como cuidar basicamente da voz?

    Autor Mensagem
    AndreGWild
    Membro Novato
    # set/15


    Galera vou me apresentar no fim o ano, e desde já me preocupo, pois alguns dias quando vou cantar a minha voz fica fraca e tremula, e outros dias ela sai perfeitamente maravilhosa.
    Estou satisfeito com a minha voz, respiração, timbre, técnicas esta tudo maravilhosamente bem! Mas a questão é: E se no dia H minha voz der "pau"? Vocês ja tiveram esse medo? Como posso cuidar da minha voz até lá pra que eu possa usufruir do melhor que ela tem?

    GersonM
    Membro
    # set/15
    · votar


    Estou satisfeito com a minha voz, respiração, timbre, técnicas esta tudo maravilhosamente bem!

    Se alguém me perguntasse isso (sobre minha voz) eu diria:

    - De jeito nenhum, está muito abaixo do que eu imagino ser o ideal! Tem muito pra melhorar!

    Ora, se a voz sai fraca e trêmula, como pode estar tudo uma maravilha?? Claro que não está, pois quem tem boa técnica NUNCA tem esses altos e baixos. Uma vez ou outra a voz é afetada se a pessoa está doente ou se fez alguma bobagem.

    Cuida fazendo os exercícios diariamente e melhorando a técnica. Fora isso, não tem muito a fazer.

    AndreGWild
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    GersonM

    Nossa, que básico, me sinto extremamente leigo perto de vocês HAHA!
    Quando falo que estou satisfeito, digo quanto a o dia em que ela sai sem rouquidão e sem ficar tremula.

    GersonM
    Membro
    # set/15
    · votar


    AndreGWild

    Está claro que é questão técnica. Não há uma maneira de fazer aula com frequencia? Nestes meses daria para melhorar razoavelmente.

    Lelo Mig
    Membro
    # set/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    GersonM
    AndreGWild

    Uma pergunta, de leigo, dentro da própria pergunta...

    "alguns dias quando vou cantar a minha voz fica fraca e tremula, e outros dias ela sai perfeitamente maravilhosa."

    Seria só uma questão técnica, o cantor não consegue manter um nível regular no canto, por conta de deficiência técnica?, ou estaria cometendo algum erro e comprometendo a voz, no sentido físico, de vez em quando?

    AndreGWild
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    GersonM

    Vou fazer o possivel pra fazer aulas durante esse tempo, MUITO obrigado professor Gerson! <3

    GersonM
    Membro
    # set/15
    · votar


    Lelo Mig

    Cantar com técnica ruim ou sem ela compromete a voz, claro. Mas quando o problema está instalado voce não consegue mais fazer, mal consegue cantar sem dar uma de Zezé.

    Se ainda esta conseguindo fazer bem é porque ainda tem salvação. Depois também tem salvação dependendo o caso, mas vai demorar muito e poucos tem essa força de vontade.

    GersonM
    Membro
    # set/15
    · votar


    AndreGWild

    Sempre é bom também por garantia, fazer uma filmagem das pregas vocais pra ter certeza que está tudo bem.

    Lukasmolin
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Concordo com o GersonM.
    Inclusive agora que to voltando a me apresentar com frequência vou fazer, e pretendo fazer periodicamente, adicionar aos meus exames de check up, quanto antes se nota que tem algo errado mais fácil é corrigir...
    Boa sorte...

    AndreGWild
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    GersonM
    Onde posso fazer a filmagem das pregas? Além desse exame existe outro que eu possa fazer pra verificar se há algo errado?

    GersonM
    Membro
    # set/15
    · votar


    AndreGWild

    Só consultar um bom otorrino. Se ele tiver experiência com cantores, melhor.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Como posso cuidar da minha voz até lá pra que eu possa usufruir do melhor que ela tem?

    O basicão é: Aquecer, desaquecer, se alimentar adequadamente (comidas leves, evitar açúcares, chocolates, café e etc - não comer e logo dormir, pode causar refluxo... ) se hidratar...
    Se você fizer tudo isso e ainda tiver problemas de instabilidade.. Sinal que você não canta de forma saudável...

    Lukasmolin
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Cara, uma coisa a se ver são alergias...
    Quando minha casa tava em obra n tinha como, poeira p todo lado, impossível ficar numa boa... Eu contornei o máximo possível evitando ao max, e fazendo nebulização com vapor, e bebendo mais água ainda... Fazendo isso eu só sentia que precisava aquecer por mais tempo que o normal pra voz ficar elástica, mas pode ser que fosse coisa da minha cabeça... Minha professora me passava uns exercícios pra ajudar a limpar a voz e aquecer tb... oq nos traz de volta a primeira dica de todas: AULA...
    Boa sorte...

    Lelo Mig
    Membro
    # set/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Lukasmolin

    "Cara, uma coisa a se ver são alergias..."

    Tudo a ver mesmo. Eu, que não sou cantor, e raramente tenho algum problema relacionado a garganta, neste período seco que rolou em agosto, fiquei 15 dias com a garganta "pegando" e uma tosse seca, que tentei todas as formas caseiras de curar mas só foi resolvida a custa de médico e anti alérgicos.

    AndreGWild
    Membro Novato
    # set/15 · Editado por: AndreGWild
    · votar


    Ontem eu pesquisei bastante, e eu estou com todos os sintomas de quem tem calos nas pregas vocais, alguém aqui tem experiencia com isso? Eu vou marcar uma consulta no otorrino, e queria saber quanto tempo dura o tratamento pra curar isso?
    Eu sou bem agitado e nao consigo falar baixo, eu tenho a mania de cantar fora da minha tessitura porque acho "divertido" e a alguns anos atrás eu tentava fazer gutural, entao é quase certeza que minha voz possui calos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como cuidar basicamente da voz?