Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Tirar duvida sobre Solfejo Atonal

Autor Mensagem
      LuanaT.
      Membro Novato
      # 16/abr/18 12:31

To na facul de musica e eu toco, nao canto, entao to com dificuldades.
      Tenho q apresentar uma tarefa sobre solfejo atonal. O livro não da muitos detalhes entao to com duvida.
      Entendi que tem a relação com intervalos e tal, que por ex, quando é 3°M fala-se Mi Dó. Porém eu nao entendi qual nota canta-se. Vou dar o exemplo do livro:
      (Ta na clave de sol e o compasso é C) Quando eu colocar " / "é pra demonstrar o final do intervalo. Vou colocar as notas como em "teclado", pra saber a altura certa. As notas sao:
      C2 E2 E2 #G2 / #G2 #C2 #C2 C3/

Os intervalos sao respectivamente. (me corrija se eu estiver errada)
      3°Maior 3° Maior / 5°J 8°j
      De acordo com o Solfejo atonal fica:
      **Dó mi, Dó mi, / sol dó, dó dó

Ai a duvida é: O que eu canto?
      Eu canto falando como no (**) porem com as alturas das notas reais?

LeandroP
      Moderador
      # 16/abr/18 13:10 · Editado por: LeandroP
      · votar

LuanaT.
      C2 E2 E2 #G2 / #G2 #C2 #C2 C3/

Na classificação dos intervalos você tem (respectivamente)

Tônica, 3a maior, 3a maior, 5a aumentada / 5a aumentada, Tônica, Tônica, 8a justa

Pra ser um intervalo de 5a justa a distância é de 3,5 tons da tônica. Em relação à nota C, a nota G# tem 4,0 tons de distância, e por isso é um intervalo de 5a aumentada (quinto grau aumentado - #V).

Eu nunca fiz este teste, mas suponho que você não precisa mencionar o nome das notas. Eu não consigo imaginar alguém solfejando e falando "Dóooooo Sol susteniiiiiiiiiiido" rsrs O legal é perguntar ao seu tutor se tem essa necessidade, ou se é para cantar na altura das notas, mesmo que seja com o uso de vogais, tipo "oh ohhh", saca?! Eu não sei, nunca fiz aulas.

LuanaT.
      Membro Novato
      # 16/abr/18 14:14
      · votar

LeandroP Entao. No solfejo atonal, canta-se de acordo com essa relação que eu falei. Quando se tem uma 3° maior fala-se "do mi", quando se tem uma 5° justa fala-se " do sol"
      Entao nas primeiras notas do exemplo que eu dei, tem " do mi", que é um intervalo de 3°Maior, entao nesse solfejo fala-se do mi, mas nesse caso ja é realmente as notas entendeu, portanto nem muda.
      Vou dar outro exemplo. De Mi para Si é uma 5°justa, certo? Entao eu vou solfejar e inves de eu cantar "miii siii", eu vou cantar de acordo com aquela relação que eu citei, que no caso é "do sol". Entao eu vou cantar Dó no lugar de Mi e Sol no lugar de Si.
      Buga muito falar uma nota e cantar a altura da outra.
      E eu sei que pra ser uma 5°J tem que ser 3,5 tons, mas nesse exercicio eu nao analiso a partir da tonica, tem que ser em pares pra poder ocorrer o solfejo atonal. Entao nesse exemplo que eu dei, eu olhei de #Sol para #Dó por isso que tem 3,5 tons.

Minha dúvida era so saber se nessa "substituição" de notas eu mudava tbm a altura da nota substituida mas parando aqui pra te explicar, eu cheguei a conclusao de q nao tem logica fazer isso.
      Entao a resolução desse exemplo que eu citei na pergunta, é cantar falando "do mi do mi/ sol do do do" mas com a altura da nota na pauta
      (em oitavas fala-se do do)

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Tirar duvida sobre Solfejo Atonal

305.014 tópicos 7.883.777 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital