Interpretação no canto

    Autor Mensagem
    Chiasaru
    Membro Novato
    # fev/18


    O que fazer quando se tem alguma técnica, no entanto é deficiente se tratando de expressar facialmente e corporalmente o que canta? Sou exatamente assim. Não consigo sentir bem o que canto, e se consigo sentir não consigo mostrar externamente. Talvez já não consiga porque fico preocupada em mostrar que estou, e acabo mesmo é não me concentrando, não sentindo a música. Minha expressão facial fica sempre "dura" ou sem combinar com o que diz a letra. Alguém tem dicas?

    Ningen
    Veterano
    # fev/18 · Editado por: Ningen
    · votar


    Questão difícil essa.

    Contudo, creio que a interpretação musical passa primeiramente pelo que a música significa para a pessoa. E essa definição pode ajudar a encontrar um caminho.
    Se é um mero meio para ganhar a vida/dinheiro, se é algo que a pessoa simplesmente gosta sem pensar muito sobre ou se é uma forma de expressão/comunicação, por exemplo. E claro, para esse último grupo, pode se supor que a interpretação musical acaba acontecendo de maneira mais natural.

    Porque você quer fazer isso? (Cantar)

    Dependendo da sua resposta eu poderia indicar algo... uma escola de teatro, um livro de filosofia ou quem sabe um psiquiatra rsrs.

    Chiasaru
    Membro Novato
    # fev/18 · Editado por: Chiasaru
    · votar


    Nigen

    Olá, Nigen. Obrigada por responder. Não sei o motivo que me leva a cantar. É um hobbie/passatempo, como quem gosta de cozinhar, pintar, desenhar... Olhando para trás, o motivo nunca foi usar isso como um meio para me expressar, e não sou nada boa em me expressar. Acho que sou uma pessoa fria. É genético. Há músicas que canto, que tem tudo a ver comigo, com o que penso e sinto, e ainda assim não consigo senti-la no momento de cantar. Aí acho que é a mistura da frieza com a preocupação acerca de todas as coisas que cantar envolve, que não me permite focar nem me deixa concentrar na música. É o que creio que seja. Vou exemplificar:

    Já viu este vídeo aqui?
    https://www.youtube.com/watch?v=isqlhykeOw8
    Esse é um dos meus vídeos favoritos. Gostaria de me sentir como a Elis parece se sentir ao cantar essa música nesse vídeo. A mente está tão relaxada que ela parece estar em outra estação. Não consigo relaxar assim para cantar. A impressão é de que se eu relaxar não vou conseguir manter as coisas obrigatórias em ordem (afinação, colocação da voz, respiração e tudo mais que for importante).

    Por esses motivos fico aflita quando as pessoas me chamam para cantar. Boa parte das vezes eu tento dar um jeito de fugir. Fico preocupada por não ter todas as ferramentas necessárias.

    Do último ano para cá comecei a compor. Aí sim comecei a pensar nessa coisa de se expressar. Já para cantar, normalmente bastava que a parte instrumental, melódica etc me agradasse, o que atualmente estou me esforçando para mudar. Antes eu cantava sem estar nem aí para o que a música dizia, o que é tão falso que me dá vergonha dizer. Pensando hoje, acho bem esquisito, já que o principal objetivo da arte é justamente a expressão.

    Ainda assim é algo para o qual me sinto puxada desde criança. Sempre amei música e arte, o motivo não sei. É só que me encanta mesmo. Encanta meus olhos, meus ouvidos, minha mente. E meu sonho sempre foi produzir isso nas pessoas. Deve ser por isso que tenho medo de cantar em eventos, tenho medo de as pessoas não veem graça nenhuma no que eu to fazendo.

    zlo zebry
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    kkk. Essa pergunta chega ser engraçada.
    Quando você canta uma música, ou você está cantando sentindo o que canta, o está cantando só por cantar.

    Não tem bem o que responder...

    Uma coisa legal sobre isso é o que aconteceu comigo algum tempo atrás:
    Eu fui cantar uma música que ouvia muito na minha infância (Dona Felicidade - Trem da alegria) e é incrível como, mas já naquela época eu tinha uma sensação diferente com essa música. Não dá para explicar.
    Eu ouvi essa música depois de muito tempo, depois de adulto, e fui cantar empolgado (pensando na letra), eu comecei a chorar...
    Mas não foi um chorinho.
    Foi um choro que até meus vizinhos devem ter ouvido. Choro gritado.
    HAHAHAHAH

    Se você está cantando só por cantar (sem estar realmente a fim, com vontade de botar pra fora), não espere sentir alguma coisa em especial. Será no máximo divertido.

    Chiasaru
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    zlo zebry

    Kkkkk. É bizarro mesmo, mas é que dou muita importância a isso. Deve ficar sem sal pra caramba a apresentação sem que a pessoa saiba colocar uma interpretação, nenhum feeling. Os bons artistas conseguem fazer isso facilmente, incorporando o sentimento da música mesmo que não seja um sentimento vivenciado por eles, mas se deixam ser usados de instrumento para que a emoção da música seja entregue a quem está recebendo aquela arte. Acho que deu para entender.

