Definitivo: Classificação e extensão vocal

Autor Mensagem
SauloMansur
Veterano
# mar/10
· votar


Bem, acredito que pra classificacao vocal voce considere a tessitura do cara. Em outras palavras, pra classificacao eh contabilizado o intervalo de notas emitidas confortavelmente (levando em consideracao volume, brilho e afins).
Quaisquer outros ruidos entram como extensao vocal.

Alvin16
Veterano
# abr/10
· votar


Me respondam:
qual minha classificação vocal?
tessitura: E2 - A4 (voz de peito)
extensão: E2 - E6 ( falsete e voz)

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/10
· votar


Alvin16
qual minha classificação vocal? = Adolescente.

E isso é sério. Não fique por aí forçando a tessitura sem maturidade vocal.

Abraços.

Alvin16
Veterano
# abr/10 · Editado por: Alvin16
· votar


É sério. Eu tenho 16 anos.
Eu canto desde os 8 anos e conheço a minha voz.
Depois que entrei na puberdade minha voz mudou muito, mas nos meus melhores dias, eu consigo fazer um A4 e inclusive eu canto uma música chamada Sem Você de Rosa de Saron ( em versão original, não acústica) que tem essa nota.
Ahh! me disseram que pra realmente saber minha classificação vocal, a pessoa tem que analisar também o meu timbre de voz. Se quiser eu passo uma gravação que eu fiz de mim cantando com meu primo.
E corrigindo minha tessitura é de E2 - F4, pois o G4 e o A4 eu só consigo abrindo voz.
Quanto ao E6 no falsete, ñ é exagero ñ. Normalmente eu só consigo fazer no máximo um C6, mas quando eu to com a voz muito boa eu consigo fazer um E6.

Obrigado pela atenção.

Alvin16
Veterano
# abr/10 · Editado por: Alvin16
· votar


O que eu esqueci de dizer é que eu faço o registro vocal por um programa americano que registra a voz e diz qual é a nota. O nome do programa é Sing and See.
Afinal a notação musical americana é diferente da brasileira?

Obrigado pela atenção.

Vivi deCifra me
Veterano
# abr/10
· votar


Olá!! Sou nova aki no fórum e gostaria de tirar uma dúvida:
Não tenho dúvidas de que minha voz é escura, porém, quando fazia aula de canto, meu professor me dizia que eu sou soprano. Talvez pelas notas que consigo atingir. Pode uma pessoa ser soprano e ter uma voz escura ao mesmo tempo?
Vlw!!!

Polaris
Veterano
# abr/10
· votar


Vivi deCifra me

Bem-vinda ao fórum :)

Também tenho voz escura e sempre achei que seria mezzo, mas duas professoras me classificaram como soprano.

O que eu entendi foi...

- Para ser soprano basta ter a tessitura correspondente, porque o brilho na voz (ou, no nosso caso, a falta dele) é uma característica independente da tessitura - notas que alcançamos com conforto.

- Já dentro da classificação soprano, até onde eu saiba, as dramáticas e as spinto são aquelas de voz mais escura, ao contrário das líricas. E as coloratura são as de maior agilidade vocal - não tenho certeza se precisam ou não ter mais brilho na voz.

Mas isso é somente o que eu aprendi daqui e dali, e não sei se estou correta, logicamente um profissional saberia explicar com mais propriedade. :)

Vivi deCifra me
Veterano
# abr/10
· votar


Obrigada, Polaris!!!
Sempre fui confusa nesta questão..
Por conta disso, acabo não cantando lírico na minha banda. Prefiro ficar no popular e não me arriscar..

ARTSX23
Veterano
# jun/10
· votar


Bem mi corrijam se eu estiver errado!
bem tessitura é o conjunto de Notas que podem Ser
bem realizadas sem nenhum esforço certo ?

si for isso mesmo! sem forçar minha voz cantanda ou falada
Tessitura é B3 - F4 [No teclado]


EXTENSÃO:

SÃO TODAS AS NOTAS CAPAZES DA PESSOA FAZER?

