Como é ter aulas de canto em escola de música?

    Autor Mensagem
    thalego
    Membro Novato
    # jan/19


    Boa noite! Entrei para uma escola de música em um curso de canto. No entanto, eu nunca cantei nem no banheiro. Cismei que, por achar que tenho uma voz agradável(risos), poderia cantar de uma forma agradável para as pessoas.

    Tenho interesse em ser um grande cantor, compor grandes músicas e estudar música em si. Gostaria de saber a opinião de vocês quanto a isso e como foi a experiência de vocês ao estudar canto, seja ela tida em escola ou não.

    O que me cutuca é o seguinte também: muitos concursos ou sorteios para aulas de instrumentos requerem um teste de aptidão, como exemplo, a FAETEC daqui do RJ. Para ter aulas de violão, precisa antes realizar um teste de aptidão no qual precisa ser aprovado para ter as aulas.

    A pedra no meu caminho é isso: vai ser legal eu chegar numa aula de canto sem saber nada sobre canto? Sem nem ter cantado no banheiro?

    LeandroP
    Moderador
    # jan/19
    · votar


    thalego
    vai ser legal eu chegar numa aula de canto sem saber nada sobre canto?

    É pra isso que existem as aulas de canto. É certo que te peçam pra cantar uma música livremente pra ter uma ideia de como trabalhar o seu instrumento: a sua voz.

    Escolha um escola bacana e boa sorte!

    Tipo 8
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    Tenho interesse em ser um grande cantor

    Você conhece algum grande cantor saído de escola de música?

    Só aula particular que resolve.

    thalego
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    Obrigado, pessoal. Sim, conheço alguns que saíram de escola de música.

    Aulas particulares fazem a sua casa, uma escola. Só não é um espaço formal de ensino.

    @leandroP Não tenho noção do que é ser musica facil ou dificil a cantar. Existem musicas para iniciantes?

    Tipo 8
    Membro Novato
    # jan/19 · Editado por: Tipo 8
    · votar


    Sim, conheço alguns que saíram de escola de música.

    Grandes cantores? Quem?

    Aulas particulares fazem a sua casa, uma escola. Só não é um espaço formal de ensino.

    Nada a ver isso. O esquema que se faz em escola de música é muito diferente de uma aula particular de canto. Não é o espaço que diferencia. Os valores pagos a prof de canto em escola de música são muito baixos e é quase impossível vc ver um professor realmente bom nestes espaços.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Você conhece algum grande cantor saído de escola de música?

    Sim, grandes cantores que já tocaram comigo em casamentos, cantaram solo ou em coral, otimas vozes, afinados, tendo aula em conservatório e aula em faculdade

    Defina sua visão de escola de música
    Defina sua visão de "grande cantor" o que é bem diferente de "cantor famoso"

    Fora que muita gente gente que da aula, tem uns 2 ou 3 dias abertos em escola de música e outros dias particularem casa
    O que muda o ambiente em que ele faz aula? O professor é mais professor sendo particular

    Tipo 8
    Membro Novato
    # jan/19 · Editado por: Tipo 8
    · votar


    fernando tecladista

    Aí vc já colocou coisa demais junta. Estamos falando de Escola de Música ou de Conservatório e Universidade??

    Minha visão de grande cantor é o cara que domina a técnica TOTALMENTE e consegue usar isso em favor da interpretação. Alguém que consiga passar na voz a ideia do compositor.

    Se você não entende a diferença de uma aula particular de canto é porque nunca fez uma. Tudo é questão de objetivo. Escola de música (não universidade, conservatório, etc) VIA DE REGRA paga pouco e portanto não tem professor realmente qualificado de canto. E a maioria das escolas tem objetivos diferentes do que um prof particular tem. E não, nunca vi nenhum grande cantor sair de ESCOLA DE MÙSICA.

    Circulum___Inflamae
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    Meu professor é formado em canto lírico na Federal daqui.

