Duvida sobre o apoio

    Autor Mensagem
    Fesaoli
    Membro Novato
    # jul/20


    Eu acredito que consegui aprender a fazer o apoio corretamente ksksk. Inspira expandindo as costelas, expira mantendo elas abertas o maximo que conseguir (que eu me lembre foi isso).... Mas como isso funciona na prática? Devo economizar ar para que elas não fechem durante a musica toda, ou devo abrir e fechar por
    completo a cada frase da musica?

    andre735
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Isso é respiração intercostal. Apoio pra cantar vai muito além disso

    Ningen
    Veterano
    # jul/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    [null]

    Fesaoli
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Poderia me dizer sobre o apoio? A um BOM tempo venho tentando entender e nada pelo jeito...

    andre735
    Veterano
    # ago/20
    · votar


    Qual sua dúvida? Apoio é cantar usando uma coluna de ar APOIADA no diafragma. Toscamente falando é como se a nota saísse da sua barriga (já vi americanos explicando assim)

    Fesaoli
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Acredito que isso esclarece a minha dúvida referente ao apoio então. De um tempo pra cá tenho cantado e sentido minha voz leve, como se eu só abrisse a boca e o ar saisse com a voz naturalmente. Já em relação ao tópico, acredito que já consegui tirar minha duvida tambem.
    Mas como um bom curioso já tenho outra duvida ksksksk. Eu estava percebendo que quando abro minha boca em uma vogal e a canto na posição da vogal, a voz sai diferente, por exemplo: cantar com a posição da vogal "u" o som sai BEM mais cheio do que com a posição da vogal "i", já com a vogal "o" parece ter mais potencia e brilho. Minha duvida é: as vogais tem funções de sentimentos? Sei que depende de como eu as canto, mas somente elas em si, tem alguma função própria no canto?

    andre735
    Veterano
    # ago/20
    · votar


    Tem sim. Procura um livro (pdf kk) Estética da voz - Uma voz para o ator

    Fesaoli
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Muito obrigado!!!

    Ningen
    Veterano
    # ago/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    Fesaoli

    Poderia me dizer sobre o apoio? A um BOM tempo venho tentando entender e nada pelo jeito...

    Não sou professor, mas o que pude concluir depois desses 4 anos que venho estudando é o seguinte:

    (Mais experientes me corrijam se eu estiver errado)

    Existem dois "pontos de pressão" no que diz respeito ao canto. Dois lugares onde se coloca algum tipo de força/contração/recrutamento/ativação.

    - Trato vocal (pregas, pescoço, laringe boca e etc)
    - Trato respiratório (abdômen, peito, costelas e etc)

    Se você produzir uma nota qualquer e sem alterar o trato vocal, aumentar o fluxo do ar (trato respiratório), a nota sobe, fica mais aguda.

    Se você produzir uma nota qualquer e sem alterar o trato respiratório, aumentar a contração no trato vocal, a nota sobe, fica mais aguda.

    Acontece que muitos cantores ou aspirantes a, acabam instintivamente partindo da ideia que para se atingir uma nota mais aguda, se deve aplicar forças no trato vocal, estreitando, contraindo. O que não é o ideal.
    Tampouco se deve basear sua técnica vocal no apoio, mandando bastante ar e controlando o trato vocal depois.

    O apoio, na minha concepção, significa: pressão inteligente de ar.
    Aprender a coordenar os dois tratos, com recrutamentos adequados, vocal e respiratório.

    Devo economizar ar para que elas não fechem durante a musica toda, ou devo abrir e fechar por completo a cada frase da musica?

    A verdade, e você já poderia ter feito esse teste, é que: não se tem boa performance, nem com o abdômen muito cheio, nem muito vazio. Em ambos os casos você fica meio instável. Ou seja, cada música, cada frase vai precisar de uma atenção individual do cantor, pois somos diferentes, com capacidades torácicas diferentes, com instintos diferentes.

    Tipo 8
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Fesaoli

    Aqui tem QUASE tudo o que vc deve saber sobre apoio:



    Ningen
    Veterano
    # ago/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    Tipo 8

    HAhahaha essa analogia do ir ao banheiro é a melhor mesmo. Foi a que mais funcionou comigo.
    Quanto a esse segundo modo, para as notas mais difíceis/agudas, vou exercitar. Parece bom e realmente libera a tensão do pescoço.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/20
    · votar


    Como nosso amigo Tipo 8 muito bem descreveu em seu vídeo.

