Como cantar mais agudo (notas altas) Aumentar a tessitura vocal

Autor Mensagem
Robercelis.Filho
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Robercelis.Filho


Fala pessoal beleza? Eu fiquei anos pesquisando e finalmente consegui encontrar uma forma de aumentar a nossa tessitura vocal NÃO É PAPO FURADO! FUNCIONA MESMO! eu sou Baritono, A minha tessitura ia até B♭4 e fazia um B4 mas cagado, agora eu alcanço um C5 (na notação americana). Mas tô trabalhando para mim consegui atingir um D5.
Mas como aumentar isso, como aumentar a tessitura? No link abaixo tem um vídeo de um cara explicando como você pode aumentar sua tessitura vocal.
https://m.youtube.com/watch?list=LLR8s1QhtvtOZFWx-kEbPnkg&v=beb_TBgKOR E

Squillo
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Squillo
· votar


eu sou Baritono, A minha tessitura ia até B♭4 e fazia um B4 mas cagado, agora eu alcanço um C5 (na notação americana). Mas tô trabalhando para mim consegui atingir um D5.

Meus sais...orra meu, é claro que você sempre foi tenor. Barítono coisa nenhuma.

O que os caras não fazem para aumentar a visualização dos vídeos...

Ningen
Veterano
# jan/17
· votar


Fiquei até com medo agora...

Puxar a língua pra fora? Oi?

O que os caras não fazem para aumentar a visualização dos vídeos...

Claramente o cara abriu a conta só pra fazer essa propaganda.... (provavelmente de si mesmo).

Robercelis.Filho
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Robercelis.Filho
· votar


Não sou eu nesse vídeo, é outro cara, eu só quis compartilhar ele porque quero ajudar nossos amigos barítonos aí que desejam alcaçar notas altas e eu sei como é ruim cantar uma música que gostamos e não damos conta.

Robercelis.Filho
Membro Novato
# jan/17
· votar


Se vocês não acreditam é problema de vocês, mas outros que tem mente aberta farão o exercício e verão que funciana de verdade.

Bruno-
Membro
# jan/17
· votar


Robercelis.Filho
Pra pegar agudos de forma rápida e fácil, sem enrolação desses professores de canto que acham que tudo tem que demorar, que tudo é difícil, o melhor video que eu conheço é esse aqui ó:

https://www.youtube.com/watch?v=gH1ro89KlhU

Squillo
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Squillo
· votar


Robercelis.Filho

Você nunca foi barítono. Barítonos não alcançam o dó e muito menos o ré. Só vão conseguir isso se a voz não for plena, se for em voz mista ou falsete, aí sim, em plena não. E se a pessoa nem sabe qual registro está usando, não aprendeu nada.

E o que é dito nesse vídeo não serve pra aumentar a EXTENSÃO VOCAL. É tudo muito raso neste vídeo.

Squillo
Membro Novato
# jan/17
· votar


Se vocês não acreditam é problema de vocês, mas outros que tem mente aberta farão o exercício e verão que funciana de verdade.

Não. Aqui neste fórum tem professor de canto calejado o suficiente para ver a diferença entre vídeo de professor de canto e de youtuber.

MrYuriSilva
Veterano
# jan/17
· votar


Pra pegar agudos de forma rápida e fácil, sem enrolação desses professores de canto que acham que tudo tem que demorar, que tudo é difícil, o melhor video que eu conheço é esse aqui ó:

https://www.youtube.com/watch?v=gH1ro89KlhU


huahuahuuahuhauhahuhauahuahuuh

Robercelis.Filho

A voz desse cara do vídeo é horrível. Uma pessoa que não sabe nem falar ou cantar bem NUNCA será capaz de ensinar a outra pessoa a cantar bem também. E tudo que ele falou sobre voz e etc é tudo superficial é pra olhar um vídeo desses e rir mesmo, levar na piada. Eu sinceramente não creio que alguém em sã consciência vai levar a sério o que esse cara tá falando, a não ser que você acredite em Papai Noel. Pode mesmo o cara ficar igual retardado prendendo a toalha na língua e dizer que isso vai fazer alguém cantar mais agudos? auahuahu

Lelo Mig
Membro
# jan/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Eu não cantava nem "parabéns a você"; tomando uma uma xicara de chá de erva doce com gengibre e mel todas as tardes, em um mês, tô cantando mais que o Pavarotti e a Adele juntos.

