"Perigos do canto entre jovens"

    Autor Mensagem
    PaulinoCampinaG
    Membro Novato
    # jan/16


    Essa é uma dúvida que tive após ler algumas discussões aqui no fórum, dizendo que jovens cantarem notas agudas demais ou graves demais poderiam prejudicar o amadurecimento natural da voz,não entendi isso; o que poderia acontecer a um jovem?. Perda de extensão e tessitura, agravamento de voz, perda de afinação, ou está "apenas" ligado a criação de nódulos e pólipos?

    Evandro Meneses
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    É tão perigoso como DEIXAR DE TER VOZ para cantar...

    A mudança de voz de uma criança deve ser muito cuidada...
    Eu quando estava na minha fase de transição de voz eu nem cantei... parei mesmo de cantar... e só depois de ter a voz já mudada, então aí recomecei a cantar... Mas atenção... eu parei de cantar porque eu não frequentava aulas de canto... por isso é que parei de cantar pois não sabia os meu limites... mas para quem esteja em aulas de canto, certamente o professor saberá dar partido da criança, e ter todos os cuidados para continuar cantando sem esforçar a voz...

    Sabia que pode continuar com a voz de criança para sempre? basta ser castrado em criança... É verdade amigo... antigamente, as crianças que tinham uma voz fantástica, (se quizessem) eram castradas para continuar com a voz que tinham... ;)

    PaulinoCampinaG
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Obrigado pela atenção amigo,mas eu não entendo o porque, e em que idade você parou de cantar 15,16,17 anos?!, eu estou perguntando porque de fato,não entendo o que ocorre e também não entendo o que quer dizer com deixar de ter voz para cantar, desculpe a insistencia mas o que ocorre? Se perde a extensão e tessitura natural? Obrigado

    PianoGlauco
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Forçar agudos gera excesso de atrito entre as pregas, causando nódulos...

    Forçar os graves e ficar em registro basal (aquele meio "arrotado") é também prejudicial, pois a musculatura fica extremamente frouxa, fazendo com que se percam os agudos...

    Então na transição (até os 21 anos) a sugestão é ir com cautela e cantar no máximo da zona de conforto possível...

    Estudar técnica vocal COM PROFESSOR COMPETENTE sempre pode ajudar...

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Evandro Meneses

    Não é bem assim a história dos castratti... Mas é por aí...

    PaulinoCampinaG
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    No caso glauco,as perdas são biológicas,são causadas por edemas,calos nas pregas vocais,e esse afrouxamento,não entendia o porque,pois as pessoas diziam apenas que não podia,que mudava a voz,sem dizer um motivo logico para que isso ocorresse,agora tenho apenas mais 2 perguntas,o que você consideraria abuso ou forçar,algo diário a longo ou médio prazo ou nem precisa de tanto para estragar e a outra era se teria formas de se reverter,obrigado.

    PianoGlauco
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    PaulinoCampinaG

    Os nódulos se formam por causa do atrito e tbm quando se canta "berrado" demais, acaba ocorrendo o "bater pregas" - e aí são produzidas as calosidades para proteção... Podem haver nódulos por calosidade, por edema (inchaço) ou ainda por agentes patogênicos (infecção, câncer, etc.)

    Abusos: bebidas alcoólicas destiladas, maconha (resseca a garganta), gritar muito, falar alto o tempo todo, usar um registro excessivamente agudo não-natural ao falar...

    Para reverter é muito variável: se houve formação de nódulos, a depender da gravidade, só com cirurgia... Se forem edemas e infecções, aí bastam cuidados como hidratação correta e preservação vocal - no caso de infecções, entram os medicamentos (antibióticos, no caso).

    Evandro Meneses
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Foi a explicação para legos, Ismah... kkkkkk

    PaulinoCampinaG
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    De fato foi uma explicação meio eufemizada,até porque os castratti eram forçados,crueldades assim se via também na índia,que alem de castradas algumas crianças eram cegas,enfim,voltando ao assunto infantil,de fato eu não tinha essa noção de que a crianças poderiam prejudicar o desenvolvimento natural da voz através do canto,até porque calos nas pregas vocais,dependendo do estagio podem ser revertidos e os cantores voltarem ao uma tessitura e extensão vocal praticamente idêntica da sua natural,e eu também não tinha noção do afrouxamento das pregas,obrigado a todos pelas informações.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Perigos do canto entre jovens"