Lucas Silveira - Opiniões

    Autor Mensagem
    gufavaretto
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: gufavaretto


    Olá pessoal. Até 2009/2010, eu era uma pessoa normal que acreditava que a Fresno era uma banda "moda", "estereótipo" logo, tudo o que há de pior (melhor) no mundo da mídia.
    Depois de pesquisar a fundo a história da banda e ouvir os álbuns, percebi que até 2007 a banda era muito diferente. No disco antes do produtor, é claro que é o Bonadio, a banda caminhava pra algo muito diferente, algo como o Supercombo é hoje, ou até um Rancore mais levinho, e as letras estavam se tornando mais maduras.
    Agora vem o ponto : a voz do Lucas Silveira sempre me foi muito interessante. Nos 3 discos independentes antes do sucesso, bem, quase 10 anos de banda, ele mantinha uma voz infantil e que realmente não tinha grave nenhum, embora fosse uma banda adolescente consideravelmente razoável, e até hoje muita gente curte. No 4º disco, isso piora, e muito. Com a "venda" da banda, as letras são comerciais, (muito mais melosas) os teclados e as vozes mudam completamente, todas as guitarras e tudo mais, até mesmo o timbre do Lucas é diferente nesse disco. Bem, no mundo da mídia isso não é nada de novo, mas como a banda acabou aparecendo uma vez e nunca mais, com uma imagem muito ruim, muita gente desistiu deles. Quero dizer, todo mundo.
    Depois de um tempo eles lançaram o disco Revanche, 2010, garanto que vocês lembram. Então, algumas Lado B desse disco evidenciaram muito uma característica na voz dele que NÃO existe em nenhum outro disco ou projeto dele, e que acabou me chamando atenção.



    Quem não quiser ouvir a música inteira, porque eu sei que não é fácil, pula pra 2:40 e ouve até os 3:10. Isso começou a me interessar muito depois de um tempo, não é algo de outro mundo, mas comparado ao que a banda era no outro disco e tudo mais, isso é muito diferente. Além disso, nesse disco eles ainda estão vendidos.

    Um ano depois, eles pulam foram e lançam um EP independente em que o nível de "MUSE" é muito alto. E, particularmente, a música começa a ficar BOA. A partir daí, nunca mais se ouviu uma música da Fresno em massa e ela acabou entrando pra um tipo de underground. As letras mudaram, os instrumentos, melodia, timbragem, tudo mudou.



    Dá pra ver a partir daí que os agudos dele vão ganhando forma e até mesmo ao vivo é muito claro que ele aprende a controlar a voz, e atualmente, eles lançaram um disco independente, o INFINITO (2012), que por sinal é muito bom, e os agudos são muito constantes, é realmente cansativo tentar cantar as músicas a partir daí.

    Agora, chegando em 2014/2015, eles lançaram o EP Eu Sou A Maré Viva, que é um simples relato absoluto do crescimento da banda. E DO LUCAS, que é o ponto principal do tópico.
    Bom, no EP ou CD gravadinho tudo é possível, mas, saiu um pouco antes do lançamento do EP, esse vídeo.



    Quem não quiser escutar inteiro, põe a partir de 1:20! Quem realmente estiver sem paciência, escuta a partir dos 3 minutos!

    Bem, sobre isso, eu realmente achei a letra melosa, e a forma como ele canta é realmente muito característica, e pra alguns, ele é um viadão, eu sei. Eu não sou o mestre do canto, por isso, queria saber a opinião de vocês.

    Ele está cantando bem? Ele está cantando bem comparado ao que já foi?
    Ele está exagerando/fazendo graça?

    willshouter
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Já viu o projeto Visconde ? Comecei a admirar o Lucas por causa dele. Dá pra ver que é evidente o talento que ele tem. As críticas são só por causa de uma má fase em que a musica brasileira estava. ( que não é pior que agora). Enfim, o cara é bom, e eu realmente tenho inveja de tal talento.

    https://www.youtube.com/watch?v=rCKOU7uuRfQ

    https://www.youtube.com/watch?v=21ttEX9nZxI

    https://www.youtube.com/watch?v=WBGTzRhWdb4

    GersonM
    Membro
    # abr/15 · Editado por: GersonM
    · votar


    Livres pra dar opinião?

    Ruim ruim ruim ruim ruim.

