Devo ou não cantar só com playback

Autor Mensagem
CAMILA KTA
Membro Novato
# nov/16


Boa noite galeraa....Então...tirar uma dúvida com aqueles que tem entendimento nessa área de cantar profissionalmente..eu ja cantei em uma banda de forró por dois anos..ha 4 anos que parei e agora quero cantar mas pensei em cantar com playbacks..tipo ligar um som legal em um notebook e soltar a voz em barzinhos..casamentos e tal..de preferencia sertanejos o q e a minha paixão..nao sei tocar nenhum instrumento aindaaa...estou fazendo aula de violao..mas pensei em acompanhar o canto c uma panderola..acho q ficaria legal..o q acham??? ficaria brega???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/16
· votar


CAMILA KTA
Na minha opinião, qualquer playback é brega...
Abç

Casper
Veterano
# nov/16
· votar


Playback é como o Karaokê:

Uma das atividades humanas mais
abomináveis que eu consigo imaginar.

joaormrt
Veterano
# nov/16
· votar


CAMILA KTA
Se quer tentar fazer trabalho cantando, não use playback, NUNCA.
Como disse o amigo Mauricio Luiz Bertola, é brega...na minha opinião não gera credibilidade.
Chego a essa conclusão facilmente pensando que se eu contrato alguém pra cantar em uma festa/casamento meu, e a pessoa coloca um karaokê (nada mais que isso), eu ficaria P*** da vida!

Invista tempo no aprendizado do instrumento pra fazer pelo menos um voz e violão, ou arrume uma banda!
Abç

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# nov/16
· votar


Só minha opinião: arrume um bom violonista/guitarrista que queira dividir palco e cachê contigo e seja feliz no seu estilo musical. O que não falta no mundo é tocador de violão e guitarra, ainda mais neste estilo seu. E (violão/guitarra + voz) também não falta lugar pra cantar; se correr atrás tem trampo toda noite.

Usar playback de bateria e (vá lá) baixo é até comum (infelizmente, aliás). Cantar só com acompanhamento pré-gravado é feio pra caramba. Vira karaokê...

Abç e boa sorte.

CAMILA KTA
Membro Novato
# nov/16
· votar


vlw pela ajuda galera...levei um balde de agua fria..mas é o certo e profissional a fazer..o problema é que sou casada e meu marido nao concorda em eu colocar um "homem" pra trabalhar comigo tocando no caso o violao...sendo assim vou fazendo minhas aulas de violao pra ver se consigo aprender e colocar em pratica o que tanto almejo...OBRIGADA GALERA PELA FORÇA E PELA SINCERIDADE...

Gansinho
Veterano
# nov/16
· votar


o problema é que sou casada e meu marido nao concorda em eu colocar um "homem" pra trabalhar comigo

Que besteira. Não sei como tem gente que se sujeita a essa tipo de besteira ainda.

sandroguiraldo
Veterano
# nov/16
· votar


CAMILA KTA
o problema é que sou casada e meu marido nao concorda em eu colocar um "homem" pra trabalhar comigo

Pede pro seu marido aprender a tocar violão; resolve esse problema e o cachê fica inteiro pra sua casa!

Jube
Veterano
# nov/16
· votar


Cantar com playback é o fim da picada. Tem que ter pelo menos 1 instrumento para não ficar karaoke.
Aprenda violão e faça acústicos.

joaormrt
Veterano
# nov/16
· votar


CAMILA KTA
Manda ele pastar então....o cara não respeita teu trabalho....

Adler3x3
Veterano
# nov/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


Não é questão se é brega ou não.
Brega é outra coisa, não tem nada a haver.

Depende da qualidade da gravação de acompanhamento, claro fica com cara de Kareokê, fica muito artificial, qualquer problema na reprodução do playback complica.
No geral os ouvintes não gostam.

Mas se não tem outra opção vai fazer o que?

Melhor do que nada, pelo menos pode ensaiar e fazer exercícios.

Usar uma DAW e outros complementos é uma extensão do trabalho do músico atualmente, normalmente se usam junto teclados controladores, fazendo arranjos próprios, isto traz uma riqueza adicional, basta ter criatividade, não precisa ser uma tecladista super virtuosa.
A voz é o seu principal instrumento, um bom acompanhamento mesmo simples vai funcionar bem.

