Voz falhando após cantar?

    Autor Mensagem
    LukeSeiya
    Membro Novato
    # out/16


    Não consigo entender, quando estou cantando a voz sai perfeita sem nenhuma falha e sem quebras. Porém, após cantar minha voz falada fica muito falhada e rouca praticamente só sai ar, principalmente na vogal "A" ou sílabas "TR" "BR". A situação piora se durante o canto eu ficar algum tempo cantando na parte mais aguda da tessitura e piora mais ainda se eu imitar o timbre vocal do Michael Jackson, mesmo eu cantando com quase nenhum esforço. Alguém poderia me explicar o porquê disso acontecer? Ps.: estou sem microfone, o meu feinier FE-k19 (22 reais na Aliexpress e até que não é tão ruim) só chegará em meados de dezembro.

    boblau
    Veterano
    # out/16
    · votar


    LukeSeiya

    vc faz aula de canto? aquece antes de cantar? sabe respirar? faz exercícios?

    pela tua descrição, vc vai acabar se machucando.

    Procure um otorrinolaringologista, um fonoaudiólogo e um professor de canto.

    juniorussenco
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    A questão principal é que o canto funciona como aqueles carros velhos, você OBRIGATORIAMENTE precisa aquecer antes de começar a cantar. O jeito que falamos é totalmente o inverso do jeito que cantamos, por isso suas pregas vocais precisam entender que você não irá mais falar e começará a cantar. Uns simples exercícios de voz antes de começar a cantar serão fundamentais para sua garganta. O mesmo vale para quando for parar, suas cordas vocais precisam entender que você NÃO vai mais cantar e sim começar a falar. Pode repetir os mesmos exercícios do início.
    PS: tenha por costume cantar com uma garrafa d'água (?)
    Na pausa de uma música para outra, hidrate sua garganta, é um ensaio, lembra? Você não irá se apresentar para um público.

    Abraço

    LukeSeiya
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Boblau,
    Não faço aula de canto, porém também não forço a minha voz, não subo oitavas, eu sei até onde posso chegar. Comecei a cantar e me monitorar cerca de 1 mês e meio atrás, naquela época eu forçava muito os músculos da face e do pescoço e a voz saia espremida, falhava e ridiculamente feia, parecia que eu apenas falava rápido. Agora, eu consigo impostar a voz para cantar e é como se eu simplesmente mexe-se a boca para modular os fonemas. Eu tenho 17 anos, mas fisicamente aparento ter 15, será alguma influência da puberdade? Eu costumo cantar bem baixo as vogais no tom antes de cantar.

    LukeSeiya
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    juniorussenco,
    vejo cantores que falam normalmente entre uma música e outra durante um show. Inclusive um amigo meu, que canta bem, não tem esse problema.

    juniorussenco
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    LukeSeiya,
    É notório ver isso, porém se fizeres um estudo aprofundado sobre o prejuízo disso para as cordas vocais você irá entender o que eu quis dizer. Mas pelo que percebi, você curte as notas altas e como pode estar trocando agora de voz (?) ao cantar muito em tons altos acaba machucando a garganta mesmo. Mas é igual eu disse, vocalizes e vocalizes, isso vai te ajudar muito.

    LukeSeiya
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Tenho preferência pela parte mais alta mesmo, eu fico tentando para abrir estender a capacidade da tessitura, visto que ainda não terminei a puberdade. Contudo, tento cantar sempre com o mínimo esforço, até agora ainda não tive aquela quebra de voz que causa uma dor enorme nas cordas vocais usando voz mista, acontecia quando eu usava voz de peito e impostava errado. Vou passar mais tempo fazendo exercícios do que cantando para ver se em alguns meses esse problema some, o chato é essa DTM que faz meu ouvido "entupir" de vez em quando e tenho que parar por um tempo.

    Gneetapp
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Quando vc canta as notas mais agudas, por exemplo quando vc imita o Michael Jackson, o som é sólido ou com um pouco de ar? Se estiver passando muito ar pelas pregas vocais, pode estar ressecando as pregas, o que causaria a voz falhando depois...

    LukeSeiya
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Sólido, porém também consigo fazer com uma voz mais soprosa (a fim de se tornar mais suave). Mas se ressecasse as pregas vocais a voz também não falharia também durante o canto? Porque pra mim só falha quando falo após cantar. Talvez por a minha voz cantada ser muito diferente da falada, muda um pouco o timbre, não parece com aquelas vozes cantadas que se assemelham a voz falada. Realmente não sei.

    boblau
    Veterano
    # out/16
    · votar


    LukeSeiya

    Não faço aula de canto, porém também não forço a minha voz, não subo oitavas, eu sei até onde posso chegar.

    Vc vai me desculpar mas vc não sabe.

    Minha esposa é fonoaudióloga com mestrado em linguísitica pela USP e mostrei o seu tópico a ela. Ela fez especialização em voz cantada com a Mara Behlau.

    As falhas na voz falada após cantar mostra uma técnica de canto errada, provavelmente por cantar fora dos limites, sem técnica e sem aquecimento compatível, causando provavelmente um edema (inchaço) nas pregas vocais causando a falha. A médio prazo provavelmente uma lesão.

    O próximo passo é algum "amigo" aparecer com algum spray de própolis, balinha Halls, comprimido de Cataflam ou pior, uma dose de conhaque Dreher e um cigarrinho...

    Todo músico deve estudar, treinar e se preparar. Só o cantor tem o seu instrumento ligado diretamente à sua saúde. Um guitarrista, um baixista podem trocar suas cordas, mas um cantor não troca as suas cordas. podem consertar, mas não trocar.

    Se quer acreditar, ok, se não quer, problema seu, eu fiz mais do que a minha parte, concorda?

    LukeSeiya
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Se quer acreditar, ok, se não quer, problema seu, eu fiz mais do que a minha parte, concorda?

    Concordo e agradeço por expor sua opinião e sugestão, obrigado. Gostaria de ter em mãos um microfone para gravar e pedir pra analisarem melhor, sou ainda um simples iniciante que tem muito a aprender. quando falei que sabia até onde podia chegar, dizia respeito a não forçar a voz para algo que poderia gerar uma quebra que consequentemente provocaria uma dor (sinal que algo está errado). E a respeito do uso de analgésicos, não uso nem para dores de cabeça kkkkk, minha voz fica falhada mas em cerca de 30 minutos ela volta ao normal se eu aquecer a fala, embora ainda seja estranho isso acontecer. Enfim obrigado, talvez quando eu receber meu microfone eu reviva o tópico se ainda tiver com problemas a esse respeito.

    Leandro Rigon
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: Leandro Rigon
    · votar


    Se você não faz aula de canto você você não tem quem te corrija e diga o que é certo é errado. Dor na garganta, tensão e voz falhando é puro sinal do teu corpo avisando que você está fazendo algo de errado. Você não sabe o que é certo e nem o que é errado, nem como corrigir. Vai continuar insistindo no erro e vai se estrepar. juniorussenco
    juniorussenco
    Não adianta apenas pensar em aquecer se a pessoa não tem ideia em como aquecer. Claro que aquecimento é importante, mas você tem que saber fazer isso, senão você tensiona a voz no aquecimento.
    LukeSeiya
    Exato. Se você sabe cantar o ato de cantar unicamente aquece a voz, e não estressa a garganta. Nunca ficará rouco.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Voz falhando após cantar?