    Porque? isso para mim é a síntese da voz "afetadinha", boca molice e uma das coisas mais monótonas que já ouvi.

    gufavaretto
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    willshouter

    Sim, não citei, mas na verdade gosto mais do Visconde do que da Fresno.
    As gravações são muito boas, é um mix completo de muitos gêneros. O Visconde é realmente de dar inveja!

    GersonM

    Putz cara, tenta ouvir esquecendo a "fase ruim". Que é isso aqui :



    Eu acredito que seja uma questão de você não gostar mesmo do cara, ou ter criado um pré conceito dele na época... Eu realmente acho que ele tem um alcance muito bom e a voz dele cresceu muito nos últimos 5 anos...
    Mas livre pra dar opinião!

    GersonM
    Membro
    # abr/15
    · votar


    Eu acredito que seja uma questão de você não gostar mesmo do cara, ou ter criado um pré conceito dele na época..

    Não, na verdade ouvi esse cara cantando pela primeira vez nestes vídeos que você colocou aqui.

    entamoeba
    Membro Novato
    # abr/15 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Acho que na arte a reabilitação é mais difícil. Um assassino pode ser reabilitado para a sociedade, mas o dano que ele provocou à família da vítima vai perdurar enquanto os envolvidos estiverem vivos. A diferença é que a sociedade enterra o morto, enquanto a família preserva a sua memória.

    Na arte, a obra, diferente do crime, não prescreve para sociedade. Ela persiste! Todo material que um artista lançar vai coexistir com o que ele já lançou. As coisas não ficam pra trás! Não são "perdoadas"!

    Me recusei a ouvir as músicas nos vídeos postados porque o "crime" que esse cara cometeu persiste! Será presente por um bom tempo! Prefiro ouvir alguém que nunca fez nada a dar uma segunda chance a quem já fez merda e agora quer remendar!

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    entamoeba

    Seus posts são quase todos "filosóficos" se é que este é o termo correto. acho interessante como você sempre usa analogias e da exemplos para justificar sua opinião.

    GersonM

    Estou começando a ficar com medo de postar a música que prometi no outro tópico (hahaha)
    Que cantores você considera bons? (podem ser atuais ou antigos)


    Abraços

    gufavaretto
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: gufavaretto
    · votar


    GersonM

    Então é a "voz afetada" dele que você não curte provavelmente !

    entamoeba

    Raciocínio inteligente, mas acredito que não concordo...
    Se o Justin Bieber passasse a fazer boas músicas eu não hesitaria nem um pouco em ouvir...

    No caso do Lucas, ele mesmo tem vergonha do "pop" que caiu sobre a banda, sem contar que só uns 30% da cagada cabia a ele. Uns 70%, ao Rick Bonadio. É realmente frustrante ter uma banda durante quase 10 anos e ela definitivamente não conseguir sair da cidade.
    Quero dizer, creio eu que qualquer um se venderia.
    Todo mundo odeia o Bonadio, inclusive o Lucas...

    Eu não atribuo a cagada ao Lucas, e muito menos atribuiria a cagada ao Justin Bieber, que, pior ainda, é produzido desde que é bebê...
    Não conhecemos o artista de verdade.
    E eu ainda acredito que o Lucas Silveira ainda vai evoluir MUITO. A banda tem uma imagem negativa, ele tem, e ele além disso é muito feio e afetadinho. Mas isso não importa. A Fresno, no underground, já atingiu um patamar tão alto quanto o da Pitty, por exemplo. Só é MUITO ruim o fato da banda encontrar seu espaço com 15 anos de carreira, isso é realmente deplorável, mas...

    Volare
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Canta muito, toca muito, a banda é uma bosta.

    Gansinho
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Essa voz de "adolescente" me irrita com força. Não consigo ouvir uma música inteira cantada por esse cara.

    gufavaretto
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Volare
    Também concordo, até 2010, a banda não teve evolução nenhuma.

    Gansinho
    Eu também estava assim, isso durou um mês, no máximo... Ele já tem quase 32 anos cara... Não é exatamente uma voz adolescente, é mais uma característica. É realmente meio gayzinho.

    tito lemos
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    gufavaretto

    Eu achei interessante o último vídeo, ao vivo. E o alcance do cara realmente é invejável, chegou em notas altas com naturalidade, e o timbre de voz dele me soou bem menos afetado do que nas gravações de estúdio.

