Cantar uma oitava abaixo da música original é ruim?

    Autor Mensagem
    Aprendiz3707
    Membro Novato
    # dez/15


    Boa noite, pessoal.

    Minha dúvida talvez seja bastante estúpida, mas eu quero saber se é "musicalmente" aceitável cantar músicas uma oitava abaixo da original, quando se trata de músicas cantadas por mulheres.

    Porque já vi muito homem (tenores) cantando na mesma altura que as mulheres, ou apenas alguns tons abaixo, mas acho que nunca vi covers feitos uma oitava inteira abaixo.

    Eu tenho uma voz grave, então mesmo se eu abaixar 5 tons as vezes não funciona hahaha. Mas, do ponto de vista técnico, isso me faria parecer um mau cantor, apesar de estar afinado? Seria melhor escolher músicas onde eu posso apenas abaixar alguns tons e continuar na oitava original?

    P.S.: isso só acontece quando canto músicas cantadas por mulheres. Mas quando são cantores homens, eu geralmente abaixo o tom, quando necessário.
    Abraço!

    PianoGlauco
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Entendo que se você é baixo ou baixo-barítono, pode ser compatível com seus recursos vocais e expressivos...

    Mas cada música é um sabor, cada tom é um novo tempero...

    Sugestão: teste sempre que possível várias hipóteses... Às vezes aumentar o tom pode ser mais interessante do que abaixar... (aumentar 2 semitons é o mesmo que abaixar 10, por exemplo).

    Espero ter sido de alguma ajuda.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/15
    · votar


    Às vezes aumentar o tom pode ser mais interessante do que abaixar... (aumentar 2 semitons é o mesmo que abaixar 10, por exemplo).

    (y) 2

    Aprendiz3707

    Só dá pra saber se fica bom ou não testando, então teste ;)

    GersonM
    Membro
    # dez/15
    · votar


    Aprendiz3707

    Uma voz masculina já está uma oitava abaixo das mulheres. Veja que um dó grave de soprano começa em dó3 e de um tenor começa em dó 2. Então não estao cantando na mesma altura, já estao uma oitava abaixo.

    Mário Sampaio
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Em música clássica não se altera em geral o tom da música, porque o tom faz parte da concepção da obra.

    Em música popular pode-se alterar o tom ou cantar em oitava diferente do original sem maiores problemas, em geral. Se fica bom ou não, só ouvindo caso a caso. Não há como opinar sobre o seu caso sem ouvir.

    PianoGlauco
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: PianoGlauco
    · votar


    Mário Sampaio,

    Concordo contigo, só complementando e enchendo um pouco o saco...

    Peças até o Barroco (ou a rigor, antes de Bach) não se pautavam no tom fixo e sim na estrutura dos intervalos e relações de horizontalidade nas vozes... Isso sem contar o profano, cujo objetivo era provocar a dança e o entretenimento mais extrovertido e direto, já baseado na percussão, etc...

    https://www.youtube.com/watch?v=hiMUKWoefv8 (essa faz vibrar até as moléculas da minha Alma, rsrs)

    No mais, isso virou mais um desses purismos que fazem a música erudita se distanciar das pessoas... #MorteAosBitolados

    A afinação das orquestras varia demais, mesmo ainda nos séculos XX e XXI, então é como se houvesse tacitamente transposições de tons...

    O Vídeo abaixo é prova disso...

    https://www.youtube.com/watch?v=UnhlQUBsd6g (Aberturas da Eroica de Beethoven - e quem pode dizer qual era a frequência básica da orquestra que executou a obra original?? Você estava lá?? Eu também não...). É um acorde de mi bemol maior... Como se pode perceber, a variação é de quase um tom, inteiro...

    Cravos são afinados até hoje quase um semitom abaixo dos famigerados 440Hz...

    Eu mesmo afino (configuro, pq é digital) meu piano em 432Hz. O som fica muito rico...

    Ismah
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    PianoGlauco

    Fugindo ao tema, aí alguns eruditos se queixam do canto lírico ser deteriorado em junção ao metal (Exemplo https://www.youtube.com/watch?v=8xLOXdgvAN8), mas cada vez se vê mais um puritanismo exagerado desse círculo.

    E na minha opinião, é apenas em função do excesso de recursos (incluindo músicos e cantores).

    Aprendiz3707

    Isso é relativo, mas EU acho plausível. Por exemplo, na banda que trabalho, nem fEdendo o canário canta Iron, e baixar uma oitava fica estranho nas partes altas. É um caso de incompatibilidade. Agora ACDC ele canta uma oitava abaixo em alguns trechos e fica bom.

    Ningen
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Aprendiz3707

    Cada caso é um caso.
    Flw
    Vlw

    PianoGlauco
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: PianoGlauco
    · votar


    Ismah

    Concordo contigo...
    E tem um outro lado que os puritanos de plantão não percebem:
    Graças a bandas como Epica e Nightwish, está havendo um novo boom para as aulas de canto lírico, bem como contribuindo para o aprimoramento geral na arte do canto...

    E isso pode efetivamente ampliar a formação musical da galera...

    Ismah
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    PianoGlauco

    E não é só esses caras... Tem banda nesses lados aí que são monstruosos, não só no canto. Já vi cara tocando a orquestra inteira com um arranjador apenas, e comandos MIDI, para VSTi. Como se voltou (com todo o metal, na verdade) para outras escalas que a pitagórica, no folk temos instrumentos digamos extintos que foram/estão sendo resgatados.

    Especificamente o Nighwish abandonou um pouco o lirismo com a saída da Tarja. As substitutas não parecem ter o estudo ou capacidade vocal e criativa que ela tinha. Bem atualmente não sei falar mui.