A NOTA MAIS GRAVE QUE COSIGO EMITIR É G2[ no Teclado]

e mais aguda é G5[no teclado]

Qual minha classificação vocal

Fiz este teste hj dia 02/06


pergutas:

qual minha classificação vocal?

O que voces tem a falar sobre minha extensão ?


se quiserem posso postar um video comprovando o que postei ^~ fica asim mais facil de provar^^

ARTSX23
Veterano
# jun/10
· votar


estou tao atordodado com esse negocio de canto e que esqueci de mi apresentar ^^

meu nome e Anderson Samuel Rodrigues Teixeira por isso o nome= ARTSX23 auhsuahsu
sou novato mais espero aprender bastante aqui
^^!

VicenteSoulRock
Veterano
# jun/10
· votar


eu tenho uma certa dificuldade em entender o que seria uma voz brilhante, ligeira ou luminosa, as vezes até usa-se o termo suave etc, como se traduz na pratica esses termos, se possivel utilizem exemplos da musica lirica e popular, para facilitar meu entendimento^^

abcd4321l
Veterano
# jun/10
· votar


olá!!!! Não entendo muito de classificação vocal, se alguém puder ajudar na minha classificação de voz eu ficarei muito grato. Em algumas músicas eu vou sem problemas ao Dó3 (sem me esforçar, esse é o mais agudo que eu consigo). Também vou, sem me esforçar, ao Mi3(esse é o mais grave que eu consigo), ou seja:
Mais agudo: Dó3
Mais grave: Mi3
Qual a classificação da minha voz? Tenor talvez?
Me desculpem se minha pergunta foi muito idiota. Se for uma pergunta idiota por favor ignorem ;)

MeeH
Veterano
# jul/10
· votar


Oi, eu sei que não dá pra dizer classificação vocal assim do nada, mas tenho umas músicas gravadas e gostaria que alguém ouvisse e opinasse, no momento não faço e nem posso fazer aula de canto, mas futuramente pretendo.

Vou deixar aqui o áudio.

Extensão: G3 (às vezes, depende do dia chego em F#3) ao A5, sem falsete.
Tessitura: A3 ao C5

Memory: http://www.4shared.com/audio/1GovJk6J/Memory.html

Tides Of Time: http://www.4shared.com/audio/DtpPWkpN/ToT.html

A primeira música está bem confortável pra mim, já a segunda eu me esforço um pouco, mas não tanto.

Obrigada :D

McGuizim
Veterano
# ago/10
· votar


eu alcanço ao G3 , então minha extensão vocal é um segundo tenor?

Prof Ramir
Veterano
# ago/10
· votar


Oi pessoal!

Eu sempre vejo esses tópicos sobre classificação vocal, e eu posso dizer sem sombra de dúvida: Não serve pra absolutamente nada especular sobre isso. Por quê? Vou dar meu exemplo.

Quando eu comecei a cantar, ia do sol1 até o fa3 com muita dificuldade, de repente, algum tempo depois, meu sol1 era uma porcaria, e eu já cantava Dó 4.

Se eu fosse pensar pelas notas, eu teria partido de baixo para tenor, mas não é bem assim.

A depender da colocação da voz, certas notas são mais difíceis que outras, então não se enganem, se preocupem em buscar uma colocação correta da voz, uma boa pronúncia das vogais pra projeção da voz ir acontecendo aos poucos, um abaixamento do laringe razoável e toda aquela história.

Eu sei que dá mó ansiedade em saber se você é tenor isso, ou soprano aquilo - Mas me respondam - Se o cara vai cantar rock nacional ou black music, qual é a diferença?

Ninguém vai te pedir pra cantar Elektra de Richard Strauss se você de repente é soprano e canta numa banda. Isso não faz diferença. E com a colocação de voz que se usa ao redor da música eletroacústica, nem dá pra saber se você é barítono ou tenor spinto, os atributos que descreveriam com mais acuidade o tipo de voz simplesmente não aparecem.

Então, de fato, essas características só aparecem e se definem por absoluto em condições específicas, raramente atingidas no âmbito da música popular.