    Eu não terei problemas em ouvir essas coisas novas do Fresno, já tô marcando pra conhecer melhor. O engraçado é ver que há quem encare o simples fato de ouvir alguns minutos de algo assim como capaz de manchar sua reputação como músico/ouvinte de "boa música". Acho um pensamento pequeno e preconceituoso. Mas, cada um, cada qual.

    gufavaretto
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    tito lemos
    Realmente o alcance dele é até mais do que invejável. Dá pra ver que é muito "emocional" a forma como ele consegue chegar a esses agudos... Ele caracteriza muito os agudos, que é o que mais irrita a maior galera. E ele é menos fresco ao vivo mesmo, com o tempo, digamos que ele passou a ter uma imagem mais "normal".

    Eu também não tive nenhum problema em ouvir as coisas novas, mas nenhum mesmo, ouço os últimos discos com gosto, faço air guitar e tudo.

    Realmente muita gente cabeça fechada, bloqueio musical, ehauehauehaue...

    entamoeba
    Membro Novato
    # abr/15 · Editado por: entamoeba
    · votar


    tito lemos
    O engraçado é ver que há quem encare o simples fato de ouvir alguns minutos de algo assim como capaz de manchar sua reputação como músico/ouvinte de "boa música". Acho um pensamento pequeno e preconceituoso.

    E você não acha "pequeno e preconceituoso" tachar o pensamento dos outros de "pequeno e preconceituoso"?

    Estudante eterno
    Seus posts são quase todos "filosóficos" se é que este é o termo correto. acho interessante como você sempre usa analogias e da exemplos para justificar sua opinião.

    Obrigado (eu acho, rs). Mas se tiver incomodando e me pedirem para parar, juro que paro... Ou não.

    tito lemos
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: tito lemos
    · votar


    entamoeba
    Pode ser. Afinal de contas, todos somos preconceituosos.

    entamoeba
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    todos somos preconceituosos.
    E, na minha opinião, não há mal algum nisso... é loucura querer extirpar o preconceito da face da Terra. O que deveríamos fazer é achar a melhor forma de conviver com eles, sem histeria. Mas o papo aqui é outro...

    gufavaretto
    Realmente muita gente cabeça fechada

    Eu, por exemplo, resisto heroicamente à experiência de dar o cu. Tem gente que jura de pé junto que o troço é bom. Por enquanto, pelo menos, não tive a menor curiosidade de experimentar. Será que sou "vítima" da minha cabeça fechada?

    tito lemos
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    entamoeba
    Verdade. Quando há histeria, elimine-se a histeria. Não foi o caso...
    Abração.

    Gansinho
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    gufavaretto
    Ele já tem quase 32 anos cara... Não é exatamente uma voz adolescente, é mais uma característica.

    Quando eu disse "voz de adolescente", não foi no sentido literal. Ele canta como se fosse um adolescente, com essa voz "chorada". Esse tipo de vocal me irrita haha.

    GersonM
    Membro
    # abr/15 · Editado por: GersonM
    · votar


    Na verdade, criou-se esse jeito de cantar (como se todos tivessem 12 anos de idade) em muitas bandas de uns anos prá cá.
    É o melhor jeito de padronizar.
    Mas pra mim deturpa o que (eu pelo menos) considero como regra de ouro de um cantor, que é a identidade vocal.

    É uma sucessão de iguais ou muito parecidos. É o cantar fazendo caras e bocas, terminar as frases fazendo tipo, ou seja, em vez de se buscar seu modo natural de cantar, procuram seguir um padrão.

    Esse tipo de cantor para mim é sem personalidade. Não entendeu o conceito de cantar.


    Bom cantor para mim, é o cara que é bom tecnicamente e que mostra a sua particularidade cantando. E quando não há isso ou vejo um padrão que interfere na interpretação, aí pra mim não é bom cantor.

    Não me interessa qual estilo a pessoa cante. Para gostar tenho que ver o cantar de verdade, cantar com verdade, deixar a coisa com a sua cara e deixar isso bem claro para todo mundo. O bom da experiência é que você escuta e já percebe se há esse componente ou não.

    Eu aceito muito bem o fato de que alguns gostam, pensam inclusive que o cara é bom, mas eu como professor de canto, acho fraco, bem fraco.

    gufavaretto
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: gufavaretto
    · votar


    E você não acha "pequeno e preconceituoso" tachar o pensamento dos outros de "pequeno e preconceituoso"?

