O que usar no retorno pra gravar? (efeitos) Dicas/experiências/comentários

    Autor Mensagem
    Ningen
    Veterano
    # fev/16


    Boa tarde meu povo!

    Estava eu aqui discutindo sozinho, vejam só, o uso de efeitos no retorno ao cantar ou gravar o canto.

    Gostaria de saber de vocês o que usam, quais as experiências que vocês tiveram, enfim, a opinião de vocês sobre o uso de, por exemplo, equalizadores, reverbs e principalmente compressor.

    Quando eu estava naquela fase onde a gente estranha a própria voz gravada, optei por me ouvir no seco, sem efeitos, pra eu ir me acostumando. Mesmo exercícios, fazia e faço com fones de ouvido. Mas alguns dias atrás comecei a colocar um pouco de reverb devido a uma dica que encontrei aqui. E me senti mais confortável. Já ontem, deixei o equalizador bem regulado, já que eu queria ter um controle maior do meu "tone" vocal. Melhorou também...

    Agora penso sobre o compressor... Imagino que talvez possa fazer algum mal.. Ou não... E vocês?! O que usam?!

    strinbergshredder
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Ningen
    Eu não sou contra essa idéia, mas imagino que, para efeitos de gravação e de se saber o que está fazendo com a voz, quanto mais cru melhor.

    Na minha opinião, efeitos ainda na fase de captação podem acabar mascarando alguma imperfeição que poderia ser corrigida "no gogó", e isso pode acabar deixando a pessoa mal acostumada...

    meus 2 cents..rsrs

    Pé de chinelo
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Ningen

    Concordo com o strinbergshredder, pra gravar a voz tem que ser o mais natural possível e sem ruídos. Os efeitos podem vir depois, trabalhados com calma, afim somente de dar aquele mínimo toque final, com um pouco de reverb ou compressor, ajustando conforme necessário.

    Mas pra usar ao vivo, você pode explorar mais esses efeitos, inclusive outros como delay por exemplo.

    Ningen
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    strinbergshredder
    Pé de chinelo

    Legal. Obrigado por comentarem.

    Até concordo com vocês até certo ponto. Acho que maquiar demais a coisa toda pode, como disse o strinberg, mascarar alguma coisa. Mas creio que uma equalizada, uns cortes básicos de graves e agudos, é super tranquilo.

    Mas o que achei interessante foi o uso do reverb, de leve, pra ajudar na afinação. Segue o trecho do site que postei acima:

    "Você sempre deveria tentar dar ao seu cantor um pouco de reverb em seus fones enquanto eles estão cantando (a menos que eles não o queiram). A ideia de dar ao seu vocalista um pouco de reverb em seus fones de ouvido irá ajudá-lo a determinar se eles estão cantando no tom pra manter alta sua confiança dando a eles uma boa impressão da própria voz, e para dar a eles algo com o que eles possam se afinar. Seu vocalista não pode ouvir e cantar ao mesmo tempo – ao menos, não como o engenheiro pode ouvir – mas com o reverb, eles podem ouvir a afinação." (tradução mequetrefe)

    Eu acabei sentindo uma confiança maior realmente. Ao menos no meu caso, que sou bem inseguro principalmente no canto, foi benéfico.

    Mas quem sabe uma hora eu resolva tirar e ouça melhorias... Nunca se sabe... haha

    Abraços

    Pé de chinelo
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Ningen

    Sobre a equalização, tem que fazer sempre, cada voz é uma voz diferente, assim como os ambientes são diferentes também. É que eu considero equalização e efeitos coisas diferentes.

    Vc pode também escutar o reverb no seu retorno, mas não aplicar na gravação, como forma de potencializar a performance somente. A razão disso é que se vc botar efeitos no take de gravação, vai ter que ir com eles até o final, não dá pra tirar mais, por isso é melhor editar efeitos depois e com tranquilidade, na minha opinião.

    Ningen
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Pé de chinelo

    Ah sim, tranquilo!

    Esses efeitos, incluindo o EQ, coloco sim somente no retorno, sem falar às vezes o reverb que acabo usando acaba sendo totalmente diferente.

    Valeu.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ningen

    Cara, concordo com os amigos acima, com relação a voz ser o mais natural possível.

    Contudo, muitas vezes, devido ao ambiente e suas características físicas, a voz pode ficar muito seca, muito reverberada, muito estridente, muito abafada e etc. Neste momentos, a equalização da mesa e alguns efeitos, podem melhorar muito sua expressão, compreensão e etc.

    Entretanto você frisa em sua pergunta "o uso de efeitos no retorno ao cantar ou gravar o canto."

    Com relação a isso, com relação específico ao retorno, independente do uso ou não de efeitos, acho aconselhável você ouvir exatamente o mesmo que seu público ouve, ou seja, exatamente a mesma equalização que rola nos P.A.s.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Lelo Mig

    Esse detalhe é importante, um ambiente pode imprimir características sonoras boas, mas também pode estragar tudo. Alguns ambientes vão naturalmente pedir equalizações e/ou efeitos afim de tentar corrigir as imperfeições acústicas do local.

    Ningen
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Lelo Mig
    Pé de chinelo

    Legal. A minha dúvida nem era em relação a som ao vivo e sim gravação em estúdio ou melhor home estúdio. Mas é interessante pensar sobre. E acabo concordando com todos.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/16
    · votar


    Ningen

    "A minha dúvida nem era em relação a som ao vivo e sim gravação em estúdio ou melhor home estúdio."

    Cara, no caso de vocal, vale a regra em qualquer situação, ao vivo ou studio.

    A voz sempre têm de ser (a não ser que seja proposital, um trecho específico, com efeito, metálico, distorcido, som de rádio, etc.) o mais real possível.

    Então o grande lance da equalização é mantê-la fiel ao original, o que se faz necessário, porque o processo de gravação/reprodução altera um pouco isso. E, as vezes, aveluda-la um pouco, dar um reforço de brilho e nitidez.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/16 · Editado por: Christhian
    · votar


    Ningen
    Efeito no retorno pra gravar não vai dar certo.

    Tem uma máxima, inclusive, de quem capta e mixa voz: "Se está bom sem efeitos, depois vai ficar ainda mais animal". Ou seja, concentre-se em fazer o melhor que pode o mais cru possível. Se você colocar sequer um reverb no monitor, você pode acabar tirando a dinâmica correta na hora de gravar, para que o 'reverb soe bem' no fone, por exemplo.

    O efeito na mix final está em função da voz e da interpretação. Nunca ao contrário.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que usar no retorno pra gravar? (efeitos) Dicas/experiências/comentários