Por quê?

O que define um tenor spinto de um tenor lírico, são agudos mais tensos e metálicos e um squillo mais "violento". O que é "squillo"? É um tipo específico de sonoridade, de "ring" que os cantores líricos tem (aqueles agudos cobertos e super metálicos). Quando você vai ver um cara cantando Bossa Nova com squillo?

Pra esse som aparecer você precisa de uma pressão subglótica ENORME e de uma faixa de frequencia sonora (notas) específicas. E, pasmem, a depender do corpo de voz do nosso exemplo spinto, ele seria perfeitamente confundido com um barítono! E por aí vai.

Então pega o repertório que você vai cantar, e transpôe até ficar legal, e estude técnica... Siga sua vida normalmente. Mas se for cantar erudito, aí a porca torce o rabo!

Vlw galera!

- Ramir.

mdamaia
Veterano
# ago/10
· votar


sobre os "contratenores", eu conheço rapazes que realmente falam (e cantam) com naturalidade nas oitavas das vozes femininas, sem soar como falsete. O próprio Ney (q foi citado) canta com muita naturalidade. O Edson Cordeiro, p/ ex, já demonstra mais o falsete (mais técnica do que natural). Um tenor pode sim cantar junto com a Ana, a Zélia, a Ivete, a Simone, a Alcione, etc, mas a "cor" da voz nao fica perfeita pq tenor é tenor e contralto é contralto, etc. Ex: Ana Carolina e seu Jorge: cantam juntos na mesma oitava, sendo q ele nao dá as "subidas" que ela dá pq (nesse caso) fica mais fácil pra ela avançar. Um contratenor já cantaria com total facilidade. Contratenores existem sim e genuínos; raros (ou raríssimos), mas existem. No caso de um contratenor cantar como soprano, realmente só com falsete, q pode ser bem perfeito, dependendo da técnica do cantor. Vejo que os grandes cantores ñ se preocupam muito com classificação vocal e sim em cantar bem, a união da técnica com a interpretação (q é o essencial). E sempre cantam em tons confortáveis, q ñ exijam muito da voz, justamente p/ ñ ficarem muito presos à técnica e se soltarem mais na interpretação. Além do mais, o público ñ quer saber de tom, de classificação, etc, quer uma música bem cantada e bem interpretada...

kratos vocal
Veterano
# ago/10
· votar


Ola galera,

Bom seguinte sou novo aqui e já faz alguns dias estou lendo um pouco desses tópicos e achei bacana o forum,

Eu canto e toco, já fui vocalista de uma banda e agora estou gravando um cd solo pra tocar em barzinho......
Pelo pouco que sei sou baritono, sem esforço vou do F1 ao F3 "Aquecido" e me esforçando consigo tocar Sol Sol sustenido e lá raramente sustento Sol sustenido e lá, gosto muito de usar falsetes mais com moderação senão fica horrivel.....

Minha dúvida é, o que é voz de cabeça ? o que é voz de peito ?

ja ouvi dizer que voz de peito é a mesma coisa que voz plena é verdade ? sera que se eu usar voz de cabeça consigo facilitar as coisas pra mim ?

Bom é isso ai, espero ajudar e o que puder ajudar to ai !! (Y)

Att,

TerraSkilll
Veterano
# ago/10
· votar


kratos vocal
Como não sou especialista, recomendo a leitura:

Técnica vocal – O que você precisa e deve saber – e nada além disso

Mais especificamente:
Ressonância
e
Classificação Vocal

Abraço.

kratos vocal
Veterano
# ago/10
· votar


kkkk!!

Valeu meu velho, tipo assim depois que eu comentei eu fui ler esse tópico, bacana eu até pus outro tópico lá !!

o duro é o seguinte estou sem grana pra pagar um professor fera, e meu tempo tah curto também...
fiz aula com um cara uma vez e o cara ficava forçando a barra pra eu cantar só lá em cima não curti muito não !!
Queria ter aula com uma professor que fosse baritono ia ser bacana viu !!

