Como avaliar meu curso de canto?

    Autor Mensagem
    Pad Jr.
    Membro Novato
    # mai/15


    Comecei a cantas desde março deste ano, estou fazendo canto lírico numa escola particular, mas gostaria de saber: será que meu curso é bom mesmo?

    Como posso fazer uma avaliação dele, uma vez que não entendo de canto?

    As aulas são feitas assim: fazemos "vocalizes!, e depois repertório.
    Sempre assim.

    Mas como eu quero canto lírico, fico pensando nisso, pois nunca é falado nada sobre música barroca ou nada mais antigo, quase não se aborda teoria, fica sempre nos vocalises, e depois uma música.

    Será que canto lírico se aprende assim?

    GersonM
    Membro
    # mai/15 · Editado por: GersonM
    · votar


    Dá uma olhada neste vídeo que pode ajudar um pouco.

    https://www.youtube.com/watch?v=p2p61NlWoRE

    Posso te dizer uma coisa já de primeira. Canto lírico só funciona com professor particular se vc quer chegar realmente em algum lugar. E o ideal é duas vezes na semana.

    No estudo do canto lírico, a primeira coisa que se vai falar é em ária antiga. É daí que se vai começar. Não dá pra pegar aria famosa do romantismo e principalmente verismo, de jeito nenhum. Seu negócio vai ser Caccini, Giordani, Bononcini, etc.

    Certo, vocalizes e depois repertório. Qual repertório? pq se nao for aria antiga já está fora. Além do que é muito cedo. Nem aprendeu nada e já vai sair cantando?

    Tá estranho.

    Dá uma olhada no vídeo e principalmente veja se o professor canta bem. Ele TEM que saber cantar o repertório lírico.

    Pad Jr.
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Ela faz vocalizes em todas as aulas, sendo que qualquer deslize como postura, ombros, coluna, respiração, cabeça baixa, etc., sempre corrige na hora.

    Até agora, passou só uma música, "MANCA SOLLECITA", do Nicola Vaccai.

    GersonM
    Membro
    # mai/15
    · votar


    Pad Jr.

    O que ela está passando pra você é a primeira lição do Vaccaj, que é um método italiano de música de câmara, o que está perfeitamente correto.

    E você disse que não via nada antigo?

    Me parece que ela está seguindo o correto e que você esperava alguma outra coisa, que eu não faço ideia do que poderia ser.

    Pad Jr.
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    É que eu não me sinto mesmo em condições de avaliar o curso, e esperava mais teoria, mas já que está tudo bem, então tudo bem

    GersonM
    Membro
    # mai/15
    · votar


    Pad Jr.

    É, daí precisa procurar um curso de teoria musical, porque na aula de canto você vai aprender técnica vocal.

    Tem até alguns professores que passam teoria, mas muito pouco. Só a técnica já vai dar trabalho suficiente numa aula.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como avaliar meu curso de canto?