    Não, nem um pouco cara... Isso é um argumento muito intolerante... Se fosse realmente assim, hoje o assunto dos gays, por exemplo, estaria resolvido, já que desde muito antes de Cristo isso é debatido... Assim como você afirma que o preconceito é inextinguível, também é absurdo pensar que não haja questionamento sobre eles. Eu sou contra qualquer tipo de preconceito, mesmo que concorde. Eu não gosto de gays, mas apoio completamente o movimento gay. Não tem porque ser babaca, a não ser que você seja babaca, se você me entende. Nada se gera sem discussão, muito menos argumentos e muito menos argumentos que não são argumentos...

    Já com a Fresno a parada é diferente. Até 2010 eu xingava a banda e ignorava com todas as forças, PORQUE REALMENTE ERA RUIM. Pra mim é realmente muito errado não querer ouvir o álbum novo do cara porque o antigo é ruim. Isso faz muito menos sentido do que simplesmente ouvir porque é bom, porque, afinal, música é assim. Como eu disse antes, se o Justin Bieber lançasse um álbum de uns pares de músicas boas eu não sentiria vergonha alguma em ouvir, muito menos de dizer "pô cara tu ouviu o som novo do justin bieber?".

    Concluo dizendo que : o tempo que você gastaria pensando se ouvir a música da Fresno compensa porque o cara do fórum disse que é boa, seria muito, mas muito maior do que você simplesmente ouvir a música e opinar, o que seria mais fácil, mais conclusivo, e melhor ainda pra você.
    É como eu sempre digo:
    Se você odeia os comunistas, leia o Manifesto antes de passar vergonha (eu odeio comunistas);
    Se você não gosta de comer algo pela aparência que tem, (beterraba, é claro) coma ao menos uma vez pra ver se é bom.
    Se você odeia uma banda porque ouviu uma música, ouça um álbum, ouça a discografia, ouça os projetos paralelos. O tempo compensa mais. Um artista não vale só o ano no qual fez sucesso e MUITO MENOS a imagem que teve, no caso, franja e calça apertada. Pra se ter uma noção, o CPM22 fazia músicas IGUAIS aos dos primeiros discos da Fresno, e eles nunca, mas nunca chegaram a ser ridicularizados como a Fresno, porque não tinham essa imagem cagada, porque é mesmo cagada.
    Hoje o Pink Floyd virou uma lenda, até mesmo a época do Syd, o qual tinha uma imagem cagada de doido de ácido, mas todo mundo reconhece ele. Não é diferente. E ele só chegou a isso porque morreu, já que infelizmente as coisas são assim no mundo da arte.
    AGORA, NÃO DÊ O FORÉVIS.

    Eu, por exemplo, resisto heroicamente à experiência de dar o cu. Tem gente que jura de pé junto que o troço é bom. Por enquanto, pelo menos, não tive a menor curiosidade de experimentar. Será que sou "vítima" da minha cabeça fechada?

    Sim. Como disse antes, não gosto de gays, mas defendo absolutamente o movimento, porque simplesmente não há motivos pra não apoiar, fora orgulho, mais conhecido como babaquice, na maioria dos casos. Resistir à experiência também é outra coisa. Desde que você concorde que pra você não faz mal nenhum os gays quererem se enquadrar, você não tem a mente fechada. Se você não se posiciona, você tem a mente fechada. O conhecimento está na sua frente, jorrando sem parar, pronto pra entrar na sua mente mas você simplesmente não quer, nesse caso... Por isso, se você tivesse dito algo tipo "pô, o cara mudou, é verdade, ele tá fazendo umas músicas razoáveis, a banda tá indo bem, cantando bem, evoluiu" todo mundo sacaria que você ouviu a música, sacou as diferenças e se posicionou : "não curto, mas a evolução é realmente considerável" que é o que grande parte aqui pensa.
    Quanto aos seus ideais, você tem que estar satisfeito com você mesmo e com o que está acontecendo. Ou é 8 ou 80. Não se posicionar muito provavelmente é a pior coisa que existe nesse mundo. Tirar a capacidade das pessoas te entenderem e saberem quem você é, é, por consequência, acabar com sua própria capacidade de autoconhecimento. Fundamento da depressão, no qual o indivíduo não tem controle sobre onde vive, como vive, e sobre quem é. Como diria Humberto Gessinger :
    - A Conquista do Espaço;
    - A Conquista do Espelho.

