minhas dúvidas.... (aliás não são só minhas e o assunto não foi profundamente estudado ainda...)

    depois escrevo mais
    valeu

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    verdade...entendi o que você disse ronnie...
    bom...verdade...ressonância no mesmo lugar...a tal mascara parece um pouco dúvidoso!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como controlar ressonancia?