Analisem a voz de uma amiga. Ela tem muito talento ou é só uma voz comum?

    Autor Mensagem
    anonimamente2018
    Membro Novato
    # jan/18


    E o violão? Está bem?

    https://goo.gl/UoqvzG

    Obrigada!

    Ismah
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Sem ouvir, venho te dizer que talento e voz comum são coisas diferentes.

    Temos milhares de pessoas com o timbre de voz do Phill Collins, mas poucas pessoas que cantam e compõe como ele.
    Isso é o que se chama de talento, apesar de eu considerar que é o termo que quem vê de fora usa, para as horas investidas em estudo.

    Vendo o vídeo, não há nada de impressionante no timbre ou no canto.

    Há algumas pequenas falhas de afinação, dicção, ritmo e outros detalhes menos relevantes. Principalmente, a música está numa tonalidade inadequada para o alcance vocal dela, provável que subindo meio tom ou um tom, cantaria com extrema facilidade...
    Isso me leva a crer que é uma pessoa que canta intuitivamente, e se daria muito bem partindo para o ensino formal. Pode não querer investir con fins profissionais, mas teria muito a ganhar com aulas de canto.

    Já do violão, ela é uma cantora que toca violão. Então esse feijão com arroz para acompanhamento basta. Não que não possa estudar, mas não tem porque tocar como Manitas de Plata, quando a pretensão é cantar. Isso tiraria o foco completamente da voz, para a execução.

    Wade
    Membro Novato
    # jan/18 · Editado por: Wade
    · votar


    Bonita, canta bem e tem uma voz agradável. Não vi nada de ruim além da música em si. Mas aí é gosto pessoal. Odeio esses "mpb" de miçangueiro.

    llLucky
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    Talento eu não sei, quem sou eu pra dizer se alguém tem talento de algo ou não, apesar de que talento é uma desculpa de pessoas que não corre atrás de seus objetivos. Mas achei a voz dela muito bonita, e com aulas de canto, ela poderia melhorar muito e se torna até uma futura profissional.

    anonimamente2018
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    Bom, ela sonha em ir no The voice Brasil.Ismah
    Ismah

    anonimamente2018
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    No caso, ela seria soprano? A comparam muito com a Marisa Monte. E ela já sabe muito de violão, ñ precisa estudar mais ñ. Pois dá aulas e tal.

    diogosabh
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    nao precia estudar nao. ta ok.

    amigao, se a vontade da pessoa nao é simplesmente fazer um hit chiclete e desaparecer tem que estudar sim. o violão é um instrumento de seculos e vai me dizer que sua amiga domina ele completamente no auge dos seus 20 e poucos anos?

    instrumento e estudo constante. quem tem amor pela qualidade estuda a vida toda.

    quanto ao resto: canta bonitinho. nada de absurdo, nada de horroroso. tem mta gente melhor no ostracismo, tem mta gente pior no sucesso. nao e isso que vai definir a carreira dela. o importante é estar sempre ESTUDANDO canto e violão

    anonimamente2018
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    Pois é, Diogo. Uma vez comentei com ela que queria voltar a estudar violão (pq toco tb) em conservatório para aprender mais e me formar, sabe o que ela respondeu?

    "Se vc sabe, vc sabe." Infelizmente ela acha que sabe violão, tanto que foi comprar um novo e escolheu um de nylon, se vc ñ percebeu. Ela mal sabe a diferença entre um de nylon e de aço. Fora que uma vez me disse que eu ñ tocaria como ela , pq já estudo piano e quis me ensinar círculo das quintas quando eu já sabia. Então apenas respeitei isso nela. Ela quer aprender violino e tentou fazer isso sozinha, pq acredita que tem dom para a música. Uma vez até me disse que mesmo n sabendo partitura, a música está escrita dentro dela, algo que discordo, pq a música tb sempre esteve escrita dentro de mim e nem por isso deixei de estudar piano erudito.

    Infelizmente a gelera parece que se deixa cegar pela simpatia dela e começa a bajulá-la dizendo que é incrível e tal. Eu curto, pq é minha amiga e sou super sincera com ela.

    Sobre o violino, sem chance. Nem conseguiu e largou para lá.

    Fora que tem mau gosto para a música. Enfim. Ñ preciso dizer mais.

    anonimamente2018
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    É bem difícil lidar com quem canta "intuitivamente".

    Ismah
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Wade
    "mpb" de miçangueiro

    What? Pra mim isso é um reggae quase roots... Preciso me atualizar! rsrs

    anonimamente2018

    E ela já sabe muito de violão, ñ precisa estudar mais ñ. Pois dá aulas e tal.

    Não, ela não sabe. Dar aulas não é indicativo de domínio do instrumento. Quem não sabe nada, pode aprender muito, com o pouco que ela sabe.
    Novamente: há uma diferença entre ser um violonista que canta, ou uma cantora que toca.