    Interaja com o mundo, o mundo vai interagir contigo.
    Voltando pro assunto, ouvir uma música nova do Lucas Silveira não vai fazer mal nenhum, chega a ser sem sentido você não querer ouvir por causa do passado artístico do "cara" (entre aspas, porque essa imagem não era dele, era comprada).

    Gansinho

    É, eu também não consegui me acostumar direito, é uma coisa meio de "geração", mas com um tempinho você acostuma. Tem metaleiro que acostuma com axé...

    GersonM

    Não tenho tanta certeza. Eu acho que isso é mais uma questão de espaço, a padronização. Por exemplo, Led Zeppelin - Black Sabbath - Deep Purple são bandas muito padronizadas, principalmente nos vocais e no estilo. Mas com o tempo eles ganharam espaço, sendo que quando todas estavam lá no Reino Unido, não eram nada além de uma Maria que vai com as outras. A NX0, que é uma banda que alcançou uma fama bem maior que a Fresno - porque continuaram com o Bonadio - JÁ CONQUISTOU seu espaço no Brasil, com certeza, num patamar MUITO longe do que o da Fresno. Porém, pra mim, o nível de musicalidade, técnica e maturidade das bandas é muito diferente, a Fresno é muito melhor nesses quesitos.
    Sem constar, que por exemplo, o Robert Plant, se ele surgisse hoje, realmente hoje, todos diriam o mesmo "faz muito tipo pra cantar", e até hoje muita gente diz isso. A marca registrada de todos os artistas vem com o tempo, conquista, praticamente nenhuma tem um conceito, é uma coisa da pessoa, que com o tempo o mundo convence o público de que é bom, e consequentemente, É ASSIM QUE SE CANTA, PORRA. Mas realmente não é bem assim. Por exemplo, querer comparar o Ozzy com o Xororó : eu odeio sertanejo, sou fã do Ozzy desde criancinha, mas eu tenho que assumir que o Xororó canta muito mais que o Ozzy e que a maioria dos roqueiros. É sair da zona de conforto que são os estilos, as tribos, sair do mundinho. Padrões são muito relativos, dependendo do seu conceito de tocar, cantar, escrever, compor e tudo mais.

    Quanto a cantar de verdade e com verdade, você tem toda a razão. Não tem nada melhor do que algo feito puro e real. Mas nós somos muito ignorantes ao ponto de não querermos saber de outra coisa a partir do momento que nos adequamos a certa coisa. É a típica galera, que COMO EU, que quando descobre uma banda nova passa meses ouvindo ela loucamente e conceitualizando tudo que aquela banda tem de bom, e isso acaba que incorporando nosso gosto, e isso vai ficando mais refinado.

    Assim como o fraco e bom do canto também é variável. Posso encontrar muito facilmente um professor de canto que aprove e admire o Lucas Silveira. Ele só não é admirado porque não é um clássico, e infelizmente nunca vai ser, porque, como o entamoeba disse, ele tá completamente marcado, e no mundo da mídia, isso dificilmente se conserta.

    Infelizmente, o único cara que entende de música de verdade é o cara que já ouviu todas as músicas do mundo. O que é impossível.

    Mas esse é o intuito do tópico, discussão, esse é o intuito dos fóruns, e da maior parte da internet...

    GersonM
    Membro
    # abr/15 · Editado por: GersonM
    · votar


    Algo está errado no mundo da música ou estou lendo: Led Zeppelin - Black Sabbath - Deep Purple, falando em Ozzy e logo em seguida em Fresno e NXO?

    Por exemplo, Led Zeppelin - Black Sabbath - Deep Purple são bandas muito padronizadas, principalmente nos vocais e no estilo

    Eu não lí isso, li??

    Assim como o fraco e bom do canto também é variável.

    Não é não. Alguém pode não gostar do DIO, mas não pode dizer que é ruim, porque não é. Pode não gostar de Mozart, mas dizer que é ruim seria estúpido.

    Posso encontrar muito facilmente um professor de canto que aprove e admire o Lucas Silveira.

