Cantando meio sem graça é desafinação?

    Autor Mensagem
    renatoff
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: renatoff


    Eu sempre cantei muito mal.. sempre q me ouvia eu sabia q tava muito mal.. agora eu ja nao acho tao ruim mas parece meio sem graça.. percebi q minha afinaçao n é la 100%

    daí queria a avaliação do pessoal.. se acham sem graça msm e por que.. e tbm falem da afinaçao, creio q n esteja 100% mas tbm n sei se ta 5% ou 70% (to falando em numeros só pra exemplificar que n sei se esta mto ruim ou só um pouquinho fora... eu sei q n tem nada exato na musica)... vlw

    https://soundcloud.com/renatoff/sala-de-jantar-fcc

    https://soundcloud.com/renatoff/cuida-fcc

    Bruno-
    Membro
    # mar/15
    · votar


    renatoff
    Ainda persiste a dúvida se desafina ou não velho?

    creio q n esteja 100% mas tbm n sei se ta 5% ou 70%
    Acho que é exatamente por isso que você desafina. Sem saber onde e nem o tanto que você está saindo, como pode corrigir né?

    Cantar conseguindo passar alguma emoção é o mais difícil, a meu ver. Mas isso tem nada a ver com desafinação. Muita gente canta super afinado e não passa emoção nenhuma, e o contrário também é verdadeiro.

    Tem que treinar sua percepção musical primeiro rapaz, ouvir mais música, talvez aprender algum instrumento, praticar mais. Quando você estiver sacando onde desafinou, vai conseguir corrigir sem ter que perguntar para ninguém, vai estar muito claro.

    Abraços

    renatoff
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: renatoff
    · votar


    osh cara... n ficou clara a minha duvida? eu sei exatamente onde e qnd desafino... só queria a opiniao de mais alguem pra ver se é isso msm...

    ou se fica algum erro evidente, alem da afinaçao
    enxi o topico de coisa mas era só isso q queria perguntar... erro meu...

    mas obrigado por responder o principal "tem gente q é super afinada e n passa emoçao nenhuma, e o contrario tbm" era isso msm q queria ouvir... só faltou falar se eu passo ou nao.. creio q nao, por isso o topico..

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/15
    · votar


    Voz mal colocada, sem energia e, sim, bastante desafinado.

    renatoff
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Christhian
    obrigado... mal colocada vc diz apenas em algumas notas ou o tempo todo?

    gufavaretto
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Você tem uma voz bonita e modelável. Pode crer que tem muita gente assim como você que canta muito bem com o tempo.
    Todos podem cantar bem. Todos. Todo mundo tem um alcance vocal considerável, e você pode mudar o tom das canções pra elas se adequarem e você conseguir cantar com mais facilidade.

    Outra coisa... As vozes que você ouve num disco de estúdio e num domingo na casa da Vó são completamente diferentes. Ouvir, por exemplo, Milionário e José Rico em casa, com um CD rodando e etc, é uma coisa bem agradável.
    Agora, chame eles (não dá mais, porque o Zé Rico morreu) pra cantar na sua vó no domingo depois do almoço. Depois de uma música todo mundo vai embora. O agudo em conjunto com a amplitude que a voz deles precisam pra alcançar a nota é algo que é insuportável pra maioria das pessoas. E no show também é diferente, os artistas se distanciam do microfone (isso é óbvio) nos agudos. Resumindo: não é só cantar bem, depende muito da gravação, no caso que você mandou pra nós.

    Só um professor ou alguém que conhece um pouco de técnica vocal, que estivesse do seu lado enquanto você canta, saberia dizer exatamente se você canta bem ou não.
    Eu aceito a hipótese de que todos cantam bem e você não é exceção.
    O que existem são timbres que as pessoas não gostam, e isso varia de pessoa pra pessoa. Eu, por exemplo, não gosto de ouvir artistas como Justin Bieber, Dinho Ouro Preto, Beyoncé. Eu acho o timbre muito desagradável. Assim como também acho muitos timbres extremamente singulares, como o Chris Martin (Coldplay), o Adam Levine (Maroon 5), o Thedy Corrêa (Nenhum de Nós) e etc.

    Você é um bom cantor, é só querer, como tudo nessa vida!

    renatoff
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    gufavaretto
    vlw e eu concordo com td isso aí..
    mas eu vim aqui pra ser criticado, n quero saber oq faço bem, só oq faço mal (aparentemente td.. rsrsrs)

    e cá entre nós... uma gravaçao ruim n ajuda na avaliaçao, mas ja da pra dizer o suficiente no meu caso...

