Avaliação Vocal Registros

    Autor Mensagem
    Baritomen
    Membro Novato
    # mar/15


    Olá a todos!

    Bom, deixo aqui um link para uma analise
    https://soundcloud.com/cleber-lima-26/iron-maiden-aces-high

    Peço que me façam uma analise com base em voz mista, voz de cabeça e falsete. Minha intenção é ter uma ideia de onde cada coisa acontece. Se alguem tiver conhecimento, pode me dizer a passagem da musica com a nota, pois assim terei maior precisão.

    Abraço e no aguardo

    GersonM
    Membro
    # mar/15
    · votar


    Cara, que agonia. Não dá pra analisar isso.

    A única coisa é que tá uma quebradeira só e nitidamente alguém tentando cantar uma música que está muito além da capacidade no momento.

    Baritomen
    Membro Novato
    # mar/15 · Editado por: Baritomen
    · votar


    GersonM

    Concordo que a musica está além da minha tessitura no momento, entretanto, discordo quando voce diz que está uma quebradeira. Se voce disser que está forçado, eu vou concordar, justamente por não saber usar minha voz de maneira a extrair dela o melhor possivel.
    Independente disso, eu acredito que dá pra fazer uma analise.

    Bruno-
    Membro
    # mar/15
    · votar


    Baritomen
    Tá tenso mesmo. Além do que o Gerson disse, que a música tá meio que puxada para você atualmente, acho que dá para completar te sugerindo não pensar na voz como composta de vários registros. Isso pelo menos para mim na hora de cantar só atrapalha.

    Na sua gravação, além das várias quebradas que a sua voz dá, as suas passagens estão muito aparentes. Tá faltando uma uniformidade.

    Toma cuidado tb com as desafinadas, tem muitas aí.

    Abraços.

    Baritomen
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Bruno-
    Entendi sua sugestão.
    Obrigado pela analise.

    Bruno-
    Membro
    # mar/15 · Editado por: Bruno-
    · votar


    Baritomen
    Acho que a quebradeira a qual o Gerson se referia era a da sua voz. Tem um monte de quebras (quebradas foi f*** :P) mesmo, como eu tb notei.

    Baritomen
    Membro Novato
    # mar/15 · Editado por: Baritomen
    · votar


    Bruno-
    Ah ta. Sim, os "flips".
    Sim, tem bastante, e acho que é o que vc disse sobre a falta de uniformidade entre os registros, além da falta de tecnica.
    Todavia, seria interessante me dizer onde está um registro e outro, pois pra mim, não atrapalha. Na verdade, pedi isso, pois, percebo as mudança de registro, mas não consigo entender muito bem onde tem mais ou menos volume, colocação e projeção. Me perco bastante tbm nessa parte.
    Um detalhe importante é que uns 6 meses atras eu não conseguia sequer subir, e isso que eu gravei é muito comparado ao que ja tentei.

    Baritomen
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Por favor, não se limitem ao que pedi.
    Fiquem a vontade para me dar dicas, afinal, compartilhei com essa intenção tambem.

    Bruno-
    Membro
    # mar/15
    · votar


    Baritomen
    ah velho, pra mim isso é meio sem sentido. Parece que tá faltando o básico aí, que é apoio e afinação. Mas se vc quer saber, eu sinto que vc vai de um jeito até o A, A#, depois sinto sua voz de outra forma, até a nota mais alta no final do segundo refrão, que sinto que está de outra forma. Não me arrisco a dar nomes. :)

    Abraços.

    Baritomen
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Bruno-
    Exato. É onde eu tbm percebo essa mudança drastica. Dali pra frente, perco em timbre e em grave. A ultima nota, o "grito" pra mim é um falsete.
    Mas, Bruno, pra vc pode parecer sem sentido, porem pra mim não é, pois foi assim, mostrando para amigos e ouvindo dicas dali e daqui que fui encontrando "caminhos" para a voz sair, mesmo que dessa forma.
    Imagina o que eu disse sobre seis meses atras, imagina como era!
    Obrigado, inclusive pela paciencia! :)

    Bruno-
    Membro
    # mar/15
    · votar


    Baritomen
    Sem problema, o que eu digo de sem sentido é que vc parece estar colocando a carroça na frente dos bois...

    Gabriel Saantos
    Membro Novato
    # mar/15 · Editado por: Gabriel Saantos
    · votar


    Como você disse, este áudio foi apenas para avaliação. Porém está claro que o som não está adequado e ficou um pouco forçado, como a galera acima ressaltou. No momento, acredito que deverá escolher músicas e adapta-las para você, pois soará muito melhor e mais natural.

    Como ouvinte, a gente acaba prestando mais atenção no esforço que está fazendo para cantar, do que na própria música. Com o tempo, isso poderá destruir a sua voz. Ai meu amigo...

    Nos momentos em que você canta mais natural, sem forçar, o vocal fica muito melhor. Tem um timbre bom, gostei.