    Se houver um ser que se intitule prof de canto e afirme algo assim, melhor mudar de profissão, porque seria um charlatão.

    Me parece que vc acha que ao dizermos que o cara nao é bom, é como se fosse algo como: não é do meu gosto.
    Não tem nada a ver com gostar ou deixar de gostar. Tem a ver com criterios bem definidos do que é ser um bom cantor, coisa que o cidadão citado não chega nem perto de ser analisado, de tão ruim que é.

    Não é questão de gosto pessoal, mas sim de criterios técnicos, de interpretação, de intenção ao cantar e uma visão geral do que o sujeito faz.

    O problema é que vc gosta por alguma razão e como não usa estes criterios vai defender seu ponto de vista, que está extremamente afetado tb por admirar.

    Continue gostando, nada vai mudar, mas o cara não é bom.

    Simples assim.

    Não significa que não vai fazer sucesso, que não vai vender. (afinal tem cada funk patético, por exemplo, que tem milhoes de acessos no youtube).

    gufavaretto
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    GersonM
    Ah cara, clássicos são clássicos pelo tempo, sem isso, nada seriam além de mais um. Tem muitas bandas de hoje fazendo um som inovador que ninguém nunca sequer ouviu e a única que realmente explodiu foi o Muse.
    Não é não. Alguém pode não gostar do DIO, mas não pode dizer que é ruim, porque não é. Pode não gostar de Mozart, mas dizer que é ruim seria estúpido.
    Concordo com você, e sim, isso significa que o bom ou fraco do canto é variável. Cada estilo tem seus critérios por prioridade, pelo menos até onde eu enxergo, porque você conhece mais que eu, você é professor de canto.
    Pra um cantor sertanejo fazer sucesso depois dos 60, ele tinha que ter "guela", ou simplesmente não era, essa era a maior prioridade. Já no roque, a "pegada" tem uma prioridade muito maior do que a "guela", na maioria das vezes. No caso do Dio, sem querer zombar, mas ele seria um bom cantor sertanejo também. Já cantores como o Ozzy, por exemplo, ele é o Príncipe das Trevas, mas no sertanejo, ele seria um bostão completo.
    Os conceitos de bom e ruim em canto são sim variáveis em cada estilo.
    Você como professor de canto, se um aluno te dissesse que tem uma banda de reggae e só vai tocar isso, o que você ensinaria pra ele?
    No outro dia, se um aluno te dissesse que tem uma banda de sertanejo, o que você ensinaria pra ele?
    No outro dia, um metaleiro, no outro, um hard rockeiro, no outro, um pagodeiro.
    Minha experiência é na guitarra, violão, baixo, e te garanto que todos os instrumentos e até algumas outras coisas variam de acordo com o seu campo. Eu não ensinaria Escala Menor Melódica ou Modos Gregos pra um cara que só quer tocar Punk Rock. Eu não ensinaria levadas complicadas de jazz ou blues prum cara que eu sei que só curte os Green Day da vida.
    E se fosse professor de canto, não ensinaria um cara que canta emo a ter gingado ou pegada.

    Na verdade eu acho imoral que um professor opine para os seus alunos com o objetivo de levar ele pro outro lado da música, mas isso normalmente acontece. Mas ainda acredito que existem pessoas que manjam muito de música e admiram ele e outros também. Cara, ele não é ruim, sinceramente. Eu sou fã de hard rock, música clássica, MPB, folk, nunca fui de ouvir essas supostas "merdas" e eu brinco quando as pessoas me zoam por que ouço Fresno. Ouço mesmo. Ouço porque é bom, não porque gosto, porque sempre fui, desde criança, criterioso pra música.
    O timbre dele não me agradou nos primeiros meses que ouvi ele, mas comecei a reparar que é exatamente por isso que a maioria dos fãs dele são fãs.
    E não, não acho que algum artista tenha desenvolvido esse caráter "melancólico e afetadinho" tanto quanto ele. Ele levou isso pra um lado sério e trabalha sério com isso. Tá produzindo RPM, Tópaz, O Amor Existe, Jéf, Dom Pedro, as paradas da própria Fresno, criou um selo, ele não investiu baixo, e eu acho que pela primeira vez na vida dele, ele tá ganhando o espaço que é dele.