    PianoGlauco
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: PianoGlauco
    · votar


    Ismah

    Não posso falar nada... Mas som de teorbas, alaúdes e quetais realmente mexem comigo, rsrsrs...

    https://www.youtube.com/watch?v=-axPu3qNEXA

    Então, Aprendiz3707, muitas dessas peças medievais e renascentistas sofrem vários rearranjos e mudanças de tom... o lance é achar os seus tons em cada música e divirta-se...

    O heavy metal prima pelos tons originais, pois há uma questão fálica de emissão de agudos atingindo e quebrando limites cada vez mais extremos... Só que o André Mattos é contratenor e na faculdade ele cantava com os contraltos... Enfim... As músicas são adaptadas à tessitura do cantor...

    Vai se divertindo!

    GersonM
    Membro
    # dez/15
    · votar


    E tem um outro lado que os puritanos de plantão não percebem:
    Graças a bandas como Epica e Nightwish, está havendo um novo boom para as aulas de canto lírico, bem como contribuindo para o aprimoramento geral na arte do canto...


    Creio que vocês querem dizer: Os Puristas de plantão...

    E não está havendo nenhum boom para aulas de canto lírico não. No mais o que os "puristas de plantão" reclamam é a confusão que se faz ao dizer que isto que essas moças fazem é canto lírico. Não é.

    PianoGlauco
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: PianoGlauco
    · votar


    GersonM

    Não venha dar uma de Google pra cima de mim ("você quis dizer"...)
    Eu falei puritanos mesmo, pois incluí um elemento falso-moralista que não existe no termo "purista" ou "preciosista"...

    Quanto à procura pelo canto lírico, pergunte isso às meninas que entram nas faculdades de Música, mesmo sendo cantoras populares...

    Elas querem se utilizar de aspectos técnicos do canto lírico para aprimorar a técnica pessoal... E esse desejo veio por influência deste estilo musical...

    E tal abordagem pode fazer (e FAZ) com que muitos venham a se tornar cantores líricos de fato...

    Simples assim... Espero não precisar desenhar...

    Aprendiz3707
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Muito obrigado a todos vocês que me responderam!!

    Eu concordo com o que disseram, principalmente em relação ao heavy metal. Também não acho que mudar o tom fique legal pra este estilo.

    Quanto ao canto lírico, não é minha praia (apesar de eu achar muito da hora de ouvir), então não posso opinar nada kkk

    Eu canto praticamente sempre sozinho, então essa era mais uma dúvida pessoal do que um pedido de ajuda haha... mas quem sabe, se um dia eu ficar razoável, eu começo a cantar pros amigos, então precisava saber.

    Valeu!

    Ismah
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    GersonM

    Empreguei o termo no mesmo sentido do Glauco... Talvez tenha nos etendido mal, esse boom por aqui não existe, mas na Europa de 2000 pra cá surgiram e fizeram sucesso muitas bandas com vocais líricos.

    Lírico sim, porque muitas bandas visam criar óperas e histórias cronológicas, mas pode não ser o termo mais correto (creio que seria canto erudito, ou operático).

    GersonM
    Membro
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    dez/15

    Não venha dar uma de Google pra cima de mim ("você quis dizer"...)
    Eu falei puritanos mesmo, pois incluí um elemento falso-moralista que não existe no termo "purista" ou "preciosista"...


    Não existe nenhum elemento falso-moralista nisso. Você é que não sabe escrever.

    Quanto à procura pelo canto lírico, pergunte isso às meninas que entram nas faculdades de Música, mesmo sendo cantoras populares...


    Não preciso perguntar, sou prof. de canto lírico. Não existe essa procura e muito menos isso vai fazer com que se tornem cantoras líricas. Ideia tosca essa. Fica aí tocando seu pianinho que é melhor.

    Simples assim... Espero não precisar desenhar...

    Eu também espero, porque se for igual você usa as palavras, não vai conseguir fazer mais que dois rabiscos.

    Sempre tem um instrumentista metido a besta pra se meter na área do canto e falar merda...

    jprpfera
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Tem parte de algumas músicas que eu preciso abaixar 1 oitava, tipo stairway to heaven no final, going to california no meio...perde um pouco da música, mas é o que eu posso fazer.

    PianoGlauco
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: PianoGlauco
    · votar


    GersonM ou MisterM

    Tá virando YouTube isso aqui... Bela postura pra alguém que se diz professor...

    Não deveria responder, pois um cara que não sabe a diferença entre purista e puritano, simplesmente não entendeu nada do que eu disse...

    Você não conhece nada sobre minha vida para despejar gratuitamente esse monte de bobagens a meu respeito... Não conhece meus dados e vivência sobre canto, se já estudei, com quem estudei ou estudo, etc.

    Se eu tenho "Piano" no meu nome é pq sou apenas pianista (e nunca posso ter estudado canto na vida, etc.)??? E vc que tem "M" no seu??? Devo deduzir que é só M..........................?????

    O teor do seu comentário já revela o suficiente a seu respeito, então não vou replicá-lo diretamente, pois é desnecessário e improdutivo...

    Abraço!

    GersonM
    Membro
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    dez/15

    Não venha dar uma de Google pra cima de mim ("você quis dizer"...)
    Simples assim... Espero não precisar desenhar...

    Dá uma de idiota e depois quer o que? Flores?

    Aprendiz3707
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Bom, acho que é hora de fechar o tópico, porque não o criei pra virar briga.

    Volto a agradecer quem me respondeu!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Cantar uma oitava abaixo da música original é ruim?