    O que ela toca é suficiente para acompanhamento que ela precisa como cantora.
    Entretanto, se ela quiser se lançar como violonista, falta muito feijão ainda. Como eu sei? O violão tá desafinado (arrisco dizer que é a corda G ou B), e não tem uma coisa um tanto abstrata, chamada "pegada".

    No caso, ela seria soprano?

    A menos que ela se candidate para cantar uma ópera, isso é irrelevante... Não sei o que deixa as pessoas obcecadas por isso...

    Bom, ela sonha em ir no The voice Brasil.

    Honestamente, com talento ou não, acho que vale a tentativa sempre, lá temos pessoas, ao menos minimamente capacitadas, que podem instruir e ensinar muito, mesmo que se restrinja a um mínimo contato.
    No entanto, corre-se o risco de travar ou ficar muito nervosa na hora, por ser talvez a primeira ou uma das primeiras vezes, que enfrenta um palco, uma platéia e as câmeras de TV.

    Dado esse risco, não acho prudente se arriscar às cegas. Mesmo que haja algo que possa conquistar os jurados, isso pode acabar não ficando visível por trás da cortina da timidez.

    Ismah
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    anonimamente2018
    Infelizmente a gelera parece que se deixa cegar pela simpatia dela e começa a bajulá-la

    Isso é um mal moderno. No Face ou no Instagram, apenas aparecem as visualizações / os views e as aprovações / os likes. Não a condeno, muita gente se ilude com isso.

    Exemplos

    57 views, 41 likes www.instagram.com/p/BcT_Y6mgCcW
    53 views, 19 likes www.instagram.com/p/Bb2p4zgHBsT
    56 views, 51 likes www.instagram.com/p/BbviO9yniyc

    Nenhuma dessas é uma execução sequer razoável, mas tem gente aplaudindo... E daí?

    Como disse acima, nos tais concursos, tem gente minimamente entendida de música, e pode ajudar muito ela, pois nunca dispensam um candidato sem comentar sobre - principalmente um candidato com potencial. Talvez isso seja com um choque de realidade.

    Ningen
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    anonimamente2018

    Você é a tal biancapianistandwriter né?

    Com todo o respeito mas... Você não acha que se preocupa demais com sua amiga?

    O que quer com tudo isso?

    Ismah
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    anonimamente2018
    Infelizmente ela acha que sabe violão, tanto que foi comprar um novo e escolheu um de nylon

    Esqueci de comentar... Ao dizer isso, basicamente queres dizer que de nylon é pior que de aço, pois é para iniciantes...
    O que pra mim, mostra que tu não sabe assim tanto mais que ela...

    Veja bem, existem situações e situações. Dentro de uma proposta MPB, Jazz/Bossa, Reggae e demais... A sonoridade menos agressiva do nylon é bem vinda. No flamenco, no latino, e no erudito idem.

    Aço na minha opinião, só casa bem com tudo que vai bem uma sonoridade agressiva, ou como prefiro dizer, uma sonoridade americana... O finger style se desenvolveu ali, creio que pela maior sustentação nas notas e reagir melhor a tapping e tapas...

    anonimamente2018
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    Bom, então está explicado o porquê de eu nunca ter curtido muito o som que tiro no violão: Cordas de aço. Curto coisas mais leves mesmo. Não sabia disso e obrigada por ter mencionado, me fez querer estudar mais.

    Não é minha intenção falar sobre a minha vida, mas só tive dois professores de violão que nem me davam aulas direito. Um me disse que "não queria dar aula para um robô" e que nunca tocaria bem e outro, apesar de ser um músico incrível, faltava muito às aulas e acabei ficando sozinha nessa. Por isso meu mísero conhecimento no instrumento. Mas obrigada. Sobre os seus links, gostei do seu som, apesar de no piano você ser bem ruim, com todo o respeito. rsrs

    Minha meta de vida é ter a mesma intimidade com o violão que você parece ter no vídeo. Apesar dos deslizes, ficou muito legal, de verdade.

    Me desculpe por ter parecido arrogante, não foi a intenção. Eu gosto mais do meio erudito da música e o instrumento que mais me dedico e faço questão de saber algo dentro do meu nível, pelo menos, é o piano clássico.

    Tô longe de ser pop, mas acho legal. Talvez se eu não fosse tão tímida e apaixonada por música clássica (Especialmente o período barroco), iria estudar mais para ir para o pop/rock ou blues, principalmente na guitarra, que sou louca para estudar e aprender.

    Não sou essa aí que falou. E só pedi uma análise mesmo, nada menos nem mais que isso. Às vezes pensamos que as limitações que possuímos são porque somos mal em algo, como eu penso ser em violão, mas, depois do seu esclarecimento percebi que só não tive professores bons mesmo.

    E sim. A qualidade do violão dela é ruim, foi só o que quis dizer, já que tenho um de nylon também. Boa tarde e desculpe qualquer coisa. Sucesso e obrigada pela educação.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Analisem a voz de uma amiga. Ela tem muito talento ou é só uma voz comum?