    Não acho que por mais que seja criterioso ele não mereça ser analisado. Jesus é analisado no islamismo, no judaísmo, no budismo, na maioria das religiões, e toda a galera entende quem ele foi pra gente, e pra eles também. Acho que como é um estilo muito novo, ele ainda não chegou a ser "teorizado". É uma coisa realmente muito dele.

    Mas também respeito a opinião de você achar ele ruim. Só acho meio grosso dizer diretamente "ruim", sendo que você é professor de canto, porque no meu ponto de vista ele tem um talento muito grande, tanto pra gravar quanto pra compor, tocar e cantar. O alcance dele é invejável. Sobre a evolução nem se fala. É muito absurda, se pensarmos que faz 6 anos que a Fresno apareceu e morreu, só, e hoje se tornou uma parada MUITO grande.

    Quanto à questão de gostar não é questão de ser bom ou não, eu acho que você não deixou transparecer o que mais achou dele. Ele realmente não é só mais um, e ele meio que se tornou um herói "underground SP" e isso é uma imagem que não é tão ruim. Ele passa muito a imagem afetadinha sim, mas eu acho que ele trouxe isso pra um lado bem mais sério, e como ele mesmo dizia nas épocas que ele mesmo tem vergonha, "ouve o meu disco inteiro". Eu nunca julgo uma banda pelo hit, pelo álbum, às vezes nem por dois álbuns, nem pela discografia. Às vezes tem tanto cara que eu ODEIO e eu passo 2h do meu dia lendo a história do cara, ouvindo músicas pra tirar uma conclusão bem feita, e NUNCA, NUNCA fiz um comentário tipo "ruim, ruim, ruim". Hoje mesmo estava pesquisando sobre o Lucas Lucco, que é um cara que acho nojento e que odeio, como grande parte do gênero, mas eu cheguei à um ponto de vista muito, mas muito diferente, só de passar esse par de horas pesquisando mais e tentando não ser tão ignorante.

    Os vídeos que postei são meio que só um gatilho, sinceramente, eu acho muito nada a ver formar opinião sobre um hit ou a melhor música, porque isso é muito controlado. A mídia transforma muitos heróis em figuras inúteis.
    E confesso que ouvir todos os discos do Fresco pela primeira vez pra mim foi F O D A . Mas valeu a pena. Pra mim, isso sim é abrir a cabeça.

    Mas o tópico atingiu seu objetivo, é isso aí!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/15
    · votar


    Não, não e não.

    Abraços.

    GersonM
    Membro
    # abr/15 · Editado por: GersonM
    · votar


    gufavaretto

    Também acho que o objetivo está sendo alcançado, alias seria bom mais gente entrar na conversa, porque confesso que é dificil ter algum debate, no bom sentido da palavra, sem descambar para o xingamento.

    Bom, vamos lá. Todas as vezes que eu dou opinião sobre um cantor popular, levo em conta muito mais os aspectos gerais, do que técnica, visto que técnica, muito poucos, ou quase nenhum tem, então a gente tem que se ater a outras coisas.
    A principal para mim é como a pessoa conta a história, como diz o texto e como isso aparece como expressão. Veja que não tem nada a ver com estilo musical e sim como a pessoa faz música, como interpreta, principalmente. Aí, neste universo, temos as pessoas que mergulham no texto e os que são superficiais.

    Então:

    Os conceitos de bom e ruim em canto são sim variáveis em cada estilo.

    Para mim, não se aplica, pelos motivos acima.

    Você como professor de canto, se um aluno te dissesse que tem uma banda de reggae e só vai tocar isso, o que você ensinaria pra ele?
    No outro dia, se um aluno te dissesse que tem uma banda de sertanejo, o que você ensinaria pra ele?
    No outro dia, um metaleiro, no outro, um hard rockeiro, no outro, u


    Mas o que você acha que eu faço todos os dias? Ensino pessoas a cantar em qualquer estilo. Porque antes de tudo é canto. E boa parte do ensinar canto, na verdade é simplesmente mostrar à pessoa o que ela pode fazer. Um professor de canto sério é um cara que consegue enxergar o que atrapalha, onde está o problema daquela pessoa que está ali na frente. Muitos podem pensar, pelo fato de eu ser um cantor lírico, que vou ensinar apenas técnica vocal.
    O trabalho vai muito além disso. O professor na maioria das vezes é um psicologo. Ensinar a técnica é apenas UMA das coisas que a gente tem que fazer. E igual o significado de EDUCAR, é sim, de extrair do aluno o melhor que ele pode fazer.
    Já dei aula para alunos de vários estilos diferentes e você nunca irá encontrar em um aluno meu popular, uma impostação lírica ou o inverso.
    Cada pessoa é totalmente diferente da outra e o que serve para um, pode nao servir para outro. Então, quando essas pessoas aparecem para estudar, vem apenas ter um norte. Eu apenas mostro a elas na verdade, o que elas já tem, mas não conseguem perceber. O grande trabalho do professor de canto é fazer com que a pessoa perceba a própria voz.