    GersonM
    Membro
    # mar/15 · Editado por: GersonM
    · votar


    entretanto, discordo quando voce diz que está uma quebradeira.

    Sim, a voz quebra em vários momentos (mesmo que vc discorde. eheh) e está forçado também. Porque? porque simplesmente é uma música aguda demais e cantar nesse "local" é sem sentido porque mais estraga do que ajuda.

    É muito melhor cantar direito uma coisa mais grave do que se matar com músicas top. Isto sim, é sem sentido, porque não é desse modo que evolui. É assim que se destroi uma voz, porque o trabalho correto é gradual, pegando musicas dificeis somente DEPOIS que já estiver cantando bem as medianas.

    Pode até parecer uma evoluçao, mas na verdade é um caminho ruim, que frequentemente leva a não se conseguir fazer mais, depois de algum tempo.

    Analisar a musica toda dizendo onde entra em falsete, onde é voz de cabeça, onde é peito...não vai trazer beneficios pra você (só pra sua curiosidade mesmo), porque antes de tudo isso ser importante, falta o básico, falta a percepção da propria voz, apoiar direito, enfim, uma série de coisas que vem ANTES de uma análise com base numa música inadequada pra você.

    Cante uma coisa mais simples, sem quebrar, sem ficar com a voz aguda e fraquinha (de falsete no limite) que aí dá pra analisar a voz melhor.

    Baritomen
    Membro Novato
    # mar/15 · Editado por: Baritomen
    · votar


    GersonM

    Havia entendido "quebradeira" em outro sentido.
    Quanto ao que vc disse, parei e conclui que vc tem razão.
    Não havia pensado que pelo fato da voz ter saido, comparado ao nao ter saido anteriormente, pode vir a ser pior a medio e a longo prazo, porém, o que o Bruno- disse sobre a minha voz ir até A/A# e depois mudar, ja me deu uma ideia melhor.

    GersonM, o que seria uma musica mediana?
    Vou citar aqui algumas bandas que curto e ai vc me diz.
    Angra, Bon Jovi, Rush, Iron Maiden/Bruce Dickinson, são algumas.
    Pode parecer ridiculo, mas não me sinto confortavel, e não sinto tesão em cantar musicas baixas.

    GersonM
    Membro
    # mar/15
    · votar


    Baritomen

    Veja, que na questão das passagens, você tem a de voz de peito para de cabeça que se for tenor é no fa, fa# e passagem para falsete vc pode fazer em praticamente toda a extensão, valendo apenas a qualidade com que se faz esta passagem. Se é muito brusca há uma quebra de registro.

    Então não é em lá ou lá#, tudo depende. Se alguém for barítono terá o lá como nota mais aguda e a partir dali provavelmente usará o falsete.

    Uma coisa que já ouvi várias vezes e concordo plenamente é que primeiro se deve resolver o centro da voz que aí os agudos virão. Ou seja, tem que cantar muito bem músicas que não exigem da voz pra depois então se aventurar em repertórios mais agudos.

    Ouvi novamente a gravação e seguramente este seria o melhor meio disponível de acabar com a voz. Tem que ser tudo limpo, sem oscilações, sem demonstrar que está dificil demais, tem que parecer fácil, tem que sobrar voz.

    Eu acho que precisa muito ainda, ou seja, cantar sem usar voz mista, sem falsete nem nada, acertar a voz, o apoio e depois então partir para um repertorio desses SE for adequado pra voce, porque as vezes o que vc adora não bate com o que é o melhor para a sua voz.

    Baritomen
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    GersonM
    Estou de acordo.
    So não sei se sou baritono ou se sou ternor. Acredito que sou baritono, porém, como não tenho a voz trabalhada, fico em duvida.
    Curiosamente, não sinto dor ou algo do tipo cantando nas alturas.
    É certo que essa musica está acima da minha tessitura. Ela é dificil até para o Bruce, imagina pra mim.
    Algumas oscilações e quebras que vc ouviu, eu acredito que foram nas tentativas de vibratos, e outras à qualidade do audio. Não mixei nada nem pus efeito, pois não sei. Cantei a uns 15 cm do microfone para não rachar.
    A proposito, ouvi seus audios e vc é um excelente cantor. Aprovetei e vi o video sobre colocação vocal: muito bom, porém achei dificil retirar totalmente a voz do nariz.
    Um detalhe que não mencionei é que não pretendo cantar Aces high, porem a mesma me serve de parametro quando eu quero ir além daquilo que posso, pois, de certa maneira, me ajuda quando eu escuto a minha voz, ja que existe uma diferença entre cantar e ouvir a propria voz. No final das contas me serve como estudo.
    Bom, agradeço as suas dicas, assim como as do Bruno-, pois, infelizmente não disponho de professor de canto em minha cidade. Sendo assim dependo de vcs para me ajudarem, à medida em que puderem.
    Muito grato.