    Isso descrito por você já me aconteceu, porém de modo invertido. Rsrsrsrs. Eu quando era criança chorava desse jeito quando ouvia Sabiá Lá na Gaiola. Hoje em dia não, mas confesso que dá uma vontadezinha. >.<
    Essas do Trem da Alegria sou apaixonada. Adoro essa sensação de nostalgia. Parece que por um momento a gente volta àqueles tempos tão bons.

    entamoeba
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    Chiasaru
    Faça o seguinte, ponha a música para tocar, vá a frente do espelho e finja que está cantando (é melhor nem cantar de verdade para manter o foco no seu objetivo). Observe seus gestos, tente imitar alguns cantores, vá se conhecendo.

    Você só precisa ficar a vontade com isso e o caminho é o treino.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Chiasaru

    "Acho que sou uma pessoa fria."

    Não sente? Ou não consegue passar o que sente?

    - Se a canção não te emociona, não te alegra, não te entristece e etc. nunca irá conseguir passar para alguém o que não é uma verdade nem pra você.

    Na ausencia de emoção, sugiro psicólogo ou psiquiatra.

    - Se te emociona mas você não consegue demonstrar, neste caso, não é frieza. É alguma deficiência, como excesso de timidez, insegurança ou algo relacionado a estas questões de sociabilidade.

    Neste caso, um grupo de teatro poderia te ajudar muito.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Olha, acho que você está confundindo as coisas...
    Não sentir emoção nenhuma é psicopatia. Não acho que você tenha, pois se tivesse, duvido que teria vontade de cantar.
    O que você tem não é frieza, é (talvez) dificuldade em externar seus sentimentos. Talvez timidez.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Só para citar uma situação que aconteceu comigo...

    Estava um dia tocando com minha ex-banda e eu estava concentrado em outra coisa, estava meio bravo, pra falar a verdade. Então eu toquei no automático e fiquei de cara fechada o tempo todo. Todo mundo encheu o saco dizendo pra eu sorrir e tal, mas eu só estava chateado mesmo...
    Então, nesse caso, eu só não estava concentrado naquilo que eu estava fazendo. Concentre-se na música e foque nos sentimentos que ela proporcionam, o resto (expressões faciais) vêm automaticamente.

    Chiasaru
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    entamoeba

    Vou tentar isso, acho ótima ideia. Obrigada.

    Chiasaru
    Membro Novato
    # fev/18 · Editado por: Chiasaru
    · votar


    Lelo Mig

    Não sente? Ou não consegue passar o que sente?
    Um pouco das duas coisas. Algumas realmente sinto, mas a maioria não, porque geralmente não vivenciei aquilo que a música diz. Aquilo fez parte da vida do compositor, de algo que ele vivenciou, presenciou que serviu de inspiração para ele escrever a música. Para eu querer cantar a música basta ela ser agradável aos meus ouvidos. Ainda assim, como eu tinha dito, há artistas que me parecem incorporar um sentimento para cumprir o seu papel de transmitir uma arte que eles apreciam. Mesmo que o sentimento não seja dele, é como se no momento da apresentação ele absorvesse o sentimento. Não sei bem explicar, mas acho que da para entender.

    Quanto a emoção, meu problema não é esse não. Emoção sinto sempre que ouço música. Quando canto já é meio diferente, creio que o motivo seja por precisar dividir a atenção entre cantar direito e interpretar. Não consigo conciliar as duas coisas. Acho que o problema é esse mesmo. Aí mistura com a insegurança e timidez que tenho excesso.

    Obrigada pela resposta e pela dica sobre as aulas de teatro. Já havia pensando nisso antes e acho que me seria de grande ajuda.

    ejames
    Membro Novato
    # fev/18 · Editado por: ejames
    · votar


    Acho que o problema aí é querer racionalizar demais uma coisa que pouco importa. Com o tempo, prática e costume você vai perder a timidez e se sentir mais confortável para se soltar, isso vem naturalmente.

    Muito melhor alguém que execute bem e tenha pouca da tal "presença de palco" do que alguém cheio de cacoetes, caretas e gestos mas que não toca porra nenhuma (e pode apostar que do segundo tipo existe aos montes, enquanto o primeiro é bem raro).

    Chiasaru
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    Beto Guitar Player

    Concentre-se na música e foque nos sentimentos que ela proporcionam.
    Acho que concentração é o meu problema, Beto. Obrigada pela ajuda.

    Chiasaru
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    Pessoal, esqueci um detalhe, e me lembrei dele quando o Beto falou em concentração. Suspeito de ter Transtorno de Déficit de Atenção. Não sei se isso afetaria muito ao cantar, mas creio que possa ter muito a ver com a dificuldade de conciliar as várias coisas que cantar requer simultaneamente. Depois farei um exame detalhado em um psicólogo para ter certeza.

    Chiasaru
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    ejames

    Tem razão rsrsrs obrigada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Interpretação no canto