Ingresse no mundo do home estúdio outras portas e oportunidades vão se abrir, e você poderá usar a sua voz e dependendo da qualidade que alcançar até pode ganhar dinheiro com isto.

E hoje em dia queiram ou não queiram tudo passa pelo computador.

Então além de cantar você tem que tocar instrumentos também, e desta forma fica uma música mais completa.

Ao vivo é outra estória.

O ideal é cantar acompanhada de músicos de verdade, ou arrumar uma parceira, uma dupla feminina.

O problema é a noite, faça com que o seu marido vá junto, mas não pode forçar, tem que ser natural, é uma questão de confiança.
E tocar em barzinhos não é um ambiente bom.

Um violão é uma boa, mas um bom teclado arranjador pode ser melhor ainda.
Os dois: violão e teclado.

Estude e pratique.
É difícil viver num mundo cheio de preconceitos e medos, mas se adapte e seja feliz, e pode explorar outros estilos para usar melhor a sua voz.

CAMILA KTA
Membro Novato
# nov/16
· votar


Pois é galera..marido é complicado..mas vou tentando conversar com ele p ver se ele se acostuma com a ideia e aceite..quem sabe consigo..aqui na minha cidade é comum cantarem com playback..cidade pequena..ja viram né..e eu por gostar muito de cantar queria fazer o mesmo...mas foi bom os comentários ..assim não faço besteira..vou me dedicar mais ao violao e vê no que vai dar ne..kkkk..VLW GENTEEE..

Jube
Veterano
# nov/16
· votar


CAMILA KTA
Pois é galera..marido é complicado..mas vou tentando conversar com ele p ver se ele se acostuma com a ideia e aceite..quem sabe consigo..aqui na minha cidade é comum cantarem com playback..cidade pequena..ja viram né..e eu por gostar muito de cantar queria fazer o mesmo...mas foi bom os comentários ..assim não faço besteira..vou me dedicar mais ao violao e vê no que vai dar ne..kkkk..VLW GENTEEE..

Se na sua cidade isso é comum, você já vai ter uma enorme vantagem e profissionalismo ao tocar com seu violão.

KalukaGuitar
Membro Novato
# nov/16
· votar


CAMILA KTA

Siga o conselho do Jube e dê um banho nos concorrentes kkkk


Se na sua cidade isso é comum, você já vai ter uma enorme vantagem e profissionalismo ao tocar com seu violão.

viniciusjau
Veterano
# nov/16
· votar


Eu também acho meio breja, mas hoje em dia tem bastante gente que faz.
Não vejo problema em você começar assim e depois ir colocar o violão aos poucos em seus shows

Jube
Veterano
# nov/16
· votar


viniciusjau
Eu também acho meio breja, mas hoje em dia tem bastante gente que faz.
Não vejo problema em você começar assim e depois ir colocar o violão aos poucos em seus shows


O problema é a primeira impressão. Se você apresentar um trabalho mais ou menos, na próxima chamam outro, se você vier e fizer uma apresentação boa, você pode fidelizar seu cliente.

viniciusjau
Veterano
# nov/16
· votar


O problema é a primeira impressão. Se você apresentar um trabalho mais ou menos, na próxima chamam outro, se você vier e fizer uma apresentação boa, você pode fidelizar seu cliente.

Isso é verdade, rsrs eu estou partindo do principio que ela cantando com playback esteja legal rsrs

JJJ
Veterano
# nov/16
· votar


CAMILA KTA
o problema é que sou casada e meu marido nao concorda em eu colocar um "homem" pra trabalhar comigo tocando no caso o violao

Procure uma "mulher" que toque violão...

entamoeba
Membro Novato
# nov/16
· votar


O que é um DJ senão o playback encarnado!

Se você "comandar" o playback, aparentemente, ele deixa de ser playback!

entamoeba
Membro Novato
# nov/16
· votar


Entendo o receio do marido! Trabalhar na noite, fazendo parceria com macho, em lugares que vendem bebida e que tem muita gente se pegando...

Procure uma "mulher" que toque violão...

É uma ótima saída!

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


Esse formato tem vendido muito. Acho brega, mas pode te trazer uma renda legal... Se morar numa cidade grande, dá para tocar de terça/quarta a domingo...