É tudo tão fácil, simples e de graça... estudar, treinar, exercitar prá que?

Robercelis.Filho
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Robercelis.Filho
· votar


Olha em 2013 o máximo que eu atingia era um F#4 Só em Novembro de 2016 que eu consegui atingir um B♭4, aí em Dezembro eu descobri esse video do Welison Camara, fiz o exercicio agora eu bato um C5 não sei se eu vou consegui um D5 eu achava que que eu era baritono porque antes eu nem alcançava G4 na épova achava que tenores alcançavam de B4 pra cima.

Robercelis.Filho
Membro Novato
# jan/17
· votar


É sim possível aumentar a tessitura mas o exercicio da língua foi único que eu vi ser eficaz. Não sei porque tem muita gente que se diz conhecedor da ciência do canto e não crer que é possível aumentar a tessitura, que pena.

Gansinho
Veterano
# jan/17
· votar


Robercelis.Filho
E cantar bem, você sabe?

Robercelis.Filho
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Robercelis.Filho
· votar


Eu creio que sim eu gosto de cantar Heavy metal.

boblau
Veterano
# jan/17
· votar


Robercelis.Filho

É sim possível aumentar a tessitura mas o exercicio da língua foi único que eu vi ser eficaz. Não sei porque tem muita gente que se diz conhecedor da ciência do canto e não crer que é possível aumentar a tessitura, que pena.


meu amigo, não quero aqui tecer nenhuma crítica a vc. Pelo contrário.

A minha observação sobre este assunto visa muito mais entendermos os riscos deste tipo de orientação em relação à voz.

Na música, os instrumentos envolvidos são os mais variados, porém nenhum é como a voz. O instrumento musical da voz, é o corpo do cantor. No corpo, não dá para corrermos riscos ou errar, pois não é possível trocar, cordas, palhetas, pontes, cordéis, peles, etc. Não podemos trocar um braço, ou um corpo.

Portanto, um exercício destes, fora de um contexto que analise exatamente as características de cada cantor, pode prejudicar e muito o "instrumento" do cantor. O simples fato de não se entender exatamente como o exercício deve ser feito, pode causar lesões que podem ser irremediáveis.

Ainda levando em consideração o título deste tópico (Como cantar mais agudo), o sonho de qualquer garoto do metal, se torna realidade. E este risco, de lesar o corpo de alguém, vc está correndo.

Esta é a minha opinião

daimon blackfire
Membro Novato
# jan/17
· votar


Pq esse pessoal autodidata só canta metal? Ninguém quer ser o Shankar Mahadevan, que coisa.

shoyoninja
Veterano
# jan/17
· votar


Robercelis.Filho
Achei bem ruim tudo que ele tentou demonstrar, é daquele jeito que você quer cantar?

Robercelis.Filho
Membro Novato
# jan/17
· votar


Não. Eu tento fazer as técnicas que o Bruce Dickinson faz para cantar bem.

Squillo
Membro Novato
# jan/17
· votar


Robercelis.Filho

Não é puxando a língua pra fora que se ganham notas. Afirmar isso é um absurdo. O que faz a extensão aumentar, ou melhor, você conseguir usar toda a capacidade que já tem, são os vocalizes, principalmente os longos de agilidade, porque vai soltando a musculatura envolvida aos poucos.

Colocar a língua para frente em si não é um erro, é correto, mas ficar puxando para fora é uma coisa tão absurda e sem sentido que dá vergonha alheia. Ou alguém vai cantar desse jeito no palco?

Eu mesmo em aula peço para o aluno colocar a língua para fora algumas vezes para ele perceber que a língua não pode entrar na jogada. Tem muita gente que tensiona a língua e isso atrapalha, mas é apenas UM aspecto que dificulta o canto e NUNCA poderia ser colocado como solução para aumentar a extensão.

Gansinho
Veterano
# jan/17
· votar


Squillo
Colocar a língua para frente em si não é um erro, é correto, mas ficar puxando para fora é uma coisa tão absurda e sem sentido que dá vergonha alheia. Ou alguém vai cantar desse jeito no palco?

