Canto Erudito

Autor Mensagem
paulao_jazz
Veterano
# mai/04


Ae, povo, estou começando a me envolver cada vez mais nesse campo, estudando pra caramba, pesquisando bastante a voz. Quero saber se tem mais gente por aqui q tb se interessa na área, faz aula, ou não, e tal...

abs

FáBiO LiOnE
Veterano
# mai/04
· votar


paulao_jazz
Eu estudo canto lírico...e sim desenvolvo minha voz para o canto erudito, espero achar um professor que explore mais esse lado do canto...

Barbara Jolie
Veterano
# mai/04
· votar


paulao_jazz
Tb faço aula de canto lírico. Me interesso sim, não para óperas,mas para arranjos em música de estilo rock. ;)

metaLiz
Veterano
# mai/04
· votar


Eu faço canto lírico e popular (apesar de não ser uma boa misturar as duas coisas) porque quero desenvolver o quanto puder a minha voz, principalmente pro metal, mas se pintar um lance erudito eu topo também.

paulao_jazz
Veterano
# mai/04
· votar


Barbara Jolie

eu acho muito show de bola esse tipo de fusão. Já ouviu Therion? Os cantores não são lá essas cosias, mas a idéia é muito legal.

FáBiO LiOnE
Veterano
# mai/04
· votar


paulao_jazz
therion é show de bola mesmo!!!

paulao_jazz
Veterano
# mai/04
· votar


FáBiO LiOnE
Barbara Jolie
metaLiz

Vcs chegam a estudar alguma ária antiga? Ou alguma peça erudita qualquer? Ou pegam mais a técnica, sem muita ênfase no repertório?

FáBiO LiOnE
Veterano
# mai/04
· votar


paulao_jazz
árias antigas...
antigas antigas não...

Barbara Jolie
Veterano
# mai/04
· votar


paulao_jazz
bom...agora q to pegando musicas de verdade. Antes era apenas vocalizes.

E tb não são mto antigas não e são simples.
Acho q só chegarei a pegar árias de verdade, lá pro 5 anos de estudo. =/

Gippe
Veterano
# mai/04
· votar


Gente, pode parecer uma pergunta idiota, mas qual a diferença entre canto erudito e canto lírico? Eu sempre esqueço de perguntar isso pra minha fessô!

Barbara Jolie
Veterano
# mai/04
· votar


Gippe
É a mesma coisa.
Se intitula canto erudito, pois são músicas eruditas, é cantado peças de árias de óperas.


Penso q seja isso.

FáBiO LiOnE
Veterano
# mai/04
· votar


Barbara Jolie
Canto lírico seria a técnica...
Canto erudito seria o estilo de canto mesmo!!
Acho que é isso!

Barbara Jolie
Veterano
# mai/04
· votar


FáBiO LiOnE
é...por ae...eheheh

Gippe
Veterano
# mai/04
· votar


FáBiO LiOnE
Barbara Jolie
Ah, blz. Eu sempre encarei como a mesma coisa (no final das contas eu tava certo), mas ouvi alguém falando de canto lírico como algo diferente de canto erudito, daih eu me confundi inteiro. Mas brigadaum pelo esclarecimento.

floor jansen
Veterano
# mai/04
· votar


paulao_jazz
Os cantores de Therion não são grande coisa??? Eles são maravilhosos....perfeitos...escute direitinho....se mesmo assim não achar grande coisa, tudo bem...respeitarei sua opnião....escute o CD ao vivo.....

Gippe
No canto lírico os parâmetros fundamentais são a beleza da voz e o virtuosismo da execução vocal, o que faz com que códigos de pronúncia dos diversos idiomas tenham sido estabelecidos para favorecer a realização musical por meio da voz, visto que essa por vezes se dá em regiões muito agudas e distantes da fala.

Na canção popular a extensão vocal utilizada é, na maioria dos casos, menor que na canção erudita e principalmente na Ópera. Além disso a palavra também é um instrumento de realização musical do cantor, sendo fundamental o atributo da inteligibilidade do texto bem como da exploração rítmica e sonora de cada palavra, o que torna inadmissível a adulteração da sonoridade da língua por questões de facilitação técnica para a execução musical.

floor jansen
Veterano
# mai/04
· votar


canto erudito: forma acadêmica de cantar, de origem européia. O canto erudito tem vários estilos e técnicas, assim como o popular. A distinção entre o que é erudito e o que é popular nem sempre escapa da polêmica. Entre os cantores profissionais, geralmente o canto popular é amplificado por microfones, enquanto o erudito é quase sempre acústico. A influência do folclore na obra de muitos compositores eruditos e a crescente procura de estudo técnico e teórico entre os músicos populares, sobretudo os profissionais, são alguns dos fatores que tendem a diluir as fronteiras entre essas duas maneiras de fazer música.

Gippe
Veterano
# mai/04
· votar


floor jansen
Ah, disso eu tava ligado jah, mas minha dúvida era saber se havia diferença entre canto lírico e erudito, mas jah fui esclarecido. Obrigadão.

Barbara Jolie
Veterano
# mai/04
· votar


Gippe
;)
é assim mesmo, as vezes confunde tudo...ehehehe

FáBiO LiOnE
Veterano
# mai/04
· votar


floor jansen
brigadão morzinhu!

floor jansen
Veterano
# mai/04
· votar


FáBiO LiOnE
d nada meu amor....

FáBiO LiOnE
Veterano
# mai/04
· votar


floor jansen
se viu minha cançãozinha meu amorzinhu?

floor jansen
Veterano
# mai/04
· votar


FáBiO LiOnE
AONDE LINDO?

thunderbreaker_zero
Veterano
# mai/04
· votar


agora fikei com ciumezinho :/

floor jansen
Veterano
# mai/04
· votar


thunderbreaker_zero
pq fofo?

Pescaldo
Veterano
# mai/04
· votar


eu keria fazer canto lírico... mas nessa bosta d cidade nao tem UM professor
auhahuauhuhahua
o jeito eh i fazendo o popular msm...

Pescaldo
Veterano
# mai/04
· votar


banda d atoa hem? a hora q ceis fica num forum

paulao_jazz
Veterano
# mai/04
· votar


floor jansen
Os cantores de Therion não são grande coisa??? Eles são maravilhosos....perfeitos...escute direitinho....se mesmo assim não achar grande coisa, tudo bem...respeitarei sua opnião....escute o CD ao vivo.....

Eles são bons, mas às vezes ouço umas rateadas de nota mesmo, umas desafinadinhas. O CD que eu tenho é uma coletanea feita por um amigo, então nem sei te dizer qual musica que é (o nome).

Eu tb os acho bons, mas pra quem é mais exigente, percebe umas desigualdades na voz, principalmente das mulheres.

floor jansen
Veterano
# mai/04
· votar


paulao_jazz
vc diz no coral?
pq ali tem vários tipos: colatatura, soprano, alto, tenor, etc....

paulao_jazz
Veterano
# mai/04
· votar


floor jansen

é, no coral às vezes a voz aguda desafina ou a voz não é boa... sei lá. tenho que ouvir melhor, tb.

Amomusica
Veterano
# mai/04
· votar


paulao_jazz

Eu faço canto lírico para aprender a técnica vocal correta, utilizar corretamente os recursos da minha voz, e para fazer exercícios visando aumentar minha extensão vocal, mas não gosto muito de me apresentar cantando músicas líricas/eruditas, só faço isso nos recitais da minha escola por obrigação.

Na verdade minha paixão é a música popular. Eu amo a MPB, o Samba, a Bossa-Nova e músicas Regionais.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Canto Erudito