    Ele dá aula pra mim em uma escola de música, só que é particular.

    Óbvio que pagam pouco, mas eu sou o aluno preferido dele, então ele me dá bastante atenção... Dei essa sorte.

    macaco veio
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Tudo depende do quê que voce quer cantar ( o estilo ), se voce quizer cantar Rolling Stones por exemplo sai fora de algumas escola de música porque na primeira arranhada de garganta que voce der o professor vai mandar voce parar. Tem professores que acabam é estragando a voz do aluno. Já em outras as vezes o cara tem um vozeirão mas o professor acha que tem ser diferente e põe o cara pra cantar pop-rock segurando o ar e cantando preso, fazendo aquela força pra cantar as notas sem soltar ar quase gemendo igual sertanejo. Eu tinha uma aluna que ensinei a tocar violão que compunha e cantava, eu disse a ela: desenvolve os seus graves e toque num tom mais baixo que agudos voce já tem, mas ela achava bonito ir lá em cima. Hoje está cantando esganiçado igual uma galinha e de vez enquando ainda termina algumas silabas no falsete (haja ouvido pra escutar).

    Tipo 8
    Membro Novato
    # fev/19 · Editado por: Tipo 8
    · votar


    Óbvio que pagam pouco, mas eu sou o aluno preferido dele, então ele me dá bastante atenção... Dei essa sorte.

    Realmente. Muita sorte. Infelizmente nas condições do país onde tudo é caro, não fica bom nem para o professor que se arrebenta para aprender bem a técnica e nunca ganha nem metade do que deveria e ruim para o aluno que tem que gastar tudo para conseguir fazer aula.

    Tipo 8
    Membro Novato
    # fev/19 · Editado por: Tipo 8
    · votar


    Eu tinha uma aluna que ensinei a tocar violão que compunha e cantava, eu disse a ela: desenvolve os seus graves e toque num tom mais baixo que agudos voce já tem, mas ela achava bonito ir lá em cima. Hoje está cantando esganiçado igual uma galinha e de vez enquando ainda termina algumas silabas no falsete (haja ouvido pra escutar).


    Eu já vi de tudo aqui. Gente que tem a voz aguda e quer ser baixo. Gente que tem a voz grave e não se conforma em não ser tenor. Gente que cisma que tem a voz feia, sendo que a voz é normal, mediana de timbre. Muita gente não aceita o que a voz é e fica inventando moda. Tive um aluno (ele deve ler isso aqui depois, kkk) compositor que achava que tinha que subir mais 2, 3 tons sempre porque senão a musica não ficava "legal" e se esgoelava para cantar.

    Cacete, Vento no Litoral foi a música mais executada do Legião e cadê os agudos? O que dizer disso aqui? Alguém está se matando nos agudos? E não serve? Catzo.




    Ismah
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    macaco veio

    Reza a lenda que o Wander Wildner chegou no estúdio, com a guitarra para uma sessão de gravação. Tirou um afinador e começou a afinar. Em determinado momento, reparou que o produtor o olhava espantado. Ao perguntar, dizem que este saiu dizendo "realimente, o punk rock morreu"...

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Tudo é questão de objetivo. Escola de música (não universidade, conservatório, etc) VIA DE REGRA paga pouco e portanto não tem professor realmente qualificado de canto

    é triste que as escolas de música da sua região sejam assim

    já vi muita escola com professores ótimos, alem de serem ótimos eles tem a cobrança de zelar pelo nome da escola, fazer o aluno avançar
    de outro lado já vi "professor que não é gabaritado dar aulas em casa porque não se enquadra na escola

    ja fiz aula particular e aula em escola, já como comentei, professor da aula alguns dias em casa e outros dias particular em casa

    escola de música paga menos para professor... paga, mas em troca o professor ganha outras coisas que precisaria tirar do próprio bolso se fosse particular:
    desde despesa com aluguel de um ponto comercial mais prático, água, luz, banheiro limpinho, secretária, divulgação na mídia local, tudo isso que sai de quanto a escola "não paga" para o professor

    nas tocadas minhas por ai conversando com cantores que dão aula em escola já perguntei, porque não sai e vai dar aula particular você ganha mais... eles citam os benefícios acima que listei e completam: em casa tem criança, tem cachorro, vizinho reclama... então a visão de ganhar menos ou mais é relativa do ponto de vista do observador