Abraços

kratos vocal
Veterano
# ago/10
· votar


outro topico não outro comentario..rs

eu li um pouco mais o conteudo é muito técnico tenho que ter um professor pra dar uma força mais um bom professor saka !!

abraços

Prof Ramir
Veterano
# ago/10
· votar


mdamaia Eu não entendi o que você quis dizer com "eu conheço rapazes que realmente falam (e cantam) com naturalidade nas oitavas das vozes femininas, sem soar como falsete" e depois "No caso de um contratenor cantar como soprano, realmente só com falsete, q pode ser bem perfeito, dependendo da técnica do cantor".

Soprano é uma classificação de voz feminina. Se eu tenho um contratenor que fala naturalidade em uma região de voz feminina, isso não poderia, em tese fazê-lo soprano?

Técnica vocal é um meio de atingir a melhor interpretação, não uma jaula... Ou você tem técnica, ou a interpretação simplesmente não tem como aparecer.

Opiniões, podem estar certas, podem estar erradas, mas são opiniões...

mdamaia
Veterano
# set/10
· votar


Prof Ramir
Em tese, contratenores são homens que cantam na extensão de contralto ou mezzo (naturalmente), podendo chegar à extensão do soprano (com técnica). Um contratenor nunca será contralto, mezzo ou mesmo soprano, porque são classificações femininas e, quando se tem um ouvido um pouco mais apurado, percebe-se que é um homem que está cantando e não uma mulher, mesmo que este homem (contratenor) esteja cantando com toda a técnica...
Sobre técnica e interpretação, eu quis dizer que há cantores(as) que se prendem muito à técnica em geral e esquecem de se soltar mais na música, permitindo uma interpretação mais natural, mais leve, mais verdadeira e não programada... A técnica está a serviço do cantor e não o cantor deve estar escravo dela... É muito mais bonito e emocionante de se ver aquele cantor que tem a técnica incorporada nele e não aquele que canta preocupado o tempo todo com a colocação da voz, com a respiração, com as formas, etc. - o que pode ser facilmente percebido pelos ouvintes e, obviamente, não tem o mesmo sabor e o mesmo brilho...

marc_vinis
Veterano
# set/10
· votar


Ae pessoal,
Gostaria de tirar umas dúvidas...
Tipo tem dias que eu consigo alcançar do si 1 - dó 4 , tem dias que eu alcanço dó 2 - si 3, isso é normal ? E qual seria minha voz ?

Prof Ramir
Veterano
# nov/10
· votar


Olha, o que eu sei sobre classificação de vozes humanas é que, um homem adulto em situação comum de fisiologia pode ser classificado de tenor a baixo, ponto. E uma mulher adulta de soprano a contralto (hoje em dia, no entanto, a classificação de contralto tem gerado polêmica, e na grande maioria dos casos só vemos efetivamente sopranos e mezzo-sopranos por uma serie de convenções técnicas e estilisticas).

Quanto a técnica, eu definitivamente discordo de você. O fato de você ter técnica (ou seja, o meio de cantar) na verdade deixa você livre, desobrigado e despreocupado, se você se preocupa com a técnica então a função dela não se cumpre - logo ela não existe. O que pode ocorrer, no entanto, é o cantor ter técnica (capacidade de emitir a voz de forma efetiva e confortável) e não ter segurança musical, e isso o deixar preocupado.

Aí são outros quinhentos. Mas de repente foi isso que você, mdamaia, quis dizer.

marc_vinis: Extensão de voz não garante classificação. Só ouvindo você depois de um razoavel estudo técnico e conhecimento da sua voz que dá pra dizer. Porém, essa extensão PARECE uma extensão de tenor.