    Bruno-
    Membro
    # mar/15
    · votar


    Baritomen
    Cara, o próprio Iron tá cheio de músicas que trabalham mais na região média, The evil that men do por exemplo acho que só tem um A# como nota mais alta, e mesmo assim uma vez só no refrão. Ela dá para levar com uma mão nas costas. :P

    Baritomen
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Bruno-
    Vou tentar essa ou Can I Play With Madness?.
    E, ouvi suas gravações tbm...show de bola!
    Parabens! :)

    Baritomen
    Membro Novato
    # mar/15 · Editado por: Baritomen
    · votar


    GersonM e Bruno-
    Bom, estou postando Can I Play with Madness?.
    Quero dizer uma coisa importante.
    É bem provavel que ela soe de maneira forçada, porém, creio que isso seja uma questão de colocação, entre outras coisas, que só um estudo pode me ajudar. Digo isso porque, se parecer forçado, pra mim não é em termos de canto, ou seja, sinto apenas que as palavras não sairam como gostaria, mas o cantar em si, não, pois não senti fadiga, cansaço, ou algo do tipo.
    Então só peço que me deem um help nesse sentido, pois acredito que consigo cantar melhor do que isso. Sinto minha voz presa. Acredito que sabem o porque...
    Segue o link.
    https://soundcloud.com/cleber-lima-26/iron-maiden-can-i-play-with-madn ess

    Baritomen
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Gabriel Saantos, desculpa não te responder. Respondi aos outros e passei batido pelo seu comentario.
    Enfim, vlw por ter ouvido e ter comentado!

    GersonM
    Membro
    # mar/15
    · votar


    Baritomen

    É, não muda muita coisa. É forçado, é apertado, causando a mesma agonia em quem ouve.

    Não adianta cantar coisas agudas assim, tem que cantar músicas médias. Se continuar nessa onda aí vai ficar sem voz logo, logo, mesmo que voce alegue nao sentir nada. O nao sentir nao quer dizer nada, mas o resultado sonoro sim.

    Baritomen
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    GersonM

    Então professor...

    Se eu gravar, por exemplo, qualquer musica da legião urbana, o som, ou, o timbre vai sair assim. Por isso que eu disse sobre emissão, pois em musicas mais baixas minha voz sai do mesmo jeito.

    Ouvi suas gravações e elas são bem "limpas". Vc canta de forma clara e fala de forma clara. Eu nao!
    Agora pense: isso não seria uma caracteristica vocal, algo proximo de Ozzy Osbourne?

    Por ultimo.
    Algum exercicio ou sugestão, que não seja procurar um professor, ja que não tem por aqui?

    Bruno-
    Membro
    # mar/15
    · votar


    Baritomen
    po velho, foi mal ter te indicado outras músicas do Iron. Pra mim tem muita música deles que é bem tranquilo, inclusive algumas tem até partes meio baixas demais, como fear of the dark. Mas isso vai de voz para voz...

    Tá soando apertado demais da conta, e você pode não sentir nada, mas tá super audível a tensão. Veja que na última frase sai até um pouco rouca e falha a sua voz.

    Como disse o Gerson, pega coisas mais baixas ainda. Tenho certeza que não vai soar tão apertado assim.

    Baritomen
    Membro Novato
    # mar/15 · Editado por: Baritomen
    · votar


    Bruno- e GersonM
    Bom, pedi uma analise e ela foi feita.
    Daqui algum tempo vou postar outras musicas.
    Antes disso, vou ver o que posso fazer em termos de emissão, colocação, além de tecnicas especificas que venho pesquisando ultimamente.
    Eu até poderia gravar voz e violao com uma musica mais baixa, mas como disse, esse é meu timbre no momento, mesmo que eu queira que soe melhor, não consigo fazer, ou, em ultima instancia esse é o meu timbre.
    Continuo acreditando que se trata de esquemas vocais, e estou longe de alcança-los no momento: como poderíamos entender vozes tão altas como a do André Matos, Bruce, Axl, Geedy Lee, entre outras, senão atraves de "manobras" na musculatura?
    Acredito nisso, principalmente em função de imitadores, que "enganam" facilmente se forem apenas ouvidos, além de imitarem animais com precisão milimetrica!
    É algo que me chamou a atenção quando resolvi aprender a cantar...
    Obrigado pela paciencia, por levarem a sério, e sobretudo pelo respeito.
    Forte abraço a todos e até mais! :)

    Ps. Deletei as musicas, ja que fiz o upload apenas para demonstração.

    Gansinho
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Baritomen
    como poderíamos entender vozes tão altas como a do André Matos, Bruce, Axl, Geedy Lee, entre outras, senão atraves de "manobras" na musculatura?

    Duas coisas: Tessitura vocal "privilegiada" (pra cantar metal) e principalmente técnica. No caso do Axl não, pois ele abusava do falsete. Mas principalmente no caso de Andre Matos e Bruce.

    Ou seja, estude canto. É o que vai fazer você conseguir cantar bem as músicas desses caras.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Avaliação Vocal Registros