    Ar bem sustentado, saindo fácil, com poder, com reserva, sem som soproso quando sai, sem ouvir respiração ofegante quando entra... livre, corpo ereto mas relaxado, sem estourar as veias do pescoço ou as pregas do ...

    Livre, relax, sobrando, como essa guriazinha de 5 anos faz. De bonus um vibrato maneiro!



    Tipo 8
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Ningen

    Sobre o segundo modo, além de ser um apoio para as notas mais agudas executadas do zero, é bom salientar que deveria ser feito a cada emissão da vogal ( i ). Nao é sempre mas na maioria das vezes o i não encaixa porque precisa de um apoio mais efetivo do que as outras. Ele é mais tenso, mais concentrado e exige mais empenho.
    Isso é a diferença entre conseguiu emitir perfeitamente ou sair da linha.

    Fesaoli
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Muito obrigado a todos que responderam, me ajudaram muito!
    Eu vou colocar tudi aqui nesse comentario pq nao sei usar o site direito e estou pelo cll, nao sei como responder individualmente ksksk.

    O video do "tipo 8" foi incrivel na teoria, o problema é que sem acompanhamento na pratica eu ainda fico perdido. Mas se eu não estiver fazendo o apoio certo, não estou tão longe de conseguir

    "Lelomig" esse video foi perfeito pra definir o "livre, relex, sobrando". Percebi que não tem força nenhuma pra voz sair, como se saisse naturalmente. To tentando controlar isso ultimamente, cantando com o volume da voz de fala e tentando não aumentar tanto o volume em partes mais altas, o problema é que as vezes me empolgo e nem percebo mais oque to fazendo.

    Aquilo que o "ninguen" disse sobre dar atenção individual para cada frase eu consegui perceber, e isso foi mt bom, pq eu ficava tentando respirar no mesmo tempo que na musica e perdia totalmente o foco das outras coisas, ai deixei a respiração ser natural e parece que ficou ate mais facil cantar.

    Tipo 8
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    To tentando controlar isso ultimamente, cantando com o volume da voz de fala e tentando não aumentar tanto o volume em partes mais altas, o problema é que as vezes me empolgo e nem percebo mais oque to fazendo.

    Basicamente esse é o sistema do Speech Level Singing (que é uma merda).
    Não se deve interferir no volume principalmente no início quando o objetivo é soltar a voz. Nem berrar super alto e nem controlar volume baixo, só deixa a voz sair e o volume é aquele que vier, senão a voz não solta nunca. E esse método vagabundo tem feito um monte de gente ficar cantando em falsete o tempo todo.

    Ningen
    Veterano
    # ago/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    Tipo 8

    Não é querendo defender o SLS mas tenho a impressão que há um mal entendido nessa questão de "cantar no volume da fala", pois, nunca li/ouvi de ninguém com ligação direta a esse método (Seth Riggs e associados) essa afirmação.

    Essa interpretação sempre acaba vindo de descendentes mais distantes ou de algum terceiro fazendo alguma análise/crítica ou algo do tipo...

    No site oficial do método não há menção a isso.

    E logo no início do livro dele de 1985 o que se pode ler é:
    Seu segredo é uma técnica chamada speech-level singing, que permite que você cante com o mesmo conforto e facilidade da voz que você usa, ou deveria usar, quando você fala. Não importando se você cantar agudo ou grave, alto ou baixo (volume), você não sente diferença na sua garganta ou boca. Seu timbre e as palavras que você canta sempre soam/aparentam naturais a você, e soam/aparentam naturais ao seu público.

    Original:
    Their secret is a technique called speech-level singing, which allows you to sing
    with the same comfortable, easily produced voice you use, or should use, when you
    speak. No matter if you sing high or low, loud or soft, nothing feels different in your
    throat or mouth. Your tone and the words you sing always feel natural to you, and
    sound natural to your audience.
    ¹

    Talvez a culpa seja da palavra level, que pode indicar volume, mas não necessariamente. Me parece que o level (no sentido de nível) se refere, como diz no livro, a facilidade, conforto.

    Repito, não quero defender o método. Mas volta e meia penso nessa questão e me parece que o trecho da introdução do livro dele é bem claro em relação a isso...

    Se alguém tiver mais informações que contradigam isso, me perdoem.

    PS: E o cabra é malandro, ao adicionar aquele aposto "que você usa, ou deveria usar," hahahha
    PPS: Vou dar uma lida nesse livro dele, e se houver algo nesse sentido no decorrer, volto.