    Bruno-
    Membro
    # mar/15
    · votar


    eu sei exatamente onde e qnd desafino...
    Então pq continua desafinando? Desculpa, mas não faz sentido para mim...

    GersonM
    Membro
    # mar/15 · Editado por: GersonM
    · votar


    renatoff

    Olha..voz mal colocada é voz mal colocada o tempo todo.

    Desafina muito, não só um pouco, muito.

    Qualquer tentativa de passar emoção é totalmente barrada num canto desafinado.

    Discordo totalmente do gufavaretto.
    Nem todos podem cantar bem.
    Nem todos tem um alcance vocal razoavel.

    O fato é que hoje, não dá pra considerar nem aceitável. Não quer dizer que você não consiga um dia, isso é outra coisa. Mas para isso acontecer pode pensar em ANOS estudando MUITO, que é o que qualquer um com dificuldade para cantar deveria estar ciente.

    gufavaretto
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: gufavaretto
    · votar


    GersonM
    Não encontrei um artigo em português, mas...
    http://www.theatlantic.com/health/archive/2015/02/everyone-can-sing/38 5340/
    ou
    http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2818834/Want-voice-pops tar-Just-practise-good-singer-training-study-claims.html

    renatoff
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    GersonM
    discordar do q o gufavaretto falou é como dizer: "eu sei cantar pq a natureza quis, e vc n vai pq a natureza n quis"

    talvez nem todos possam cantar bem realmente... mas todos que querem VÃO cantar bem...

    e sobre "mal colocada o tempo todo" n faz mto sentido... talvez eu coloque ela corretamente em uma nota ou outra... ou talvez eu erre em apenas uma nota ou outra...

    renatoff
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Bruno-
    eu percebo q desafino no momento em q emito a nota... aí ja n da mais pra corrigir.... se eu passar o verso algumas vezes, daí afino corretamente...

    GersonM
    Membro
    # mar/15
    · votar


    renatoff

    Acho engraçado isso.

    Vcs pedem uma analise, se estao fazendo isso ou aquilo, porém quando obtem uma resposta, postam algo que vcs queriam que fosse escrito.

    Bom, se vcs já acham que tem a resposta pronta entao nao ha razao para ninguem responder.

    E discordar do gufavaretto é possível, simplesmente baseado em experiencia como professor de canto.
    Como já me disseram uma vez: o papel aceita tudo.

    Dizer que todo mundo pode cantar bem é a maior mentira do mundo. Tem gente que nunca vai cantar bem. Vai até cantar, mas meia boca e olhe lá se chegar nisso. Para algumas pessoas simplesmente não casa, não funciona, ela não entende isso como expressão.

    Todo mundo pode cantar. Cantar bem, alguns.

    e sobre "mal colocada o tempo todo" n faz mto sentido

    Entao imagine assim: é como colocar linha numa agulha. Só tem um lugar para passar o fio. Fora desse ponto o fio não passa. O seu fio está há uns 10 cm do buraco da agulha.

    renatoff
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: renatoff
    · votar


    GersonM
    então pq vc n apresenta uma soluçao pro problema ao inves de dizer "nem todo mundo pode cantar"?... cara pode levar 60 anos... mas se vc n for mudo, vc vai conseguir... é como dizer pra uma pessoa q ela n é inteligente o suficiente pra aprender a escrever e q vai ser analfabeta o resto da vida...

    vc sempre critica td mundo forum, vc pode até ser um otimo avaliador vocal.. mas nunca ensina ngm a resolver seus problemas.. apenas diz "nem td mundo canta bem"

    eu posso estar a 10cm da agulha.. mas eu tenho a linha e a agulha... passar o fio no buraco é só questao de tentativa e erro... a pratica leva a perfeiçao..

    se vc é professor de canto pq n me ajuda a me aproximar do buraco? vc simplesmente diz q está fora... q está fora eu ja sei... se eu achasse q tivesse dentro eu nem tinha postado nada no forum

    GersonM
    Membro
    # mar/15
    · votar


    renatoff

    É pq vc pensa que é assim. Pensa que tem uma receita pronta.

    Acha mesmo que vou chegar aqui e com base numa gravacao ruim e um texto, resolver o seu problema?

    Criticar todo mundo no forum coisa nenhuma. Se me pedem avaliacao de voz, eu vou dizer o que escuto e nao o que vc gostaria que eu dissesse.

    Se vc sabe que esta tudo errado porque vem perguntar?

    Eh o tipo de usuario que so faz os outros perderem tempo. Vc simplesmente nao consegue entender o texto, deturpando cada palavra.