    Tipo 8
    Membro Novato
    # fev/19 · Editado por: Tipo 8
    · votar


    eles citam os benefícios acima que listei e completam: em casa tem criança, tem cachorro, vizinho reclama... então a visão de ganhar menos ou mais é relativa do ponto de vista do observador

    Ah bom, se o sujeito não tem um lugar adequado para dar aula é outra coisa. eu falo como professor de canto. E realmente aqui, não tem nenhuma escola que chegue próximo do que se ganha com aula particular. Não há nada de relativo, escolas pagam pouquíssimo, isso é fato. A sua cidade deve ser anormal por ter tanto professor ótimo em escola. Depende também do que você enxerga como ótimo. Normalmente aqui o que se vê são escolas "cozinhando" o aluno em banho maria. Aluno que tem objetivos de fazer carreira realmente não vai desenvolver o suficiente em escola de música. Isso é fato. Desde 1988 tenho visto a história se repetir.

    thalego
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Nossa, péssimas experiências. Existem talentos pelo mundo que surgiram após algumas aulas em escolas de música. É só vocês procurarem, mas isso não quer dizer nada.

    Fama e sucesso são coisas diferentes. Jojo toddying obviamente não fez sucesso por causa da música, mas por causa dos peitos. Nada que uma aula de canto possa ajudá-la.

    A visão de muitos de vocês sobre atingir o tal sucesso é o mesmo de alguns professores de escola de música; o que eu tenho que saber é que, para aprender a cantar, me basta a escola. E para ter o sucesso, basta eu criar músicas, postar no youtube e divulgar. Se fizer sucesso, bem. Se não, amém.

    A escola de música vila lobos é uma ÓTIMA escola, de referência aqui no RJ. Sem preconceito nenhum, na minha igreja oferecem aulas de canto, etc etc, professores ótimos. No entanto, não tenho vontade em fazer aula lá, porque há muita influência do gênero gospel. Eu sou mente aberta, escuto qualquer tipo de música e cantaria\tocaria qualquer tipo de gênero.

    Tipo 8
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Talvez em outras cidades as condições sejam melhores, mas eu duvido muito. Minha opinião sobre o que se faz em escolas de música é pela quantidade de gente que vem até mim, oriunda de escolas de música (falando em canto), em condições totalmente absurdas de desenvolvimento. Gente que fica um ano em escola e não aprende coisa alguma. No trabalho que faço com cantores populares (vocalistas de bandas em ascensão por exemplo), uma boa parte é desmontar as bobagens que lhes foram ensinadas por gente que até fez aula com gente conhecida, mas não sabe aplicar em si mesmo. É um papagaio que repete o que ouviu do professor mas não vivenciou de fato. Essa é a razão maior para ter professor ruim por aí. Tudo é muito superficial, ninguém está disposto a ficar anos quebrando a cabeça para decifrar os segredos da técnica vocal. E não apenas por alunos que chegam, mas também converso com professores de canto de escola e a pessoa vai arregalando o olho quando você se aprofunda um pouco mais, quase pedindo por favor que você não pergunte nada, porque ela não está entendendo o que está sendo dito. Por isso tudo, afirmo categoricamente, que se você realmente quer aprender a fundo sobre técnica vocal, precisa ir atrás de um professor particular e mergulhar no estudo totalmente. A rotina e a exigência de escolas comuns, não são suficientes para fazer de ninguém um conhecedor realmente de técnica vocal. No máximo um cantor mediano com muita sorte.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como é ter aulas de canto em escola de música?