Rapaz, Tobias Sammet (vocalista de metal) e Adam Lambert usam bastante a língua pra fora na hora de alcançar certos agudos. uhauhauh

Robercelis.Filho
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Robercelis.Filho
· votar


Puxar um pouco a língua pra fora da boca o motivo disso é que essa ação faz com que a epiglote não feche a passagem do ar quando a laringe sobe quando se faz uma nota aguda além do limite, assim o ar passa livre assim enganando o cérebro, e fazendo muitas vezes isso com o tempo a epiglote não vai mais fechar no momento de fazer aquela mesma nota aguda porque o músculo do canto alongou um pouco possibilitando assim notas mais agudas que antes mas claro que tem um limite o alcance...

Robercelis.Filho
Membro Novato
# jan/17
· votar


Creio eu que o limite deve se da pela classificação vocal da pessoa.

Squillo
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Squillo
· votar


Rapaz, Tobias Sammet (vocalista de metal) e Adam Lambert usam bastante a língua pra fora na hora de alcançar certos agudos. uhauhauh

Mas eles puxam com a toalhinha? Não né ,kkkk

Puxar um pouco a língua pra fora da boca o motivo disso é que essa ação faz com que a epiglote não feche a passagem do ar quando a laringe sobe quando se faz uma nota aguda além do limite, assim o ar passa livre assim enganando o cérebro, e fazendo muitas vezes isso com o tempo a epiglote não vai mais fechar no momento de fazer aquela mesma nota aguda porque o músculo do canto alongou um pouco possibilitando assim notas mais agudas que antes mas claro que tem um limite o alcance...

Hum, o músculo do canto é? Essa história da língua para frente é mais velha que eu. Por isso que se trabalha em cima da vogal I, justamente por conta da língua posicionada mais à frente em relação ao A por exemplo. Outro ponto é o abaixamento da laringe. Pode fazer o que quiser com a língua, mas se não aprender a manter a laringe baixa (sem afundamento) não vai ter agudo algum livre aí. Portanto não é só posição da língua que vai resolver, é um conjunto de ações. Fazer isso isoladamente não vai adiantar absolutamente nada.

Colocar isso como exercício específico que vai aumentar sua extensão então...

Como eu disse, não é errado fazer a pessoa colocar a língua para fora em aula, mas nunca puxando, porém é uma ação isolada usada para que a pessoa não feche a garganta quando cantar. Não é algo milagroso para aumentar extensão como você descreveu.

Lelo Mig
Membro
# jan/17
· votar


Gansinho
Squillo

A técnica é a mesma de puxar o "pirú" prá ficar dotadão que nem o kid bengala....kkkkkkkkk

Robercelis.Filho
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Robercelis.Filho
· votar


Squillo

Outro ponto é o abaixamento da laringe. Pode fazer o que quiser com a língua,mas se não aprender a manter a laringe baixa (sem afundamento) não vai ter agudo algum livre aí. Portanto não é só posição da língua que vai resolver, é um conjunto de ações. Fazer isso isoladamentenão vai adiantar absolutamentenada.

Exatamente! O correto é deixar a laringe baixa quando fazer os agudos caso contrário o som vai ficar fraco e mal encorpado, essa é umas das sacadas para se cantar bem o agudo, e não apenas manter a língua para frente.

Squillo
Membro Novato
# jan/17
· votar


A técnica é a mesma de puxar o "pirú" prá ficar dotadão que nem o kid bengala....kkkkkkkkk


Sim é só comprar a 'toalha de puxar pirú" na farmácia.

Robercelis.Filho
Membro Novato
# jan/17
· votar


Vejam lá no youtube os comentarios do vídeo das pessoas que fizeram esse exercício para vocês verem como é plausível.

Squillo
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Squillo
· votar


Vejam lá no youtube os comentarios do vídeo das pessoas que fizeram esse exercício para vocês verem como é plausível.

Ahahah, claro, mas prefiro acreditar na minha experiência.

shoyoninja
Veterano
# jan/17
· votar


Robercelis.Filho
Essa teoria toda envolvendo a epiglote e dizendo que há hipertrofia muscular é uma bobagem enorme. O que esse "exercício" faz é elevar tudo até o talo, inclusive a laringe.

Dá a impressão que fica fácil cantar agudo, mas com essa voz de cabra miniaturizada não dá pra cantar nem Alvin e os Esquilos.

Squillo
Membro Novato
# jan/17
· votar


É que nem o exercício do macarrão. Tem cara achando que só fazendo aquilo vai aprender a cantar com a laringe baixa.

Rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr....

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Como cantar mais agudo (notas altas) Aumentar a tessitura vocal