Voz, teclado e presença de palco

    Autor Mensagem
    Lukasmolin
    Veterano
    # ago/15


    Então, eu canto e toco teclado e a banda em que eu comecei ta cogitando voltar a ativa, só que eu queria tentar ter mais liberdade e presença no palco nas musicas que eu canto, já que o teclado prende muito...
    Eu divido os vocais com um dos guitarristas que também canta, quando a musica não requer um teclado e eu faço a voz principal, eu fico solto pelo palco e é muito melhor então tava tentando achar soluções que me dessem um pouco mais de liberdade e pensei no famoso "keytar" e queria a opinião de vcs sobre o quão 'lesado' é aquilo haha, to perguntando no fórum de canto pq queria a opinião de "não tecladistas" e se cantar melhor pq entende melhor essa coisa da presença de palco...
    Aceito outras sugestões de soluções também...
    Ps. Não pretendo pegar um Keytar gigante como alguns que tem por aí, queria algo mais discreto do tamanho de uma guitarra...

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Cara, se você é pra fazer o teclado, vai precisar deixar um "comum" no palco. Tem de ver também se é possível transitar no palco.

    De resto, presença de palco não é estar na frente dos demais... Tem baterista que dá show lá do fundo...

    Tecfrente
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Lukasmolin

    Já pensou na possibilidade de fazer músicas com longas pausas de vocal e você preenchendo esse espaço fazendo solos no seu teclado ? No Rock, por exemplo, há muito disso, mas utilizando-se a guitarra para os solos, é claro.

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar




    Tecfrente
    Membro Novato
    # ago/15 · Editado por: Tecfrente
    · votar


    Ismah

    Deep Purple é um bom exemplo disso. Apesar de eu não ser muito fã de Heavy Metal (mas há bandas que eu gosto desse estilo também, poucas, mas há).

    Lukasmolin

    Lukas, procure conversar com o pessoal de sua banda para dar uma projeção maior de palco ao seu teclado.

    O RHCHP sempre fez isso, não em relação a teclado, é claro, pois nem tinha, mas o Anthony Kiedis sempre dava liberdade para as belíssimas demonstrações de solo do baixista Flea e o guitarrista John Frusciante.

    Veja abaixo que solo mágico que fizeram para a Intro de Californication:



    RafaelBernatto
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Lukasmolin

    Onde vocês tocam? Pra quem? São covers? Quais músicas? Que estilo musical?

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Tecfrente
    Heavy Metal

    O.o

    Tecfrente
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Ismah

    Tecfrente
    Heavy Metal

    O.o


    Talvez você esteja estranhando porque as bandas de Heavy Metal de sua geração sejam bem diferentes do Deep Purple, não é ? Mas pesquise a história do Heavy Metal e verá que muitos consideram eles vanguardistas, pioneiros ... do Heavy Metal, apesar que o Deep Purple não era uma banda exclusivamente de Heavy Metal. Mas deu o pontapé inicial para que surgisse o Heavy Metal.
    Acho que eu me expressei mal ao dizer que não gostava muito de Heavy Metal e nas palavras anteriores haver referência ao Deep Purple, sendo que eles, aos padrões do que é considerado Heavy Metal, não seja mesmo uma banda desse estilo. Mas é que eles foram os pioneiros para o surgimento do Heavy Metal. Apenas isso.

    Tecfrente
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    RafaelBernatto

    Lukasmolin

    Onde vocês tocam? Pra quem? São covers? Quais músicas? Que estilo musical?


    Eu até cheguei a pensar nisso tudo também, pois estamos falando diversas coisas aqui que podem não se aplicar para os propósitos dele rsrs.

    Lukasmolin, responde aí as perguntas acima para a gente tentar te ajudar de uma maneira mais ad hoc.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/15
    · votar


    Lukasmolin

    Preocupe-se mais com a performance de um modo geral, nas harmonias, na execução. Prefiro assistir um cara paradão mas que faz um trabalho legal do que ver um showman desafinado, tocando errado, etc.

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    LeandroP

    TU é músico, não conta como público rsrsrs

    Tecfrente

    Mesmo sendo pioneiros, soa estranho falar isso hoje. Eles tem sim um toque mais pesado que as demais bandas da época (compare com Fleetwood Mac e Beatles), mas como disse, soa estranho rs

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/15
    · votar


    Não têm jeito, sempre que alguém fala em teclado e presença de palco... eu lembro dessa figura....kkkkkkkkkk



    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # ago/15
    · votar


    Keane...

    :-)

    LeandroP
    Moderador
    # ago/15
    · votar


    Lelo Mig

    Esse manja dos paranauê da harmonia. Tira onda!

