Compressor é importante no vocal ?

    Autor Mensagem
    ze_mau
    Membro Novato
    # nov/19


    Olá , eu sou (também) vocalista e atualmente uso uma de minhas antigas pedaleiras que quase vendi (Digitech RP155) para vocais . os efeitos são legais , mas o compressor dessa Digitech eu desligo , pq ele mais atrapalha que ajuda . Talvez seja uma questão de aprender a mexer , mas fato é prefiro os compressores mais simples que tem somente o controle de intensidade .

    Vcs vocalistas costumam sentir falta e fazer uso de compressão na voz ? é importante ? faço essa pergunta como um trii instrumentista que sou , principalmente guitarrista , mas tb faço vocais , como é uso de compressão pra ajudar a empurrar a voz em gravações ou perfoemances ?

    Ismah
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    A equação é simples...
    Uma voz é algo altamente dinâmico, ou seja há pontos muito altos, e pontos muito baixos (no sentido de volume).
    Se deixar o volume mais alto, nas partes mais intensas, a voz se sobrepõe. Se deixar o volume mais baixo, nas partes fracas a voz some na mix.
    A compressão é uma forma de automação de volume, para criar uma melhor constância.

    Quanto mais constância a banda tiver, mais comprimido precisa ser o vocal. Dando nome aos bois, o vocal do Tom Araya no Slayer, precisa ser absurdamente comprimido, em função de que tem um paredão de baixo e guitarras formando a harmonia. Enquanto que o Caetano, na voz e violão, não precisa nem de compressão. Usaria algo apenas preventivo, como um limiter mesmo.

    Casper
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Caro ze_mau:

    Compressão é fundamental, para todo e qualquer vocal.
    Não é por acaso que 100% dos estúdios tem paredes
    cheias desse tipo de equipamento.

    Ningen
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Além do que já falaram, uma curiosidade: o ar é um compressor. Quanto maior a distância entre a fonte e a captação, mais comprimido o som, ou seja, com menos dinâmica, o som vai chegar. Um som natural é um som comprimido.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compressor é importante no vocal ?