    Ningen
    Veterano
    # ago/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    Fesaoli

    Esquece isso de pegar sua fala como parâmetro pois muita gente fala errado e não sabe. Eu sou um ótimo exemplo disso. Como disse o Tipo 8 cantar do jeito que vier, observando a técnica, é mais produtivo. O que não quer dizer que seja, em si, produtivo. O ideal, e você vai perceber isso no futuro, é ter um bom professor do lado.

    Tipo 8
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Ningen

    Na verdade algumas dass coisas que eu vi em vídeo daquele senhor (muito malandro por sinal) foram cópias do que já se dizia em técnica vocal tradicional faz tempo. Ele pegou essas afirmações, colocou num balaio, misturou mal e vendeu como algo novo.
    Cantar no volume da fala ouvi não de um, mas de alguns de seus "instrutores", aliado a mais algumas sandices. Essa descrição ali pode ser entendida como algo bom desde que se tenha eficiência no apoio, porém, dá margem para erro, porque cantar é um falar, mas em emissão alta, ou seja, é bem diferente da fala normal. Quem canta com a intenção da fala sem usar a pressão necessária, vai cair no erro de cantar sempre em baixo volume, motivo de eu bater boca com um fulano instrutor dessa colagem de técnicas.
    É falho. Dá margem para erro. É uma colagem malfeita de técnicas com o único objetivo de ganhar uma boa grana.

    Fesaoli
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Eu ultimamente tenho optado por cantar com menos volume(mas nada que saia com muito ar ou fique dificil de ouvir) porque consigo colocar "peso" e enfase pro refrão ou partes mais altas das musicas, se eu não economizo volume e subo em partes altas a voz fica apertada, as vezes acontece ate com pouco volume, sei que é erro de tecnica, mas enquanto eu não aprender certinho prefiro não arriscar. Eu preciso começar a fazer aula, eu sei...

    Tipo 8
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Fesaoli

    Por isso que o apoio tem que funcionar perfeitamente. Apoio correto é o que permite relaxar a musculatura do pescoço e manter a laringe estável. Forçou, ela sobe. O problema de ficar segurando a voz é que vicia. Quem quer alcançar as notas altas tem que ousar senão não vai pegar nunca.

    Fesaoli
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Vocês ja me ajudaram muito, fico ate sem jeito de continuar pergunrando ksks, mas me tirem uma ultima duvida , quando eu for subir uma nota ou uma frase da musica, querer dar volume, intensidade ou algo que de um destaque nela, , eu devo tentar diminuir o espaço do ar que passa fechando a glote, eu devo apenas colocar mais pressão no apoio ou devo fazer outra coisa?

    Tipo 8
    Membro Novato
    # ago/20 · Editado por: Tipo 8
    · votar


    Fesaoli

    Sim vc aumenta a concentração do som e aperta mais o apoio.
    Vc pode fazer o apoio para baixo (posição ereta, abdomen rigido sem empurrar para lugar algum, apenas rígido se concentrando num ponto 3 dedos abaixo do umbigo) ou o apoio para cima basicamente estufando o peito e encolhendo a barriga no momento do agudo enquanto força os ombros para baixo. (da famosa frase: encha o peito de ar e empurre o ar contra o peito)

    Como mostro no vídeo, o apoio para cima é usado quando vc percebe que o apoio para baixo não está dando conta de deixar a garganta livre. Conforme a nota aguda se vc insiste no apoio para baixo, vai forçar a garganta queira ou não.

    O apoio cima poderia ser usado o tempo todo se não fosse tão desgastante. Com o tempo vc não consegue mais segurar. Então usa-se essa combinação dos dois. Músicas onde tem muito apoio para cima são mais desgastantes fisicamente.

    Fesaoli
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    É esse tipo duvida que a sites e videos sobre o apoio não esclarecem, o uso combinado, muito obrigado, de vdd, isso esclareceu MUITA coisa pra mim.
    Obrigado a todos que responderam, todos me ajudaram. Vocês são incriveis e merecem o mundo!

    Ningen
    Veterano
    # out/20
    · votar


    Tipo 8

    Gerson, o que houve que você desativou o vídeo sobre apoio? Tá pensando em postar outro?

    Tipo 8
    Membro Novato
    # out/20
    · votar


    Ningen

    Sim, desativei. Tirei quase todos os vídeos sobre técnica do ar.
    Preciso refazer todos, criar uma unidade e melhorar som e imagem. Estava muito amador. Vai demorar um pouco mas será bem mais completo.

    Ningen
    Veterano
    # out/20
    · votar


    Tipo 8

    Bom demais. Vou ficar no aguardo. Valeu.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre o apoio