    Pra mim, um caso perdido.

    Gansinho
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    renatoff
    Se você já sabe tudo que está ruim (afinação, colocação de voz, energia, emoção), por que você não tenta resolver o problema? Você acha que vai receber A DICA, O EXERCÍCIO, vai treinar e resolver o problema?

    Se você quer evoluir, vá estudar canto ué.
    Se você quer aprender Karate, você treina sozinho e aprende a lutar? Não, você entra numa aula de Karate. Com canto não é diferente.

    E tem gente que tem facilidade pra coisa, outras não. Você parece estar no primeiro caso, ou seja, vai ter que estudar bastante.

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    renatoff

    Você só não conseguiria cantar se fosse mudo.
    Desculpe o pessoal daqui eles são meio "brabos" as vezes.

    Mesmo que você fosse alguém com dificuldades para aprender a cantar (o que só um professor em aulas presenciais vai avaliar corretamente) com estudo e persistência você vai no mínimo aprender a cantar satisfatoriamente.

    Cara, não desista! Você nunca vai saber até onde sua voz pode chegar se você não entrar numa aula e praticar. Você pode até mesmo desenvolver uma grande voz!

    Mais uma coisa. Você compõe? Se sim é mais um motivo pra continuar!

    Abraços!

    GersonM
    Membro
    # mar/15 · Editado por: GersonM
    · votar


    Desculpe o pessoal daqui eles são meio "brabos" as vezes.

    Muito pelo contrário. 99% das vezes que criticamos alguém ou dizemos claramente que não está bom, de uma maneira direta (afinal só tem adulto aqui), aquele que lê o que não queria é que acaba ofendendo, xingando, etc.

    Perdi a conta, quantas vezes ao dizer: olha meu, está tudo errado isso aí! os caras vieram com paus e pedras, chamando de tudo quanto é coisa. Então, quem está errado? Quem é bravo? quem é que falta com o respeito? Porque aqui o pessoal novato acha que quando alguém diz que sua gravação é ruim é porque o estão insultando.

    O problema é que infelizmente, nesta área, existem pouquíssimas pessoas que sabem realmente o que estão falando e a maioria esmagadora é totalmente leigo.

    Só existem duas escolhas: ou fica irritado e não absorve o que foi dito, ou pára pra pensar e vai atrás de melhorar.

    igual ele disse ali acima: Porque não apresenta a solução (mágica) para o problema?

    Porque o problema maior é não conseguir fazer bom uso da informação que está tendo. Porque aqui no fórum, se vc postar algo mais ou menos, o pessoal fala. Se for bom o pessoal fala e se for muito ruim, fala também.

    Quem é mais esperto, aproveita o ótimo retorno que teve e melhora.

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    GersonM

    Eu não sou o tipo de pessoa que se ofende se alguém falar que minha voz, música, arranjo, etc... estão péssimos. Nesta área penso como você, as críticas podem servir muito bem para apontar os pontos negativos e me fazer evoluir na música.
    Mas nem todo mundo é assim. Dependendo da maneira como você faz a crítica, pode desestimular completamente a pessoa, e isto foge do objetivo do fórum, onde os usuários devem trocar informações e se ajudar...

    Assim que der eu posto algo pra você e os outros amigos aqui do fórum me ajudarem. Não esperem muito, aliás, não esperem nada! Hahaha.

    Abraços!

    GersonM
    Membro
    # abr/15
    · votar


    Dependendo da maneira como você faz a crítica, pode desestimular completamente a pessoa, e isto foge do objetivo do fórum, onde os usuários devem trocar informações e se ajudar...

    É, mas quem se dispõe a divulgar seu material publicamente está arriscado a tudo, inclusive a ser escrachado por alguém não muito educado. E se a pessoa se desestimular com base no que alguém disse, é porque não tem perfil pra coisa, porque a gente houve isso o tempo todo, e detalhe, mesmo que esteja BOM.
    Eu mesmo, postei ontem uma gravação antiga (não aqui) talvez um dos melhores momentos que tive cantando, praticamente sem defeito, e teve um cidadão que foi lá falar de uma coisa totalmente secundária só pra ter algo ruim pra dizer, então...
    a primeira coisa que alguém deve pensar quando lê uma crítica é:

    Qual a intenção desse cara aí que está me criticando?
    É me sacanear? É chamar a minha atenção para não ficar sonhando e achando que está legal? É pra perturbar?

    Enfim, essa é a questão.

    E posta aí! Como ficar, a gente vai falar, eheh.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cantando meio sem graça é desafinação?