CAMILA KTA
Membro Novato
# nov/16
· votar


Procure uma "mulher" que toque violão...
muito dificil arrumar uma mulher que toque violao..e a unica q conheço ja toca solo..

CAMILA KTA
Membro Novato
# nov/16
· votar


Mas ontem a noite sai com meu esposo e fomos a um restaurante onde tinha um cara que canta muito bem e estava com playback..mas o diferencial que ele tocou c panderola, chocalho e um outro instrumento que nao sei o nome que imitam sinos de vento..algo assim..ficou muito legal..eu fiquei sem graça de filmar e postar p vcs virem..ficou muito legal..as pessoas aplaudiram..ficou showw

CAMILA KTA
Membro Novato
# nov/16
· votar


Se você "comandar" o playback, aparentemente, ele
Pode ser uma boa..tô pensando ainda se faço mesmo ou não.. :(

JJJ
Veterano
# nov/16 · Editado por: JJJ
· votar


Sem querer começar uma polêmica (e já começando...): outro dia vi um show de um tecladista que cantava. Mas não era "voz e piano"... era voz e "tudo" (bateria, baixo, guitarra, órgão, percussão, sopros, cordas, chocalho, apito... tudo "comandado" pelo teclado cheio de recursos).

Fico me perguntando até que ponto isso é realmente tocar "ao vivo"! O cara canta, OK... Mas - sendo impossível o sujeito tocar tudo ao mesmo tempo - o acompanhamento é todo pré-programado. No máximo, ele toca a parte que seria um piano ou outro teclado (se é que toca!). Mas fica lá fazendo as firulas como se estivesse tocando tudo ao mesmo tempo...

Pra mim, não é muito diferente de um playback. Preferia que fosse piano e voz, só.

Ismah
Veterano
# nov/16 · Editado por: Ismah
· votar


JJJ

Tem vários desses ... O Lairton e o Robério - ambos assinam "e seus teclados" - começaram assim e construíram uma carreira razoável, tocando assim.

A questão é relativa... Forró, bailão, maxixe, música gaúcha, calipso, arrocha, pisadinha e alguns outros estilos feitos para dançar, mais importante que a música, é segurar o "balanço", a "marcação", que é o que determina a dança.

Pessoalmente, levei um tempo até entender isso, e hoje vejo que estava errado. Diferente do nosso rock, onde é uma música mais para se ouvir, fumar, beber, e refletir...

Pode parecer estranho, mas tem bastante em comum com o funk (americano), disco, dance, trance e psy. Pode-se ver elementos em comum nas músicas, apesar de serem bem diferentes nos timbres e instrumentos.

Aliado ao baixo custo, em que esse tipo de apresentação circula, é um baita espetáculo... Em conselho a amiga, não acho prudente pegar um teclado arranjador e sair tocando...

Pra ilustrar o que tu e eu falamos...
https://www.youtube.com/watch?v=deVJF5ugn9I

JJJ
Veterano
# nov/16
· votar


Ismah

É isso, ou "fulano dos teclados".

Eu até gosto de brincar com esse tipo de teclado; já tive alguns pré-históricos da Casio, desde os anos 80, onde a ideia era essa. Hoje tem muito mais recursos e o som dá de 10 a zero, claro, mas é semelhante.

Só que eu não consigo achar muito interessante, quando do lado da plateia... Fica parecendo um negócio meio "fake" demais, pra mim. Como disse antes, preferiria que fosse apenas voz e piano, por exemplo, independente do gênero musical. Aliás, esse pessoal não se prende a um gênero. O cara toca de tudo, goste ou não (outra coisa que eu nunca consegui engolir como músico - eu só toco o que eu gosto - mas... eu não vivo disso, né?...).

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


É relativo Jojo... No contexto que coloquei o vídeo, se fosse só piano e voz, a marcação que é o importante, se vai, e a graça a acaba... É diferente de por exemplo ouvir uma Amy Winehouse, onde o lance é mais psicodélico, e pouco importa a marcação...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/16
· votar


JJJ
Concordo inteiramente com você.
Abç

JJJ
Veterano
# nov/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tá vendo? De vez em quando a gente concorda em alguma coisa... hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Devo ou não cantar só com playback