    E, não acho grosseira dizer que é ruim, se for. Como eu disse, digo isso, baseado nos critérios que me levam a afirmar que um cantor é bom ou não.

    Porque no meio onde transito, e nesses anos todos que eu canto (1988) e que dou aula (2000), vi e ouvi gente MUITO BOA de verdade, de nível altíssimo, e sei bem a diferença do que eu vi para o que eu vejo. Entao, essa é a base que uso para fazer essas afirmações, mesmo porque não arriscaria meu nome dizendo algo que eu tivesse alguma dúvida.

    Gansinho
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    gufavaretto
    Você como professor de canto, se um aluno te dissesse que tem uma banda de reggae e só vai tocar isso, o que você ensinaria pra ele?
    No outro dia, se um aluno te dissesse que tem uma banda de sertanejo, o que você ensinaria pra ele?
    No outro dia, um metaleiro, no outro, um hard rockeiro, no outro, um pagodeiro.


    Cara, não se ensina a "cantar tal estilo". Se ensina a cantar. O Ozzy não tinha técnica nenhuma e foi (e ainda é) uma lenda do heavy metal. Se ele tivesse técnica, teria sido mais lenda ainda.

    O professor te ensina a cantar, simplesmente cantar. Você aplica sua identidade/estilo do jeito que você quiser, do jeito que mais combina com o estilo de música que você toca/curte.

    O Christhian mesmo já disse inúmeras vezes que estudou canto lírico e aplica o que aprendeu no metal/rock. Ele canta árias de ópera? Não.

    GersonM
    Membro
    # abr/15
    · votar


    Sinceramente, é meio embaraçoso ficar falando sobre este cantor, que pra mim está no nível da Vanessa Camargo, mais ou menos, em termos de canto...

    entamoeba
    Membro Novato
    # abr/15 · Editado por: entamoeba
    · votar


    gufavaretto
    Isso é um argumento muito intolerante

    Aquilo sequer foi um argumento.

    Assim como você afirma que o preconceito é inextinguível, também é absurdo pensar que não haja questionamento sobre eles.

    Preconceito é necessário e o questionamento é fundamental.

    Eu sou contra qualquer tipo de preconceito, mesmo que concorde.

    Ser contra "qualquer tipo de preconceito" é ser contra o conhecimento. O que é uma hipótese senão um pré-conceito? Será que chegar a um conceito é possível ou só podemos ficar no nível dos pré-conceitos? O que é errado é tratar o preconceito como se fosse conceito, um dogma, algo definitivo.

    o tempo que você gastaria pensando se ouvir a música da Fresno compensa porque o cara do fórum disse que é boa, seria muito, mas muito maior do que você simplesmente ouvir a música e opinar

    Não estou preocupado com o meu tempo. Esse papo de dizer que fazer algo é "perda de tempo" costuma ser um recurso retórico e não uma reflexão real sobre o uso que fazemos do tempo. Mas estou preocupado com a qualidade das experiências que tenho. Não vou ouvir TODOS os "sertanejos universitários" para dizer que o estilo é uma bosta. Vou generalizar, claro! Fazemos isso o tempo todo e isso é extremamente funcional.

    Você não pode dizer que algum livro é ruim antes de ler, mas você vai ler qualquer livro só por causa disso?

    ouvir uma música nova do Lucas Silveira não vai fazer mal nenhum

    Discordo. Não sei se é o caso, porque não me arrisquei, mas ouvir música ruim faz mal sim!

    Bruno-
    Membro
    # abr/15
    · votar


    caraca, fui ouvir essa maré alta aí, e o youtube agora fica me indicando só video do Fresno e do carinha. Fez um mal danado sim viu.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Lucas Silveira - Opiniões