Cantar sempre baixo ou alto por anos, faz mal?

    Autor Mensagem
    BrinaBBoyle
    Membro Novato
    # jun/18 · Editado por: BrinaBBoyle


    Olá! Venho fazendo aulas de canto recentemente, já fiz até um cover de uma música que adoro (gosto muito dela!! se quiser dar uma olhada: https://www.youtube.com/watch?v=PyyWa8mg-DU chama Saturn do Sleeping At Last, se for possível, comente o que você acha :3 ), bom, eu não cantava bem, não conseguia acompanhar ritmo nem tom, agora já estou melhorando xD ... meu professor me passou no piano a música da Kelly Clarkson Because of You, mas para treinar as notas mais baixas, ele abaixou meio tom que o da Kelly, no começo minha voz tremia quando ia do baixo para o agudo, já que eu não estava acostumada a cantar baixo (não machuca minha garganta, está dentro da minha escala), e eu realmente gostei de cantar baixo rsrs dai fui cantar Lana Del Rey, consegui, e acabei lendo que ela não cantava muito bem ao vivo, eu quis conferir, lógico que ao vivo é diferente, e eu fiquei com essa dúvida, a Lana pode estar com a garganta um pouco ruim de tanto cantar baixo? Isso pode afetar ao longo dos anos? Tanto cantando alto quanto baixo?
    Obrigada!!

    zlo zebry
    Membro Novato
    # jun/18 · Editado por: zlo zebry
    · votar


    O problema acho que é cantar sempre nos limites.

    Parabéns, o vídeo ficou muito bonito. Gostei muito.

    BrinaBBoyle
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    Verdade! Muito obrigada, fico feliz que gostou :D

    singinglife
    Membro Novato
    # jun/18 · Editado por: singinglife
    · votar


    O que faz mal não é cantar alto ou baixo, mas como se está cantando.
    É como ir para academia. Se vc pega peso além da conta e faz o exercício da forma incorreta, possivelmente irá se lesionar.
    Com a voz é igual. Forçar, empurrar, cantar em regiões (e de forma) inadequadas, gritar, sussurrar, etc são algumas coisas que podem, com o tempo, como dizemos - "estragar a voz".
    Por isso, além de outros motivos, é tão importante ter um bom professor de canto.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    BrinaBBoyle

    Muito legal, muito bem feito seu vídeo. Parabéns. Você também canta muito bem.

    Os caras já falaram: a treta é cantar sempre no limite da extensão vocal, enchendo de drive, sussurrando toda hora, etc. Se você usar tais técnicas como um recurso a mais, porém se mantiver razoavelmente dentro de sua tessitura vocal, não é para dar problemas.

    Tem muita gente que faz coisas cabulosas com a voz por anos a fio e não sofre grandes transformações...

    Porém, se você é a moça do clipe noto q você é muito jovem. Tenha em mente que sua voz IRÁ mudar ao longo do tempo e, no seu caso, que tem uma voz leve e mais puxada pro registro de soprano, a tendência é vc perder agudos e ganhar graves.

    singinglife
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    Felipe Stathopoulos
    Cuidado aí. Drive é perigoso, não é um recurso para sair usando assim. Algumas pessoas fazem a vida inteira e não tem problemas, mas para outras ele pode ser fatal. Mesmo feito dentro da tessitura de um cantor, ele pode machucar. A questão não é apenas onde, mas como se faz.
    Técnica é o segredo para uma voz com vida longa. Da forma "correta", pode-se fazer tudo.. drive, super agudos, graves, e por aí vai.
    Algumas pessoas podem ter uma boa noção técnica intuitiva mas, de maneira geral, é necessário estudo. As pregas vocais são estruturas musculares bem frágeis.. como todo nosso corpo, a voz envelhece, pode adoecer e se machucar se não for "bem tratada".. Abss

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    singinglife

    Opa meu caro, me desculpe, acho que não me fiz claro: quis dizer exatamente isso; não disse para a moça sair fazendo drive não, ao contrário, quis dizer para ela ter apenas como um recurso a mais, para uso (bem) esporádico e metódico.

    Tem razão, tem riscos sim e tem (muita) técnica pra fazer sem se lascar. Estamos de acordo.

    singinglife
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    Felipe Stathopoulos
    Massa, levei um susto. Drive é um recurso para musculaturas prontas.. o uso em uma voz jovem como a dela seria quase um suicídio vocal.

    Vlw, abraços
    Ps.: Sou "uma cara", não "um caro" (sei que o nick não ajuda rsrs)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cantar sempre baixo ou alto por anos, faz mal?