Mas você pode até ser baixo-barítono, sei lá. Depende muito de COMO seja o som. É complicado.

mdamaia
Veterano
# nov/10
· votar


O que eu quis dizer sobre "estar preso à técnica" é que já vi pessoas cantando tão preocupadas em respirar, em fazer formas vocais, em usar expressão facial e corporal, etc. que pareciam verdadeiros robôs... Uma música bem cantada e bem interpretada é o resultado do uso correto da técnica vocal... Uma voz tecnicamente perfeita é firme, segura, navega sem medo, a pessoa fica livre e solta e encanta a todos que a ouvem... Ou a técnica está em você e brota de dentro pra fora (claro, pelo treinamento continuado é que se chega a esse ponto) ou não se tem técnica, não se canta direito...
Sobre as classificações e tessituras/extensões, vejo mesmo que há vários pontos de vista diferentes. Inclusive já li várias matérias sobre o assunto (até em outros sites tbm), além de conversar muito com minha professora... Continuo acreditando na tese de que os contratenores são vozes diferentes (cor, timbre e extensão) e, portanto, uma classificação a ser considerada... Um barítono pode usar falsete e cantar como contratenor e um tenor faria isso mais facilmente ainda; da mesma forma, um contratenor pode cantar como tenor ou mesmo descer até o barítono, depende da sua maturidade vocal... Mas falamos de "ONDE" a voz tem mais brilho... Repito: Contratenor é o homem que canta na área das vozes femininas, geralmente na área do contralto e do mezzo, podendo chegar a soprano (o que o classificaria como "sopranista")... Só que ele não pode ser chamado de contralto, mezzo ou soprano porque ele é HOMEM e não MULHER... Foi assim que aprendi e pra mim isso é claro e fácil de entender...
Quero apenas salientar que respeito muito o conhecimento e a bagagem de todos que aqui se pronunciam, mas vejo que realmente existem várias opiniões diferentes... Esse bate-papo serve para nos fazer analisar, pensar, refletir e até mesmo questionar para crescermos mais e mais...
Obrigado a todos!

mari9pim
Veterano
# dez/10
· votar


testei no violão e fui na boa do E3 ao A4

- isso seria o que? 1ºcontralto ?

fiz usando as seguintes notações de referência:

Graves:
Teclado = B3 A3 G3 F3 E3 D3 C3 B2
Violão = B34 A32 G45 F43 E42 D55 C53 B52

Para Agudos:
Teclado = B3 C4 D4 E4 F4 G4 A4 B4 C5 D5 E5 F5 G5
Violão = B34 C21 D23 E25 F11 G13 A15 B17 C18 D20 E22 F23

será que essa equivalência está certa?

lunkz
Veterano
# dez/10 · Editado por: lunkz
· votar


Então...

Gente... Assim...
Minha extensão vocal ja foi mais grave...
Mais agora que eu comecei a treinar técnicas agudas...
Belting, falsetes e whistles...
Uma extensão mudou...

Não sei qual era antes...
mais agora eu pego assim:

Sem esforço

A2 à G4

Falsete

E3 à B5

Whistle

A5 à A6

Logo seria de A2 à A6...
Eu não sei exatamente...

Por que eu ouvi falar em duas classificações à cima do Tenor...
Contratenor e Sopranistas.

Nunca vi um tenor cantando em Whistle

E vi que a tessitura do tenor ali vai à C2 que eu não pego...
Logo... Eu sou uq?

GCJuNiOr
Veterano
# jan/11
· votar


Olá Gente........
Sou novo no fórum ,sou pianista desde criança mas treino canto leve há apenas algumas semanas.......
Queria saber se tem alguma ténica/treino para conseguir o whistle, que até agora naum consegui.
Tenho 14 anos e segundo a regente de coral minha voz já mudou.
Estou pegando as seguintes notas:

Dó Central = C4

Gutural

G1 a B1

Peito

C2 a F4

Falsetto

M3 a C#6(duas vezes na vida, por impulso e depois de muito aquecimento escapou um F6)

A extensão seria mais ou menos de G1 a C#6
Uma regente de um coral disse que se eu fazer aulas de canto lírico poderia ser um tenor, já um outro regente explorou muito meu grave metalizado.
Mas a região mais confortável de cantar, que eu acho, é o falsetto, o qual pego com facilidade quase toda a extensão, somente o falsetto grave que eu acho feio, mas é útil para dar uma nota suave na região média.