    Lukasmolin
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Então, a gente toca de tudo um pouco, mas geralmente smp puxando pro rock, nosso repertorio tem de Nirvana a Jota Quest, de Pink Floyd a CPM22... Tem RHCP, Detonautas, Raimundos, ACDC, Steppenwolf, Coldplay, Muse...
    A gente toca em pequenas casas de show e em eventos, principalmente de motoclube...
    A banda tem 5 integrantes, 2 guitarristas (sendo que um canta), 1 baixista, um batera, e eu Teclado e voz...
    A parte técnica do que seria necessário já vi tudo... E quanto a ter espaço no teclado até tem bastante, eu queria era mais liberdade quando tivesse cantando, até pq algumas musicas q eu canto, o teclado faz só um detalhe ou um complemento pro arranjo, muitas vezes coisas simples que não precisaria de todas as oitavas do teclado e tal...
    Então é isso, a intenção é poder cantar mais livre mas não deixar de fazer esses detalhes no teclado...
    E a opinião sobre o keytar tb (esteticamente falando)
    Agradeço muito as respostas que já foram dadas aqui...

    Tecfrente
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Lukasmolin

    Quanto ao Keytar, eu particularmente não gosto, mas quem quiser tocar não irei criticar. Aliás, grandes tecladistas como Rick Wakeman, tocam Keytar e não estão nem aí se outras pessoas vão achar feio ou não.

    Para mim, Keytar, no geral, passa uma ideia de tecladista que no fundo queria ser guitarrista (o que não é o caso do Rick Wakeman, é claro).

    Talvez um dia eu comece a gostar mais de Keytar, mas atualmente (minha opinião) é o que tem pra hoje.

    Lukasmolin
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: Lukasmolin
    · votar



    Eu tive a ideia dps de ver isso aqui, como sou muito fã da sonoridade do Muse, fiquei pensando na possibilidade, como já n tava mt feliz em cantar por trás do teclado...
    Edit: tinha mandado o video errado haha

    GersonM
    Membro
    # ago/15 · Editado por: GersonM
    · votar


    e pensei no famoso "keytar" e queria a opinião de vcs sobre o quão 'lesado' é aquilo haha

    Ué? é um instrumento possível. Será que alguém que estiver lá vai pensar:

    "Porra, o cara está com o Keytar, que merda!"

    Não né. Só vão falar se o que eles ouvirem for ruim, se for bom você pode até estar tocando um berimbau elétrico que tá valendo.

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Lukasmolin

    Pô velho, vá ser feliz!

    Mas dada a situação, consideraria avaliar se realmente precisa do teclado na banda.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Lukasmolin

    Parceiro, vou dar minha opinião como ouvinte/consumidor.. etc... ()

    Vamos lá..
    Particularmente e preconceituosamente não "vou com a cara" de Keytars. Ponto.

    Claro que, e até cheguei a te questionar sobre o estilo musical da banda, se vocês tocassem algo como um Reggae.. não sei.. Talvez ficasse legal.. Até porque o teclado às vezes puxa o ritmo.. Enfim.. Dava pra ficar se balançando com o instrumento na mão..

    (Pra ilustrar) Muse. Não conheço. Já tentei ouvir mas nunca digeri.
    Coldplay ouço algumas e não vejo a menor necessidade, vide o próprio Chris Martin ao vivo, de você precisar se movimentar ou ficar de pé tocando aqueles riffs...

    Às vezes.. A musica "pede" um clima mais introspectivo (e boa parte das músicas do último grupo são assim).. Calmo.. Quieto e etc. Imagine tocar "Someone like you" da Adele com uma Keytar... IMO.. Estranho...

    Sem falar que essa "presença" pode existir de outras formas... Na própria forma de cantar/interpretação.. Na mixagem do vocal..

    E talvez você possa usar dois microfones...

    Uma vez ou outra tocar sentado não vai nem pode tirar essa sua presença de palco.. .Vide o mestre abaixo:


    Resumindo: Acho que você está exagerando.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/15
    · votar




    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Único contra que o cara não vai usar um X5, nem tem a performance (inclui as pernas) da Belinda... Ao menos segundo o que ele fala, não é essa a vibe da banda.

    Ainda acho que ele pode ser eliminado, e chamar um key/piano caso precisar...

    LeandroP
    Moderador
    # ago/15
    · votar



    https://www.youtube.com/watch?v=7mVbhIT_HcE

    Lukasmolin
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Agradeço a todos pelas respostas, ainda não tomei uma decisão, mas temos alguns meses ainda até voltarmos (se acontecer) e vou usar esse tempo pra pensar mais e levar em consideração tudo q foi falado... Muito obrigado...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Voz, teclado e presença de palco