Extensão de Barítonos

    Autor Mensagem
    FelipeJc
    Membro Novato
    # nov/16


    Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Felipe, estou aqui não só pra tirar uma dúvida pessoal minha como de alguns outros barítonos que conheço, o negócio é o seguinte, eu sou cantor lírico (em fase de estudo ainda), mas mesmo não profissional, tenho uma extensão não tão "comum" pra um barítono, que vai do d1 ao a3 (voz de peito) B3 ao g4 (Falsete) a4 ao e5 (voz de cabeça) f5 ao d6 (usando uma técnica de Whistle) Nos últimos meses de estudo cheguei a ouvir que um Barítono tem uma "Versatilidade" maior que Tenor ou Baixo, até ai tudo bem, mas acabei desacreditando quando vi alguns barítonos famosos como Bryn Terfel, Dmitri Hvorostovsky, Carlos Marin e entre outros não tinham uma extensão tão longa, e como disse, acabei desacreditando nessa "versatilidade". Mas a questão é: Todos os barítonos tem uma habilidade maior? Ou uma extensão maior que tenores e baixos? Ou varia de cada um? Obrigado a todos desde já!

    Bruno-
    Membro
    # nov/16
    · votar


    FelipeJc
    Rapaz, eu sei que é difícil no início, mas não entra nessa de ficar medindo extensão, comparando com outros cantores, etc. E antes que você fale que foi só uma dúvida sem importância, curiosidade, etc, imagina só, vc veio até um fórum de canto e dentre as milhões de dúvidas que vc pode ter neste assunto resolveu perguntar isso. Já é um sinal do quão importante é esse tema para você.

    Ninguém, ainda mais no canto lírico, é especial apenas por causa da extensão. Na verdade, como você mesmo notou, cantores famosos profissionais não entram nessa onda. Eles se concentram em cantar muito bem.

    Foca em estudar muito. Se você quer se profissionalizar, vai precisar de muita dedicação e não vai ser a sua extensão que vai te dar um atalho para conseguir destaque.

    Abraços.

    Squillo
    Membro Novato
    # nov/16 · Editado por: Squillo
    · votar


    FelipeJc

    Meu, esta sua extensão aí está estranha. Não dá duas oitavas em voz de peito, quer dizer há mas se se for a "la sertanejo". Pra chegar no lá já tem que estar em voz de cabeça. E voz de cabeça não vem depois de falsete. Tá confuso. As vozes tem em média duas oitavas em plena, nada muito diferente. Parece pra mim mais uma confusão mesmo. E os cantores são quase iguais, ninguém tem grandes habilidades e extensão enorme.

    MrYuriSilva
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Extensão esquisita, você tem falsete até g4 e tem voz de cabeça até e5? Tá mal explicado isso. Um barítono tem mais graves do que um tenor comum, é mais difícil na prática pra um tenor estender sua voz pra notas mais graves do que um barítono que pode descer notas com mais facilidade e geralmente subir. Um baixo por exemplo pode pegar agudos até onde ele quiser e graves dentro da tessitura dele mais abaixo conseguindo mais extensão, já um tenor dificilmente chega ao limite grave de um baixo ou um barítono a não ser usando técnica.

    Squillo
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Um baixo por exemplo pode pegar agudos até onde ele quiser

    Não entendi.

    MrYuriSilva
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Não entendi.

    Eu quis dizer que um baixo pode subir as notas até onde quiser com técnica, inclusive cantar os agudos de um tenor. O "pegar" soou estranho rss

    Squillo
    Membro Novato
    # dez/16 · Editado por: Squillo
    · votar


    MrYuriSilva

    Não. Na verdade não pode. Não em voz plena.

    MrYuriSilva
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Não. Na verdade não pode. Não em voz plena.

    Normalmente não é recomendável, e em voz plena nunca, mas com técnica pode fazer parte da extensão.

    Gansinho
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    MrYuriSilva
    Rapaz, não tô vendo sentido do que você tá falando.

    MrYuriSilva
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Rapaz, não tô vendo sentido do que você tá falando.

    Traduzindo. Não tem como um baixo cantar como tenor em voz plena

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Extensão de Barítonos