Como seria a sua aula de canto BÁSICO se você fosse o professor?

    Autor Mensagem
    Gui-ba
    Membro Novato
    # jun/18


    Boa noite a todos do fórum!

    Sou novo por aqui e essa é a minha primeira pergunta. Na verdade gostaria de saber qual seria a metodologia de vocês (ordem dos tópicos) se vocês fossem professores de aula de canto. Pergunto isso para saber mais ou menos como foi que vocês aprenderam e como absorveram tudo.

    Eu sei que isso é muito pessoal, mas tenho uma ordem na minha mente que penso ser uma boa metodologia. É somente a minha opinião e tenho certeza que há pessoas aqui com mais experiência em canto do que eu.

    1 - A Música: Explicar para o aluno um pouco dos fundamentos da música e como é mais ou menos um bom canto com técnica. Quais serão as técnicas a serem estudadas e como a voz acontece. Vocabulário do canto/música.

    2 - Respiração: Acho que tudo começa pela respiração correta. É o básico do canto ensinar o aluno a apoiar a voz corretamente e ensinar ele a respirar de forma consistente.

    3 - Impostação da voz: Depois de ensinar o aluno a respirar de forma correta, ele está pronto para aprender a impostar a voz também de forma correta.

    4 - Teoria musical: Até aqui o aluno já tem um norte para um canto com técnica, mas agora é preciso estudar as notas musicais, como lê-las, desenvolver o ouvido pleno para aprender a identificá-las e cantar afinado. Aprender a manipular uma partitura e como adequa-la a sua tessitura vocal.

    5 - Dicção: Não basta somente o aluno ter uma boa respiração, uma boa impostação e cantar afinado, tem que ter uma boa dicção.

    6 - Interpretação: O aluno precisa aprender a passar uma verdade através da música.

    EU ACHO QUE ISSO É O MÍNIMO PARA UM CANTO BÁSICO, MAS COM UM POUCO DE TÉCNICA. E VOCÊS? MUDARIAM A ORDEM DOS TÓPICOS? ACRESCENTARIAM ALGO? CONTA AQUI PRA GENTE!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como seria a sua aula de canto BÁSICO se você fosse o professor?