Estou com dez dúvidas:

1.Qual é a minha classificação?

2.A partir de F5 até C#6 no falsetto a voz fica mais limpa,forte,confortável e com um timbre ligeiramente diferente. Meu amigo disse que isso se chama High Falsetto.Alguém pode me auxiliar como posso treinar esse High Falsetto? ou é outro registro?

3.É possivel treinar o falsetto a ponto que ele se confunda com voz natural?

4.Qual a possibilidade de ser um sopranista falsettista mas com o brilho, força e ressonancia de voz de um contratenor?

5.A pessoa nasce com Whistle ou existe algum execício ou técnica para consegui-lo?Qual seria?

6.Tem algum execício para desenvolver notas mais graves mas sem perder o agudo?

7.Tem alguma classificação de grande extensão para homens , tipo um contralto virago masculino?

8.Minha irmã naum se interessa por canto ,mas a extensão dela é de C#3 a C#7, qual seria a classificação dela?

9.O que é Flageolet Register?Alguém tem?

10.Qual a possibilidade de aumento de extensão da voz de peito em direção ao agudo ? Mais uns 4 tons?

Dúvida extra:O que é mais comum falar? Falsetto ou falsete?

Leopold
Veterano
# jan/11
· votar


Primeiro, vc diz ser pianista então porque não usa a notação comum no Brasil onde Dó central = Dó 3?

Isso tudo que vc escreveu está uma confusão total.

Vc diz que treina há algumas semanas e essas informações malucas vieram de onde?
Regente de coral entende de reger coral. Quase 100% nem sonha o que é técnica vocal de verdade. Tem noções básicas e buscam a uniformidade do som, ou seja, voz pra tras, pra que ninguem se destaque.

Então:

1 - Impossível saber
2- Seu amigo não sabe nada.
3- É possível, mas depende exclusivamente da natureza da voz.
4- Sopranista falsetista? ou contratenor? o que vc entende por um e outro? E depois, qual a razão de ficar pensando e falsete, whistle e etc antes de cantar decentemente com a voz plena??
5- Novamente, porque isso nessa idade?
6- Só depois que vc amadurece bem a voz e a técnica vc ganah dos dois lados, fora isso a voz trabalha em bloco. Se vc só vai atras de grave vai perder agudo e tb o contrario.
7- Baritenor que eu me lembre.
8- Aí forçou.
9- São Google
10- Tem possibilidade, basta ver os cantores sertanejos berrando os seus agudos por aí.
Extra: falsete.

GCJuNiOr
Veterano
# jan/11
· votar


Leopold
porque não usa a notação comum no Brasil onde Dó central = Dó 3
Obrigado ,se é assim que é melhor, vou usar Dó central=dó 3

Isso tudo que vc escreveu está uma confusão total.
Procurarei me expressar melhor

Vc diz que treina há algumas semanas e essas informações malucas vieram de onde?
São Google

Regente de coral entende de reger coral.
A pessoa também ensina canto lírico.
Sopranista falsetista? ou contratenor? o que vc entende por um e outro?
Tudo Bem.Me explique do seu modo.


E depois, qual a razão de ficar pensando e falsete, whistle e etc antes de cantar decentemente com a voz plena??
Pensando bem, se olhar por esse lado.......

6- Só depois que vc amadurece bem a voz e a técnica vc ganah dos dois lados, fora isso a voz trabalha em bloco. Se vc só vai atras de grave vai perder agudo e tb o contrario.
7- Baritenor que eu me lembre.

Obrigado pela dica.


8- Aí forçou.
Se não acredita, paciência. ainda se lembra que naquela época que postei essa informação eu me referia ao do4 como do central?Ela alcança o dó# anterior ao ultimo dó do piano.


9- São Google
Grande Leopold


10- Tem possibilidade, basta ver os cantores sertanejos berrando os seus agudos por aí.
Mas não quero cantar "berrando os seus agudos por aí".

Extra:Veja se acertei FAL- SE - TE

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Definitivo: Classificação e extensão vocal